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Lava rápido a seco franquia: o que é e como funciona


Não é de hoje que um lava rápido a seco para franquia vem ganhando o mercado. Muito desse sucesso entre os consumidores se dá pelo fato do consumo consciente de água, junto de procedimentos que realmente cuidam do carro e o deixa com aparência de novo. 

Uma das diferenças para os modelos tradicionais de lava rápido está na estrutura que não costuma ser muito elaborada, colocando em risco a qualidade do trabalho. Afinal, são utilizadas esponjas, panos comuns, sabão neutro e produtos químicos para fazer a limpeza.  

Além disso, se você deseja entrar nesse tipo de negócio, é preciso fazer uma análise do setor que está prestes a investir.

Nesse caso, podemos adiantar que a situação é bem favorável, uma vez que os gastos mensais com veículos têm aumentado nos últimos anos, como veremos no decorrer do texto. 

Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas dicas para você descobrir as vantagens de entrar nesse ramo. Confira com a gente. 

Qual a vantagem de investir em lava rápido a seco para franquia?

O número de carros no Brasil tem aumentado com o passar dos anos. Muito desse movimento se dá pela valorização e estruturação de locais que, antes, não possuíam boas estradas ou uma boa estrutura, como no caso das regiões Norte e Nordeste. 

Essa é uma informação levantada pelo Observatório das Metrópoles, no qual também foi identificado que o país conta com quase um carro para cada três habitantes. Além disso, é esperado números positivos nos próximos anos, mesmo diante da crise atual. 

Afinal, a forma mais prática e usada para ligar as regiões brasileiras são as estradas, tanto que mais de 60% das cargas transitam dessa forma. Não à toa, o país conta com mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias apenas nacionais, fora as municipais e estaduais.

Porém, mesmo com a expectativa de um número maior de carros para os próximos anos, as pessoas passaram a ficar mais tempo com seus carros. Em um levantamento feito em 2018, foi identificado que as pessoas passam quase cinco anos com o mesmo veículo.

Esse movimento se deu pela crise financeira que atingiu o país nos últimos anos e que prejudicou o poder de compra da população.

Com isso, para preservar seus carros por mais tempo, a Autoinforme fez um estudo que identificou o gasto médio de mil reais por mês por proprietário com seu automóvel.  

Ou seja, pela necessidade de ficar mais tempo com um veículo, o brasileiro passou a investir mais em questões como manutenção e estética automotiva. Considerando que 70% desse gasto médio é voltado para isso, enquanto os demais 30% são direcionados ao combustível.   

Mesmo com números positivos, é preciso identificar se você está realmente preparado para entrar nesse tipo de investimento. Quer saber como descobrir o momento certo? Baixe nosso ebook abaixo. 

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Quais as diferenças entre lava rápido comum e a seco? 

Apesar de estarmos falando de lava rápido a seco para franquia, é importante que você fique muito atento e não o confunda com o método tradicional de lavagem de carros. Existem diversas diferenças que fazem desse negócio mais vantajoso que o modelo comum. Por isso, fique atento. 

Lava rápido comum

A primeira grande diferença entre os tipos de serviço está no consumo de água. Os lava rápidos comuns são estabelecimentos que consomem aproximadamente 300 litros por cada veículo. Ou seja, três vezes mais do que a Organização da Nações Unidas (ONU) recomenda que seja utilizado por uma pessoa por dia.

Se o procedimento for feito sob o sol, é perigoso que a mistura de água, sabão e produtos químicos tenha alguma reação negativa devido a exposição aos raios solares. Como consequência, podem acontecer manchas na pintura, gerando um mal estar com seus clientes. 

Outro ponto não muito favorável que acontece nos lava jatos:os panos utilizados para secar todos os carros. Como não são adotados modelos com microfibras, além de não remover as sujeiras que permaneceram mesmo após os serviços de lavagem, o pano solta fiapos que podem grudar no veículo. 

Por fim, vale ressaltar que devido a qualidade dos trabalhos em grande parte dos empreendimentos e o consumo exagerado de água, é comum que consumidores passem a migrar cada vez mais para os formatos sustentáveis. 

Um estudo realizado pelo Panorama do Consumo Consciente no Brasil, entre os anos de 2012 e 2018, identificou que 62% da população busca por empresas sustentáveis. Além disso, a Salesforce pontua que a maioria das pessoas vão aos concorrentes por apresentarem uma proposta de experiência mais atrativa. 

Lavagem a seco

Para começar, um lava rápido a seco para franquia é um estabelecimento que é mais voltado para o consumo consciente de água.

Ou seja, o sistema de lavagem é feito por meio da mistura de uma cera especial e natural com apenas 300 ml de água. Dessa forma, ao ser borrifado na carroceria do carro, as partículas de sujeira logo desgrudam.

Assim, basta vir com uma flanela de microfibras para fazer a remoção da solução e as sujeiras da carroceria. Fazendo um cálculo simples, a limpeza de carro feita pelos lava rápidos tradicionais, equivale a mil veículos para uma franquia de lavagem a seco. 

Além disso, esse procedimento mais econômico é capaz de dar brilho a um carro sem a necessidade de um processo de enceramento, por exemplo. Porém, caso o cliente queira preservar esse visual por mais tempo, a própria loja pode fazer esse serviço. 

O que nos leva a outra diferença em relação aos dois modelos de franquias que estamos analisando nesse texto. Grande parte dos lava rápidos utilizam o famoso “pretinho”, ou silicone, para dar acabamento no pneu e em peças de plásticos. 

Porém, além de ficar melando e com uma textura não muito agradável, esses componentes duram pouco e aceleram o processo de ressecamento do plástico. Mas quando se trata das franquias de estética automotiva, esse processo é feito com materiais corretos e preparados para esse tipo de serviço. 

Assim, o carro fica com aparência de novo e sem correr o risco de ter peças ressecadas no futuro e, muito menos, meladas após o uso. Além disso, é possível encontrar trabalhos como higienização de ar condicionado, cristalização de vidros, polimento, vitrificação de pintura.

Uma das marcas conhecidas no Brasil por fazer esse tipo de trabalho é a Acquazero. Assista o vídeo abaixo e conheça o seu modelo de negócio. 

Como escolher a melhor franquia para você?

Antes de abrir o seu lava rápido a seco para franquia, é importante que você siga alguns passos a fim de que não seja pego de surpresa no futuro. Os passos que vamos listar a seguir são muito importantes para que tenha uma jornada realmente satisfatória e com um empreendimento rentável. 

Tenha identificação com o setor

O primeiro passo para escolher qual lava rápido a seco para franquia é ideal para o seu perfil, diz respeito a identificação. É importante que você tenha afinidade e vontade de trabalhar no setor automotivo. Trabalhar com automóveis requer muita atenção e vontade de fazer acontecer. 

Principalmente porque você vai vivenciar clientes que se interessam por veículos e que vão desafiar você para saber se realmente entende de processos e serviços.

Estude as suas opções

Logo, paciência é o que deve estar em destaque, não só para o setor automotivo, mas para qualquer empreendimento que exige esse contato. Após esse primeiro momento, é hora de estudar as marcas disponíveis para investimento. 

Por isso, entre em contato com as redes, pesquise as condições, a reputação entre os consumidores e demais franqueados. Assim, será fácil saber se estará prestes a assumir um empreendimento bem visto pelo público ou se os demais empreendedores da marca são felizes em seus negócios.

Analise a COF sem pressa

Além disso, estude a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar as obrigações de ambas as partes no acordo, além de explicitar valores de investimento inicial, o suporte oferecido, treinamentos, pendências judiciais etc. 

Não deixe de estudá-la com calma, a Lei de Franquias só permite que a circular seja assinada 10 dias após o seu recebimento. Dessa forma, não há a necessidade de correr para resolver algo, pois se esse período não for respeitado, o acordo perde validade e você não consegue iniciar o seu negócio. 

Após essas etapas, você pode dar início as etapas para abrir a sua unidade. Vale lembrar que cada franqueadora possui o seu tempo de maturação. Ou seja, o tempo que cada franqueado precisa aguardar para inaugurar sua loja pode variar.

Para saber todos os passos até a inauguração da sua unidade, confira o infográfico que preparamos para você. 

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Vimos ao longo do texto que abrir um empreendimento no setor automotivo pode ser um bom negócio no futuro, porém, é preciso tomar cuidado para não confundir um lava rápido comum com um a seco. Principalmente agora, em que o mundo tende para o uso de água consciente. 

Gostou do nosso texto sobre lava rápido a seco para franquia? Continue a leitura no texto a seguir sobre a maior rede de estética automotiva do Brasil.

Autor: Rodrigo Brito
14 de junho de 2020

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