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Loja ou quiosque: qual a melhor opção de franquia para investir


Vai investir em uma franquia, mas não tem certeza entre loja ou quiosque? Então, este conteúdo é para você! Acompanhe e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!

Se você tem pensado em abrir uma empresa, já deve ter percebido o quanto o mercado é diverso. São muitos os setores, as lojas, as marcas franqueadas… Até os modelos de negócio podem dificultar uma decisão. Afinal, é possível escolher entre opções  home office, loja ou quiosque.

Abrir uma franquia pode ser um ótimo negócio, já que o empreendedor conta com todo o suporte da franqueadora. Na hora de escolher o melhor investimento, porém, são várias as dúvidas.

A maioria delas é respondida pela franqueadora, uma vez que ela possui papel fundamental no processo de abertura. Já outras podem preocupar o empresário antes mesmo da definição por uma marca.

Uma das questões mais comuns é “devo investir em loja ou quiosque?”. Definir o modelo da empresa é parte fundamental na escolha da franqueadora. Muitas marcas trabalham com ambas as opções, enquanto outras investem apenas nas lojas ou home office.

Saber qual o modelo ideal para você permite refinar a sua busca por uma marca com bom rendimento.

Foi para te auxiliar nesse processo que escrevemos este texto. Nele, você vai conhecer as principais dúvidas sobre a loja e o quiosque. Vai, também, saber quais as vantagens de cada um, e descobrir qual o melhor modelo para o seu objetivo. Continue acompanhando!

Franquias no Brasil: modelos loja ou quiosque

imagem ilustrativa franquia loja principal e unidades
No sistema de franquias, uma mesma marca tem diversas unidades abertas, por diferentes empreendedores.

O setor de franquias está cada vez mais diversificado, tanto em modelos de negócio, quanto em marcas franqueadoras. O objetivo das empresas é adaptar o empreendedorismo a diferentes perfis de empresários. Isso torna mais fácil investir em uma companhia que traga lucro e, ao mesmo tempo, satisfação pessoal.

Os modelos de lojas ainda são os preferidos no setor de franchising, respondendo por 88% das unidades das franquias em operação, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising. No entanto, os modelos de quiosque já aparecem em segundo lugar, com 7% das franquias. Modelos Home Office, Delivery e Venda Direta correspondem, juntos, a 5% das franquias do País.

Apesar de existirem tantas opções, é fácil diferenciar os investidores com perfil para trabalhar em casa daqueles que preferem atuar em um ponto comercial.

Já a escolha entre abrir um quiosque e uma loja é um pouco mais trabalhosa, e requer que o empreendedor tenha enorme atenção aos detalhes. É preciso considerar fatores como o perfil da franquia, capital disponível para investimento, localidade, entre outros. 

Ademais, é preciso observar qual o perfil dos produtos ou serviços que serão comercializados. Em muitos casos, os itens comercializados “merecem” uma loja maior. Difícil se imaginar comprando móveis em um quiosque, não é mesmo?

O ideal é que os quiosques sejam utilizados para produtos de consumo rápido e baixo valor. Esses aspectos facilitam que, ao passar pelo box, o consumidor se sinta mais atraído a comprar.

Loja ou quiosque: qual escolher?

O primeiro passo para escolher entre a loja ou quiosque é avaliar entre a possibilidade de uma loja de rua e uma loja em shopping. Considerando o grande fluxo pessoas, o shopping costuma chamar maior atenção.

Só que cada shopping possui regras específicas e restrições quanto às atividades das empresas. Alguns deles podem, até, limitar o número de lojas de um mesmo segmento — o que, de qualquer forma, não é tão comum.

Além do mais, a concorrência por espaço é grande nos shopping centers. Com isso, o custo do aluguel pode ser bem maior do que o empreendedor pode pagar.

É fundamental colocar todo o capital disponível na calculadora e verificar se a escolha caberia no orçamento. Mas é preciso pesquisar! São vários os quiosques em que o aluguel é mais caro do que de uma loja tradicional.

Mas, então, vem outro aspecto importante: a segurança. A opção pelos shopping centers em detrimento das lojas de rua é um reflexo da falta de segurança no Brasil. O empreendedor prefere investir mais para ter um espaço nos centros comerciais, do que buscar alternativas nas ruas das grandes cidades brasileiras. 

Ainda assim, é preciso comparar os números. Para se ter uma ideia, apenas no estado do Rio de Janeiro, 1 roubo ocorre em um shopping center a cada 40 horas. O número representa tanto roubos a lojas, quanto a pedestres e veículos que estão no centro comercial. O mesmo Rio possui a média de 18 roubos a estabelecimentos comerciais por dia.

Existem os prós e contras para ambos os modelos de negócio. Buscando facilitar a sua escolha, listamos alguns pontos a serem analisados antes de investir em uma franquia de loja ou quiosque.

Quiosque: vantagens e desvantagens

modelo franquia loja ou quiosque
Quiosques têm tamanho médio e costumam ser instalados em corredores de shoppings.

Ao avaliar a possibilidade de um quiosque, o empreendedor precisa ter em mente dois pontos principais. Primeiro: não haverá muito espaço para estoque.

Toda a logística do empreendimento precisa ser bem planejada, para que produtos não se acumulem, mas também não faltem para a oferta. A característica pode ser uma vantagem para franquias mais enxutas, que possuam um mix menor de produtos.

Outro ponto essencial é a necessidade de um atendimento mais personalizado. Em um quiosque, é bastante comum que o consumidor permaneça em pé enquanto avalia os produtos e serviços. Por vezes, “atrapalhando” o fluxo de pedestres no corredor. 

O usuário precisa se sentir bem-vindo e, principalmente, receber atenção. Do contrário, terá enorme facilidade em simplesmente desistir e continuar sua caminhada pelo shopping. 

É preciso destacar que também existem quiosques de rua, mas eles são bem menos comuns. Afinal, as calçadas são áreas públicas, e obter autorização para comercializar no espaço pode ser trabalhoso. Em todo o caso, a lógica sobre o estoque e atendimento são as mesmas.

Vantagens do modelo de negócio

1. Visibilidade

Quiosques, por serem instalados nos corredores de centros comerciais, podem obter maior visibilidade. Afinal de contas, é mais difícil “ignorar” algo instalado no meio do corredor. Porém, atenção: uma boa localização pode trazer lucro mas, com certeza, a concorrência por estes espaços será grande.

2. Possibilidade de experimentação

Para o empreendedor que deseja entrar para o mundo do franchising, um quiosque deve lhe atender bem. O modelo de negócio serve de laboratório para o investidor conhecer melhor a franquia, o público e o modo de operação da rede. Enfim, pode ser uma porta de entrada para que o empreendedor analise as suas probabilidades de sucesso.

3. Isenção de taxa

Outro ponto positivo é a isenção do pagamento de luvas para a administradora do shopping. Para alugar este espaço, é cobrado apenas o aluguel e o condomínio, sem a necessidade de luvas. 

Também chamada de fundo de comércio, a luva é o valor pago pelo inquilino, de modo adiantado, para a reserva do local em que a sua loja será instalada. Ou seja, para que seja garantida a preferência daquele locatário quanto ao ponto comercial. É este valor que também garante o uso de outros espaços do shopping pelo empreendedor, como a sua garagem.

4. Tempo de contrato

Os contratos de aluguel de quiosque costumam ter duração menor. Este fator pode representar tanto uma vantagem, quanto uma desvantagem. 

Primeiro, a vantagem: o contrato possibilita uma mudança rápida de ares. Então, se o negócio der certo, o empreendedor poderá se “aventurar” logo em uma loja física. 

Por outro lado, se o quiosque estiver dando muito certo e o contrato acabar, o empreendedor pode perder seu ponto. Afinal, o shopping pode querer repassá-lo para marcas maiores ou com mais poder de barganha.

5. Investimento inicial

Além disso, o quiosque requer um menor investimento inicial para montagem. Normalmente, as franquias apresentam um modelo padronizado, o que diminui os custos de instalação. O número de funcionários também é menor, o que implica em uma folha salarial menos salgada para o bolso do investidor.

Desvantagens dos quiosques

1. Custo do espaço

Apesar de não exigir luvas nos seus contratos de locação, os quiosques possuem metragem mais cara do que lojas convencionais. Outro ponto negativo é a disputa por espaços nos corredores dos shopping centers. Além dos consumidores, esses locais costumam abrigar vários estandes promocionais, de incorporadoras de imóveis, operadoras de TV por assinatura etc.

2. Restrição de setores

O modelo quiosque também não se adapta a certos tipos de negócio, como franquias de fast food com frituras ou processos mais complexos. Atualmente, os modelos de franquias, por serem mais enxutos, podem atenuar esta desvantagem, com processos mais eficazes ou produtos semi prontos.  Ainda assim, porém, é necessário avaliar bem o espaço disponível.

Alguns produtos também exigem um ambiente propício para a compra, com a prova do produto. Se for este o caso, o negócio não é indicado para um quiosque.

3. Limitação do contrato

Outra desvantagem, já destacada, é o tempo do contrato. Por ser mais curto, o empreendedor corre o risco de ver o negócio expandir e, logo em seguida, ter de deixar o local, sendo substituído por outra loja. 

4. Estoque remoto

Por fim, é preciso saber operar com estoque remoto, uma vez que não há espaço suficiente no quiosque. Isso requer planejamento da operação, para que a mercadoria não falte. O estoque também não deve ser distante, pois inviabilizaria o deslocamento.

Loja física: vantagens e desvantagens

modelo franquia loja
Lojas físicas geralmente têm espaço mais amplo e variedade de produtos.

Para os mais “conservadores”, o modelo de loja física pode ser a melhor alternativa. Até porque, para grande parte dos consumidores, é difícil resistir a uma bela vitrine e ao contato direto com determinados produtos ou serviços.

Dependendo do setor de atividade da franquia, pode ser mais lucrativo ter sua loja em uma avenida movimentada do que em um centro comercial.

Também podemos ressaltar que o modelo de loja é mais recomendado para empreendedores experientes. Isso em razão do investimento inicial mais elevado e da complexidade na operação.

Vantagens de uma loja física

1. Espaço

Sem dúvida, a principal vantagem de uma loja física é o espaço. Sendo mais amplo, o ambiente permite disponibilizar mix maior de produtos e melhores experiências de consumo, para atrair os clientes. A possibilidade de manter estoques maiores também é atrativa, dependendo do produto comercializado. 

2. Custo do investimento

Alguns dos valores a serem investidos em uma loja também diminuem em relação aos quiosques. Isso inclui custos como de condomínio e aluguéis. No entanto, são cobradas luvas na assinatura do contrato. 

3. Tempo de contrato

Além disso, os contratos são por períodos mais longos. Essa característica possibilita maior estabilidade ao empreendedor, que pode fazer um plano de negócios com objetivos para médio e longo prazo.

Desvantagens do modelo de negócio

1. As luvas

Assim como citado, uma loja requer o pagamento de luvas. Isso implica em um investimento inicial maior com o aluguel do local.

2. Custos com funcionários

São necessários mais funcionários para o atendimento. Afinal, o espaço é mais amplo e há maior oferta de produtos e serviços. É preciso levar em conta os encargos trabalhistas, pois o investimento para manter o negócio costuma ser alto.

Antes de escolher o modelo ideal para o segmento em que você deseja atuar, é imprescindível avaliar os cases de sucesso de cada formato. Assim como a maturidade da rede e a opinião dos atuais franqueados sobre ela.

Modelo home office: outra opção de franquia para investir

modelo franquia home office
Trabalho home office garante maior flexibilidade de horário ao empreendedor.

Uma “terceira via” para o investimento em franquias é o modelo home office. Trata-se de uma alternativa mais acessível economicamente falando, pois ele é gerenciado de casa.

Ou seja, o empreendedor não aluga uma loja ou quiosque. Em vez disso, ele monta um espaço de trabalho na sua residência e utiliza a internet para o atendimento dos clientes, vendas e reuniões. 

Em alguns casos, o franqueado é home office e atende ao consumidor onde estiver, por meio do serviço delivery. As opções permitem:

  • A economia de valores, já que não é necessário o aluguel de um novo espaço;
  • A definição do próprio horário de trabalho;
  • A economia de tempo com transporte.

Se você tem disciplina para trabalhar em casa e está pensando em abrir uma franquia, a Acquazero, Encontre Sua Viagem e Quisto Corretora de Seguros podem ser ótimas opções. A seguir, falamos um pouco sobre cada uma das marcas.

Acquazero

Fundada em 2009 no estado de São Paulo, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Ela utiliza apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um carro, além de produtos biodegradáveis em todos os serviços oferecidos.

Seu catálogo inclui enceramento profissional, impermeabilização de estofados, higienização de ar-condicionado, limpeza e hidratação de couro, entre outros.

Quem deseja abrir uma Acquazero pode optar por quatro modelos da franquia. São eles: Home Office, Standard, Prime e Satélite. O prazo de retorno da franquia é de 3 a 24 meses.

Acquazero Home Office

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura Empresa: R$ 600,00
  • Capital de Giro: R$ 4.400,00
  • Capital de Giro (caso trabalhe com serviços de Higienização Interna e Impermeabilização): R$ 7.500,00
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 10 mil a R$ 13 mil

Acquazero Standard

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura Empresa: R$ 600,00
  • Montagem da Loja: R$ 15 mil
  • Equipamentos: R$ 13 mil
  • Capital de Giro: R$ 19.400,00
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 63 mil

Acquazero Prime

  • Taxa de Franquia: R$ 25 mil
  • Abertura Empresa: R$ 600,00
  • Montagem da Loja: R$ 40 mil
  • Equipamentos: R$ 13 mil
  • Capital de Giro: R$ 29.400,00
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 108 mil

Acquazero Satélite

  • Taxa de Franquia: R$ 120 mil
  • Abertura Empresa: R$ 600,00
  • Montagem do Centro de Distribuição: R$ 15 mil
  • Equipamentos: R$ 3 mil
  • Veículo: R$ 40 mil
  • Capital de Giro: R$ 20 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 198.600,00

Encontre Sua Viagem 

Fundada em 2011, a Encontre Sua Viagem é uma rede de franquias de turismo. Seu principal objetivo é proporcionar ao consumidor soluções de passagens aéreas, reserva de hospedagem, seguro viagem, passeios turísticos e mais.

A Encontre Sua Viagem tem parceria com mais de 1 mil empresas do setor, o que permite a ela praticar preços competitivos e atrativos para o público em geral. São dois os modelos de negócio: o home office e o loja física sem exclusividade.

Encontre Sua Viagem Home Office

  • Taxa de Franquia: R$ 9.990,00
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 11.990,00

Encontre Sua Viagem Loja Física

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Capital de Giro: R$ 15 mil
  • Instalações do Projeto Arquitetônico: R$ 15 mil
  • Abertura Empresa: R$ 600,00
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 45.600,00

Quisto Corretora de Seguros

Com a Quisto Corretora de Seguros, o franqueado pode ofertar mais de 90 soluções ao consumidor. Entre elas, estão os seguintes produtos: 

  • Seguro Automóvel;
  • Seguro Acidentes Pessoais;
  • Seguro Empresarial;
  • Seguro Máquinas e Equipamentos;
  • Seguro Transportes;
  • Seguro Condomínios;
  • Seguro Responsabilidade Civil;
  • Seguro Risco de Engenharia;
  • Seguro Imobiliário;
  • Seguro Caminhão;
  • Seguro Motos;
  • Seguro Frotas de Veículos;
  • Carta Verde;
  • Consórcios de Imóveis e Automóveis;
  • Financiamento e Refinanciamento de veículos;
  • Seguro Garantia Judicial;
  • Seguro Garantia Contratual;
  • Seguro Residencial;
  • Seguro de Vida Individual e Coletivo;
  • Previdência Privada;
  • Fiança Locatícia;
  • Seguro Viagem;
  • Planos Odontológicos;
  • Seguro e Plano de Saúde Empresarial e Individual.

Quisto Home Office

  • Taxa de Franquia: R$ 9.990,00
  • Abertura Empresa: R$ 600,00
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 12.590,00

Quisto Loja Física

  • Taxa de Franquia: R$ 9.990,00
  • Abertura Empresa: R$ 600,00
  • Instalações do Projeto Arquitetônico: R$ 13 mil
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 25.590,00

Se interessou por alguma das franquias apresentadas? Então, entre em contato com a holding das marcas, a Encontre Sua Franquia! Você pode enviar e-mail para franquia@encontresuafranquia.com.br ou acessar ao site da empresa.

Agora você já sabe como escolher entre loja ou quiosque, suas vantagens e desvantagens. Lembre-se de planejar todo o investimento e projetar o seu crescimento! Isso vai aumentar as chances de sucesso do seu negócio.

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