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Qual o lucro de uma franquia de viagens? Vale a pena?


Antes de investir, é essencial saber qual o lucro de uma franquia de viagens, não é mesmo? Afinal, ninguém quer abrir um negócio e correr o risco de perder dinheiro.

Então, antes de tudo é importante dizer uma coisa: o lucro de uma franquia de viagens varia muito. Varia de acordo com a marca de franquia e, principalmente, com a intensidade do trabalho realizado pelo franqueado. 

Isso porque, o setor de turismo é propenso a sofrer com a sazonalidade. Esse incômodo pode ser facilmente contornado quando o franqueado se dedica e busca soluções para ele. Mas empreendedores que apenas esperam pelos resultados, sem realmente buscá-los, podem se frustrar.

De qualquer forma, é claro que podemos estabelecer uma média de lucros desse tipo de franquia. Falaremos sobre ela ao longo do texto, assim como sobre dicas para realmente faturar neste setor. Continue lendo!

Números sobre o setor de turismo

O turismo é um setor que se mantém em constante alta, mesmo quando há oscilações. Só em 2019, o ramo cresceu 1,8% em relação ao número de desembarques nacionais — foram 97,1 milhões de passageiros viajando no Brasil.

Só em 2018, o País recebeu 6,6 milhões de turistas internacionais no mundo. No ano, o mercado correspondeu a 8,1% do PIB brasileiro, com 152,5 bilhões de dólares.

São cerca de 6,9 milhões de empregos no turismo no Brasil. No mundo, os postos de trabalho no segmento correspondem a 319 milhões.

Além disso, aproximadamente 12% das viagens no Brasil são para negócios, e 88% para lazer. 

Considerando apenas o setor de franquias, Hotelaria e Turismo faturaram R$ 13,2 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades de franquias, o crescimento do ramo foi de 5,3%. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Dicas para lucrar com uma franquia de viagens

O setor de turismo pode sofrer em alguns momentos do ano ou com crises econômicas. Mas não significa que ele precisa trazer prejuízo ao franqueado.

Na verdade, grandes empreendedores veem oportunidades em momentos ruins. E no ramo de viagens isso não é diferente. Basta saber lidar com os momentos em que o lucro da franquia de viagens não vem de forma tão “fácil”.

A seguir, listamos algumas ações para manter o faturamento sempre em alta. Acompanhe!

Saiba evitar a sazonalidade

A sazonalidade turística é algo que pode afetar fortemente o lucro de uma franquia de viagens. Isso porque, ela caracteriza algo simples: que há épocas do ano em que as pessoas viajam mais.

No Brasil, são dois os períodos de viagens mais intensas. Primeiro, entre dezembro e janeiro, em que o Verão começa, assim como as férias escolares. Com o calor e as crianças em casa, as pessoas procuram conhecer novos lugares e aproveitar o tempo de folga.

sombreiros na praia
As praias são alguns dos destinos mais visitados no Verão brasileiro.

Julho é outro momento em que o turismo se intensifica, também por causa das férias escolares. Segundo pesquisa, neste momento do ano, as praias são os destinos mais procurados.

Como a procura por viagens se intensifica, o lucro das franquias tende a ser maior nestes períodos. Mas não significa que essas épocas precisam ser as únicas de ganhos.

Usando dos feriados

Para lidar com a sazonalidade, é preciso montar uma estratégia de vendas. O Brasil, por exemplo, tem vários feriados. Só o calendário de 2020 tem nove feriados nacionais e seis prolongados.

Muita gente aproveita os feriados para um merecido descanso. Por que sua franquia não pode aproveitar destes períodos?

É sempre importante oferecer pacotes para feriados, inclusive considerando os feriados estaduais e municipais. Eles podem ser períodos extras de vendas mais intensas. 

Quanto mais personalizados forem os pacotes que sua franquia estabelecer, mais chance ela terá de atrair os consumidores.

Aproveitando o turismo internacional

Além disso, é sempre possível aproveitar dos turistas interessados em viagens para fora do Brasil. Só em 2018, 1,5 milhões de brasileiros foram para outros países. Desses, 887 mil passageiros foram à Europa.

Considerando locais fora do País, não há tanta sazonalidade quanto as viagens em território nacional. Por exemplo: muitos países oferecem como atrativo a neve. 

Para aproveitar desse fenômeno na Europa, o brasileiro precisa viajar entre os meses de setembro e março. Essa é a época em que o outono e inverno acontecem no continente europeu, com temperaturas médias entre 17°C e 8°C.

Já para encontrar temperaturas mais amenas, é interessante viajar à Europa entre março e setembro. É neste período que acontecem a primavera e verão.

Oferecendo pacotes para viagens desse tipo, o empreendedor foge da sazonalidade padrão e pode ter rendimentos por todo o ano. Até porque, a lógica é a mesma pensando em outros continentes.

Investindo em um nicho

Outro modo de escapar do lucro baixo é se especializar em um nicho de mercado. Como as viagens de negócios, que acontecem durante o ano. Ou, quem sabe, em viagens para aposentados. Como eles têm o tempo livre, não se preocupam tanto com o período da sua viagem.

Vendendo com antecedência

Para obter bom lucro em uma franquia de viagens, o empreendedor não pode ficar parado. É preciso saber quando oferecer o quê, e aproveitar de cada oportunidade que o turismo proporciona.

Inclusive porque, muita gente gosta de planejar suas viagens com meses de antecedência. Principalmente em viagens aéreas. 

Então, quem sabe alguém que vai viajar em julho já não quer comprar seu pacote em fevereiro? Esse mês não é tão movimentado no quesito viagens, mas pode ser nas vendas.

Conte com o auxílio da franqueadora

Uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com o suporte da franqueadora. Esse suporte vem em forma de dicas comerciais, treinamentos, auxílio de marketing e outros. Tudo depende da marca — os apoios oferecidos ficam listados na Circular de Oferta (COF) de cada uma.

O ponto é que, com o suporte, vem todo o conhecimento da franqueadora. A empresa já possui outras unidades e, sem dúvida, já lidou com situações de baixo lucro.

Com essa experiência e conhecimento de mercado, a franqueadora sabe o que fazer para alavancar as vendas. Então, é essencial buscar por esse apoio. Aprenda com a consultoria da marca, esteja disposto a colocar a suas dicas em prática. Isso te dará grandes chances de bons resultados.

Faça uso intenso do marketing

Como citado, um dos apoios oferecidos pelas franquias de turismo costuma ser o marketing. É essencial que você use muito desse suporte para divulgar sua unidade.

Pensando no que falamos antes, da sazonalidade, a divulgação será algo vital. É por meio dela que você dirá aos seus potenciais consumidores o que eles podem adquirir. 

É hora de se planejar para determinado feriado? Um destino específico está em alta na Europa? Sua franquia tem pacotes especiais para um público-alvo? As férias estão próximas?

Com um bom planejamento, com base no que você quer oferecer, será mais simples realizar ações e atrair consumidores. Atraindo-os, você poderá manter o lucro da sua franquia de viagens em alta.

O marketing de uma franquia pode ser feito de modo on-line e off-line. No primeiro, as redes sociais são ferramentas poderosas, inclusive permitindo anúncios publicitários.

Já ações off-line requerem o uso de panfletos, banners, faixas, eventos, ações para atração de clientes e mais. 

Tudo isso pode ser orientado pela franqueadora. Mas deve ser sempre uma iniciativa do franqueado. O empreendedor é o responsável pelo sucesso da sua franquia. E, para garanti-lo, precisará trabalhar muito. Veja um pouco sobre isso no curto vídeo abaixo.

Ofereça um atendimento personalizado

Trabalhar com viagens é trabalhar, muitas vezes, com a realização de sonhos. As pessoas desejam ser amparadas e encontrar no agente um suporte atencioso e confiável.

Assim, é muito importante garantir um atendimento personalizado a cada cliente. Um bom agente de viagens entende os desejos do usuário e busca encontrar o melhor para atendê-los. Pode ser um hotel diferente, um roteiro específico, horários determinados para o voo etc.

Quanto melhor atendido o consumidor se sentir, mais chances você terá de fidelizá-lo. Principalmente: um consumidor satisfeito divulgará o seu trabalho para outras pessoas. O marketing boca a boca é uma ótima forma de atrair novos clientes.

Vale a pena investir em uma franquia de turismo?

Investir em uma agência de turismo pode sim ser um bom negócio. Afinal, os números do setor são bastante atraentes, com um público que não para de crescer.

Mas para que o negócio dê certo, é importante gostar do ramo. Uma franquia de viagens é indicada para alguém que tem interesse em viagens e/ou já fez vários passeios. 

Outra característica ideal para o franqueado é gostar de pesquisar e encontrar as melhores soluções. Se você for uma pessoa extremamente prática, que costuma escolher a opção mais fácil, pode não conseguir entregar os melhores pacotes aos consumidores.

Além disso, é fundamental ter um bom relacionamento interpessoal com as pessoas. Algo importante para que seus clientes se sintam realmente acolhidos e tentados a se tornar consumidores fiéis do seu negócio.

Quando não possui nenhuma dessas características, o empreendedor pode não se dar tão bem no turismo. Então, é mais indicado buscar por outro tipo de franquia.

Acesse o ebook abaixo e veja dicas de como escolher o melhor negócio para você investir!

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As marcas e o lucro de uma franquia de viagens

Como citamos antes, são várias as marcas de franquias de turismo para investir. Cada uma tem uma previsão diferente de faturamento, algo que varia também de acordo com a dedicação do empreendedor.

Depende ainda do modelo de franquia aberto. Algumas empresas têm negócios Home Office e Loja Física. Como exige um investimento maior e fica em um espaço comercial, as lojas físicas também costumam ter lucro previsto maior.

Nós já apresentamos várias dessas oportunidades no texto Melhores franquias de turismo para investir. Abaixo, nós listamos o faturamento mensal previsto de algumas delas.

  • Encontre Sua Viagem: a partir de R$ 50 mil
  • Trust Intercâmbio: a partir de R$ 45 mil
  • TZ Viagens: cerca de R$ 120 mil 
  • World Study: a partir de R$ 30 mil

Em média, a rentabilidade das franquias de turismo é de 10%. Logo, com cada uma das franquias que citamos acima, o lucro mínimo de uma unidade seria:

  • Encontre Sua Viagem: R$ 5 mil mensais
  • Trust Intercâmbio: R$ 4,5 mil mensais
  • TZ Viagens: R$ 12 mil
  • World Study: R$ 3 mil mensais

De novo, vale lembrar que tudo isso varia. Inclusive porque a rentabilidade das franquias muda conforme a marca. É importante ter atenção ao que a COF de cada empresa diz.

Ter esses valores em mente vai te ajudar a descobrir se o negócio vale a pena aos seus objetivos. Principalmente, vai te possibilitar planejar seu investimento.

Até porque, abrir uma franquia também inclui em seus custos valores como o capital de giro para o negócio.  Além, é claro, das taxas de franquia, que mantém a autorização de uso da marca pelo empreendedor.

Investir em franquia física ou home office?

A decisão por investir em uma franquia loja física ou home office vai muito do perfil do empreendedor. Afinal de contas, para trabalhar em home office, é preciso ter disciplina. Do contrário, o faturamento da franquia não será tão positivo.

Ainda assim, existem várias vantagens em optar por esse modelo de negócio. Como o fato de ele ter um custo inicial mais modesto. 

Ao mesmo tempo, o home office dá maior flexibilidade ao consumidor, permitindo que ele trabalhe quando e onde quiser.

Enquanto isso, uma loja física tem horários mais rígidos e exige investimento mais alto. Mas ela tem vantagens como uma fachada atrativa, que pode atrair os clientes para o negócio.

Na dúvida, converse com a franqueadora escolhida. Os especialistas da marca estarão disponíveis para te auxiliar na escolha da melhor opção de negócio para o seu perfil.

Agora você já sabe qual o lucro de uma franquia de viagens. Esse tipo de negócio é mesmo o ideal para você?

Então, é hora de descobrir o passo a passo para abrir uma franquia. Assim, você poderá começar seu negócio em breve. Basta clicar no link.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
17 de abril de 2020

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