fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

As maiores franquias do mundo: conheça 9 marcas de sucesso


Você sabe dizer quais são as maiores franquias do mundo? Nomeie três marcas que estão nesse ranking — valendo!

Provavelmente você achou essa uma tarefa fácil. Afinal, existem marcas com tantas unidades e destaque, que nem precisam de muito tempo para serem lembradas.

As franquias são modelos rentáveis e seguros. Isso porque, as empresas abrem com uma marca já conhecida no mercado, e uma série de suportes e previsão de gastos e ganhos.

Enquanto isso, para as franqueadoras, essa é a chance de expandir a sua área de atuação e ser uma empresa mundialmente conhecida. 

Separamos as maiores franquias do mundo para você conhecer o poder das principais marcas no mercado hoje. Acompanhe!

Como as maiores franquias do mundo são avaliadas?

Para determinar quais as maiores franquias do mundo, alguns pontos são levados em consideração pelas instituições responsáveis pelo levantamento.

São analisados, por exemplo, o faturamento das marcas e o número de lojas espalhadas pelo planeta. 

Porém, cada marca possui suas particularidades, o que acabam comprometendo o levantamento por faturamento. O resultado? Algumas empresas não tão bem posicionadas no ranking possuem faturamento melhor que suas superiores, por causa do número de unidades. 

Isso já que outros fatores, como o modelo de negócio, aceitação do público e fama, são levados em consideração.

É o caso do Mcdonald’s. A marca possui o melhor faturamento dentre as franqueadoras. Porém, é apenas a 3º em número de unidades.

De qualquer forma, nós apresentamos abaixo o ranking das maiores franquias do mundo hoje.

Mas que tal, antes de seguir, saber um pouco mais sobre o sistema de franchising? Basta assistir ao vídeo abaixo!

9 maiores franquias do mundo com atuação no Brasil

Com base no que apresentamos no tópico anterior, separamos algumas das principais franquias do mundo e os gastos necessários para fazer o investimento em uma unidade delas.

Vale a pena reparar que quase todas estão ligadas ao segmento alimentício. Outra curiosidade é o fato da maioria ser estadunidense. 

1º. 7-Eleven

Considerada a maior rede de franquias do mundo, a 7-Eleven é uma loja de conveniência que está no mercado desde 1927. Devido ao sucesso rápido, a marca estadunidense iniciou sua jornada no mundo do franchising já na década de 1960.

Dessa forma, ela passou a oferecer condições para os empresários usufruírem do modelo de negócio que estava fazendo a marca ter fama. No Brasil, as primeiras unidades chegaram em 1995.

Porém, a 7-Eleven não conseguiu repetir o mesmo sucesso em território brasileiro. Dentre todas as franquias deste nosso ranking, a marca é a única que não tem unidades no país. Mas é importante citá-la, já que ela tem enorme destaque no resto do mundo.

Atualmente, são mais de 55 mil franqueados espalhados pelo mundo, sendo que a maior concentração de unidades está nos Estados Unidos e Canadá.

Para quem deseja fazer parte do projeto, é bom ir se preparando. Além do valor de investimento na empresa ser em dólar, a marca exige que o candidato tenha residência fixa nos EUA. 

  • Investimento inicial: 50 mil dólares
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2º. Subway

A Subway surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1960. Desde o começo, o objetivo da marca era oferecer uma alimentação mais saudável para seus consumidores. Assim, ela desenvolveu o modelo que é internacionalmente conhecido, os sanduíches “submarinos”.

Além disso, ao montar o lanche de acordo com o que seus clientes desejavam e com um modelo de negócio flexível, a Subway passou a se desenvolver mais que seus principais concorrentes. 

Dessa forma, a Subway se tornou o maior sistema de franquias de fast food do mundo. São mais de 42 mil unidades franqueadas, espalhadas em 110 países.

No Brasil, a marca chegou na década de 1990 e, atualmente, soma quase duas mil unidades. 

  • Investimento inicial: R$ 447 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3º. McDonald’s

Talvez a rede de sanduíches mais famosa no mundo e quase um ponto obrigatório para cidades médias e grandes, a McDonald’s aparece em terceiro lugar neste ranking, com aproximadamente 33 mil lojas. 

Fundada em 1940, no estado da Califórnia, nos EUA, a marca dos irmãos Dick e Mac McDonald passou a fazer sucesso nacional apenas em 1953, com a chegada do sócio Neil Fox. Desde então, a marca vem crescendo e fazendo história. 

Apesar de não ter um número próximo de franqueados como a Subway e a 7-Eleven, a McDonald’s é a maior em faturamento, com folga. Só em 2018, o lucro global da empresa chegou perto dos R$ 25 bilhões.  

  • Investimento inicial: R$ 1,6 milhão
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 560 mil
  • Prazo de retorno: entre 48 e 60 meses

4º. KFC

Uma das maiores franquias do mundo, com quase 21 mil lojas, a KFC é reconhecida mundialmente pelos seus frangos fritos no balde.

Sua primeira loja surgiu em 1952, criada pelo Coronel Harland Sanders, dono da receita e representado na logo da empresa. 

O sucesso da companhia foi tão meteórico que, em apenas 10 anos, existiam 600 restaurantes abertos nos EUA.

A partir daí, não demorou muito para que a KFC ganhasse o mundo. Atualmente, 75% das franquias estão espalhadas em outros 124 países. 

No Brasil hoje são apenas 50 unidades, espalhadas principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste. Dessa forma, o foco agora da marca é expandir ainda mais o seu alcance no território brasileiro. Não à toa, o plano da franqueadora é atingir as 500 unidades por aqui nos próximos anos. 

  • Investimento inicial: R$ 1,4 milhões
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 350 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5º. Burger King

Principal concorrente do McDonald’s no mundo, a Burger King aparece apenas em 5º lugar neste ranking. Fundada ainda em 1954, o BK, como também é conhecido, nasceu no estado da Flórida, nos EUA.

Com o sucesso do seu principal sanduíche Whopper, presente no cardápio até hoje, a marca iniciou seu processo de franqueamento em 1961. No final da década, já eram 275 restaurantes espalhados em território estadunidense. 

Alguns anos mais tarde, em 1975, foi inaugurada a primeira loja internacional na cidade de Madrid, na Espanha.

No Brasil, a marca chegou em 2004. Desde então, já foram inauguradas mais de 800 lojas, entre próprias e franquias. No mundo, são 15 mil unidades. 

  • Investimento inicial: R$ 318 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

6º. Domino’s Pizza

Primeira pizzaria entre as maiores franquias do mundo, a Domino’s é uma rede que possui um dos maiores faturamentos da lista que estamos mostrando. Muito desse sucesso financeiro se dá pela sua estratégia de ser um empreendimento de pequeno porte, para bairros. 

Graças ao seu formato, a marca já conta com mais de 16 mil unidades espalhadas por diversos países. A empresa surgiu em 1960 nos EUA, no estado de Michigan, e logo passou a fazer sucesso entre seus consumidores. 

No Brasil, a história da Domino’s começa ainda em 1993, com sua primeira loja na cidade do Rio de Janeiro. Após o sucesso, a empresa logo se espalhou pelo país e soma 200 unidades. 

  • Investimento inicial: R$ 750 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 170 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 482 meses

7º. Pizza Hut

Quando se fala de pizzaria, logo vem na cabeça da maioria das pessoas a Pizza Hut. Além de ser uma referência no Brasil, a marca é reconhecida em diversos outros países. 

Fundada na década de 1950, no Kansas, Estados Unidos, a empresa caiu no gosto popular rapidamente. Ainda no primeiro ano de fundação, a Pizza Hut já possuía a sua primeira franquia. Porém, apenas dez anos mais tarde, em 1968, a empresa começou a alçar vôos internacionais. 

Ela inaugurou sua primeira unidade internacional no Canadá. A partir daí, passou a se espalhar pelo mundo. Apenas três anos após a primeira franquia em outro país, a marca já possuía 1 mil lojas espalhadas em dezenas de países. Atualmente, são mais de 14 mil.   

  • Investimento inicial: R$ 900 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: não informado

8º. Dunkin Donuts

Se você não conhece a Dunkin Donuts, não se assuste. A marca, que já esteve no Brasil em outra oportunidade, só está voltando agora, com um novo modelo de negócio e focada em expandir a Dunkin pelo território nacional.

Uma tipica cafeteria norte americana, a empresa é conhecida pelos seus tradicionais Donuts, ou rosquinhas.

Hoje, a marca, criada em 1950, busca se consolidar ainda mais entre as maiores do mundo. Ao todo, são mais de 12,2 mil unidades em 33 países. 

Dentre a sua nova aposta para o mercado brasileiro está um cardápio mais tradicional da Dunkin Donuts.

  • Investimento inicial: R$ 339 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

9º. Dia%

Uma das poucas marcas europeias entre as maiores franquias do mundo, a Dia% é uma rede de supermercados que trabalha com esse modelo de negócio. Graças aos preços baixos praticados, a marca conseguiu se fortalecer e crescer. 

A empresa foi fundada em 1979, na Espanha, e começou a se espalhar por meio das franquias em 1989.

Porém, no Brasil a marca só chegou no início dos anos 2000. Apesar de estar presente em apenas cinco países, o Dia% conta com mais de 7 mil unidades. 

Segundo informações da própria companhia, ao todo são atendidos, aproximadamente, 155 milhões de pessoas por ano. Com mais de 34 anos de operação, a empresa possui um modelo de franquia muito atrativo para os empreendedores. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 487 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 891 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Agora que você já conhece algumas das principais franquias do mundo, que tal investir na sua?

Baixe o nosso ebook sobre como abrir uma franquia de sucesso e descubra as vantagens de fazer parte desse sistema. Acesse!

ebook como abrir uma franquia de sucesso

A Brasileira mais bem posicionada – O Boticário

A O Boticário é uma das maiores franquias de perfumaria e cosméticos do mundo. Apesar de não estar no TOP 10 mundial, ela é a melhor representante brasileira no ranking. Fundada em 1977, a marca registra um dos maiores faturamentos do país. 

Além do Brasil, a O Boticário está presente em outros países, somando 170 lojas no exterior. No total, são mais de 3,7 mil unidades que representam a marca. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Gostou de conhecer as maiores franquias do mundo? Quer ficar por dentro de outras novidades e listas como essa? Assine nossa newsletter e receba artigos completos sobre o universo do franchising!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
2 de junho de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: