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Mardelle franquia: como ser um franqueado? Guia completo


O mercado de moda íntima é um dos mais rentáveis do país e, mesmo diante da recessão, foi capaz de manter seu crescimento. Por isso, apostar no modelo de franquia da Mardelle pode ser uma ótima solução para os que desejam abrir um negócio.

Criar uma empresa do zero, principalmente para microempreendedores, pode ser um processo complicado e muito arriscado. Uma opção para os que planejam investir sem correr muitos riscos é o modelo de franquia. 

Com uma franquia, o empresário tem a certeza de estar ao lado de uma empresa que, durante anos, adquiriu conhecimento e está disposta a repassá-lo. Todas as franqueadoras já possuem um plano de negócio executado, testado e aprovado pelo público.

Como no caso da Mardelle, que desde 1995 atua no segmento de moda. De acordo com o estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018 o setor foi o segundo que mais abriu novas unidades, com aumento de 7,6%.

Além dos bons números do setor, a marca Mardelle é conhecida por oferecer qualidade e conforto para seus clientes. O próximo passo agora é encontrar novos investidores para se expandir pelo Brasil.

Ficou interessado nesse novo modelo de franquia? Preparamos o texto a seguir para mostrar todas as etapas para se juntar à Mardelle e ter sucesso no segmento. Acompanhe com a gente!

Como funciona a franquia Mardelle?

Voltada para o mercado de moda íntima, a franquia Mardelle é uma empresa conhecida pela qualidade de seus produtos com preço justo, referência em atendimento ao cliente e eficiência administrativa. 

Puxada por essas características e pela vontade de atuar em novas regiões, a empresa decidiu iniciar seu processo de franchising há alguns anos. Hoje, são quase 10 unidades franqueadas pelo país.

Já em 2020 ela se uniu ao grupo Encontre Sua Franquia para impulsionar esse processo.

Para atrair os empresários interessados na aberturas de unidades da franquia, a marca decidiu oferecer para seus franqueados suporte operacional, treinamentos e assessoria contínua, para que todas as unidades se desenvolvam com base no sucesso do seu conceito de negócio. Além do diferencial em relação ao estoque. 

Todos os produtos em estocagem das linhas de operação da Mardelle podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada franqueado. 

Em resumo, não é a marca que determina o que terá no seu estoque. O próprio empreendedor analisa e decide a quantidade de cada produto de acordo com a época do ano, oferta/procura, carteira de clientes e tamanho do seu mercado. 

A empresa trabalha com cinco linhas básicas de produtos. São elas:

  • Feminina – calcinha e sutiã;
  • Masculina – cuecas e sungas;
  • Noite – baby doll, camisolas e pijamas (todos os tamanhos e sexos);
  • Infantil – calcinhas e duas peças;
  • Maternidade – camisolas, bodys, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e em período de amamentação. 

Para ser um franqueado da marca, é preciso que o investidor tenha o perfil mais próximo possível do que a empresa espera. Essa avaliação é muito importante para que o know-how transferido seja absorvido da forma mais adequada para o desenvolvimento do negócio. 

Qual o perfil desejado do franqueado?

imagem das franqueadas da Mardelle em sua unidade
Clotilde Costa(esquerda) uma das franqueadas da Mardelle em Belo Horizonte/MG

Para a Mardelle, um bom empresário deve estar sempre na linha de frente da sua unidade e totalmente dedicado a ela. É por isso que, além do relacionamento com os clientes finais, o empreendedor precisa ter a capacidade de identificar suas necessidades, de se organizar e negociar quando necessário.

O candidato também deve comprovar que o investimento não irá causar problemas na sua qualidade de vida. O capital financeiro para investir na empresa não pode prejudicar suas economias e nem colocar em risco o bem-estar de seus dependentes ou cônjuges. 

Por fim, motivar seus colaboradores é essencial para que alcance resultados ainda melhores que o esperado. 

A gestão de pessoas é o principal ponto para um empreendimento estruturado e lucrativo. De acordo com a pesquisa realizada pela Right Management em 2018, funcionários motivados são 50% mais produtivos.  

Quanto custa abrir uma franquia Mardelle?

Após o cadastro, um especialista entrará em contato para verificar se essa opção de franquia é a melhor para o seu perfil. É importante entender quais os valores e taxas serão cobrados para que o negócio inicie. 

Algumas das taxas são únicas, enquanto outras são periódicas. Por meio delas, o empreendedor mantém o direito de utilizar a marca e todo o suporte da franqueadora na sua unidade. Veja abaixo.

Taxa de Franquia 

Para que o empreendedor possa utilizar a marca, ter acesso ao know-how, treinamentos, manuais da franquia, auxílios para a instalação no local e inauguração da unidade, é necessário o pagamento dessa taxa inicial. Ela é única e os valores variam de acordo com a unidade que deseja abrir. 

Taxa de Royalties

Os royalties são responsáveis por autorizar o investidor a continuar utilizando a marca. Essa quantia é mensal e pode ser cobrada tanto por um valor fixo estabelecido em contrato, quanto com base em um percentual sobre o faturamento da unidade. 

Taxa de publicidade 

Essa cobrança serve para que o franqueado receba suporte de marketing e em campanhas e peças publicitárias, para melhorar a divulgação da marca. Isso ajuda a rede de franqueados a aumentar suas vendas e difundir a empresa para outras regiões. 

O valor é recolhido de todos os franqueados da Mardelle e é fixo, sendo definido na assinatura do contrato. 

Quanto investir por unidade da Mardelle?

Agora que conhecemos quais taxas são cobradas, vamos apresentar as três opções de negócio que o investidor pode escolher para abrir sua franquia Mardelle. 

Cada uma exige um quadro de funcionários específico, que pode variar de acordo com a localização, tamanho e até horário de funcionamento. 

Unidade Shopping

Exige funções como gerente, vendedora e caixa. Para seu funcionamento sem sobrecarga, requer um quadro de no mínimo 4 colaboradores, sendo 2 deles vendedores. 

Caso seja necessário um pessoal maior, o modelo permite até 6 encarregados pelas vendas e 2 caixas.

  • Taxa de franquia – R$ 30 mil
  • Instalação e Montagem – valor base de R$ 120 mil
  • Capital de giro – R$ 15 mil
  • Investimento inicial previsto – R$ 165 mil
  • Faturamento médio mensal – R$ 80 mil

Unidade Mardelle Loja de Rua

Também exige um quadro mínimo de 4 colaboradores, com as mesmas funções da unidade anterior. Porém, o quadro máximo de vendedores é menor que para a loja em shopping, até 4.

  • Taxa de Franquia – R$ 30 mil
  • Instalações e Montagem – valor base de R$ 90 mil
  • Capital de giro – R$ 15 mil
  • Investimento inicial previsto – R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal – R$ 50 mil

Esses valores não levam em consideração outros gastos como aluguel, luvas, obras de reforma etc. Demonstram apenas uma previsão dos gastos iniciais. Mais informações estão na Circular de Oferta de Franquia (COF).

A COF é o documento responsável por reunir as principais informações sobre o modelo de franquia e possui informações com uma breve história da empresa, seus balanços, demonstrações financeiras, todos os investimentos necessários, os direitos das duas partes, entre outros. 

Para entender melhor sobre como as COFs funcionam, veja o vídeo a seguir:

Quais os diferenciais da franquia Mardelle?

A Mardelle é uma das maiores marcas e mais bem conceituadas no segmento de moda íntima. No mercado desde 1995, ela acompanha a evolução do setor e os novos hábitos de consumo de seus clientes que, mesmo diante da crise econômica vivida nos últimos anos, não deixarem de consumir e adquirir novos produtos.  

A área vem movimentando mais de 30 bilhões de dólares ao ano em todo o mundo e cresce continuamente desde 2014, como aponta o estudo do Inteligência de Mercado (IEMI)

Até 2018, no Brasil, a produção de calcinhas e sutiãs cresceram mais de 9,5% e, ao todo, atingiram a marca de 880 milhões de peças vendidas por ano. 

Com um mercado tão promissor, a empresa busca ajudar os empreendedores oferecendo treinamentos presenciais — locomoção e estadia por conta do franqueado — e materiais que mostram como extrair o melhor resultado possível da sua unidade. 

A expectativa da franqueadora é que o empreendedor tenha rentabilidade em até 24 meses. Essa previsão se baseia em uma liquidez mensal entre 15% e 20% do faturamento bruto da unidade. 

Dicas jurídicas, financeiras e de marketing também fazem parte dos suportes oferecidos pela franqueadora. Além do acompanhamento necessário para ajudar nos processos que antecedem a montagem e abertura da loja até o dia da inauguração. 

Quer saber mais sobre a Mardelle? Acompanhe o vídeo a seguir!

Como ser um franqueado?

Quem busca uma franquia para iniciar no mundo do empreendedorismo precisa compreender que, mesmo sendo um negócio de baixo risco, ainda é preciso ter atenção. Há alguns cuidados específicos para que a unidade tenha o mesmo sucesso que a matriz. 

Separamos algumas recomendações para que você se prepare e descubra se o modelo de franquia da Mardelle se encaixa ou não as suas necessidades e objetivos. 

Preparação

Se organize e estude suas finanças, para ter certeza de que não colocará seu patrimônio em risco. Se não houver esse primeiro planejamento financeiro, as chances do empreendimento não dar certo é muito maior. 

Estude todos os seus pontos fortes e fracos como administrador e gestor. Busque entender quais os fatores podem colocar a sua unidade em perigo e quais as ameaças ela pode enfrentar nos primeiros meses. 

Escolha do negócio

Após identificar os pontos acima, o próximo passo será encontrar o modelo de franquia que mais se encaixa no seu perfil e bolso. Não adianta investir em um setor que você tem um conhecimento superficial. 

A experiência é um fator que ajudará o empreendedor a escapar de situações que só quem conhece a área tem capacidade. Como entender o motivo da queda das vendas, campanhas de marketing para atrair mais clientes, comportamento dos consumidores entre outros. 

Se não conhecer bem o terreno que está entrando, você pode ter prejuízos que colocarão sua unidade à beira de fechar, ou optar por um negócio que dificulte a sua escalada e acabe gerando desmotivação para continuar empreendendo. 

Primeiro contato

Esclareça todas as suas dúvidas sobre o negócio e inicie as negociações. É nesse momento que você receberá a  COF. Então, estude bem e não tome nenhuma decisão por impulso. 

Durante esse processo, a equipe de consultores da Mardelle estará a disposição para prestar todo o apoio ao candidato na hora de tomar e a melhor decisão. 

Se atente a todos os seus direitos como franqueado e conheça as taxas que serão cobradas. De acordo com a Lei do Franchising, o contrato de franquia só poderá ser assinado após 10 dias do seu recebimento. 

Escolha do ponto

A escolha do ponto é o principal tópico para aqueles que desejam uma unidade física da franquia Mardelle. É preciso selecionar qual endereço tem boa circulação de pessoas, compatível com o seu empreendimento e que permita uma boa divulgação para a marca.

O aluguel desse espaço e as condições estruturais deste imóvel também devem ser observados. Dependendo da situação, é melhor continuar a busca para evitar gastos além do planejado. 

Não esqueça de fazer um levantamento dos concorrentes dessa região. Estude também os aspectos do negócio rival e descubra quais os diferenciais da sua marca. A franqueadora dará suporte em todos os aspectos, mas quanto mais você se envolver, mais conhecimento e sucesso terá.

Planejamento Financeiro

Como vimos ao longo do texto, todas as franquias possuem taxas fixas e mensais. Esses gastos dificilmente irão mudar, mas existem outros que surgirão durante o processo de abertura da unidade.

É preciso fazer manutenções no espaço, reformas, pinturas, salário dos colaboradores, movéis, estoque, água, luz etc. Tudo isso faz parte das despesas de uma empresa. Por isso, é importante que o interessado tenha um controle sobre esses custos. 

Assim será possível identificar se a unidade está tendo uma rentabilidade próxima, igual ou melhor que o previsto pela franqueadora. Com esse diagnóstico completo, o empresário pode traçar novos objetivos e até ajudar outros franqueados da marca.  

A dica para evitar sustos é ter até seis meses de capital de giro reservado para conseguir conduzir com tranquilidade e sem pressão pelos resultados. Afinal, até a sua unidade começar a ser rentável, será preciso continuar pagando suas contas com o que você já tem.

Inauguração da franquia Mardelle

Parte do essencial do processo de captar e atrair novos clientes, a inauguração é a oportunidade que o empreendedor tem de colocar sua loja em destaque sem gastar muito com propagandas e marketing. 

Esse processo deve ser muito bem planejado para que não falte nada nesse evento. Um dos grandes erros dos empresários é deixar alguns pontos pendentes até a última hora, como o estoque. 

Se planeje bem e conheça o tempo de envio de cada fornecedor para evitar surpresas desagradáveis. 

Acompanhe o e-book a seguir resumindo todos os passos para abrir sua franquia Mardelle!

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Como surgiu a Mardelle?

A Mardelle foi criada em 1995 pela empresária Adele Maria de Britto. No começo, ela vendia lingerie para suas colegas de faculdade em Belo Horizonte. Em 1997, decidiu chamar Marcus Vinícius Ferreira para fazer parte da sociedade. O empresário entrou no negócio e foi importante para a ampliação do mix de produtos e área de atuação. 

Em seis meses, a marca já possuía mais de 50 revendedores e um estoque suficiente para abrir a própria loja. Precisando de um espaço maior para seu modelo de expansão, o casal decidiu abrir a sua primeira unidade física em 1998, na cidade de Betim, Minas Gerais. 

Com um modelo de negócio voltado para proporcionar o melhor conforto para os clientes finais e entregar os melhores produtos, a empresa entrou em 2007 para o mercado de franchising.

Com um modelo de negócio consolidado e crescendo no mercado, a empresa abriu sua fábrica de lingerie para ter a primeira produção exclusiva da marca. 

Atualmente, a Mardelle faz parte do grupo Encontre Sua Franquia e tem expectativa de atingir a marca de 50 lojas funcionando em todo o Brasil em 2020. Isso porque 2020 é apenas o primeiro ano de sociedade com a holding. 

Ter uma franquia em seu nome é uma das soluções mais práticas e menos arriscadas para quem deseja se tornar um empreendedor. Principalmente para aqueles que têm experiência em segmentos que crescem a cada ano, como o de moda íntima. 

Este é o caso do modelo Mardelle de franquia. Uma empresa consolidada no mercado e que está atrás de investidores para expandir ainda mais a sua área de atuação.

Gostou e quer saber mais sobre a Mardelle ou esclarecer alguma dúvida sobre seus modelos de franchising? Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
26 de fevereiro de 2020

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