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Melhores franquias de roupas: descubra em qual investir


As melhores franquias de roupas do mundo já tem unidades no Brasil — até porque, algumas delas são brasileiras. Todas, porém, buscam por parceiros para expandir sua expansão.

Por isso, se você anda pensando em abrir um negócio, optar por uma unidade de franquia pode ser interessante. Hoje, as marcas têm planos de negócio detalhados e simples de executar, facilitando o sucesso do franqueado.

Outro atrativo deste tipo de negócio é a rentabilidade do setor, já que a Moda continua a se desenvolver. Para se ter uma ideia, apenas em 2017, as vendas de roupas movimentaram R$ 190,6 bilhões no país. A informação é do Instituto IEMI Inteligência de Mercado.

Especificamente no franchising, o faturamento do segmento de Moda foi de R$ 22,9 bilhões em 2018. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), das 50 maiores de redes de franquias do País, 8% fazem parte do segmento.

As previsões para quem opta por um negócio do tipo também são bastante interessantes. Até 2021, a estimativa é que o mercado de moda cresça 13% ao ano

Quer saber mais sobre os atrativos do setor e conhecer as melhores franquias de roupas para se investir? Continue com a gente!

Por que investir em uma franquia de roupas?

Sem dúvida, um dos principais atrativos de se investir em uma franquia de roupas é o potencial do seu setor. Como mostramos nos dados anteriores, o segmento tem faturamento amplo e estimativas de crescimento sempre elevadas.

Mas investir em uma franquia de roupas traz vantagens diferentes de começar um negócio do zero no setor. Isso porque, uma franquia é um negócio em que o empreendedor “copia” o modo de fazer de uma empresa.

Para isso, é necessário obter uma “licença” para utilizar do plano de negócios. Assim, o investidor abre uma unidade da marca e passa a contar com a expertise e suporte da franqueadora. 

A execução da empresa se torna mais simples e rápida. Isso uma vez que todo o plano de sucesso já terá sido testado por outras unidades.

Ou seja, ao investir em uma franquia de roupas, você contará com um modelo de negócio bem planejado. Será apenas preciso colocá-lo em prática, de acordo com o indicado pela franqueadora.

Ter uma marca já conhecida em sua fachada também facilita a atração de clientes. Afinal de contas, o usuário já saberá o que esperar daquela empresa. Então, terá mais confiança para adquirir seus produtos.

Já os suportes oferecidos pelas franqueadoras costumam auxiliar desde a instalação da unidade, até o dia a dia da operação. Eles variam conforme a marca. Porém, geralmente começam pela capacitação comercial e auxílio na escolha do ponto. Depois, passarão pelo suporte no controle de estoque, dicas para atendimento ao cliente e mais.

Para conhecer tudo que uma marca oferece ao seu franqueado, o empreendedor precisa ler a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa. No documento, ficam listadas todas as informações sobre o negócio, da sua história ao faturamento previsto com a unidade.

Saiba tudo sobre a COF no vídeo abaixo.

Perfil dos franqueados das marcas

Assim como os suportes oferecidos aos franqueados, o perfil desejado para cada marca varia de acordo com a franquia. 

As características também ficam listadas na COF — o que reforça a necessidade de ler o documento. Com esse cuidado, você saberá se atende às qualidades esperadas de um franqueado de sucesso. 

É importante contar com o indicado, ou então desenvolver as suas habilidades. Isso te dará mais segurança de um trabalho bem executado e da lucratividade da sua loja.

De qualquer forma, as melhores franquias de roupas do mercado costumam estabelecer algumas características básicas desejáveis. Listamos cinco delas abaixo.

1. Atenção aos detalhes

Às vezes, um negócio tem problemas pela falta de atenção a detalhes básicos. Como o estoque, que se não reposto corretamente, pode prejudicar suas vendas. O franqueado deve se dedicar a cada aspecto do negócio, para garantir os melhores resultados.

Pensando nisso, é importante destacar algo. Trabalhar com uma franquia é mais simples do que com um negócio próprio. Afinal, já existirá um planejamento detalhado para a empresa — como dito, você só terá que colocá-lo em prática. 

Mas isso não elimina a necessidade de trabalhar muito. Caso não se dedique, o empreendedor verá seu negócio chegar ao fim, mesmo com o suporte intenso da franqueadora. Acompanhe mais sobre isso no vídeo abaixo!

2. Interesse por Moda

Para abrir uma franquia de roupas, é importante que você tenha o mínimo de interesse em Moda. Isso porque, será preciso lidar com o setor em seu dia a dia.

Se não se sentir atraído pela atividade, o franqueado pode logo perder o interesse e não trabalhar tão intensamente pela empresa.

3. Organização

Gerir qualquer tipo de negócio requer muita organização. Se não puder organizar suas atividades e compromissos, e prezar pela organização da loja, o franqueado terá dificuldades. 

Primeiro em manter as finanças e o estoque do negócio em dia. Mas também em atrair clientes. Ninguém quer comprar em uma loja desorganizada e/ou com estoque que sempre falta, certo? 

4. Bom relacionamento interpessoal

Muitas vezes, um franqueado da Moda faz o atendimento direto do cliente. Então, será preciso saber conquistá-lo e atendê-lo da melhor forma.

Porém, mesmo que você não se envolva diretamente nas vendas, deverá ter bom relacionamento interpessoal. Afinal, será preciso gerenciar pessoas, e apenas um bom líder consegue inspirar sua equipe e engajá-la para que os resultados aconteçam.

5. Facilidade de gestão

Esse aspecto está um pouco ligado à organização do empreendedor, e será mais simples com o planejamento da franquia. 

Todo franqueado ideal tem habilidades para gerenciar bem seu fluxo de caixa e o estoque da empresa. Apenas com esses cuidados, especialmente os financeiros, o negócio terá segurança para se manter e, aos poucos, se desenvolver.

Como escolher a melhor franquia de moda?

Escolher entre as melhores franquias de roupas do mercado pode ser uma tarefa difícil. São tantas as opções e nichos da Moda, que sua pesquisa pode levar tempo.

E isso é ótimo! Com diversas alternativas, as chances de encontrar um negócio que combine com você serão maiores. 

Sem contar que a pesquisa seria essencial em qualquer caso. Realizá-la bem vai te ensinar mais sobre o setor e te ajudar no desenvolvimento do negócio, quando ele for aberto.

Claro que algumas marcas farão mais sucesso em uma região ou outra, devido ao perfil dos usuários e estilo das roupas na área. Mas o setor será sempre atrativo, independentemente do seu investimento.

Duvida? Pois saiba que, em média, 30 peças de roupas são adquiridas por cada brasileiro todo ano. Só em 2017, isso rendeu um total  6 bilhões de peças de vestuário vendidas, movimentando R$ 220 bilhões.

As informações são do Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário da Fiesp (Comtextil).

Dito isso, apresentamos abaixo um passo a passo para você adquirir uma franquia. Também acrescentamos algumas etapas extras ao infográfico, para que sua escolha no setor da Moda seja ainda mais acertada. Acompanhe!

infografico passos adquirir uma franquia

Analise seus interesses na Moda

As franquias de roupas fazem parte de diferentes nichos da Moda. Existem, por exemplo, as marcas que comercializam peças casuais, as com roupas de praia, roupas infantis, lingeries e mais.

Para investir em um negócio desse tipo, é importante que você tenha interesse nas peças que vende. Isso vai garantir que você continue estimulado a cuidar da sua franquia, inclusive ficando antenado às tendências. Demonstrar que você conhece o que vende tende a conquistar mais facilmente os clientes.

Compare a franquia com ter uma loja própria 

Muita gente acha que abrir uma loja de roupas é simples. Mas é preciso estudar a localização, pensar no estoque ideal, contratar vendedores capacitados e mais.

A principal vantagem de uma franquia é que ela entrega o planejamento de tudo isso nas mãos do empreendedor. Então, ao colocar o plano em prática, as chances de sucesso do usuário se tornam maiores.

Apesar disso, é importante que você tenha certeza dessa vantagem. É preciso acreditar no franchising para realmente se dedicar a ele e conquistar o sucesso.

Verifique sua capacidade de investimento

Hoje você tem o dinheiro necessário para abrir um negócio? É importante saber exatamente o disponível para investimento. Afinal, o planejamento financeiro, especialmente no início da franquia, será essencial para mantê-la em funcionamento.

Verificar o investimento possível também é importante para que você planeje os meios de conseguir o que falta. Pode ser com a venda de um bem, um empréstimo, financiamento ou mesmo o convite a um sócio-investidor.

As franqueadoras estipulam o investimento inicial para abrir uma unidade da empresa. Isso facilitará o planejamento das suas finanças.

Pesquise as marcas de franquia

Como já citamos, existem muitas marcas de franquia de roupas no mercado. Então, antes de abrir a sua, será essencial pesquisar pelas oportunidades.

Com uma análise cuidadosa das opções, você terá mais chances de escolher o negócio mais rentável aos seus objetivos. Para te ajudar, listamos as melhores franquias de roupas do mercado logo mais. Continue lendo!

Pesquise sobre a franqueadora desejada

O passo seguinte para abrir sua franquia consistirá em pesquisar mais sobre as marcas escolhidas. É importante avaliar a rentabilidade da empresa, seu plano de negócios, suportes da franqueadora etc.

Aliás, os suportes da franqueadora são parte importante dessa avaliação. O que a empresa promete é realmente vantajoso aos seus franqueados? Ela tem entregue esses auxílios corretamente? 

Entre em contato com a franqueadora

Agora, é hora de informar a franqueadora sobre o seu interesse. Por isso, acesse o site da marca e se cadastre. As empresas sempre deixam um formulário disponível. 

Ao preenchê-lo, o usuário receberá mais informações sobre a marca e o contato de um consultor. Junto a este consultor, você poderá avaliar se o modelo de negócio da marca será mesmo o ideal para você.

Avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF)

A COF de uma franquia é o documento que traz todas as informações sobre ela. Por isso, é essencial lê-la com cuidado. Por meio das informações ali listadas, você poderá avaliar a história da marca, o investimento necessário, regras da relação entre franqueadora e franqueado, e mais.

Avalie o prazo de retorno de investimento

Abrir uma franquia de roupa geralmente demanda investimento alto, porque será preciso reformar o espaço. Então, é importante avaliar, com muito cuidado, o custo total e o prazo para retorno do investimento. Sua unidade conseguirá se manter até se pagar completamente?

Vire cliente da marca

Que tal visitar uma unidade da marca desejada de franquia? Conhecendo o negócio de perto, você poderá verificar se a loja e os produtos correspondem ao prometido pela franqueadora.

Nessa experiência como cliente, é importante não dizer a ninguém na loja que você tem interesse em abrir uma unidade. Isso vai prevenir qualquer mudança de comportamento dos vendedores. Afinal, eles poderiam te apresentar uma experiência melhor ou pior que o normal.

Pense no espaço da loja

Para manter a padronização da marca e o que o consumidor espera dela, as franqueadoras oferecem um projeto visual à unidade. Claro, quando o negócio é do tipo loja física.

Na hora de investir na franquia, avalie se esse projeto visual da loja é atrativo para você. Será importante se sentir confortável no ambiente. Acreditar no modelo de negócio é o primeiro passo para fazer a empresa deslanchar.

Converse com franqueados da empresa

Nós já falamos sobre esse aspecto, mas vale destacá-lo: você precisa saber se a franqueadora entrega o que promete. E o melhor modo de fazer isso é conversando com franqueados atuais.

Normalmente, as empresas entregam uma lista de franqueados ao candidato. Mas você também pode procurar alguns por conta própria e perguntar sobre o negócio. O que eles acham da rentabilidade da empresa? Os resultados propostos pela franqueadora foram alcançados?

Assine o contrato de franquia

Só com a assinatura do contrato de franquia a parceria entre franqueador e franqueado pode ser estabelecida. Mas é importante assinar o documento apenas 10 dias após você receber a COF da marca. Do contrário, o negócio pode ser anulado.

Pague a taxa de franquia

Em todo o caso, de nada adiantará assinar o contrato e não pagar a taxa de franquia. Este é o valor que liberará ao franqueado todo o know-how da empresa, permitindo a abertura da nova unidade.

Escolha o ponto comercial

loja de roupas dentro shopping
Mesmo dentro de um shopping, a escolha da localização da loja deve ser estratégica.

Normalmente, as franqueadoras oferecem suporte na escolha do ponto. Para isso, elas realizam um estudo de geomarketing, avaliando aspectos como a facilidade de chegar ao local e a presença do público-alvo da loja.

Vale dizer que, nem sempre, uma franquia de roupa terá loja física. Na verdade, algumas marcas permitem que o empreendedor trabalhe de forma home office. 

Ou seja, normalmente com a venda de porta em porta. Também existe a possibilidade de expor seus produtos em estabelecimentos comerciais que já existem, por meio de parcerias.

Registre a sua empresa

É sempre preciso fazer o registro do CNPJ da empresa. Mesmo que seu negócio seja uma franquia, ele terá uma Razão Social diferente.

Inaugure a sua unidade

As melhores franquias de roupas costumam ser inauguradas com um pouco de “barulho”. Promoções e algumas vantagens ou “mimos” ao consumidor chamarão a atenção para a loja. Algo essencial em um setor cheio de potencial, mas também bastante disputado.

Opções de franquia de roupa infantil

O mercado de roupas infantis cresce em média 6% ao ano, tendo registrado um faturamento de R$ 27,5 bilhões em 2012. 

As informações são do IEMI e da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Elas só confirmam o quanto investir em uma franquia de roupa infantil pode ser interessante. Veja algumas opções deste tipo de negócio!

1. Lilica e Tigor 

A Lilica e Tigor faz parte do grupo Marisol, um dos mais conceituados na produção de peças infantis. Os estilos das roupas variam, indo de temáticas como música a esportes radicais. Sempre de forma divertida, já que o público da marca vai de 0 a 10 anos.

  • Investimento inicial: R$ 330 mil

2. Alphabeto

A Alphabeto é uma marca que nasceu em Minas Gerais e se espalhou logo pelo país. Suas peças atendem a crianças de 0 a 14 anos e são exclusivas para as lojas dos franqueados.

  • Investimento inicial: R$ 282 mil

3. Tip Top

Franqueados Tip Top oferecem peças para bebês e crianças de até 7 anos, aproximadamente. Seu diferencial é que, além das roupas, a loja comercializa itens para o dia a dia da criança. Como carrinhos de bebê e fraldas.

  • Investimento inicial: R$ 365 mil

Melhores franquias de roupa íntimas

De acordo com o IEMI, 880 milhões de peças de roupas íntimas foram comercializadas no Brasil em 2018. Neste período, sutiãs e calcinhas foram os itens de maior destaque. Tanto que eles corresponderam a cerca de 80% da produção em todo o país.

Hoje, as empresas de moda íntima se concentram, principalmente, nas regiões Sudeste e Nordeste. Mas a expansão das marcas tem sido bastante rápida, e elas estão se espalhando também pelo Sul, Centro-Oeste e Norte.

Tanto que, em 2018, o número de unidades de franquia aumentou 7,6% em relação ao ano de 2017. Listamos algumas franquias de lingerie a seguir. 

1. Mardelle

A Mardelle é uma franquia com um catálogo amplo de roupas íntimas. Suas calcinhas e sutiãs têm diferentes modelos, tamanhos e cores variadas, e são exclusivos. Afinal, a marca tem sua própria fábrica, e só vende os produtos em suas lojas próprias e por meio dos seus franqueados.

Veja uma apresentação sobre a marca Mardelle no vídeo abaixo!

Assim como as outras franquias que apresentamos aqui, a marca está em franca expansão pelo Brasil.

Além das peças íntimas, um franqueado Mardelle oferece ao consumidor produtos como pijamas, para homens, mulheres e crianças. Sem contar sungas e peças para gestantes.

  • Investimento inicial: R$ 135 mil

2. Hope Lingerie

Criada em 1996, a Hope Lingerie tem um catálogo diversificado. Seus produtos vão das lingeries a itens de maquiagem, em uma loja que atende especialmente o público A e B.

  • Investimento inicial: R$ 260 mil

3. Casa das Calcinhas

Apesar do que seu nome sugere, a Casa das Calcinhas oferece produtos unissex. Por isso, o franqueado da loja precisa ter em estoque lingeries, roupas da linha praia, para gestantes e roupas íntimas masculinas.

  • Investimento inicial: R$ 100 mil

Melhores franquias de roupas femininas

É comum pensarmos que o varejo de moda feminina é um dos mais vantajosos do setor. E essa percepção está mais que correta! 

Segundo pesquisa, 55% das mulheres brasileiras compra, ao menos, uma peça de roupa por mês. Dessas, 22% gastam cerca que R$ 200,00 a cada compra.

Quer investir em um nicho com tanto potencial? Acompanhe algumas opções de franquia abaixo.

1. Dress to

Sem dúvida, o principal público de uma franquia Dress To é o feminino. Mas não significa que a loja se limita a essas peças. Na verdade, a empresa também oferece peças de moda infantil. O estoque ainda é reforçado por bolsas e calçados femininos.

  • Investimento inicial: R$ 350 mil

2. Enjoy

Na Enjoy, o consumidor encontra peças de moda urbana. As roupas femininas prezam pelo conforto e bem-estar das clientes, sempre acompanhando as tendências da moda mundial.

  • Investimento inicial: R$ 250 mil

3. Cantão

Já com mais de 40 anos no mercado, a Cantão tem peças de estilo jovem e despojado. Geralmente, seus tecidos são leves e frescos, o que chama a atenção em um país tropical.

  • Investimento inicial: R$ 260 mil

4. My Place

A franquia My Place proporciona ao cliente roupas para o dia a dia. Seus produtos têm design diferenciado. O modelo propõe lojas amplas e bem iluminadas, para o conforto do consumidor.

  • Investimento inicial: R$ 290 mil

5. Código Girls 

Com uma franquia Código Girls, o empreendedor atende a um público feminino jovem. As peças disponíveis prezam pelo conforto do dia a dia das usuárias.

  • Investimento inicial: R$ 370 mil

5 melhores franquias de roupas masculinas

manequins masculinos vestidos roupas
Com o crescimento da Moda Masculina, franquias exclusivas para esse público têm se expandido.

Sabia que o setor de moda masculina cresce mais do que o de moda feminina por ano? O consumo masculino no segmento aumenta 14% ao ano, contra apenas 8% no feminino.

Essa é uma tendência em todo o setor de beleza. Isso já que os homens estão fazendo cada vez mais parte dele. Acompanhe algumas opções de franquia para este público!

1. Mr. Kitsch 

Quem deseja trabalhar especificamente com roupas masculinas pode escolher, por exemplo, a Mr. Kitsch. Suas peças sempre seguem as tendências da moda mundial.

  • Investimento inicial: R$ 550 mil

2. Tevah

Criada em 1959, a marca tem como diferencial os seus vendedores. Isso porque, todos eles são treinados pela franqueadora. Assim, se tornam capazes de auxiliar o usuário na escolha das melhores peças de acordo com o seu tipo físico, estilo ou ocasião.

  • Investimento inicial: R$ 285 mil

3. ADJI

Com essa franquia, o empreendedor oferece uma moda urbana e casual. As lojas têm grande variedade de peças, contando com calças, camisas, bonés e mais.

  • Investimento inicial: R$ 185 mil

4. Stalker

O catálogo da Stalker é ainda mais variado, incluindo cintos, sandálias e acessórios, além das roupas masculinas.

  • Investimento inicial: R$ 226 mil

5. Broomer Men’s Wear 

Uma Broomer Men’s Wear divide seu catálogo em peças urbanas e itens sociais, como paletós. O objetivo da loja é vestir seus consumidores em qualquer ocasião e horário do dia.

  • Investimento inicial: R$ 465 mil

4 franquias de roupas unissex

Se as roupas masculinas e femininas têm boa saída no mercado, o que dizer de uma loja com produtos unissex?

Pode ser muito interessante atender a esses públicos variados em uma franquia. Afinal, dessa forma o empreendedor não precisa “depender” de um único público para ter lucro.

Mas é essencial contar com uma marca reconhecida. Isso transmitirá valor ao usuário. Ou seja, mostrará que suas peças têm qualidade, independentemente do público que atenderem.

Listamos algumas importantes franquias de moda unissex abaixo. 

1. Hering Store

A Hering Store é nada menos do que a maior franquia de roupas do Brasil. Com quase 500 unidades franqueadas pelo País, a empresa atende a homens, mulheres e crianças. Um número maior de peças infantis fica disponível na Hering Kids, outra franquia da marca.

  • Investimento inicial: R$ 320 mil

2. M. Officer

As lojas da M.Officer também são unissex. Suas vitrines amplas sempre destacam não só as peças nos manequins, mas também o que há dentro da loja. A característica chama muito a atenção dos consumidores.

  • Investimento inicial: R$ 340 mil

3. Toulon

A Toulon se destaca pelas peças jeans, mas também com o restante das peças necessárias para compor um look. As roupas masculinas são as mais procuradas, apesar das peças femininas também fazerem parte do catálogo.

  • Investimento inicial: R$ 290 mil

Pronto! Agora você já conhece algumas das melhores franquias de roupas do mercado e sabe como escolher a mais interessante para você. 

Este negócio é mesmo o que você procura? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Para receber mais informações, você pode assinar a nossa newsletter. Assim, poderemos te manter atualizado sobre o franchising, direto no seu e-mail!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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