fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

14 melhores franquias de turismo para investir


Escolher as melhores franquias de turismo para investir, não é uma tarefa fácil para o empresário. Esse segmento, por mais que esteja em crescimento, exige muito cuidado. 

Mesmo enfrentando crises econômicas e de saúde, o mercado de turismo é um dos que mais tendem a crescer nos próximos anos. De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), 2018 registrou um dos maiores número de turistas no mundo. 

Outro dado que comprova o bom momento do setor foi divulgado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Em 2018, foi registrado rendimento de 8,8 trilhões de dólares. No Brasil esse valor ultrapassou os 150 bilhões

Com um mercado em expansão contínua, é natural que ele atraia investidores. Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com as principais franquias de turismo do Brasil. 

As 14  melhores franquias de turismo do país

O turismo possui um dos mercados com maiores possibilidades de exploração. São diversas frentes para o empresário atuar. Todas as opções conseguem criar possibilidades para qualquer um viajar. 

Selecionamos as melhores empresas do setor para você observar e estudar antes de escolher uma franquia.

1. Flytour

A Flytour é uma franqueadora de turismo que atua no segmento desde 1974. Sediada em São Paulo, a marca conta com mais de 100 unidades espalhadas pelo Brasil. 

Uma das características da empresa é o constante investimento em soluções tecnológicas. Ela adota um sistema de inteligência artificial para entregar a melhor experiência possível a seus consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 187 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Com apenas um modelo de negócio, a Flytour exige uma unidade com capacidade para até quatro colaboradores.

2. Encontre Sua Viagem (ESV)

A Encontre Sua Viagem é uma empresa que surgiu em 2011 fundada pelo empresário Henrique Mol. Com a ideia de criar um empreendimento voltado para a alta rentabilidade com baixo investimento, a marca começou a chamar atenção dos empresários.

Em quase 10 anos de empreendimento, já são mais de 500 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil. E para os próximos anos a expectativa é que esse número aumente ainda mais. 

Além da vantagem de ser um investimento baixo, a ESV ainda oferece boas comissões e permite que o franqueado recolha o dinheiro mesmo se seu cliente fizer a compra parcelada. O que a torna uma das melhores franquias de turismo do país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

A empresa permite que o investidor opte por dois modelos. Home office, onde ele não precisa de um espaço comercial e atua direto de casa ou em qualquer lugar com acesso a internet. 

Outra opção é o formato Loja Física. Essa opção exige um investimento maior pela necessidade de um espaço comercial.

A unidade pode ser inaugurada em qualquer ponto comercial. Essas e outras informações se encontram na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca. Documento obrigatório que esclarece e apresenta todas as informações necessárias para abrir o empreendimento.

Para saber mais sobre a Encontre Sua Viagem, acompanhe o vídeo abaixo!

3. Information Planet

Criada na Austrália em 1996, a Information Planet é uma empresa que foca em viagens de intercâmbio. Todos os especialistas ligados à marca são ex-intercambistas que conhecem os problemas reais de quem planeja estudar ou trabalhar em outro país. 

A agência australiana está presente em 13 países, 50 agências e já atendeu mais de 250 mil viajantes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

Por se tratar de uma marca internacional e ter parceiros comerciais estrangeiros, um dos sócios precisa ser fluente em inglês.

4. Trust Intercâmbio

Há mais de 10 anos atuando no mercado de turismo, a Trust Intercâmbio atua levando pessoas para estudar, trabalhar ou divertir em qualquer lugar no mundo. 

Atuando com instituições internacionais, a empresa consegue oferecer programas que focam na qualidade do serviço prestado. Começando pelo suporte técnico presente antes e durante a viagem.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 48 meses

Para ser um franqueado da Trust Intercâmbio, o empresário pode escolher entre dois modelos: unidade física ou home office. 

5. FlyWorld

Com mais de 50 unidades divididas entre 14 estados brasileiros, a Flyworld oferece aos seus franqueados condições especiais, produtos e serviços para que obtenha sucesso com seu empreendimento. 

A empresa está presente no mercado há mais de 30 anos e conta com parceiros consolidados e adaptados as necessidades da marca. Atendendo as necessidades e buscando superar as expectativas dos clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18.250
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Apesar de ter apenas dois modelos de negócio, unidade física e home based, o investimento inicial varia de acordo com a quantidade de habitantes do município.

6. S7 Study

A gaúcha S7 Study Intercâmbio é uma das empresas de turismo consolidadas no Brasil com mais de 20 anos de atuação. O principal foco da marca é criar uma rede colaborativa e transparente para que todos os franqueados possam crescer juntos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informada
  • Prazo de retorno: entre 2 e 24 meses

Voltada para o intercâmbio universitário, High School ou para trabalho, a empresa possui pacotes em mais de 10 destinos. 

O investidor pode optar por 4 modelos: digital, Store’n’Store (ponto de venda dentro de um estabelecimento, coworking ou agência. 

7. TZ Viagens

Uma das melhores franquias de turismo e criada por um empresário com experiência no setor de serviços, a TZ Viagens atua como franchising há quase 10 anos. Sediada na cidade de São Paulo, a marca está espalhada pelo Brasil e atua em projetos europeus e nacionais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 71 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Os valores acima variam de acordo com a unidade que for escolhida. A TZ permite apenas agências em rua, galeria ou em centros comerciais. Além disso, ela também oferece um estudo de viabilidade para todos os candidatos. 

8. Clube Turismo

Já são mais de 15 anos de atuação no mercado de franquias de turismo e mais de 500 franqueados no Brasil. Treinamento on-line, grandes marcas operadoras de turismo como parceira, produtos exclusivos e um modelo de negócio que busca se adequar a qualquer investidor. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5.900
  • Faturamento médio mensal: até R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 24 meses

Essas são as principais características da empresa paraibana Clube Turismo. Uma marca moderna, inovadora e tecnológica . A franqueadora atua apenas com as unidades home office, home office prime e loja física. 

9. CVC Brasil

Uma das marcas mais reconhecidas do ramo, a CVC está no mercado brasileiro desde 1972. A empresa atua não só com viagens de lazer, mas também com corporativas e intercâmbios.

Para ser um franqueado da companhia, é preciso que tenha experiência com turismo, não estar no comando de outra empresa, conhecimento sobre os clientes da região e capital próprio para fazer o investimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 28 meses

Quem estiver apto a abrir uma das franquias de turismo da marca, pode escolher entre uma loja de rua, hipermercado ou shopping.

10. Voe Viagens

Pessoa do alto do morro observando o por do sol
A Voe Viagem é uma das marcas com boa reputação e que buscam maior espaço no segmento

Natural de Mato Grosso do Sul, a Voe Viagens é uma empresa que foca no atendimento personalizado capaz de oferecer pacotes que se adequam as necessidade do consumidor final. 

Com um portfólio completo de viagens e serviços ligados ao segmento, a marca visa ampliar a sua rede e se consolidar como uma das melhores franquias de turismo do país.

Atualmente conta apenas com duas unidades em seu estado de origem, uma em São Paulo e outra na Inglaterra. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

A Voe Viagens permite ao empresário escolher entre uma seis modelos de negócio. Micro franquia, escritório, container, shopping, loja de rua e quiosque. 

11. CI Intercâmbio

A CI Intercâmbio surgiu na cidade de São Paulo em 1988. Desde 1990 atua para expandir a sua marca por meio de franquias. Com 30 anos de atuação, ela já conta com 130 lojas no Brasil e no exterior, além de 700 consultores.

Apesar de ser especializada em viagens voltadas para trabalho e estudo em outros países, a marca também negocia pacotes de viagens variadas. Das mais simples até um mochilão. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 3 e 29 meses

Uma das melhores franquias de turismo, a CI permite o investidor a atuar em 5 tipos de unidades: lojas (full, light, office ou express) e home office. 

12. Agaxtur Viagens

Uma das empresas mais antigas do segmento, a Agaxtur possui mais de 60 anos de atuação. Nascida em Santos, São Paulo, em 1953, a marca começou seu negócio oferecendo passeios para estrangeiros pelo litoral da baixada. 

Com o passar dos anos e a chegada de novas demandas, a marca passou a oferecer pacotes de viagens que incluem vários serviços. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

O franqueado só tem a opção de abrir uma unidade física, seja ela em rua ou em shoppings center. Ambas precisam ter no mínimo 50 m².

13. 3,2,1 Go! Travel

Uma empresa onde o seu foco são viagens para a Disney, nos Estados Unidos. Esse é o principal objetivo da 3,2,1 Go! Travel. A marca ajuda os clientes a adquirir o pacote de ingressos para os parques de Orlando, aluguéis e hospedagens de forma mais simples.

A agência também possui outros roteiros ligados a esse universo, como os cruzeiros da Disney. Outra frente em que atua, são as compras para enxoval de bebê na Flórida. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

A 3,2,1 Go! Travel atua apenas com o modelo home office, o que permite o franqueado ter maior flexibilidade de horário e mais controle financeiro.

14. World Study

Voltada para o mundo do intercâmbio e com o diferencial de um atendimento baseado no aconselhamento individualizado, a World Study é uma das marcas que mais cresce nesse segmento de mercado.

Graças a esse tipo de comportamento diante dos consumidores, a empresa consegue montar e adequar seus programas a qualquer perfil. Ajudando a escolher o país, cidade e todos os processos de mudança.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18.800
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

A marca pretende se expandir utilizando apenas o modelo de unidade física. São mais de 40 unidades em território nacional e outras três no exterior. 

Tipos de turismo

Algumas das melhores franquias que apresentamos acima atuam em apenas um tipo de turismo ou se dedicam mais para aquela área. Porém, o mercado e muito amplo e possui diversas áreas para explorar. Ao todo são sete maneiras para atender a todos os perfis de viajantes. 

Cultural

jovem durante o festival holi
O festival Holi é conhecido no mundo inteiro pelo seu colorido. Uma das marcas da cultura indiana

As empresas que atuam com o turismo cultural, programam viagens que visam apresentar e explorar localidades que possuam elementos culturais e históricos para uma determinada sociedade.

Pode ser passeios em bairros, cidades, ruas, complexos arquitetônicos, monumentos preservados, um evento artístico ou até um símbolo criado pela natureza. 

O principal objetivo dessa modalidade de turismo é educar e informar os visitantes sobre as características da localidade. Com a intenção de criar momentos de interação com a própria população local e criando uma experiência duradoura. 

Negócios

Durante muitos anos, era comum não considerar quem viaja a trabalho como um turista. Na maioria dos casos, quem realiza os trajetos com essa finalidade, não possui tempo de estadia suficiente para realizar alguma atividade turística.

Porém, esse pensamento mudou recentemente graças a uma nova visão das empresas que prestam serviços para esse segmento.

Como os colaboradores, empresários, CEOs, diretores etc, dependem de hotéis, transporte e refeição, eles movimentam a indústria do turismo.

A principal vantagem de atuar nesse setor é a possibilidade de conseguir vendas durante as épocas em que o turismo tradicional está com pouca procura: março a junho e agosto até novembro. 

LGBT

Um dos setores que mais cresce dentro do turismo, está ligado ao público LGBT. Segundo o último levantamento feito pela Associação Brasileira de Turismo LGBT (ABTLGBT), o mercado registrou um crescimento de 11% em 2017.

O público que busca essa modalidade costuma consumir 30% a mais do que os demais, além de movimentar mais de 10% no turismo mundial. 

Quem busca esse tipo de turismo, se interessa por cidades, regiões e eventos em que a comunidade não tentará impor regras que possam ferir a liberdade do viajante. 

No Brasil e no mundo há destinos especializados e tradicionais para o recebimento desse público específico. 

Ecoturismo e Aventura

O turismo ecológico é voltado para atividades sustentáveis. Ou seja, programas que visam explorar as belezas naturais de um determinado espaço, e ao mesmo tempo, preserva e conserva o meio ambiente. 

Além da exploração desses espaços, o ecoturismo também atrai aventureiros que buscam locais para praticar esportes radicais ligados a natureza, como rapel, escalada, trekking, rafting, arvorismo entre outros. 

Devemos tomar cuidado para não confundir essa modalidade de turismo com locais que visam apenas ganhar lucro por meio da atração excessiva de pessoas.

A principal base do ecoturismo é evitar ou minimizar ao máximo os impactos do ser humano no local visitado. Bem diferente do que podemos observar em grandes quedas de água, safaris etc. 

Estudos e Intercâmbio

O intercâmbio tem como finalidade promover a reciprocidade e relação entre povos diferentes. Uma das formas mais comuns de realizar essa modalidade de turismo, é estudando em outro país. 

Aqui não importa qual o seu nível de escolaridade. Cada estudante pode optar por um curso do idioma local, ensino médio, universitário e até pós graduação. Mas há também aqueles que buscam esse movimentação por meio do mercado de trabalho. 

Diversas empresas espalhadas no mundo, abrem oportunidade para empregos com uma duração já limitada. Como no caso da Disney. 

Existem países que também permitem o interessado a conciliar as duas modalidades de intercâmbio. Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Malta são alguns dos locais que possuem leis autorizando o trabalho para estrangeiros. 

Terceira Idade

O turismo voltado para a terceira idade é perfeito para as empresas que buscam alcançar novas pessoas e ampliar o seu lucro. Os turistas acima de 60 anos estão quase sempre em busca de novas experiências e diversão.

Principalmente quem passou a maior parte da vida trabalhando e teve poucas oportunidades para desbravar o mundo. Agora, aposentados ou próximos desta conquista, começam a se preparar para conhecer lugares e realizar sonhos. 

Pelo mundo existem locais e eventos especiais para essa parcela da população. Tais como cruzeiros e viagens a locais ligados a religião. Todos com infraestrutura que permite o idoso a ter maior segurança e conforto.

No decorrer do texto pudemos observar a variedade que o turismo nos permite atuar. São empresas que trabalham apenas com um tipo de viagem, outras com todos os modelos e algumas bem específicas para apenas um destino. 

Gostou do nosso conteúdo? Para saber mais sobre as vantagens de atuar no setor e descobrir como escolher seu empreendimento dentre as melhores franquias de turismo, baixe o nosso ebook!

ebook franquia de turismo

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
13 de março de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: