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Um dos primeiros desafios de quem deseja investir em uma franquia é escolher o mercado ideal para atuar. Para tomar a decisão certa, o melhor é que o futuro franqueado sempre considere os setores que tem interesse e conhecimento e que ofereçam boas possibilidades de crescimento.

Como uma das mais fortes no Brasil, a área de beleza chama a atenção dos investidores. Mas antes de fechar negócio com uma franquia de beleza é importante conhecer melhor os prós e contras e apostar neste mercado.

Setor em expansão no país 

Quem tem a intenção de investir em um negócio relacionado à beleza, entra em um mercado muito bem desenvolvido e que continua prosperando mesmo em um momento de instabilidade econômica.

Segundo dados do Euromonitor, a área de beleza movimenta anualmente US$ 30 bilhões no país e o Brasil representa quase metade do valor de vendas de cuidado pessoal e beleza da América Latina.

Falando especificamente do franchising brasileiro, em 2016 o mercado faturou mais de R$ 151 bilhões e o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar foi o que mais cresceu, apresentando uma variação de 15,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda de acordo com a instituição, só no terceiro trimestre de 2017 o mercado de beleza brasileiro já apresentava uma evolução de 9,2% quando comparado com o mesmo período de 2016.

Possibilidade de atuar com serviços e produtos

A maioria dos negócios exige que o franqueado escolha entre trabalhar com serviços ou com produtos, mas no mercado de beleza é possível optar por um ou outro ou mesmo atuar com os dois.

Por exemplo, as franquias de cosméticos e maquiagem costumam ter como foco a venda de produtos, mas algumas redes também oferecem treinamentos, aulas e workshops e outros serviços para clientes e profissionais da área.

Os salões de beleza, um dos tipos mais populares de empresas relacionadas ao setor, costuma prestar serviços de manicure e cabelereiro, mas também podem vender produtos como e cremes de cabelo para que suas clientes continuem os cuidados em casa.

Essa diversidade na atuação pode ser uma vantagem preciosa para o franqueado atrair novos clientes e também para lidar com período de baixa nas vendas de um serviço ou produto e manter o faturamento e alta.

Diversas opções de segmentos

O mercado de beleza é um dos mais multifacetados que existe, o que proporciona para o franqueado muitas opções para investir e um largo público-alvo para explorar.

Dentro deste setor, o investidor pode optar por negócios que prestam vários serviços e comercializam produtos diferentes ou buscar por alternativas de franquias especializadas. Há opções de redes de beleza que trabalham com cosméticos, procedimentos estéticos, maquiagem, design e manutenção das sobrancelhas, tratamento de cabelo e unhas e muito mais.

Alta demanda e público variado

O brasileiro naturalmente se preocupa com sua aparência e, mesmo em um momento em que precisa economizar, ele não deixa de gastar com a beleza, ainda que possa reduzir o investimento.

Com isso, o mercado de beleza dificilmente sofre com a sazonalidade e costuma ter uma alta demanda o ano inteiro.

Além disso, o público é bastante variado. Um bom exemplo dessa diversidade é que, segundo o Euromonitor, nos últimos 5 anos, o mercado de beleza masculina dobrou e movimentou mais de R$ 19,6 bilhões em 2016. A estimativa é que continue crescendo a uma taxa de 7,1% ao ano até 2019.

Homens e mulheres de todas as idades e perfis sociais podem se interessar por produtos e serviços relacionados à beleza, e ter um público tão grande e com desejo de investir em sua aparência e bem-estar é uma das vantagens mais fortes de investir nessa área.

A fidelização é possível

Quem consome produtos e serviços de beleza normalmente o faz com certa frequência e tem suas marcas e redes favoritas.

Por exemplo, se um cliente usa um shampoo e gosta do resultado, é bem provável que vá continuar comprando por um bom tempo. Os adeptos de um bronzeamento artificial geralmente realizam o procedimento de tempos em tempos e apenas em clínicas em que confiam. Quem já conhece um bom profissional que faça suas sobrancelhas do jeito que gosta, dificilmente muda de salão.

Além disso, muitos serviços oferecidos pelas franquias de beleza podem ser comercializados em pacotes, principalmente os procedimentos estéticos, como programas de tratamento de celulite, plano de hidratações para recuperar um cabelo danificado ou as assinaturas de caixas com novidades em maquiagem e cosméticos. Com isso, a fidelização dos consumidores se torna muito mais fácil!

Flexibilidade de modelos de negócio

Estar à frente de uma empresa de beleza também pode proporcionar mais flexibilidade na forma de gestão e operação do negócio, principalmente no caso das franquias.

Muitas redes oferecem a possibilidade do franqueado optar por uma loja física ou operar em esquema home-office. Nessa segunda modalidade, ele pode trabalhar em casa fazendo a divulgação do seu trabalho para a sua rede de contatos e pela internet e atender os consumidores a domicílio, seja em casa, no trabalho ou em uma reunião de amigos.

Essa é uma ótima forma de economizar, já que não há a necessidade de investir em aluguel de ponto comercial, folha de pagamento e estrutura e ainda garantir mais flexibilidade e autonomia na gestão do negócio.

Alta concorrência

Quem entra agora no mercado de beleza pode se deparar com uma concorrência muito grande em praticamente todos os nichos.

Nesse sentido, lutar para ganhar um espaço na área e conquistar a confiança do consumidor pode ser um dos maiores desafios dos empreendedores que optar pelo setor de beleza.

Aqueles que não estiverem muito bem estruturados para manter o negócio funcionando enquanto não cobre o investimento feito inicialmente e deixarem de fazer um bom plano para divulgação e fidelização do consumidor podem tem sérios problemas em manter a empresa de portas abertas.

Elevados padrões de qualidade

Em qualquer negócio é importante que a qualidade dos produtos e serviços estejam alinhadas com as expectativas do consumidor, mas no que diz respeito a beleza essa exigência pode ser ainda maior.

É necessário ter equipamentos adequados e uma equipe altamente especializada que possa não só instruir adequadamente os clientes, para que eles saibam exatamente o que estão contratando, mas também para assegurar que serão tratados com máxima atenção e respeito.

Outro ponto importante é a questão das normas sanitárias e operacionais que podem ser impostas a clínicas de estética, salões de beleza e outros negócios que trabalham com beleza. Todos parâmetros governamentais no que diz respeito a integridade e segurança do consumidor devem sempre ser respeitados.

 

 


2 Comentarios

Thassiana · 30 de junho de 2018 at 17:04

Estou pensando abrir uma franquia de estética pequena ou média .

    Equipe Encontre sua Franquia · 2 de julho de 2018 at 14:14

    Olá, Thassiana. Boa tarde!

    Iremos entrar em contato através do e-mail para informar mais detalhes sobre a nossa franquia Suav. Obrigada.

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