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Com as oscilações do preço da energia elétrica e a necessidade de economia nos lares, o setor de painéis solares para geração de energia se torna um mercado promissor para 2017.

Pioneira no desenvolvimento de projetos, instalação de sistemas e capacitação de mão de obra para o setor de energia solar fotovoltaica, a Blue Sol Energia Solar, está há 8 anos no mercado e neste ano inicia as atividades no sistema de franquias para expandir, ainda mais, seu raio de atuação e consolidar a marca no Brasil através de operações locais.

A estimativa é de que 2017 seja finalizado com 20 unidades em funcionamento.

O cenário é propício para o franchising. Nelson Colaferro, um dos fundadores da empresa ressalta que o mercado de energia solar fotovoltaica está em pleno crescimento e desenvolvimento.

“Já são mais de 5500 sistemas instalados e comercializados no Brasil, quase três vezes mais que em 2015. Os consumidores têm percebido os benefícios de gerar a própria energia que consomem e os aumentos no valor da taxa de energia tem feito com que as pessoas busquem outra maneira de suprir suas necessidades energéticas. Além disso, muitos estão preocupados também com a questão ambiental”, explica.

Colaferro conta também que a seleção dos futuros franqueados será bastante criteriosa, uma vez que operar um negócio na área, apesar de muito promissor, não é como comercializar produtos ou serviços convencionais e gerir empresas de outras áreas comuns ao segmento de franquias.

“Temos nas mãos um produto e um serviço que exigem conhecimento técnico. Além de tudo, estamos trabalhando na mudança e criação de cultura das pessoas”, explica o executivo.

Isso significa que será importante que o franqueado tenha conhecimento profundo do setor para uma boa base argumentativa para vendas, em um primeiro momento. Empreendedores com visão de negócio de médio e longo prazo e que têm preocupação com a questão da importância da sustentabilidade, por exemplo, têm perfil preferencial.

“É muito importante que o candidato à franquia Blue Sol tenha, também, entendimento financeiro e administrativo para gerir e operar o negócio com eficiência”, ressalta Colaferro.

Justamente por conta das particularidades que envolvem o negócio, a Blue Sol Energia Solar conta com um time especializado para o suporte ao franqueado e, mais do que isso, maturou o projeto por um bom período antes de leva-lo ao mercado.

De acordo com o diretor de operações da empresa, José Renato Colaferro, o objetivo, com a entrada no franchising, é aumentar a possibilidade de sucesso de novos empreendedores na área, além de expandir o alcance territorial da marca através do modelo de franquias.

“Percebemos que nosso modelo de negócios é muito assertivo e potencializa o crescimento de uma empresa no setor fotovoltaico. Aliado ao modelo de franquias, que é um dos formatos mais bem-sucedidos de expansão no Brasil, temos boas chances de sucesso”, avalia.

A meta, de acordo com Rafael Cafolla, gestor de franquias da Blue Sol Energia Solar, é chegar ao final de 2017 com 20 unidades em operação.

“Buscamos franqueados com perfil de gestor, conhecimento técnico e comercial para atuar em um setor novo, mas muito promissor”, explica o executivo, que aposta e acredita no potencial da marca e do setor, especialmente pela inovação, no segmento de franquias.

A empresa já definiu algumas cidades para iniciar o projeto de crescimento e atrair franqueados. Localizadas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, são elas: Belo Horizonte (MG), Uberlândia (MG), Brasília (DF), Goiânia (GO), Londrina (PR), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Em São Paulo, mais especificamente, os focos estão nas cidades de Campinas (SP), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP) e São José dos Campos (SP). Todos esses centros foram definidos com base em estudos feitos pela franqueadora, que avaliou o potencial de cada uma das cidades em uma série de aspectos para a viabilidade do negócio.

Até 2020, a Blue Sol pretende instalar 20 mil sistemas de energia solar fotovoltaica e continuar crescendo com consistência e solidez.

Categories: MERCADO

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