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Apesar de antigamente a prioridade das indústrias serem máquinas e produção, administradores e pesquisadores concluíram que sem os devidos cuidados com os funcionários, que eram responsáveis pela produção e por operar as máquinas, de nada adiantaria exigir muito o cumprimento de metas e possuir máquinas de última geração.

Hoje sabemos que muitas teorias influenciam as organizações e o mercado de franquias.

O Mercado de Franquias e a Hierarquia das Necessidades

mercado de franquias

 

 Pirâmide de Maslow

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A Hierarquia das Necessidades é também conhecida como Pirâmide de Maslow. Abraham H. Maslow foi um psicólogo norte-americano que acreditou que todas as pessoas possuíam 5 necessidades que seguem uma ordem linear até chegar a última e mais querida por todos, a Auto Realização ou Realização Pessoal.

Acredita-se ainda que chegando no último nível, atinge-se a felicidade plena.

 As 5 Necessidades

O ser humano precisa atingir 4 etapas antes de chegar na última, que é a Realização Pessoal. São elas exatamente nesta ordem:

 

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1. Básicas/Fisiológicas: É impossível fazer ou pensar em qualquer coisa sem suprir esta necessidade primeiro. São basicamente necessidades naturais do corpo como: sede; fome; sexo; homeostase; respiração; sono e excreção.

Por isso, não importa o que esteja fazendo no momento, se bater a vontade de ir ao banheiro ou estiver com sono, sua atividade será adiada, você querendo ou não, para resolver estas pendências primeiro.

Para a Vida Profissional: Flexibilidade nos horários dos funcionários para maior conforto físico e mental.

Comida

2 – Segurança: É a necessidade de sentir-se confortável, tanto física quanto psicologicamente. Morar numa casa segura, estar bem de saúde, não possuir inimigos e até mesmo possuir um emprego ou uma fonte de renda que supra estas duas primeiras necessidades.

Para a Vida Profissional: Benefícios, bons salários e estabilidade são alguns dos exemplos de segurança neste caso.

3. Amor/Relacionamentos: Depois de se sentir bem com seu corpo e seguro de maneira geral, existe a necessidade de nos relacionarmos. Esta etapa é mais complexa e existem vários outros artigos tratando deste assunto, mas o resumo é que todos precisamos fazer parte de algum grupo.

Precisamos de afeto, da sensação de ser querido por alguém. Esta fase envolve: amigos, família, relacionamentos amorosos entre outros grupos sociais diversos.

Para a Vida Profissional: Ter amigos no trabalho e uma boa relação com os superiores são exemplos de relacionamentos.

Amor

4. Estima: Quem chega nesta etapa pode-se dizer que está a um passo da felicidade. A autoestima significa ter confiança e estar bem consigo mesmo, é o “se olhar no espelho e gostar do que vê”.

Também carrega um sentimento de conquista que é a sensação de “dever cumprido” e respeito, tanto você pelos outros quanto os outros por você.

Para a Vida Profissional: Obter reconhecimento no mercado de franquias por seus trabalhos

Autoestima

5. Realização Pessoal: Poucos chegam neste patamar. Quem tem o privilégio de estar aqui simplesmente passa a enxergar o mundo com outros olhos.

É como se sentir superior mas sem “jogar na cara” ou passar por cima dos outros. De acordo com Maslow, as características que possuem esta etapa são: moralidade, criatividade, espontaneidade, solução de problemas, ausência de preconceitos e aceitação dos fatos.

É ser na prática tudo o que já foi falado sobre boa convivência em sociedade.

Para a Vida Profissional: Ter autonomia nas decisões de trabalho, alcançar o cargo máximo, ser um gestor por merecimento e tempo de empresa.

Observações

Para passar de cada fase e permanecer em alguma é necessário atentar-se para os seguintes informes, segundo Maslow:

  1. Uma etapa deve ser saciada (pelo menos em parte) para que o indivíduo passe para o próximo nível da hierarquia.

  2. As necessidades da autorrealização nunca são saciadas, sempre que uma necessidade se sacia, surgem novas ânsias e objetivos.

  3. As necessidades fisiológicas nascem com os seres humanos e são as mais fáceis de serem saciadas, ao contrário das outras etapas.

  4. Quando se conquista determinados elementos de um grupo de necessidades, o indivíduo sempre se motiva em conseguir atingir mais objetivos.

  5. As necessidades insatisfeitas, ou seja, que não conseguirem ser cumpridas, implicam reações negativas no comportamento do indivíduo, como frustrações, medos, angústias, inseguranças e etc.

 

 

Categories: MERCADO

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