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Microfranquias com investimentos de R$ 6 mil a R$ 80 mil


Para quem está pensando em se tornar um empresário, seja por vontade ou necessidade, as microfranquias, além de serem um negócio de baixo investimento inicial, oferecem menores riscos ao empreendedor do que um empreendimento próprio. 

As franquias são empreendimentos que funcionam como uma cópia autorizada de uma marca já conceituada no mercado. Assim, o empresário recebe treinamentos e autorização para explorar comercialmente os produtos ou serviços. 

Além disso, ele passa a ter acesso a todo o know how e expertise da franqueadora. Vale lembrar que iniciar um empreendimento com um plano de negócio estruturado, testado e aprovado pelo público alvo é fundamental para o sucesso. 

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir com algumas dicas de microfranquias e quais as vantagens de abrir uma empresa nesse formato. Acompanhe a leitura com a gente.

Quais as vantagens das microfranquias?

As microfranquias são modelos de negócio que são definidos pelo valor total do investimento e estrutura necessária para o seu desenvolvimento. Esse conceito é aplicado com base no Produto Interno Bruto (PIB) per capita. 

Dessa forma, a instituição responsável por reunir as principais franquias é a Associação Brasileira de Franchising(ABF), que define o seguinte: para ser considerada uma microfranquia, no investimento, o empresário não pode gastar mais do que três vezes o valor citado acima. 

Atualmente, essa quantia gira em torno de R$ 90 mil. Em suma, além do capital inicial, existem poucas diferenças entre os modelos tradicionais de franquias, talvez outra diferença seja o modo de trabalho do futuro franqueado que, na maioria dos casos, atua como home office.   

Porém, as diferenças entre as duas formas de negócios termina aí. Todas as demais regras e objetivos do empreendimento, devem seguir a Lei de Franquias. Ou seja, apresentar a Circular de Oferta de Franquia (COF), respeitar os prazos determinados pela norma, seguir o padrão de contrato etc.

O segmento de franquias é um dos modelos mais seguros que existe no mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cinco em cada cem unidades fecham as portas antes de completar dois anos, quase quatro vezes menos que as tradicionais empresa. 

Para entender melhor como funciona o sistema de franchising e as microfranquias, confira o vídeo a seguir.

10 opções de microfranquias entre R$ 6 mil a R$ 80 mil

Segundo um levantamento feito pela ABF, em 2018 foi detectado um crescimento de 8% no número de microfranquias no país. Assim, existem mais de 580 marcas que oferecem esse modelo, ajudando o setor de franchising atingir o faturamento superior a R$ 186 bilhões.

Para quem tem entre R$ 6 mil e R$ 80 mil as opções são muitas, e abrangem os mais diversos segmentos. Existem opções nos mercados de alimentação, comunicação e tecnologia, basta escolher aquele que melhor encaixa no seu perfil e no seu bolso.

Apesar de ter um investimento menor e uma capacidade de atendimento inferior aos modelos tradicionais, é possível que as pequenas franquias alcancem um faturamento próximo e até igual a elas. 

Investir nesse tipo de negócio próprio pode ser uma boa solução para quem deseja fazer um empreendimento para ajudar na renda ou se torna a principal fonte. Dessa forma, ao ver a crescente de investidores sendo atraído pelo serviço, coube as marcas criarem novas soluções para expandir a sua área de atuação. 

1. BagNews

Na área de comunicação, a opção é a microfranquia de mídia ecológica BagNews. A marca é indicada para pessoas dinâmicas e comunicativas, pois seu trabalho será comercializar os anúncios a serem veiculados nas sacolas, além de distribuí-las nos pontos previamente selecionados na sua região.

Além disso, ela pode ser operada a partir da própria residência do franqueado, sem a necessidade de um ponto físico, uma vez que a maior parte do trabalho será realizada em atividades externas com visitas para vendas de anúncios.

Dessa forma, a BagNews consegue movimentar o negócio local com embalagens que são utilizadas pelos clientes durante um longo período de tempo devido a sua durabilidade e praticidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 24,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 12 meses

2. Mardelle

A Mardelle é uma franquia de roupas íntimas que está no mercado desde a década de 1990. Conhecida por produzir peças de qualidade, com tecnologia voltada para o conforto dos usuários, a empresa vem se dedicando na expansão da sua área de atuação. 

Com modelos voltados para as mulheres, homens, gestantes, plus size e crianças, a Mardelle aposta no seu modelo de microfranquia para se fixar ainda mais no mercado, se tornando referência quando se fala de moda íntima. 

Seu modelo home office permite que o empresário vá até seu clientes com estoque para pronta entrega, se tornando um vendedor itinerante. Uma das vantagens desse formato, é poder fazer o seu próprio horário de trabalho.

Além disso, o franqueado tem o direito de repor o seu estoque de acordo com as suas necessidades. Diferente de alguns concorrentes, que obrigam seus empreendedores a adquirir uma quantidade igual para todas as peças do catálogo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 24,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 12 meses

Veja o infográfico a seguir com dicas para que o seu trabalho de home office seja um sucesso.

infográfico cuidados para trabalhar de home office

3. DocSystem

Tendo a área de tecnologia como uma das que mais cresce no país, a DocSystem – líder no desenvolvimento de software de Gestão de Documentos, Conteúdo e Processos – oferece cinco modelos de franquias, com investimentos baixos e alta rentabilidade. 

Dentre as opções estão os modelos home based, Express, Silver, Gold e Platinum, que variam de acordo com a necessidade e capacidade de investimento do franqueado.

Porém, vale ressaltar que o candidato não precisa ter conhecimento de programação, uma vez que os softwares já estão preparados para serem comercializados.

Assim, cabe ao franqueado ir atrás de clientes e conseguir empresas para fazer parte da carteira de parceiros da DocSystem. Ou seja, conseguindo bons contatos comerciais e interessados em digitalizar seus empreendimentos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 27 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 5 meses

4. Acquazero

A Acquazero é uma rede de franquias voltada para estética automotiva. Ela é considerada a maior do segmento de acordo com a ABF. Seu maior diferencial é permitir que um carro seja limpo com apenas 300 ml de água. 

Além disso, ela oferece outros tipos de serviços como polimento, enceramento, higienização de ar-condicionado, impermeabilização de estofado, revitalização de pintura etc. Outro detalhe importante, é que graças ao seu método, o franqueado também pode ter lucro fazendo a higienização de sofás, carpetes e tapetes. 

Seu formato home office, permite que o franqueado vá até seus clientes em casa ou trabalho, criando um relacionamento mais próximo e confiável com os consumidores. Com os ganhos da microfranquia, o franqueado pode começar a sonhar em aumentar sua franquia para um modelo de loja física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

5. Delícia de Bolos Caseiros

Para aqueles que sonham em entrar para o ramo de alimentação, a opção é a microfranquia Delícia de Bolos Caseiros. A marca possui um dos melhores investimentos dentro das microfranquias do segmento. 

Desde a sua fundação, o objetivo da marca é ter um empreendimento que fosse a cara da família brasileira, algo que possa ir além de agradar ao paladar, mas trazer sensações únicas para os clientes. 

Assim, foi desenvolvida e idealizada a Delícia de Bolos Caseiros, uma franquia que possui um modelo de negócio simples com treinamentos, equipamentos, utensílios, mobiliários, vitrines etc. Tudo para que o franqueado possa ter a melhor estrutura possível. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 40 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 15 meses

6. Quisto Corretora de Seguros

Voltada para corretagem de seguros, a Quisto é uma franqueadora que permite os empreendedores a trabalhar com apenas um computador e acesso a internet. Assim, ele consegue oferecer todos os seus serviços sem necessitar de uma estrutura de loja. 

Uma das principais vantagens da marca é a possibilidade de oferecer mais de 90 tipos de opções de produtos, sejam eles seguros de vida, carro, viagem, saúde ou serviços financeiros como consórcios

Além disso, a Quisto surgiu com a proposta de oferecer as melhores taxas de comissionamento do mercado. Atualmente, elas podem variar entre 10% e 45% dependendo do tipo de contrato que os clientes firmarem.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Conheça um pouco mais sobre as vantagens de investir nesse setor, baixando o ebook abaixo.

ebook franquia de seguros

7. Limppo Multiserviços

Ao ser fundada em 2001, a marca Limppo Multiserviços vem crescendo no Brasil. Em menos de uma década, ela já continha um modelo de franquia de sucesso e pronto para atuar em diferentes mercados e carregando todo o seu know how e expertise. 

Dessa forma, a empresa passou a se destacar dos concorrentes devido ao pacote completo que as demais franquias de serviços não possuíam. Ou seja, conservação, manutenção predial, jardinagem, controle de pragas, apoio geral, brigada de incêndio, limpeza etc. 

Além disso, a empresa passou a utilizar de práticas de responsabilidade sócio-ambiental, o que acabou a transformando em uma empresa com qualidade e excelência nos atendimentos. Para os franqueados, serão disponibilizados treinamentos e suportes diferenciados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

8. Multifilmes

Fundada no final dos anos 1990, a Multifilmes só iniciou sua operação de franquias em 2017. A rede é voltada para a aplicação de películas automotivas e arquitetônicas e exige certo conhecimento dos franqueados, que também são submetidos a treinamentos para entregar o melhor trabalho possível. 

Além disso, o empreendedor dessa franquia pode oferecer outros serviços automotivos como uma forma de complementar o faturamento da unidade. Vale destacar também os serviços ligados a papéis de parede e adesivos para envelopamento de carros. 

Dessa forma, com diferentes opções de empreendimentos para os franqueados, a Multifilmes espera conseguir atingir uma grande quantidade de empresários para tornar a rede ainda maior. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 28 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

9. Rio Sul

Mais um exemplo de franquias de serviços voltada para aquisição de crédito e outras operações financeiras, a Rio Sul é uma marca que atua no mercado desde 2017. Os franqueados podem se instalar em lojas de rua ou prédios comerciais. 

Ao atuar com uma rede de parceiros, a franqueadora conta com um sistema próprio que analisa cada cliente para entregar soluções personalizadas de acordo com a necessidade.

Além disso, a empresa é uma processadora de crédito própria, o que garante melhor qualidade no serviço e menor chance de transtornos nas operações. 

Devido ao seu sucesso, a Rio Sul conta com mais de 20 unidades e espera conseguir dobrar o alcance nos próximos anos. Principalmente com seus planos com retorno financeiro atrativo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

10. Tserv Dedetizadora

Voltada para conservação de espaços, a Tserv Dedetizadora é uma marca que tem como principal produto o controle de pragas. São mais de duas décadas atuando no segmento e com processos mais modernos e eficientes. 

Dessa forma, sempre ligado as tecnologias do mercado, a marca passou a crescer operando com seus próprios maquinários e produtos químicos. Com uma base sólida, a empresa passou a oferecer um know how e plano de negócio diferenciados para seus franqueados. 

Assim, tendo como missão realizar serviços de dedetização menos agressivos ao meio ambiente e animais, a Tserv passou a ser reconhecida pelo empreendimento sustentável.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

As microfranquias são conhecidas no mercado pelo seu baixo investimento e alto retorno financeiro. Em alguns casos, devido ao alto rendimento, elas acabam se tornando empreendimentos maiores.

Dessa forma, na maioria dos casos, não é necessário uma estrutura muito grande para operar. Basta computador, internet, disciplina e um espaço confortável em sua casa para que comece a lucrar com sua unidade. 

Gostou do conteúdo? Quer saber um pouco mais sobre microfranquias? Acompanhe a leitura pelo o post a seguir “As Microfranquias vão tirar o Brasil da Crise”. 

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
8 de setembro de 2016

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