fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Modelo de franquia: sua chance de sucesso!


Anda pensando em um modelo de franquia para investir, mas ainda está com dúvida se deve mesmo iniciar esse processo? Não se preocupe! Neste artigo, vamos mostrar para você que é possível investir sem medo e com menos riscos. Acompanhe!

Primeiramente, nós sabemos bem como é preocupante investir o seu capital em algo que você não conhece e que precisa dar certo. Claro, essa é uma preocupação absolutamente normal para qualquer empreendedor que busca por um modelo de negócio.

Por isso, o maior receio é de não dar certo e perder todo seu investimento guardado há tempos para a realização de um projeto de vida e que será o seu ganha pão.

O franchising é um setor que permite prever riscos por meio de pesquisas de mercado, estudos calculados de desempenho, viabilidade técnica de ponto. São dados e estudos estruturados para que o seu negócio enfrente os menores riscos no mercado.

Ou seja, no que depender do suporte das franquias, os riscos deverão ser mínimos e as possibilidades de sucesso bem altas! Quer saber porquê? Leia mais!

Modelo de franquia: opção mais segura

Para se ter ideia da diferença do potencial das franquias em comparação com os empreendimentos convencionais, um estudo do Sebrae  identificou que o índice de mortalidade das empresas criadas do zero é bem maior.

De acordo com a análise, a cada 100 empresas, 23 encerram as atividades em menos de dois anos de existência. Por outro lado, com as franquias é diferente. A cada 100 unidades franqueadas, apenas 5% encerram as atividades em até 24 meses de atuação, segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Baseando nesse estudo, se aumentarmos o tempo de análise de dois anos para dez, a diferença das taxas de mortalidades são ainda mais expressivas. De acordo com a pesquisa da ABF, em até 10 anos, o número de franquias que fecham as portas são de 15 unidades.

Enquanto na avaliação do Sebrae, a cada 100 empresas comuns, 75 fecham as portas antes mesmo de completar 10 nos de existência. Mas o que influencia na taxa de mortalidade para que os números sejam tão diferentes entre os dois modelos de empreendimento?

Desde que surgiram no Brasil, ainda na década de 90, o mercado de franquias se demonstra vantajoso e nunca recuou. Um exemplo são os números de 2017, período em que o país passou por uma crise considerável na economia. Naquele momento, o setor de franquias alcançou um faturamento de R$ 163 bilhões.

Assim, o valor correspondeu a um crescimento de 8,1% em comparação ao ano anterior. Diante dessas informações, é possível perceber que o ambiente é mesmo promissor e traz uma carga de segurança aos empreendedores.

Viu como é um cenário bem promissor? Quer saber tudo sobre o que é uma franquia e como elas funcionam? Acesse nesse vídeo e fique por dentro de tudo sobre franquias!

Modelo de franquia: vantagens

Primeiramente, vamos falar da experiência adquirida pelas franquias. Mais conhecida como know how, esse termo, em tradução livre, é o mesmo que saber fazer. Esse saber fazer foi trabalhado há anos pela marca, sendo amadurecido e fortalecido no mercado, para ser repassado como conhecimento para todos os franqueados.

Dessa forma, os riscos de imprevistos são devidamente calculados para não interferir no desempenho do empreendedor. Os conhecimentos envolvem todas as etapas de implantação da unidade, a escolha do ponto até a rotina de operação da unidade. Todos os processos são acompanhados pela franqueadora, com o objetivo de garantir o sucesso das unidades.

Além disso, as franqueadoras conhecem bem o perfil do cliente e sabem onde ele está, facilitando, inclusive, o encontro de interesses entre oferta e demanda.

Um fator determinante que faz toda diferença nas franquias é construção da marca. Você já imaginou se tivesse que começar do zero até que chegasse ao ponto de maturação da marca ser reconhecida em todo o País?

De fato seria bem mais demorado e, se o seu interesse for resultado em pequeno e médio prazo, realmente as franquias já passam na frente nesse quesito.

Como funciona a aquisição de um modelo de franquia?

Antes mesmo de iniciar o seu negócio, a franquia apresentará um plano de negócios. Esse estudo servirá de base para que você coloque em prática tudo que precisa para alavancar o desempenho do seu negócio.

Por isso, logo quando você entra em contato com as franquias é apresentado o plano de negócios por meio da Circular de Oferta de franquia (COF).

Na COF, todas as informações sobre o empreendimento serão apresentadas, além de direitos e deveres do franqueado. O documento também deve descrever todas as taxas que precisam ser pagas na aquisição da franquia.

Assim, é possível que você tenha acesso a tudo que será oferecido e confirme se está dentro de sua expectativa de atuação como franqueado. Dessa forma, você consegue ter algumas garantias e seguranças no processo de atuação que são, inclusive, exigidas pela Lei de Franquias.

Por isso mesmo, estude bem as opções de negócios, o tipo de franquia que você deseja, e quais os  produtos e serviços que a marca oferece aos clientes. Dessa forma, as chances de se tornar um empreendedor bem-sucedido aumentam.

Modelo de franquia: setor colaborativo

É importante dizer que as franquias existem alguns custos, que devem ser pagos tanto no início das operações, quanto no decorrer da permanência no negócio.

Do mesmo modo que essas taxas são despesas, elas se tornam investimentos em suporte, muito mais acessíveis do que se fosse necessário um investimento profissional para ajudar em cada um desses setores.

Imagine que, por trás desse suporte, existe uma equipe que trabalha para fornecer os melhores resultados para todos os franqueados da rede.

Assim, outro ponto positivo é justamente o rateio entre os franqueados. Como essas taxas são mensais, cada franqueado contribui com um valor fixo ou porcentagem, de acordo com o modelo de negócio escolhido.

Dessa forma, fica muito mais acessível ter a prestação de serviço que é necessário para as unidades da franqueadora. Sendo assim, tanto é positivo para o franqueado, que arca com valores bem menores; quanto para o franqueador que necessita desses valores para manter a estrutura do negócio funcionando bem.

Esses valores também são investidos em estudos, estratégias de marketing para melhor visibilidade da franquias, além de treinamentos, desenvolvimento de novos produtos, entre outros benefícios.

Investimento seguro

homem segurando as franquias segurança
O franchising prevê todos os pontos inclusive o prazo de retorno possível, assim possibilita uma segurança maior dos processos

 Para analisar como funciona o processo de retorno das franquias, avaliamos que existe uma previsão calculada e que permite ter uma base média de retorno do investimento.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, é possível que o investidor recupere o valor investido na em um prazo médio de até 30 meses.

As microfranquias são modelos menores e, conforme mencionamos no inicio desse artigo, são modelos mais acessíveis para investir, além de apresentarem prazo de retorno bem mais rápido.

É possível recuperar os valores investidos com certa tranquilidade, claro se houver foco e determinação no desempenho do trabalho que será oferecido.

Também é preciso falar do faturamento médio por mês e da margem de lucro líquido. Ou seja, do lucro obtido quando já descontadas as contas a pagar. O resultado costuma variar entre 10% e 15% de faturamento, segundo a ABF.

De toda forma, é possível se organizar com um capital de giro valor disponibilizado para segurar as despesas até que a franquia ande com as próprias pernas.

Modelos de franquia: quais são os segmentos?

Se um modelo de franquia será o seu primeiro negócio, ou se você já teve uma experiência nem tão positiva em um empreendimento, certamente as chances de desenvolver melhor o seu negócio apostando no franchising será bem maior.

Escolher o modelo ideal e o segmento mais certeiro para o seu perfil, é o primeiro passo que precisa ser dado. Entre os 11 segmentos do franchising, certamente existe um que esteja dentro da sua expectativa. Existem inclusive opções de franquias baratas e bem lucrativas nesses segmentos:

De acordo com um estudo realizado pela ABF em 2018, alguns segmentos apresentaram melhores resultados ao longo dos anos, com destaque para o faturamento e crscimento das franquias. Assim, foi identificado que, entre todos os 11 segmentos, alguns despontaram com crescimento significativo.

Setores em destaque

Entre os setores do franchisng, o que registrou maior crescimento foi o de Serviços e Outros Negócios. Dentro desse mercado, redes que atuam com corretoras de seguros registram resultados positivos ao longo dos anos. Ao todo, o segmento de Serviços registrou um aumento de 8,9% no faturamento no segundo trimestre de 2018.

Fatores que facilitaram esse crescimento são o aumento da demanda por serviços administrativos e novos processos de automatização, além da aposta em novos formatos de franquias, que possibilita uma maior entrada de diferentes perfis de empreendedores.

Em segundo lugar, as franquias de serviços educacionais também se posicionam como boa oportunidade de investimento, om crescimento de 8,7%. De acordo com a ABF, o que motivou esse desempenho foi a mudança de comportamento do consumidor e, também, o aumento das renovações de matriculas para esse tipo de serviço.

Em terceiro lugar, estão as franquias inseridas no segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 8,5% de crescimento proporcionados pelo aumento do concerto de eletrônicos e à venda de acessórios do segmento.

Assim,em quarto lugar ficou um segmento que é bem presente no franchising, o setor de saúde, beleza e bem estar. Em quarto lugar com 6,6%.

Serviços voltados para o segmento de Casa e Construção também foram destaque, com 6% de aumento no faturamento, estimulado pelo aumento da demanda de reformas.

Diante desse cenário,fica mais fácil compreender o potencial e os segmentos possíveis para atuação nesse ambiente promissor que é o modelo de franquia. Quer saber como fazer para se tornar um franqueado de um desses segmentos de sucesso? Acompanhe a seguir!

Como comprar um modelo de franquia?

passo a passo como comprar uma franquia
É necessário seguir um passo a passo a partir da escolha pelo investimento

Agora que você conhece as opções de segmentos e sabe porquê as franquias são bem mais seguras para investir, chegou o momento de entender como acontece o processo de investimento em uma franquia.

A seguir, listamos o passo a passo de aquisição de uma unidade franqueada.

Contato com a marca

Para demonstrar interesse em investir em uma franquia, é importante fazer contato com a franqueadora. Esse passo é bem simples: basta acessar o site da marca em que você tem interesse e preencher o cadastro, com dados de contato solicitados pela rede.

Posteriormente, a rede entrará em contato para que uma entrevista seja agendada. O momento da entrevista é crucial para que os objetivos da rede e os do futuro empreendedor sejam analisados.

Entrevista com franqueadora

A partir do contato, é realizada uma entrevista com o candidato a franqueado. Essa conversa pode ser feita por telefone, videoconferência ou pessoalmente. Cada franquia irá determinar como acontece esse contato entre candidato a franqueado e representantes da marca.

O intuito desse contato é analisar verdadeiramente o perfil do candidato, tanto pessoal quanto profissional, além de conhecer as reais condicções financeiras do futuro empreendedor.

Tudo para que possam entrar em um consenso com os objetivos e expectativas do futuro franqueado e, também, com as propostas da rede.

Leitura da COF

Após o contato e a definição real dos interesses e condições, sendo o seu perfil de empreendedor aprovado, é enviado ao candidato uma Circular de Oferta de Franquia (COF).

Como já falado, esse é um dos documentos mais importantes, que descreve tudo que envolve o investimento em franquias e explícita direitos e deveres de ambas as partes envolvidas no empreendimento.

Pagamento Taxa de Franquia

Tudo certo, aceitando as condições da COF e do contrato de franquias, é chegado o momento de definir o modelo que vai optar, se loja física ou home office. Depois disso, é preciso efetuar o pagamento da taxa de franquia, que garante o direito de uso de marca pelos franqueados.

Assinatura do Contrato

Em seguida, o passo de confirmação do investimento é a assinatura do contrato. Assinando o contrato, será possível dar entrada ao processo de registro da franquia e, se for um ponto de loja física, dar início ao processo de implantação.

Além do mais, é possível já iniciar o treinamento e se preparar enquanto não abre a loja ou inicia o negócio.  Pronto, você já é um fraqueado!

Entendeu o quanto pode ser mais seguro escolher um modelo de franquia para empreender? Assim, você fica mais tranquilo para executar o seu trabalho, focando energias no desempenho do negócio e com muito mais condições de alcançar os resultados esperados em um empreendimento!

Quer saber mais sobre as franquias? Acesse o material que trouxemos gratuitamente para você nesse ebook!

ebook em qual franquia investir
Autor: Denise Melo
31 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

male stimulants|natural sugar craving suppressants|cbd topical balm