fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Negócios em sociedade exigem clareza de papéis e formalização


Negócios em sociedade podem ser facilitadores no momento de investir em uma franquia, principalmente quando não se tem o capital necessário para o empreendimento. Anda pensando em abrir uma sociedade? Saiba mais neste artigo!

As opções de sociedade nas franquias têm características diferenciadas  de um modelo independente que precisam ser avaliados com cautela antes mesmo de iniciar em um projeto compartilhado.É preciso estar atento as obrigações e funções de cada individuo na atuação do negócio.

Dessa forma é possível que o investimento seja uma parceria de sucesso se conduzida de forma responsável e compartilhada. Vamos mostrar nesse texto os conceitos de sociedade e algumas informações para que você se prepare na hora de escolher um sócio para o seu negócio. Veja!

Como são feitos negócios em sociedade nas franquias?

Primeiramente vamos definir o conceito básico de uma sociedade financeira. A sociedade corresponde a junção de pessoas físicas ou jurídicas que buscam se unir em atividades que geram lucros.

Sendo assim os negócios em sociedade são facilitadores no ato de iniciar um investimento, quando um dos participantes não tem a capacidade financeira necessária para iniciar.

Dessa forma ele busca por um sócio que pode ser o seu alicerce financeiro durante esse processo de investimento. Cada sócio  tem deveres que devem ser cumpridos durante essa parceria financeira de acordo com sua função.

Nas franquias existem dois tipos de sócios, conheça o perfil e o dever de cada sócio a seguir !

Sócio Operador

O sócio operador é o que podemos chamar também de administrador, ele está à frente das questões administrativas do negócio e participa de forma ativa do dia a dia da franquia. Tem sua função e trabalhar para colocar em pratica todas as propostas de funcionamento da franquia e organizar as questões financeiras..

Além de manter a fluidez do negócio para que alcance os resultados necessários para o desenvolvimento do empreendimento ele também cuida da gestão operacional da empresa.

Portanto o sócio operador além de ter uma participação nos lucros da empresa ele também recebe o pró-labore, que é um salário definido para o responsável por gerenciar o negócio. Esse acordo deve ser firmado em contrato social para que tudo fique bem claro entre as partes envolvidas na sociedade.

Uma outra questão importante na hora de definir as funções de cada um é que para ser um sócio operador ou administrativo é preciso que ele tenha um perfil administrativo e que tenha inclusive tido experiências voltadas para gerencia, além de saber lidar bem com os números.

Características fundamentas para quem irá atuar a frente de uma empresa.

Sócio Investidor

O sócio investidor é alguém que entra no negócio para investir um capital a fim de alcançar lucros. Nesse caso ele não atua a frente do negócio deixa que seja conduzido pelo administrador e só recebe o que lhe cabe de acordo com o crescimento do negócio.

O seu único objetivo nesse caso é sim o lucro, portanto ele vai entrar em empreendimentos que estejam alinhados com uma potencialidade de crescimento alta e que ele prevê que sejam atrativos para alcançar os resultados que ele espera.

Quer saber mais se você deve ter um sócio? Assista neste vídeo!

Quais tipos de franquias permitem negócios em sociedade?

Uma sociedade pode ser feita em qualquer tipo de franquia, depende da sua escolha pelo negócio. Comumente franquias como Corretoras de Seguros, onde existem corretagens de vários serviços costumam ter sócios. Isso porque  exigem um perfil mais administrativo ou simplesmente pela  alta lucratividade que podem alcançar.

Sendo assim chamam atenção de investidores que visam obtenção de lucro. Porem  uma  sociedade diz mais respeito sobre a  condição de investimento  do que a mera opção. Não necessariamente é preciso ter um sócio ,caso você tenha condições de abrir um negócio sozinho.

No caso das corretoras de seguro por serem baratas, de fácil administração e alta rentabilidade você não precisa dividir seus lucros, por exemplo. Quer saber mais sobre o setor de seguros e suas vantagens? Veja nesse infográfico!

infografico setor seguros

Como escolher um sócio para avaliar negócios em sociedade

troca de mãos
Nos negócios em sociedade um complementa o outro nas atividades do empreendimento

Você anda buscando investir em franquias mas não sabe ainda como escolher um sócio que esteja alinhado com os seus objetivos? Realmente não é tarefa muito fácil mas é possível. Vamos dar algumas dicas para que você escolha com atenção o candidato certo para o negócio em sociedade que você anda buscando.

Afinidade

Afinidade é algo que independente da relação é importante, sobretudo se for uma relação de negócios. Não quer dizer que ambos tenham que concordar em tudo,mas precisam ter uma boa relação de convivência para administrarem o convívio e as ideias.

Por outro lado existem sócios investidores que mal tem contato com o administrador deixando por conta dele toda responsabilidade dos negócios visando apenas receber os lucros. De toda forma essa afinidade é importante principalmente para conseguir um sócio.

 Objetivos em comum

A principio o objetivo de qualquer investidor, independente do tipo é alcançar resultados, certo? Alinhar esses objetivos é uma maneira de estarem em consenso . Essa observação é importante porque os perfis são diferentes.

Pode ser que um seja mais flexível e não tenha medo de arriscar enquanto o outro seja mais conservador e não goste de colocar tudo em jogo. Portanto a melhor forma de chegarem a um ponto ideal é conversarem sobre a melhor forma de administrar o conflito, caso contrário busque alguém que esteja mais próximo do seu objetivo.

Princípios éticos

Este é um fator primordial para a escolha de um bom sócio. A ética é pautada em uma relação de princípios com as outras pessoas, infelizmente nem todos estão alinhados com esse principio.

Se você encontrar alguém que coloca os lucros acima de qualquer coisa tem algo errado, isso se você tiver um perfil que paute na qualidade do trabalho e na boa relação entre as pessoas. Avalie com cautela.

Habilidades diversas e complementares

quebra cabeça complemento
Cada qual com sua característica complementa as necessidades do negócio

Possuir todas as habilidades não é possível, por isso mesmo dividir as características no ato de administrar é um fator importante.

Se o seu perfil é mais dinâmico e gosta de lidar com as pessoas, mas não tem muito jeito com os números e questões administrativas,não te problema. Busque por alguém que seja o oposto. Assim ambos vão somar s habilidades.

Comprometimento

Esse é um fator essencial em um investimento em franquia ou em qualquer outro. O comprometimento faz parte da relação de parceria em qualquer setor e diz muito sobre o desempenho de um negócio.

Na relação de sociedade ele deve existir entre ambos a fim de buscarem o objetivo em comum, conforme já dito no decorrer deste texto.

É possível encontrar um sócio que irá permitir que o seu negócio saia do papel e será muito bem desempenhado se souberem juntos administrarem tudo com comprometimento.

Os conflitos fazem parte de qualquer relação mas  diferença está na forma como são administrados e resolvidos em busca de uma solução que atenda todas as partes. Faz parte de todo trabalho em equipe e sociedade

Gostou desse conteúdo sobre negócios e sociedade? Anda pensando em investir em franquias mais ainda não sabe bem em qual modelo de negócio investir? Assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre o universo de franquias para se preparar para o mundo do franchising!

Autor: Denise Melo
22 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: