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Nham, Nham: conheça 17 franquias de fast food para investir e lucrar


Franquias de fast food podem ser um ótimo investimento, mas é preciso cuidado ao escolher a sua. Quando o empreendedor se identifica com o negócio, ele tem maior chance de sucesso. Acompanhe o texto e descubra várias opções para abrir uma franquia de alimentação!

Abrir uma franquia de alimentação pode ser um negócio cheio de atrativos. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor faturou, apenas em 2018, R$ 45,827 bilhões no franchising. O crescimento do ramo foi de 5,9% em relação ao ano anterior.

Já no geral do setor de alimentação, o crescimento foi de 3,5%. A informação é da Associação Nacional de Restaurantes, e considera todo o setor de alimentos fora de casa. Ou seja, não apenas as franquias, mas também os negócios abertos por conta própria.

Os números altos e animadores mostram que o setor de alimentação é um dos mais seguros, e interessantes, para se investir. Mesmo com a instabilidade da economia do País, os bares, restaurantes e fast foods seguem em crescimento.

Outro ponto interessante é a boa receptividade dos brasileiros com o setor de alimentos. Isso se reflete no alto e constante consumo. As estimativas indicam que 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar.

Pontos importantes para investir em franquias de fast food 

No franchising, o ramo do fast food é o que mais oferece possibilidades ao franqueado. Principalmente alternativas que cabem no bolso do cliente e que agradam a qualquer paladar. Há as opções de massas, pizzas, lanches, salgados, doces, pratos da culinária regional, internacional, entre outros.

Mas apesar do que você pode imaginar, o “fast food” não se refere apenas a comidas pouco saudáveis. Na verdade, o termo é amplo, e inclui qualquer tipo de comida rápida, que é servida e consumida de modo simples. 

É cada vez mais comum, por exemplo, empresas de fast food de salada. Assim, o cliente mantém a sua alimentação saudável, mas sem a necessidade de “perder tempo” em um restaurante. Aproximadamente 80% dos brasileiros têm essa preocupação com a saúde no dia a dia, o que torna seu público em potencial enorme.

Quem tem interesse por franquias de fast food deve ficar atento a alguns detalhes. Para se tornar um bom negócio, a empresa precisa, por exemplo, contar com o suporte da franqueadora. Esse é o ponto básico do franchising: utilizar o plano de negócio de uma empresa que já existe, e contar com ajuda para isso.

O ponto comercial deste tipo de negócio ainda demanda uma excelente estrutura para a cozinha. É preciso obter licenças específicas, como da vigilância sanitária. 

Para que o seu cardápio de franquias de fast food seja variado, listamos 17 deliciosas opções logo mais. Acompanhe e escolha o seu novo investimento!

Por que investir em uma franquia?

A franquia é uma nova unidade de uma marca que já atua no mercado. Para que seu padrão de qualidade seja mantido, a franqueadora promove o treinamento completo da nova equipe. Também auxilia na compra de insumos, no registro legal da companhia, gerenciamento do seu dia a dia e mais.

Outra vantagem de uma franquia é que há menor risco neste investimento. Isso acontece porque o plano de negócio da marca já foi testado e comprovado. Por isso, há menos chances de erros e problemas no gerenciamento do negócio.

Ainda é preciso destacar o prazo menor e previsível de retorno do investimento. Além, é claro, do auxílio na divulgação da empresa. Afinal, a maior parte das franqueadoras cobram taxa de propaganda. Com o valor, a empresa promove a divulgação das suas franquias nas redes sociais, em panfletos, banners e o que mais ela e o franqueado acharem válido para a publicidade da unidade.

Qual franquia de alimentação adquirir?

1. Fórmula Pizzaria

Invenção italiana e paixão de muitos brasileiros, a pizza é o carro chefe da Fórmula Pizzaria. Fundada em 2014, a marca compõe uma rede de pizzarias com foco principal no atendimento delivery.

Por isso, são oferecidos três modelos de negócio: Delivery, Express e Delivery + Mesa. No primeiro, o consumidor recebe seus pedidos em casa. No segundo, a loja é instalada em locais de grande fluxo de pessoas, como praças de alimentação. 

Enquanto isso, a opção Delivery + Mesa permite que o cliente encomende suas pizzas ou consuma na loja. Em todas as opções Delivery, o consumidor também possui a opção de retirar o seu pedido na loja.

Para reduzir custos e simplificar a operação, a franqueadora trabalha com uma cozinha central, que fornece ao franqueado os ingredientes e insumos necessários para a preparação dos pratos. Além disso, há uma central de atendimento, que recebe e direciona os pedidos para as unidades.

Os produtos trabalhados pela marca são: pizzas de quatro, seis e oito pedaços, além de calzones (também conhecido como pizza fechada) e lanches. Ao todo, são mais de 40 opções de sabores. Para conhecer mais sobre a Fórmula Pizzaria, você pode acessar o site da empresa.

  • Investimento total: entre R$ 145 mil e R$ 290 mil
  • Taxa de franquia: entre R$ 40 mil e R$ 50 mil
  • Royalties: R$ 1 mil (fixo mensal)
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil 
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

2. 10 Pastéis

Criada em 1961, a 10 Pastéis tornou-se uma rede de pastelarias em 1996. Claro, os pastéis são o carro chefe da marca! Eles são servidos nas mais diversas opções: doces e salgados, fritos ou tostados.

Mas o cardápio também apresenta outras variedades de produtos, que incluem saladas, panquecas, refeições, porções e bebidas.

A empresa oferece quatro modelos de negócio, sendo eles: loja de rua, loja de shopping, loja de hipermercado e food truck.

  • Investimento total: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

3. Risotto Mix Gastronomia

Fugindo da ideia de que fast food vende apenas lanches, o Risotto Mix pretende unir o sabor da alta gastronomia com a rapidez dos fast foods. Seu cardápio é variado, com a presença de pratos brasileiros, risotos, parmegianas, grelhados, saladas, massas, pratos kids e frutos do mar.

  • Investimento total: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

4. Açaí Beat

Com mais de 50 unidades franqueadas e espalhadas pelo Brasil, a Açaí Beat oferece o sabor da Região Norte do País. O creme de açaí pode ser consumido puro ou com os acompanhamentos do cardápio. São dois os modelos de negócio oferecidos pela franquia de alimentação: a loja e o quiosque.

  • Investimento total: entre R$ 90 mil a R$ 110 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

5. Billy The Grill

Planejada para praças de alimentação, a Billy The Grill se destaca pelo seu churrasco na pedra. Mas, além deste, o restaurante se dedica à comida rápida caseira, tipicamente brasileira. Já são cerca de 40 unidades espalhadas pelo Brasil.

  • Investimento total: entre R$ 155 mil e R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 135 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

6. Vivenda do Camarão

franquias de fast food imagem ilustrativa vivenda do camarão
Vivenda do Camarão tem pratos que incluem os mais diversos frutos do mar.

Buscando oferecer pratos de frutos do mar a preços populares, a Vivenda do Camarão surgiu como a primeira franquia desse segmento no Brasil, em 1984.

  • Investimento total: R$ 403 mil a R$ 540 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 110 mil
  • Prazo de retorno: 24 a 36 meses

7. China In Box

A China in Box é a maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina. Ao todo, são mais de 130 unidades, em 22 estados brasileiros. 

Criada em 1992, a empresa tem como diferencial um cardápio não industrializado. Cada loja da China In Box possui sua própria cozinha. Por isso, os pratos são preparados no momento em que o cliente faz o pedido, para que sejam entregues com a melhor qualidade possível. Os cozinheiros ainda passam por um treinamento cuidadoso, para que o padrão da rede seja seguido à risca.

  • Investimento total: a partir de R$ 540 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 36 a 48 meses

8. Saluá Esfiha’s

Criada na cidade de Santos, litoral paulista, a Saluá Esfiha’s é uma rede de franquias desde 2012. Ela oferece ao público produtos árabes, como saladas, esfirra, porções e sobremesas, além de trabalhar com serviços delivery.

  • Investimento total: a partir de R$ 295 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

9. Saladenha

Com esse divertido nome, a rede foi criada em 2015. Sua aposta é no fast food de alimentação saudável e balanceada. O cardápio da marca conta com opções de saladas montadas e nutricionalmente equilibradas. Isso sem falar dos sucos 100% naturais, wraps e sanduíches.

  • Investimento total: de R$ 80 mil a R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 240 mil
  • Prazo de retorno: 24 meses

10. Big X Picanha

O Big X Picanha tem mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil. Seu cardápio oferece mais de 30 opções de lanches e pratos, contando ainda com a opção de hambúrguer vegetariano e hambúrguer de camarão.

  • Investimento total: a partir de R$ 230 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

11. Let’s Eat

Apesar do nome em inglês, a Let’s Eat é uma rede de fast food de hamburgueria e culinária mexicana. O cardápio oferece opções de saladas, carnes, porções, hambúrgueres e sobremesas. Também há bebidas e várias comidas típicas mexicanas, como tacos, burritos, quesadilla e, claro, muito chilli.

  • Investimento total: entre R$ 380 mil e R$ 600 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 36 meses

12. Subway

A Subway é uma das maiores franquias de fast food do mundo e oferece sanduíches. Hoje, já são quase 44 mil lojas em atividade, que oferecem refeições leves e sem frituras. O consumidor monta seu próprio sanduíche, mas também existem receitas prontas. Os ingredientes das lojas são leves e frescos, para garantir a qualidade do que é oferecido.

  • Investimento total: a partir de R$ 357 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

13. Burger King

imagem ilustrativa franquia hamburguer
Hamburguerias no modelo de franquias são bastante comuns, competindo diretamente com as versões “artesanais” dos hambúrgueres.

Criada em 1954, a Burger King é a segunda maior rede de hambúrgueres do mundo. Hoje, ela possui cerca de 15 mil lojas, em 100 países diferentes. A marca é conhecida, principalmente, pelo hambúrguer “Whopper”, sucesso entre os consumidores.

  • Investimento total: de R$ 1,1 milhão a R$ 3,5 milhões
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno:  não informado

14. Mixirica

Criada em 2009, a rede Mixirica aposta na alimentação equilibrada. O seu cardápio é repleto de saladas, sanduíches, sobremesas e sucos naturais. Por meio da franquia de alimentação, ainda é possível oferecer grelhados, wraps, shakes cremosos, vitaminas, açaí e creme de pitaia. 

  • Investimento total: R$ 150 mil
  • Faturamento médio mensal:  R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: entre 25 e 35 meses

15. Casa do Pão de Queijo

A empresa foi criada em 1967 e se tornou uma rede de franquias 20 anos depois. A marca trouxe a principal delícia da culinária mineira para o ramo do fast food. Mas sua variedade de produtos não para por aí, oferecendo um cardápio com sanduíches, salgados, sucos, doces, entre outras opções.

  • Investimento total: entre R$ 224.500 e R$ 229.500
  • Faturamento médio mensal:  R$ 50 mil
  • Prazo de retorno:  24 a 40 meses

16. Frango no Pote

Essa franquia de fast food traz um cardápio repleto de frango. A empresa atende a todos os públicos, e seu mix de produtos é formado por potes, combos, refeições, anéis de cebola e batatas fritas. Todos os ingredientes são selecionados e manipulados por uma equipe treinada pela franqueadora.

  • Investimento total: a partir de R$ 260 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 70 mil a R$ 210 mil
  • Prazo de retorno:  24 a 26 meses

17. Chiquinho Sorvetes

Quem não gosta de um sorvete como sobremesa? O cardápio da rede Chiquinho inclui, além de sorvetes de sabores diversos, açaí, milk shakes, sundaes, petit gateau, bolos de caneca e tortilhas. Os modelos de negócio oferecidos pela franqueadora são: os quiosques e as lojas físicas.

  • Investimento total: a partir de R$ 383 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 40 mil
  • Prato de retorno: 24 a 36 Meses

Agora você já conhece várias opções de franquias de fast food! Antes de escolher a sua marca preferida, lembre-se de avaliar a reputação da franqueadora. Os atuais franqueados recebem o apoio adequado? Esse acompanhamento próximo pela dona da marca será essencial para o desenvolvimento da sua franquia de alimentação.

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