fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

O que perguntar para um franqueado antes de comprar uma franquia


Se você está pretendendo abrir uma franquia, é importante saber o que perguntar para um franqueado na hora da sua pesquisa. 

Uma das etapas para se tornar franqueado é fazer uma pesquisa detalhada sobre a marca. Assim, o empreendedor deve buscar por outros empresários que também trabalham com a marca, para conhecer a fundo o projeto. 

Dessa forma, é possível ter uma ideia melhor do que lhe espera e como a rede de franquia lida com seus franqueados. Lembre-se que esse processo é fundamental para você conhecer o custo benefício de uma determinada rede. 

Por isso, a principal dica na hora de escolher as franquias é nunca optar por uma empresa apenas pelo valor do investimento inicial. É preciso levar diversos pontos em consideração. 

Tendo isso em mente, preparamos o texto a seguir com algumas dicas do que perguntar sobre a franqueadora na hora de fazer uma entrevista e o que observar na hora de tomar a sua decisão. Acompanhe a leitura com a gente. 

Dicas sobre o que perguntar para um franqueado

Como vimos na introdução, saber o que perguntar para um franqueado é um dos passos mais importantes na hora de escolher uma franquia.

Dessa forma, é preciso fazer questionamentos simples e efetivos, que irão mostrar o que lhe espera ao fechar negócio com a marca está investigando. 

Primeiramente, é preciso tem em mente que nem todos os demais empreendedores vão querer ajudar você. Isso acontece devido a falsa sensação de concorrência que eles acabam tendo.

Afinal, não se esqueça que as franquias possuem regras bem claras que impossibilitam que as unidades irmãs façam algum tipo de competição pelo público. 

Porém, mesmo diante disso, ainda existem aqueles que podem apresentar má vontade. Assim, a dica importante, antes de tudo, é fazer uma abordagem mais sincera, mas sem chegar com um milhão de informações. 

Ou seja, falando os seus planos, o que espera com a franquia, contando sua história de vida, como pensou em começar a empreender etc. Apenas se apresente, informe o motivo de entrar em contato e inicie a conversa. 

Inicie a conversa de forma mais amena

O que perguntar para um franqueado: mulher conversando com homem
A primeira dica é começar a entrevista com perguntas mais amenas e opinativas.

Busque fazer a primeira pergunta um pouco mais generalista, questionando sobre o que ele está achando dos serviços que a franqueadora tem prestado. 

A grande vantagem de começar com essa conversa mais opinativa, é identificar o tom e a disposição do entrevistado. 

Além disso, a resposta dessa primeira questão irá traçar o caminho que você deve tomar ao longo da conversa. Repare se ele irá exaltar mais os pontos negativos ou positivos do trabalho.

Em seguida, procure saber o motivo da opinião. Uma boa solução é descobrindo se o que foi prometido, foi entregue. 

Busque saber sobre o suporte e treinamento

Nesse momento, uma das coisas mais importantes para você ficar atento é em relação ao suporte e treinamentos oferecidos. Por mais que você já tenha uma ideia inicial do quão satisfeito ele está com o empreendimento, peça para ele listar alguns aspectos. 

Esse pontos vão ajudar você a comparar as franqueadoras e conhecer a que melhor atende a sua necessidade. Afinal, podemos considerar esses serviços os mais essenciais para o desenvolvimento de uma unidade. 

Faça perguntas mais direcionadas sobre o negócio

Trabalhe um pouco mais sobre as questões gerais do negócio, pergunte também o tempo em que ele está no negócio, como está o empreendimento, tempo gasto por dia na franquia etc. 

Em seguida, é hora de conhecer um pouco mais sobre o produto ou serviço que é ofertado pela marca. Ou seja, como o público alvo tem recebido o que a empresa oferece, se os clientes tendem a ser fiéis e até questões relacionadas ao volume de vendas. 

Identifique o que o proprietário da unidade pensa sobre a qualidade das coisas que ele oferece para os consumidores. Se são de boa qualidade ou se gera algum incômodo — no caso dos serviços.  

Vá atrás de dados mais sigilosos

homem e mulher conversando sobre dados o que perguntar para um franqueado
Dependendo do clima da converse, busque informações mais íntimas sobre a unidade como ganhos, projeções etc.

Agora que você tem uma visão geral sobre os principais pontos, é hora de entrar em questões mais íntimas do empreendimento. 

Entretanto, certifique que a conversa lhe permite chegar a esse ponto. Caso o entrevistado esteja mais fechado, existe uma boa chance dele não passar o que você quer saber. 

Dessa forma, levante questões como valor do aluguel, como está indo o negócio, se o faturamento está dentro do que é previsto, quanto tempo demorou para pagar o investimento, o que você pode esperar nos primeiros anos ou meses de operação etc. 

Encerre com uma pergunta

Por fim, sempre termine a sua conversa perguntando se tem algo que ele queira compartilhar com você. Assim, você consegue arrancar uma última informação relevante para o seu empreendimento. 

Nunca esqueça de agradecer o seu entrevistado e evitar debates. Lembre-se que ele, querendo ou não, conhece mais sobre o empreendimento do que você. 

Por mais que tenha respostas que o contradizem, guarde-as. Deixe ele falar tudo aquilo que considerar importante para você. 

Importância de fazer uma pesquisa com outro franqueado

Agora que você sabe o que perguntar para um franqueado, o próximo passo é colher as informações, confrontá-las e tomar a decisão se irá continuar apostando nessa marca ou não. 

Além disso, não existe uma quantidade boa de entrevistados, porém, busque ter sempre mais de uma opinião para confrontar as ideias. Dessa forma, você não corre o risco de tomar uma decisão enviesada. 

Uma dica importante para que não perca tempo entrevistando pessoas erradas, é procurar sempre pelos empreendedores que possuem um negócio igual o que você tem em mente, por exemplo, em formato home office ou ponto comercial. 

Caso você queira investir em uma franquia para atuar no interior, converse com outros empresários que possuem unidades em municípios parecido com o seu. 

Onde encontrar informações sobre os franqueados

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é o documento em que você terá acesso às informações de contato dos atuais e ex franqueados da rede dos últimos 24 meses, de acordo com a Lei de Franquias

Ou seja, além de analisar a taxa de franquia, o retorno do investimento, você terá acesso a uma série de dados como telefone, endereço e nome dos demais empresários. 

Para você conhecer um pouco mais sobre a COF e a importância desse documento antes de fechar negócio com alguma marca, separamos o vídeo abaixo para você. Confira. 

Com isso, recolhendo as respostas com as perguntas certas, você estará a poucos passos de fechar o negócio.

Porém, antes de tirar o seu projeto do papel, é necessário conhecer muito bem o empreendimento para que não se arrependa depois. Por isso, conversar com outros franqueados é tão importante. 

Gostou do nosso conteúdo sobre o que perguntar para um franqueado? Continue aprendendo sobre o universo do franchising no post “Como abrir uma franquia: passo a passo DEFINITIVO”.

Autor: Rodrigo Brito
1 de agosto de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: