fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

5 opções de franquias automotivas


Para quem deseja apostar em um negócio e quer contar com a expertise e a credibilidade de uma marca já consolidada no mercado, não faltam opções de franquias automotivas para você conhecer – e investir.

Mas, antes, vamos falar do potencial do setor automotivo brasileiro. Somente em janeiro de 2018, mais de 181 mil veículos foram vendidos no país, um aumento de 23% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Durante o primeiro semestre de 2019, foram vendidos mais de 208 mil de carros novos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Além disso, as previsões são ainda melhores. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), vendas de carros zero devem crescer 15% até o fim de 2018.

Com mais veículos circulando, aumenta a procura por serviços das franquias automotivas. Isso porque todos esses carros, cedo ou tarde, precisarão de reparos, limpeza e manutenção periódica.

Algumas marcas oferecem tanto formatos que podem ser operados no modelo de delivery quanto as tradicionais lojas físicas, nas quais o cliente vai até o estabelecimento. 

Muitas vezes, as franquias com ponto comercial são alocadas em estacionamentos, concessionárias, supermercados ou lojas de rua.

Se você se interessa por este setor e deseja entrar no mundo do franchising, veja a seguir cinco opções de franquias automotivas para investir.

5 opções de franquias automotivas

As franquias automotivas são conhecidas por possuir um leque de opções variadas, permitindo ao investidor trabalhar com outras frentes que fogem do comumente pensando quando pensamos em carros: lava-jato ou oficinas mecânicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 esse setor obteve uma receita de aproximadamente R$ 6,3 bilhões. Um crescimento de 7,2% em comparação com o ano anterior da analise. 

Além disso, também foi registrado um crescimento de 1,2% no aumento de unidades durante o período analisado. Isso mostra como esse é um serviço com procura considerável e atrativa para quem busca opções de franquias automotivas para investir. 

Separamos a seguir, as cinco principais formas de atuar no setor. Assim, cabe ao empresário identificar a que melhor lhe atrai e que combina mais com seu perfil. São elas:

1. Lavagem e estética

A falta de tempo somada à dificuldade de locomoção nas grandes cidades faz com que as pessoas acabem deixando a lavagem do carro sempre para depois. 

No entanto, ficar muito tempo sem lavar o carro faz com que o veículo acumule sujeiras externa e internamente.

Nesse sentido, as franquias automotivas de lavagem e estética funcionam como uma mão na roda, principalmente por estarem localizadas em locais estratégicos, como estacionamento de prédios comerciais, shoppings, supermercados e por aí vai. 

Assim, os clientes não perdem tempo e ainda deixam seus carros limpos por um preço bem acessível.

2. Venda e troca de pneus

Pneu furou e o estepe foi roubado? Nessas horas é preciso recorrer a oficinas e lojas que vendem e fazem a troca dos pneus no carro. Mas essas franquias automotivas não se limitam a esse tipo de serviço. 

Elas também costumam fazer alinhamento e balanceamento de pneus, assim como a revisão de freios. Um ponto de destaque é que, além de lojas físicas, muitas redes trabalham com modelo delivery. Elas vão até o cliente para resolver esses problemas.

3. Funilaria, pintura e pequenos reparos

Acidentes acontecem, sobretudo no trânsito. Aquela batidinha no carro da frente pode tirar a tinta e amassar a lataria dos dois veículos. 

E é justamente esse tipo de reparo que algumas franquias automotivas oferecem. Algumas nem contam com ponto comercial. Elas vão de encontro aos clientes e fazem o reparo na hora, dependendo da situação.

4. Franquias automotivas de locação

As pessoas recorrem à locação de um carro em diversas situações: quando o veículo está no conserto e não querem depender de outros meios de transporte e quando viajam para outras cidades e preferem se locomover por meio de um carro. 

Há, ainda, aquelas pessoas que dependem do carro para trabalhar, como alguns motoristas de Uber que não têm veículo próprio e encontram no aluguel uma solução.

De modo geral, o investimento em uma franquia do tipo é elevado, uma vez que ela já vem com uma frota inicial de veículos para locação. Isso sem mencionar da necessidade de contar com um ponto comercial bem espaçoso, normalmente, localizados em aeroportos e rodoviárias.

5. Antirroubo e antifurto

Mais uma das opções de franquias automotivas, essas empresas oferecem soluções de segurança para carros, como monitoramento e rastreamento via satélite. Dessa forma, os proprietários têm mais segurança caso aconteça alguma situação de roubo ou furto. 

Por isso, trata-se de um serviço que as pessoas tendem a procurar mais. Principalmente, porque segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, acontece um roubo ou furto de veículo a cada minuto no país.

Como está o mercado para as opções de franquias automotivas?

O levantamento feito pelo Observatório das Metrópoles, detectou que existem mais de 65 milhões de carros no Brasil. Em resumo, isso equivale a quase um carro para cada três habitantes.

Essa paixão por veículos vem tanto da facilidade em se locomover com um automóvel, quanto do status que esse bem traz. Por isso, quem tem um carro se preocupa em mantê-lo bonito e bem cuidado.

Assim, as lojas que possuem algum tipo de comércio de acessórios para veículos tendem a ter um maior crescimento, como mostra o estudo realizado pelo AutoMOTIVO. Em 2016, elas representaram R$ 34 bilhões ao mercado nacional. 

Dessa forma, é fácil identificar que a pesquisa destaca que o ramo é um investimento interessante, além de estar em franca expansão. Afinal, novas tecnologias surgem todos os dias, chamando a atenção dos consumidores.

Principalmente que o tempo médio de permanência com um carro subiu para quase cinco anos. Muito causado pelas recentes crises econômicas que afetaram o país e o mundo. 

Como consequência,  foi identificado que o brasileiro consome mais de R$ 1.000 por mês em média com combustível, pelas, limpeza, seguros e impostos. Sendo os serviços de estética, manutenção e conservação responsáveis por 20% dessa quantia. 

Entenda o que é franquia e tire suas dúvidas no vídeo a seguir. Acompanhe!

Quais as vantagens de investir em uma franquia?

Ao escolher dentre as opções de franquias automotivas que trouxemos até aqui no texto, o empresário poderá identificar as vantagens do negócio. E assim, usufruir da que talvez possa ser considerada a principal, o plano de negócio da marca. 

Esse planejamento, é necessário para a abertura de toda empresa, seja ela própria ou não. Porém, ao contar com uma franqueadora por trás do seu empreendimento, o empresário conhece o caminho que deve perseguir para alcançar o sucesso. 

Afinal, ele não precisará criar vários formatos para chegar até aquele mais adequado, o que acaba resultando na perda de dinheiro, tempo e animação para tocar o projeto. 

No caso das franquias, o plano de negócio já passou por provações, testes, aprimorações e aceitação dos consumidores ao longo dos anos. Assim, resta ao franqueado apenas seguir as orientações feitas pela franqueadora por meio do seu suporte. 

Esse auxílio prestado pela marca, ajuda o investidor a registrar a empresa, estabelecer o espaço físico, treinar a equipe de trabalho e gerenciar o empreendimento ao longo do tempo.

Além disso, existem as questões de padronização dos produtos e serviços. Ao se tornar dono de uma franquia, o empresário tem acesso a mercadorias de qualidade para revender ou utilizar no próprio empreendimento. 

No caso de quem oferece algum serviço, é a certeza que estará usando os melhores materiais e oferecendo o atendimento que fizeram da marca uma referência. Todas as empresas possuem treinamentos para seus franqueados. 

Dessa forma, é possível aproveitar de todo o reconhecimento que a marca possui no mercado. Quando os consumidores sabem o que a empresa já oferece, têm maior confiança em fazer negócios com você.

O que esperar ao assumir uma franquia automotiva?

Ao escolher assumir um negócio dentre as opções de franquia automotiva que existem, o empresário precisa ter a ciência de que carro é um assunto que mexe com a paixão das pessoas. 

Afinal, muitos deles são símbolos de uma geração, lembranças de um ente querido, uma conquista pessoal etc. O que acaba obrigando o empresário a ter maior cuidado ao prestar o seu serviço do que em outro segmento. 

Vale lembrar também que os empresários do setor precisam estar dispostos a estudar e conhecer mais sobre os sistemas do carros e para o que cada um serve. Isso porque irá aparecer pessoas que vão testar o seu conhecimento para sentir confiança no seu trabalho. 

Além disso, surgirá aqueles que não entendem muito sobre o assunto e irá levantar uma série de questionamentos importantes para ele. Assim, caso não tenha domínio sobre o que fala, as chances dele procurar o concorrente aumenta. 

Por fim, o perfil deste público também está mudando. Quando falavamos de carro, era muito comum voltarmos nossos pensamentos para os homens. Porém, essa ideia é considerada arcaica atualmente. As mulheres vem se tornando mais presentes no setor. 

Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de atendê-las. Principalmente devido aos hábitos e costumes equivocados que perpetuaram durante anos no setor. Uma pesquisa realizada pela Navegg, detectou que 60% dos interessados em carro, vem do sexo feminino. 

Outro dado que mostra essa mudança no comportamento dos consumidores, foi trazido pela General Motors (GM). De acordo com eles, 46% dos atendimentos em oficinas já são para mulheres. Vale ressaltar que esse comportamento também serve para o quadro de funcionários.  

Descubra a importância de tratar bem os seus consumidores para aumentar o seu faturamento e ser sinônimo de sucesso. Veja no vídeo abaixo!

Conheça algumas opções de automotivas 

Desde 2009 no mercado, a Acquazero atua com limpeza ecológica e estética automotiva, tendo como um de seus carros chefes as limpezas que utilizam pouquíssima quantidade de água e produtos biodegradáveis.

No modelo Home Office da Acquazero, os serviços podem ser prestados por delivery, em que o consumidor solicita o serviço e o franqueado vai até sua casa atendê-lo. Nos demais é necessário ter um ponto fixo para atendimento.

Jet Oil

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Jet Oil é considerada a maior rede de serviços automotivos do país. A marca é conhecida por fazer serviços de troca de óleo, check-up gratuito, seguro motor, além de uma gama de produtos que levam o nome dos postos Ipiranga, grupo que a empresa faz parte.

Com foco na agilidade, a marca conseguir crescer junto com a matriz e se tornou uma das referências quando se trata do trato interno do motor. Assim, desde 1994, a Jet Oil passou a se expandir pelo Brasil.

Dessa forma, vinculada a grande rede de postos, os empreendedores passaram a olhar com bons olhos para o empreendimento. Afinal, era uma maneira muito fácil de conseguir clientes fiéis e por consequência, mais dinheiro. 

Por fim, a marca é responsável por fazer mais de um milhão de trocas de óleo por ano, principalmente pelo seu método de realizar o procedimento em apenas 15 minutos. Além disso, o cliente também consegue fazer o check-up do veículo com 15 itens gratuitamente.  

Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero é uma empresa que tem como principal serviço a limpeza ecológica automotiva. Essa limpeza é realizada com apenas 300 ml de água. Em contrapartida, as lavagens comuns podem gastar cerca de 300 litros de água!

A marca é a maior rede de estética automotiva do Brasil e possui formato de negócio bastante rentável. Para realizar seus atendimentos, os franqueados contam com produtos exclusivos, treinamento e suporte completo da franqueadora.

São quatro os modelos de negócio da Acquazero. Começando pelo Home Office, que possui 3 versões e em que o franqueado oferece serviços delivery, atendendo na casa do cliente. 

Depois, vem a Loja Física Standard, mais básica; a Loja Física Prime, com um número maior de serviços disponíveis; e o Desenvolvedor de Área. 

O Desenvolvedor de Área funciona como uma distribuidora dos produtos Acquazero para os franqueados da marca. Ela também realiza atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços de uma Loja Prime.

Além da limpeza ecológica, o empreendedor da marca pode oferecer serviços como remoção de chuva ácida, descontaminação e cristalização de pintura, higienização completa interna e externa.

Acquazero Home Office (Opção Básica)

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 5.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 13 mil

Acquazero Home Office (Opção Intermediária)

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 8.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 16 mil

Acquazero Home Office (Opção Avançada)

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 14.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 22 mil

Loja Física Standard

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Investimento para Operação: R$ 38.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 63 mil

Loja Física Prime

  • Taxa de Franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 25 mil
  • Investimento para Operação: R$ 71.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 121 mil

Desenvolvedor de Área

  • Taxa de Franquia: R$ 250 mil
  • Capital de Giro: R$ 10 mil

Conheça mais sobre a Acquazero e descubra as suas vantagens no vídeo a seguir. Veja!

Localiza

A Localiza é atualmente uma das maiores franquias do segmento automotivo. Mas dentro do seu setor, locação de veículos, é a mais conhecida e que marca presença em quase todos os estados do país. 

Criada em 1973, a empresa começou a sua expansão na década de 1990 com as suas primeiras unidades nacionais. Assim, visando converter o Produto Interno Bruto (PIB) negativo que assolava o Brasil nesse período, passou a buscar a expandir suas ações para outros países. 

Dessa forma, deu início a suas operações na América Latina e acabou se tornando uma referência no setor para uma boa parte dos consumidores. Não à toa, já beneficiou mais de oito milhões de pessoas. 

Atualmente são mais de 591 agências espalhadas pelo Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e o seu maior centro internacional, Argentina. Ao todo são mais de 247 mil carros disponíveis e 8,5 colaboradores a disposição de seus clientes.

Como vimos, o carro é um dos bens de consumo mais desejados e bem cuidados pelos brasileiros e, por isso, quem tem um veículo, normalmente, está interessado em mantê-lo limpo e com a manutenção em dia.

Esse cuidado acaba fazendo dos empresários que trabalham nos segmentos de limpeza, reparos e estética de carros, os que obtêm a melhor rentabilidade, principalmente os que se associam a franquias que possui atuação nas três áreas. 

Porém, vale lembrar que sempre haverá concorrentes, independentemente do tipo de negócio que irá abrir. A competitividade é algo bom, principalmente nesse setor. Além disso, a maioria dos consumidores não buscam pelo preço mais em conta, mas sim por um serviço de qualidade e atendimento de qualidade.

Gostou de conhecer as opções de franquias automotivas disponíveis no Brasil? Assine nossa newsletter para receber outras dicas que irão ajudá-lo a entrar no mundo das franchising!

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *