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5 opções de franquias automotivas


Para quem deseja apostar em um empreendimento e quer contar com a expertise e a credibilidade de uma marca já consolidada no mercado, não faltam opções de franquias automotivas para você conhecer – e investir.

Mas, antes, vamos falar sobre o potencial do setor automotivo brasileiro. Somente em janeiro de 2018, mais de 181 mil veículos foram vendidos no país, um aumento de 23% em comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Durante o primeiro semestre de 2019, foram vendidos mais de 208 mil de carros novos. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Com mais veículos circulando, aumenta a procura por serviços das franquias automotivas. Isso porque, todos esses carros, cedo ou tarde, precisarão de reparos, limpeza e manutenção periódica. É para atender essa demanda que entram os modelos de franquias automotivas.

Algumas marcas oferecem tanto formatos que podem ser operados no modelo de delivery, quanto as tradicionais lojas físicas, em que o cliente vai até o estabelecimento. 

Muitas vezes, as franquias com ponto comercial são alocadas em estacionamentos, concessionárias, supermercados ou lojas de rua.

Se você se interessa por este setor e deseja entrar no mundo do franchising, veja a seguir cinco opções de franquias automotivas para investir.

Serviços oferecidos pelas franquias automotivas

As franquias automotivas são conhecidas por possuir um leque de opções de serviços variados, permitindo ao investidor trabalhar com outros procedimentos que fogem do tradicional atendimento dos lava jatos ou oficinas mecânicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 esse setor obteve uma receita de aproximadamente R$ 6,3 bilhões. Um crescimento de 7,2% em comparação com o ano anterior da analise. 

Além disso, também foi registrado um crescimento de 1,2% no aumento de unidades durante o período analisado. Isso mostra como esse é um serviço com procura considerável e atrativa para quem busca opções de franquias automotivas para investir. 

Separamos a seguir, as cinco principais formas de atuar no setor. Existem franquias de serviços automotivos que trabalham com reparação e estética automotiva, e outras que se especializam em uma única parte do veículo, oferecendo serviços relacionados a under car, por exemplo.

Assim, cabe ao empresário identificar a que melhor lhe atrai e que combina mais com seu perfil. São elas:

1. Lavagem e estética

carro sendo lavado opções franquias automotivas
Os serviços de lavagem e estética são um dos mais procurados no mercado.

A falta de tempo somada à dificuldade de locomoção nas grandes cidades faz com que as pessoas acabem deixando a lavagem do carro sempre para depois. 

No entanto, ficar muito tempo sem lavar o carro faz com que o veículo acumule sujeiras externa e internamente.

Nesse sentido, as franquias automotivas de lavagem e estética funcionam como uma mão na roda, principalmente por estarem instaladas em locais estratégicos, como estacionamento de prédios comerciais, shoppings, supermercados e por aí vai. 

Assim, os clientes não perdem tempo e ainda deixam seus carros limpos por um preço bem acessível.

2. Venda e troca de pneus

Pneu furou e o estepe foi roubado? Nessas horas, é preciso recorrer a oficinas e lojas que vendem e fazem a troca dos pneus no carro. Mas essas franquias automotivas não se limitam a esse tipo de serviço. 

Essas empresas também costumam oferecer serviços de alinhamento, balanceamento e recauchutagem de pneus, assim como a revisão de freios. Um ponto de destaque é que, além de lojas físicas, muitas redes trabalham com modelo delivery. Assim, os modelos de negócios vão até o cliente para resolver esses problemas.

3. Funilaria, pintura e pequenos reparos

Acidentes acontecem, sobretudo no trânsito. Aquela batidinha no carro da frente pode tirar a tinta e amassar a lataria dos veículos. 

É justamente esse tipo de reparo que algumas franquias automotivas oferecem. Algumas nem contam com ponto comercial, sendo modelo de negócio voltado para atendimento delivery. Elas vão de encontro aos clientes e fazem o reparo na hora, dependendo da situação.

4. Franquias automotivas de locação

carros estacionados
As franquias de locação de veículos exigem um capital mais elevado para investimento.

As pessoas recorrem à locação de um carro em diversas situações: quando o veículo está no conserto e não querem depender de outros meios de transporte, ou quando viajam para outras cidades e preferem se locomover por meio de um carro. 

Há, ainda, aquelas pessoas que dependem do carro para trabalhar, como alguns motoristas de aplicativos que não têm veículo próprio e encontram no aluguel uma solução.

De modo geral, o investimento em uma franquia do tipo é elevado, uma vez que a unidade já vem com uma frota inicial de veículos para locação. Isso sem mencionar da necessidade de contar com um ponto comercial bem espaçoso, normalmente, localizados em aeroportos e rodoviárias.

5. Antirroubo e antifurto

Mais uma das opções de franquias de serviços automotivos, essas empresas oferecem soluções de segurança para carros, como monitoramento e rastreamento via satélite. Dessa forma, os proprietários têm mais segurança caso aconteça alguma situação de roubo ou furto. 

Por isso, trata-se de um serviço que as pessoas tendem a procurar mais. Principalmente, porque, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, acontece um roubo ou furto de veículo a cada minuto no país.

Como está o mercado para as opções de franquias automotivas?

O levantamento feito pelo Observatório das Metrópoles, detectou que existem mais de 65 milhões de carros no Brasil. Em resumo, o total equivale a quase um carro para cada três habitantes.

Essa paixão por veículos vem tanto da facilidade em se locomover com um automóvel, quanto do status que esse bem traz. Por isso, quem tem um carro se preocupa em mantê-lo bonito e bem cuidado.

Assim, as lojas que possuem algum tipo de comércio de acessórios para veículos tendem a ter um maior crescimento, como mostra o estudo realizado pelo AutoMOTIVO. Em 2016, elas representaram R$ 34 bilhões ao mercado nacional. 

Dessa forma, é fácil identificar que a pesquisa destaca que o ramo é um investimento interessante, além de estar em franca expansão. Afinal, novas tecnologias surgem todos os dias, chamando a atenção dos consumidores.

Principalmente porque o tempo médio de permanência com um carro subiu para quase cinco anos. Muito causado pelas recentes crises econômicas que afetaram o país e o mundo. 

Como consequência, foi identificado que, em média, o brasileiro consome mais de R$ 1.000 por mês com combustível, além do dinheiro investido em limpeza, seguros e impostos. Sendo os serviços de estética, manutenção e conservação responsáveis por 20% dessa quantia. 

Quais as vantagens de investir em uma franquia?

pessoa estudando papeis graficos numeros opções franquias automotivas
A segurança de investimento é a principal vantagem de atuar como franqueado.

Ao escolher dentre as opções de franquias automotivas, o empresário poderá identificar as vantagens do negócio. E assim, usufruir da que, talvez, possa ser considerada a principal vantagem: o plano de negócio da marca. 

Esse planejamento é necessário para a abertura de toda empresa, seja própria ou não. Porém, ao contar com uma franqueadora, o empresário conhece o caminho que deve perseguir para alcançar o sucesso. 

Afinal, o franqueado não precisará criar vários formatos para chegar até aquele mais adequado, o que acaba resultando na perda de dinheiro, tempo e animação para tocar o projeto. 

No caso das franquias, o plano de negócio já passou por provações, testes, aprimorações e aceitação dos consumidores ao longo dos anos. Assim, resta ao franqueado apenas seguir as orientações feitas pela franqueadora por meio do seu suporte. 

Esse auxílio prestado pela marca ajuda o investidor a registrar a empresa, estabelecer o espaço físico, treinar a equipe de trabalho e gerenciar o empreendimento ao longo do tempo.

Além disso, existem as questões de padronização dos produtos e serviços. Ao se tornar dono de uma franquia, o empresário tem acesso a mercadorias de qualidade para revender ou utilizar no próprio empreendimento. 

No caso de quem oferece algum serviço, é a certeza que estará usando os melhores materiais e oferecendo o atendimento que fizeram da marca uma referência. Todas as empresas possuem treinamentos para seus franqueados. 

Dessa forma, é possível aproveitar de todo o reconhecimento que a marca possui no mercado. Quando os consumidores sabem o que a empresa já oferece, têm maior confiança em fazer negócios com você.

O que esperar ao assumir uma franquia automotiva?

Ao escolher assumir um negócio dentre as opções de franquia automotivas, o empresário precisa ter a ciência de que os carros no Brasil fazem parte de um assunto que mexe com a paixão das pessoas. 

Afinal, muitos dos veículos são símbolos de uma geração, lembranças de um ente querido, uma conquista pessoal etc. O que acaba obrigando o empresário a ter maior cuidado ao prestar o serviço automotivo. 

Vale lembrar também que os empresários do setor precisam estar dispostos a estudar e conhecer mais sobre os sistemas dos carros. Isso porque, muitos clientes são apaixonados pelo veículo, e irão testar o seu conhecimento para sentir confiança no seu trabalho. 

Além disso, surgirá aqueles que não entendem muito sobre o assunto, levantando uma série de questionamentos importantes. Assim, caso não tenha domínio sobre o que fala, as chances do cliente procurar o concorrente aumenta. 

Por fim, o perfil deste público também está mudando. Quando falavamos de carro, era muito comum voltarmos nossos pensamentos para os homens. Porém, essa ideia é considerada arcaica atualmente. As mulheres vem se tornando mais presentes no setor. 

Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de atendê-las. Principalmente devido aos hábitos e costumes equivocados que perpetuaram durante anos no setor. Uma pesquisa realizada pela Navegg, detectou que 60% dos interessados em carro, vem do sexo feminino. 

Outro dado que mostra essa mudança no comportamento dos consumidores foi trazido pela General Motors (GM). De acordo com eles, 46% dos atendimentos em oficinas já são para mulheres. Vale ressaltar que esse comportamento também serve para o quadro de funcionários.  

Conheça algumas opções de automotivas 

Depois das informações sobre o setor e os tipos de serviços que uma franquia automotiva pode oferecer, é hora de conhecer algumas opções de investimento.

Existem modelos de franquia com atuação em loja física ou home office, o que amplia a variedade de valores de investimento inicial e serviços oferecidos pelas redes. Acompanhe.

1. Jet Oil

A marca é conhecida por fazer serviços de troca de óleo, check-up gratuito, seguro motor, além de uma gama de produtos que levam o nome dos postos Ipiranga, grupo que a empresa faz parte.

Com foco na agilidade, a marca conseguir crescer junto com a matriz e se tornou uma das referências quando o assunto é o trato interno do motor. Assim, desde 1994, a Jet Oil passou a se expandir pelo Brasil.

Dessa forma, vinculada a grande rede de postos, os empreendedores passaram a olhar com bons olhos para o empreendimento. Afinal, era uma maneira muito fácil de conseguir clientes fiéis e por consequência, mais dinheiro. 

Por fim, a marca é responsável por fazer mais de um milhão de trocas de óleo por ano, principalmente pelo seu método de realizar o procedimento em apenas 15 minutos. Além disso, o cliente também consegue fazer o check-up do veículo com 15 itens gratuitamente.  

2. Acquazero

acquazero opções franquias automotivas
A Acquazero é referência no mercado de serviços automotivos e conta com seis formatos de franquias.

Criada em 2009, a Acquazero é uma empresa que tem como principal serviço a limpeza ecológica automotiva. Essa limpeza é realizada com apenas 300 ml de água.

A marca é a maior rede de estética automotiva do Brasil e possui formato de negócio bastante rentável, sendo uma das ótimas opções de franquias automotivas.

Para realizar os atendimentos, os franqueados contam com produtos exclusivos, treinamento e suporte completo da franqueadora.

São seis os modelos de negócio da Acquazero. Começando pelo formato home office, que possui três versões para atendimento delivery.

Depois, vem a Loja Física Standard, mais básica; a Loja Física Prime, com um número maior de serviços disponíveis; e o Desenvolvedor de Área. 

O Desenvolvedor de Área funciona como uma distribuidora dos produtos Acquazero para os franqueados da marca. A modalidade também realiza atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços de uma Loja Prime.

Além da limpeza ecológica, o empreendedor da marca pode oferecer serviços como remoção de chuva ácida, descontaminação e cristalização de pintura, higienização completa interna e externa.

Acquazero Home Office (Opção Básica)

  • Taxa de franquia: R$ 10 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 2 mil
  • Investimento para operação: R$ 5,82 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 17.820 mil

Acquazero Home Office (Opção Intermediária)

  • Taxa de franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 2 mil
  • Investimento para operação: R$ 8,82 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 20.820 mil

Acquazero Home Office (Opção Avançada)

  • Taxa de franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 2 mil
  • Investimento para operação: R$ 14,82 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 26.820 mil

Loja Física Standard

  • Taxa de franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 10 mil
  • Investimento para operação: R$ 38,32 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 73.320 mil

Loja Física Prime

  • Taxa de franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 25 mil
  • Investimento para operação: R$ 71,32 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 121.320 mil

Desenvolvedor de Área

  • Taxa de Franquia: R$ 250 mil
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 260 mil

Conheça mais sobre a Acquazero e descubra as suas vantagens no vídeo a seguir. Veja!

3. Localiza

A Localiza é, atualmente, uma das maiores franquias do segmento automotivo. Mas dentro do seu setor, locação de veículos, é a mais conhecida e com presença em quase todos os estados do país. Criada em 1973, a empresa começou a sua expansão na década de 1990.

Dessa forma, foi dado início as operações na América Latina e a Localiza acabou se tornando uma referência no setor para boa parte dos consumidores. Não à toa, já beneficiou mais de oito milhões de pessoas. 

Atualmente, são mais de 591 agências espalhadas pelo Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Paraguai, Uruguai e o seu maior centro internacional, Argentina. Ao todo são mais de 247 mil carros disponíveis e 8,5 mil colaboradores a disposição de seus clientes.

4. Bono Pneus 

Fundada em 1995, a franquia Bono Pneus opera como rede de franquias de multimarcas do mercado. A empresa conta com mais de 50 unidades e está em oito estados, entregando o que há de mais atualizado na reparação e cuidado para pneus. 

Além disso, a empresa é conhecida por ter um pensamento mais sustentável. Os pneus que chegam até suas franquias e são entregues aos fornecedores para serem reciclados da forma mais correta possível.

Dessa forma, com tecnlogia e uma equipe preparada, a marca conseguiu entregar preços competitivos e um atendimento de qualidade. 

Porém, se engana quem pensa que a Bono trabalha apenas com pneus. Entre os seus serviços, também é possível fazer alinhamento, troca de bateria, escapamento, embreagem, freio, injeção eletrônica, suspensão, troca de óleo etc. 

Caso queira se tornar um franqueado, a empresa busca franqueados que sejam capazes de se dedicarem totalmente ao empreendimento, entregando um comprometimento técnico capaz de levar o empreendimento ao sucesso.

  • Investimento inicial: R$ 400 mil 
  • Faturamento médio: não informado 
  • Previsão de retorno: entre 24 e 48 meses 

5. Dekra

papeis calculadora de celular
Atuar no mercado de seguros para automóveis é uma das oportunidades rentáveis para os franqueados.

A Dekra é uma das empresas voltadas para o mundo de seguros automotivos. Dessa forma, a rede busca oferecer o que há de melhor para proteger a vida de seus clientes e evitar que acidentes possam acontecer. Todo esse processo é feito por pequenas ações que visam mudar o comportamento dos motoristas. 

No Brasil, a marca chegou ainda na década de 1990 e trabalha com serviços de vistorias, inspeções, regulação, consultoria, homologações e históricos. Sempre buscando empregar os melhores profissionais para fazer o trabalho.

Caso queira se tornar um franqueado da marca, saiba que terá acesso a treinamentos e suportes para se desenvolver.

  • Investimento inicial: R$ 95 mil 
  • Faturamento médio: não informado 
  • Previsão de retorno: não informado 

Como vimos, o carro é um dos bens de consumo mais desejados e bem cuidados pelos brasileiros e, por isso, quem tem um veículo está interessado em mantê-lo limpo e com a manutenção em dia.

Esse cuidado acaba fazendo dos empresários que trabalham nos segmentos de limpeza, reparos e estética de carros, os que obtêm a melhor rentabilidade, principalmente os que se associam a franquias que possuem atuação nas três áreas. 

Porém, vale lembrar que sempre haverá concorrentes, independente do tipo de negócio que irá abrir.

A competitividade é algo bom, principalmente nesse setor. Além disso, a maioria dos consumidores não busca pelo preço mais em conta mas, sim, por um serviço de qualidade e atendimento de qualidade.

Gostou de conhecer as opções de franquias automotivas disponíveis no Brasil? Assine nossa newsletter para receber outras dicas que irão ajudá-lo a entrar no mundo das franchising!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
26 de junho de 2020

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