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5 opções de franquias de pizzaria: saiba como investir


Franquias de pizzaria têm público amplo, alto lucro e vários modelos de negócio. Mas você sabe que tipo de loja abrir? Acompanhe o texto e descubra as melhores opções do mercado!

Na hora de abrir um negócio, que tal considerar uma franquia de pizzaria? Inserida no setor da Alimentação, a opção tem ótimo retorno financeiro. Até porque, dia após dia, os brasileiros têm consumido mais comida fora de casa.

Por que pizzas são um bom negócio?

Tão presente em nossas mesas, até parece que a pizza é uma invenção brasileira. Mas ela surgiu na Itália, e foram justamente os imigrantes italianos que a trouxeram para cá. Tanto que, inicialmente, só era possível encontrar o prato em redutos e colônias italianas.

Entretanto, esse cenário já ficou em um passado distante. Quando a pizza caiu no gosto do brasileiro, ela se espalhou pelos quatro cantos do País. Foi amor à primeira mordida! De acordo com dados da Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp), um milhão de pizzas são produzidas por dia no Brasil. 

O setor chega a faturar valores próximos a R$ 22 bilhões por ano. São cerca de 36 mil pizzarias em funcionamento, gerando 360 mil postos de trabalho. 

Diante de tantos dados animadores, pode-se afirmar que investir em franquias de pizzaria é um ótimo negócio. Sem contar que, além de atuar em um mercado que movimenta muito dinheiro, o empreendedor conta com total suporte do franqueador. 

Esta é a base de uma franquia: abrir uma unidade de uma empresa que já atua no mercado, com auxílio da dona da marca.

O suporte da matriz vai desde a instalação da unidade, até a gestão do dia a dia do negócio. Esse apoio pode ser decisivo para lidar com a concorrência acirrada do ramo.

Mas, por mais que a essência do produto seja a mesma, existem muitos formatos e modelos de pizzarias. Confira, a seguir, cinco opções de franquias de pizzaria.

Opções de franquias de pizzaria

1. Franquias de Pizzaria à La Carte

O à La Carte é o formato mais tradicional de pizzaria. Nele, o cliente escolhe o sabor da pizza a partir do cardápio sugerido. Para complementar a refeição e aumentar o tíquete médio, o restaurante oferece bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de entradas e sobremesas.

Neste formato de negócio, um detalhe que merece a atenção do franqueado é o ponto comercial. De preferência, a pizzaria deve se localizar em uma região de fácil acesso ao cliente, onde haja muitas opções de estacionamento para veículos. Aqui, vale a pena contar com um serviço de valet, principalmente nas grandes cidades, onde a dificuldade para encontrar uma vaga é enorme.

Para proporcionar uma boa experiência aos clientes, o espaço deve ser organizado e limpo. O treinamento dos funcionários também se faz necessário, uma vez que um bom atendimento aumenta as chances de fidelização de público.

Em relação ao treinamento, é importante dizer que a franqueadora oferece essa capacitação. Afinal de contas, é por meio dessa transferência de conhecimento que a marca padroniza seus serviços e produtos. A padronização é essencial, pois dará confiança ao consumidor sobre a sua marca.

A quantia para investimento pelo franqueado varia conforme a estrutura da pizzaria. É preciso contar com espaço para atendimento de dezenas de pessoas ao mesmo tempo. Nessa matemática, também entra o aluguel mensal do estabelecimento.

2. Franquias de Pizzaria Delivery

entrega de pizza delivery
O serviço delivery de pizzas leva maior comodidade ao consumidor.

Às vezes, a preguiça de sair de casa é maior do que a vontade de comer pizza. Mas as pizzarias delivery estão aí para resolver esse problema.

Neste modelo, o franqueado tem uma ligeira vantagem financeira no início: como a pizzaria não atende clientes no local, ela pode se virar em um espaço mais compacto. Ou seja, o custo de instalação e o aluguel da unidade pesam menos no bolso do investidor.

Por outro lado, trabalhar com entrega em domicílio demanda um estudo de logística detalhado. Apenas com esse estudo é possível demarcar as regiões que serão atendidas pela pizzaria. Afinal de contas, ninguém gosta de comer pizza morna, ou pior, fria. Quando a pizzaria atende a bairros próximos, a encomenda chega quentinha e mais rápido à casa do cliente.

Um ponto desafiador deste modelo é a quase impossibilidade de impactar as pessoas que passam em frente à unidade, uma vez que não dá para consumir a pizza no local. 

Nesse sentido, a pizzaria precisa investir de forma agressiva em publicidade. A franqueadora tem papel fundamental nessa estratégia, pois normalmente conta com um departamento de marketing.

Este departamento vai garantir a manutenção da identidade visual da marca. Assim, os consumidores a reconhecerão de forma mais simples.

Canais de venda para as pizzarias delivery

Outro ponto importante é ampliar os canais de vendas da sua franquia de pizzaria. Na prática, isso significa permitir que os consumidores façam os pedidos por telefone, site da marca, aplicativos especializados ou até diretamente no balcão da unidade.

Segundo estudo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), o Brasil tem cerca de 230 milhões de smartphones ativos. Por conta da popularidade dos dispositivos móveis no País, estar presente em aplicativos de pedidos online é sinônimo de mais vendas.

Para se ter uma ideia, o iFood, principal aplicativo da modalidade, recebe, em média, 1,1 milhão de pedidos online por mês. Mais do que a vantagem financeira, cadastrar-se nesses aplicativos possibilita uma boa experiência ao usuário, que consegue fazer o pedido sem precisar levantar do sofá.

3. Franquias de pizzaria à La Carte + Delivery

Está cada vez mais comum encontrar pizzarias que oferecem tanto o sistema de delivery, quanto o de consumo no local. Ao atender pessoas que gostam de comer fora e aquelas que preferem pedir comida em casa, é natural que esse formato tenha um faturamento maior.

No entanto, os custos de operação deste tipo de loja também aumentam. Um dos motivos é que o investidor deve contratar mais funcionários para dar conta de fazer o atendimento presencial e a entrega em domicílio. Isso sem falar das compras de matéria-prima, para preparar mais pizzas por dia.

4. Franquias de Pizzaria Rodízio

O rodízio é uma ótima opção para o consumidor que fica na dúvida na hora de escolher o sabor da pizza. Por um preço fixo, ele come à vontade, quantos pedaços aguentar e de quantos sabores quiser.

Esse modelo ganhou fama, sobretudo, em churrascarias e restaurantes japoneses, mas faz sucesso também em pizzarias. Aqui, o ideal é que o estabelecimento ofereça uma gama variada de sabores de pizza, inclusive doces.

O maior desafio desse formato é precificar o valor do rodízio. Isso porque, o custo deve ser atrativo ao cliente, mas também não prejudicar a saúde financeira do negócio. Encontrar o equilíbrio no preço do rodízio é fundamental para manter a conta da pizzaria no azul.

5. Franquias de Pizzaria Fast Food

pedaço de pizza unitário franquias de pizzaria
Pizzarias fast food geralmente disponibilizam pedaços unitários, para refeições mais rápidas.

A ideia deste modelo é produzir pizzas em larga escala para consumo imediato, em um modelo inspirado no padrão americano. Normalmente, a pizzaria fast food comercializa apenas pedaços de pizza. Eles podem, inclusive, ser comidos sem o auxílio de talheres.

A maioria das pessoas costuma comer pizza à noite. No entanto, as pizzarias fast food ficam abertas na hora do almoço. Trata-se, aliás, de uma ótima opção para as pessoas que têm pouco tempo de almoço. Nesse sentido, o ideal é que o restaurante esteja localizado próximo a regiões comerciais.

Como o cliente realiza o pedido e depois o recebe direto no balcão, não há necessidade de contratar garçons. De modo geral, não há a necessidade de pratos e talheres. Todos os utensílios são descartáveis. Em suma, os custos operacionais são menores do que os de uma pizzaria tradicional.

Como abrir uma franquia de pizzaria?

Agora que você já conhece os tipos de franquia de pizzaria, é hora de saber como abrir o seu negócio. Afinal, este tipo de empreendimento pode ser cheio de vantagens. 

Além de todo o suporte da franqueadora, uma franquia pode ser mais barata do que abrir um negócio do zero. Ao mesmo tempo, é mais fácil conquistar o consumidor, pois ele tem maior confiança em uma marca já conhecida. 

A seguir, listamos um passo a passo mais básico para iniciar a sua franquia. Para saber um pouco mais, você poderá ler o nosso ebook sobre o assunto.

franquias de pizzaria como abrir ebook

Descubra o seu perfil

Na hora de investir em um negócio, é importante escolher um setor que combine com o seu perfil. Avaliar apenas o lucro da empresa pode ser um risco, já que é difícil manter a disposição para trabalhar com algo que você não gosta. Por isso, faça uma autoanálise e tenha a certeza de que uma franquia de pizzaria é uma opção indicada para as suas ambições.

Pesquise a franqueadora

Uma boa franqueadora oferece suporte completo ao franqueado, além de treinamento e dicas para o gerenciamento do empreendimento. Será que a marca escolhida tem oferecido o suporte combinado?

Verifique se as atuais unidades da empresa têm se saído bem no mercado, e o que os franqueados têm a dizer sobre a companhia. Isso lhe dará maior segurança de estar investindo na franquia certa.

Candidate-se à franquia

Assim como o empreendedor avalia a franquia, ele é avaliado pela franqueadora. O objetivo é garantir que as partes tenham sinergia em relação aos seus valores e objetivos. Por isso, é necessário que o interessado na franquia acesse o site da empresa e se inscreva. Ele deverá preencher um formulário e aguardar o contato pela franqueadora.

Em seguida, candidato e dono da marca realizam algumas reuniões, presenciais ou on-line. Assim, é possível conhecer todos os aspectos da franquia, e também os objetivos do empresário. Com um acordo interessante para ambas as partes, o contrato será assinado. 

Antes da assinatura, porém, é importante que o indivíduo conheça a Circular de Oferta de Franquia (COF) do negócio. O documento especifica cada informação da empresa: seu plano de negócio, suporte oferecido pela franqueadora, modo de administração e mais. Por lei, o empreendedor precisa contar com, pelo menos, 10 dias para análise da COF.

Abra a empresa

Com o contrato assinado, o agora franqueado recebe todo o plano de negócio da marca. Também obtém suporte para a escolha do ponto comercial, para o projeto arquitetônico e treinamento da franquia.

O prazo entre a assinatura do contrato e a abertura da franquia costuma ser de, no máximo, 120 dias. Em todo o caso, ele pode variar conforme a marca da franquia, assim como o resto do passo a passo apresentado aqui.

Conheça a franquia Fórmula Pizzaria

Criada em 2014, a Fórmula Pizzaria começou sua expansão por meio de franquias em 2016. Atualmente, a marca conta com mais de 15 unidades franqueadas. Ela oferece mais de 40 sabores diferentes, entre pizzas salgadas e doces. No cardápio, ainda há calzones especiais, lanches e sobremesas.

O principal foco da rede é o atendimento delivery, que representa, em média, 75% de todos os pedidos recebidos pelas unidades. Mas a Fórmula Pizzaria oferece três modelos de investimento para os franqueados: o Delivery, Delivery + Mesa, e o Express.

Modelos de negócio Fórmula Pizzaria

Para montar uma Fórmula Delivery, o empreendedor deve optar por uma loja com metragem média de 50 m². Normalmente, é necessário contar com 3 ou 4 funcionários. As pizzas são entregues, em vez de consumidas na loja.

Já no modelo Delivery + Mesa, a loja precisa ter metragem média de 80 m² e entre 4 e 5 funcionários. O consumo das pizzas pode ser feito no local, mas os pedidos também podem ser entregues. 

Enquanto isso, a Fórmula Pizzaria Express deve possuir metragem média de 40 m² e 6 a 7 funcionários. Sua instalação deve ser feita em espaços como praças de alimentação de shoppings.

As franquias da Fórmula Pizzaria têm faturamento médio de R$ 70 mil mensais. Seu retorno de investimento tem prazo entre 24 e 36 meses.

  • Investimento total: R$ 145 mil a R$ 290 mil
  • Taxa de franquia: entre R$ 40 mil e R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil

Ao investir em uma franquia de pizzaria, lembre-se de avaliar se seu público-alvo está presente na região da loja. Também tenha o cuidado de realizar um marketing intenso, inclusive com o auxílio da franqueadora. Essa divulgação será essencial para atrair clientes, especialmente para as lojas delivery.

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