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7 opções de franquias de turismo. Conheça e saiba como investir


Quer investir no mercado de turismo, mas não sabe como? Conheça ótimas opções de franquias de turismo do mercado!

O mercado de turismo é um dos mais interessantes para quem deseja investir em uma franquia. Isso porque, o turismo é uma das poucas áreas que está em constante crescimento no País — mesmo com a desaceleração econômica vivida atualmente.

Dados da Associação Brasileira de Franchising, por exemplo, demonstram que o segmento de Hotelaria e Turismo cresceu 12,3% em faturamento em 2018. No ano, e só no modelo de franquias, o setor teve rendimento de 12,6 bilhões.

Os números são favoráveis por uma série de motivos. Primeiro: o Brasil tem um turismo intenso, graças a viagens de brasileiros e estrangeiros. Viagens internacionais também atraem a população do País. Segundo pesquisa, 94% dos brasileiros têm interesse em Viagem e Turismo. 

Outro atrativo de investir no ramo é que ele possibilita a atuação com diferentes produtos e tipos de público. As opções costumam manter as vendas aquecidas durante todo o ano, já que as famílias aproveitam não apenas as férias escolares para viajar, mas feriados prolongados, viagens a trabalho, lua de mel e intercâmbio.

A seguir, você pode conferir alguns dos números que chamam a atenção no setor de turismo.

infografico numeros setor franquias de turismo

Franquias de turismo: vantagens

São várias as vantagens de investir em franquias de turismo. Para começar, uma franquia aumenta as chances de sucesso do empreendedor, pois vem com um modelo já testado.

Uma franquia nada mais é do que uma cópia de uma empresa que já existe. Ou seja, ela trabalha com os mesmos produtos, serviços e modos de fazer de um negócio que já atua, graças ao seu plano de negócio. Você pode saber mais sobre o modelo acessando o texto “Afinal, o que é uma franquia?”.

As empresas que trabalham com turismo também têm um largo portfólio de parceiros. Entre eles estão companhias aéreas, hotéis e outros serviços.  A parceria fortalece ainda mais a presença da empresa no mercado e cria rápida identificação com o cliente. 

Isso é importante porque, ainda que o consumidor não conheça sua loja franqueada, ele reconhecerá as grandes companhias aéreas e redes de hotel que já têm credibilidade no mercado.

Conhecer as empresas é essencial para estabelecer confiança na marca e comprar com maior facilidade.

Outro ponto positivo é que boa parte das franqueadoras têm modelos de franquia home office. Essa opção diminui drasticamente os custos para o franqueado, pois pode ser administrada sem a necessidade de um ponto comercial.

A estrutura é enxuta e atrai empreendedores que não têm um orçamento muito alto para investir.

Cuidados para investir em franquias de turismo

Para investir nesse tipo de negócio, é importante que o empreendedor se identifique com o setor de turismo. 

Também é essencial encontrar um modelo ou nicho no qual ele gostaria de atuar. Afinal, são várias as possibilidades no segmento do turismo.

Com essa avaliação, será mais simples se decidir por uma empresa que atenda ao seu perfil. 

Principalmente: é importante investir em uma empresa que procure um franqueado como você.

Cada marca de franquia tem um perfil ideal de franqueado, com características  que trarão maior sucesso ao modo de atuação da empresa.

Ainda vale lembrar a importância de analisar cuidadosamente todos os custos envolvidos na operação da franquia.

Por fim, o empreendedor precisará conhecer todos os seus direitos e deveres na relação com a franqueadora. Todas as regras do negócio deverão ser respeitadas após a assinatura do contrato. 

Padronização das franquias: um enorme benefício

Como citado, as franquias têm processos predeterminados e testados, que precisam ser seguidos por todos os franqueados. Para isso, a marca proporciona treinamento e suporte de todo o passo a passo de atuação. 

Atender ao que é planejado pela franqueadora é essencial para alavancar as vendas das unidades de franquias e fazê-las prosperar. Por isso, estude atenciosamente a proposta de cada marca e saiba o que esperar da franquia que quer adquirir.

Tomando esses cuidados, você fará a escolha certa ao se decidir por uma franquia de turismo. Mas, antes disso, é preciso conhecer os formatos disponíveis no mercado. Veja a seguir quais são os principais modelos que você pode considerar.

Opções de franquias de turismo

1. Franquia Home Office

O modelo home office de uma franquia, também chamado de home based, é desejado por muitos empreendedores. Afinal de contas, a opção se destaca pela comodidade e economia de recursos. Ela está disponível na maioria das redes de franquias de turismo.

No modelo home office, o franqueado precisa contar apenas com uma estrutura mínima. Normalmente, ela se resume a um computador com acesso à internet e a uma impressora para impressão de documentos e contratos.

Depois de firmar a aquisição da franquia com a marca, o franqueado recebe treinamento sobre o setor, os produtos e também sobre a forma mais adequada de comercialização.

A maioria das empresas de turismo conta com um sistema específico para franqueados que trabalham em casa. Esses softwares permitem que o usuário faça reservas, compras e todas as outras funções que estariam disponíveis se estivesse em uma loja física.

Quem trabalha em home office pode atuar com praticamente todos os segmentos de turismo, seja comercializando pacotes fechados, criando roteiros ou vendendo apenas as passagens aéreas e rodoviárias para o consumidor. Além disso, é possível focar em um modelo mais específico de franquia de turismo.

2. Franquia em Loja Física

O modelo mais tradicional de agência de viagens é o de loja física. Esse formato pode operar com todo tipo de demanda: intercâmbio, viagens turísticas, pacotes, venda de passagens aéreas e rodoviárias etc.

Investir em uma loja física demanda valores maiores do que no home office. Isso já que, além do aluguel ou compra do ponto comercial, é preciso investir na estrutura – como computadores e mobiliário. Ainda torna-se preciso contar com um quadro de funcionários.

Em todo o caso, o investimento pode compensar com um faturamento mais alto. Afinal, com uma estrutura mais robusta e mais profissionais captando clientes, as chances de ter uma receita bem superior ao home office são maiores.

As franqueadoras dão suporte na escolha do ponto comercial, no projeto arquitetônico e comunicação visual do espaço nesse tipo de franquia.

3. Franquias de Intercâmbio

As empresas que se especializaram em pacotes de intercâmbio cuidam de todo o trâmite para que estudantes brasileiros possam passar semanas ou meses em outro país.

Normalmente, o foco da viagem é possibilitar uma imersão cultural em outro local. Um segundo objetivo é desenvolver uma língua estrangeira, fazer um curso complementar à área profissional ou ter uma experiência de trabalho e vivência fora do Brasil.

Os pacotes de cursos de idiomas, high school, mochilão, voluntariado, trabalho e faculdade no exterior são alguns dos mais comercializados pelas franquias desse tipo.

Além da contratação do curso ou alocação no trabalho, geralmente fica sob responsabilidade da franquia atuar na escolha da acomodação do cliente. Seja essa acomodação feita em um hotel, república de estudantes ou casa de família.

Muitas redes também fazem a venda de passagens aéreas, contam com serviço de aconselhamento estudantil, transfer, comercializam seguros de viagem e passeios.

4. Franquias de Turismo Ecológico, Cultural e de Aventura

ecoturismo moça caminhando na mata franquias de turismo
Mais de um milhão de brasileiros praticam o ecoturismo, segundo estimativas.

Existem hoje empresas que atuam apenas com pacotes voltados para o turismo ecológico, cultural e de aventura, dentro e fora do Brasil. Cabe a essas empresas localizar destinos que proporcionem ao cliente uma conexão com a natureza.

Em geral, as marcas que trabalham com o ecoturismo focam em locais paradisíacos, com pouco ou nenhum contato com recursos do “mundo moderno”. Elas fortalecem a ideia de conservação ambiental e sustentabilidade.

Essas franquias também podem comercializar pacotes com roteiros completos, incluindo visitas a comunidades locais e reservas indígenas, passeios, praias pouco populares, restaurantes de culinária local e muito mais.

Se for o perfil do cliente, é possível agregar ainda atividades e esportes mais radicais, como trilhas, escalada, rapel, rafting, mountain bike, mergulho e exploração de cavernas, por exemplo.

5. Franquias de Pacotes de Viagens

Essas empresas vendem apenas pacotes de viagem completos, com, pelo menos, a estadia e as passagens aéreas ou rodoviárias incluídas. 

Elas também podem agregar passeios, transfer, city tours, aluguel de carros, ingressos para atrações, serviço de guia turístico e outros, que deixarão a experiência mais completa.

O que atrai o consumidor para esse tipo de empresa é a possibilidade de não se preocupar com nada. Afinal, tudo que é necessário para sua viagem já estará incluso no pacote contratado.

Além disso, esses pacotes costumam permitir uma negociação mais favorável para a franqueadora, o que resulta em preços mais baixos do que comprar cada item separadamente.

6. Franquias de Comercialização de Milhas de Viagens

O mercado de milhas de viagem para compra de passagens aéreas começou a ser explorado há poucos anos do Brasil, mas já tem muitos fãs espalhados pelo País.

Essa modalidade de serviço se baseia no fato de que poucas pessoas administram a milhagem dos seus cartões de crédito. Por isso, elas acabam perdendo a oportunidade de transformar os créditos em passagens aéreas.

As empresas deste segmento podem atuar de dois modos. Primeiro, intermediando a compra das passagens com as milhas do usuário. 

A outra opção é oferecer sua estrutura como plataforma para que o interessado em viajar e quem tem milhas sobrando consigam se comunicar. O “comércio” das milhas entre usuários é bastante comum.

7. Franquias de Lua de Mel

Uma viagem de lua de mel, naturalmente, exige um planejamento diferente. Afinal, o ideal é que o destino e as atividades sejam totalmente pensadas para um casal.

Essas franquias costumam trabalhar com destinos mais românticos, que agradam todos os gostos. Porém, também existem opções personalizadas, para os casais que gostam de aventuras, que são apaixonados por gastronomia, por moda, música, esportes radicais e mais.

O interessante é que essas empresas auxiliam os noivos criando um roteiro completo e de acordo com a identidade do casal. São levadas em conta suas preferências, atividades favoritas e, claro, o orçamento que têm disponível.

Conheça a franquia Encontre Sua Viagem

No mercado desde 2011, a Encontre Sua Viagem é uma rede especializada em turismo nacional e internacional. Ela conta com mais de 150 mil opções de hotéis e cobre cerca de 95% das companhias aéreas do mundo todo.

Além das passagens aéreas e hotéis, a Encontre Sua Viagem também oferece serviços de aluguel de veículos, passagens de ônibus, passeios, seguro viagem e muito mais.

A marca tem oportunidades para franquias no modelo de loja física e home office. Os investimentos nas franquias são bastante acessíveis. Veja abaixo.


Encontre Sua Viagem HOME OFFICEEncontre Sua Viagem LOJA
Capital de GiroR$ 2 milR$ 15 mil
Taxa de franquiaR$ 9.990,00R$ 15 mil
RoyaltiesR$ 250R$ 350
Faturamento médioR$ 70 milR$ 200 mil
Investimento totalR$ 11.990,00R$ 45.600,00
Prazo de retorno3 a 12 meses12 a 24 meses

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