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Encontre sua Franquia

Público infantil: 10 opções de franquias para investir


O mercado de franquias para o público infantil é amplo, e pode ser o que você anda procurando para investir. Acompanhe o texto e conheça algumas incríveis marcas para abrir seu negócio!

Abrir uma franquia para o público infantil pode ser um ótimo negócio. Afinal de contas, são vários os ramos possíveis, e o grupo-alvo é amplo. Para se ter uma ideia, eram 38,79 milhões de brasileiros com até 13 anos no Brasil em 2017!

No mesmo período, apenas o setor de brinquedos, um dos preferidos das crianças, teve crescimento de 6,2%. A informação é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (ABRINQ).

No setor de franquias para o público infantil, a história não é muito diferente. Aliás, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de lazer e entretenimento, que engloba algumas franquias voltadas para as crianças, obteve um faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2018. Isso representa um avanço de 6,9% em relação ao ano anterior.

As várias redes direcionadas para a criançada fazem com que este mercado seja bem amplo, com muitas possibilidades para abrir um negócio. Para investir no setor, o empreendedor pode optar por produtos como brinquedos, roupas e calçados. A educação infantil, tanto básica, como de língua estrangeira, é outra área popular entre os empresários.

A venda de serviços e produtos para os pequenos sempre apresenta novidades, de acordo, por exemplo, com as animações transmitidas na televisão. Nas datas comemorativas, como o Dia das Crianças e o Natal, o setor se torna ainda mais diversificado.

Tem interesse em trabalhar com franquias para o público infantil? Para te ajudar a encontrar a que mais combina com o seu perfil, listamos algumas marcas a seguir. Continue acompanhando o texto e descubra bons investimentos para quem deseja entrar neste mercado.

Franquias para o público infantil

1. GEmotion

ge-motion e opcao para publico infantil
Franquia da GEmotion oferece mais de 100 experiência virtuais ao usuário.

A GEmotion é uma franquia que oferece experiências de realidade virtual 9D, para crianças e adultos. Suas máquinas possuem alta tecnologia, proporcionando efeitos sonoros, movimentos do assento e outros efeitos. Tudo para que o passeio virtual no parque dos dinossauros, ou a brincadeira na montanha-russa, sejam os mais realistas possíveis. São quase 100 experiências disponibilizadas ao público infantil ou adulto.

Um único indivíduo pode operar a máquina GEmotion, desde que possua conhecimentos básicos em informática. Como franqueados, a marca busca por empreendedores com bom relacionamento interpessoal e perfil colaborativo. 

Para se tornar um franqueado GEmotion, o valor do investimento é de R$ 100 mil.

2. Ctrl+Play

Outra franquia voltada para o público infantil é a Ctrl+Play, uma escola de programação e robótica. Com aulas para crianças e adolescentes, a empresa foi fundada em 2015. O objetivo é incentivar a criatividade dos pequenos e estabelecer, quem sabe, uma base para seu futuro profissional. 

Ao optar por uma Ctrl+Play, o franqueado recebe toda a metodologia e material didático exclusivos da rede. A franqueadora ainda oferece total suporte ao empreendedor. Não apenas para o planejamento do espaço da escola, mas para o treinamento da equipe e gerenciamento da empresa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 149 mil
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 40 mil e R$ 80 mil
  • Prazo para retorno do investimento: 14 a 24 meses

3. Magic Up

quiosque Magic Up shopping
As lojas da Magic Up são sempre instaladas em quiosques.

No mercado desde 2004, a Magic Up é uma franquia de acessórios de mágica. Seus produtos são simples de usar e chamam a atenção das crianças. Inclusive porque muitos deles podem ser utilizados por esses “pequenos mágicos”. Cada acessório vem acompanhado de manuais e DVDs, para facilitar o aprendizado dos truques. 

Franqueados da marca também recebem treinamento completo da franqueadora. Assim, eles aprendem a apresentar os produtos aos consumidores, a realizar vendas e a selecionar os melhores funcionários. A franquia é sempre instalada em quiosques de shoppings e centros comerciais. 

  • Investimento inicial: R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 20 mil
  • Prazo para retorno do investimento: de 6 a 24 meses

4. Ensina Mais

A Ensina Mais Complemento Escolar é uma franquia que tem se expandido cada dia mais. Fundada em 2004, a empresa tem como principal atividade o reforço escolar para crianças e adolescentes. Por isso, suas aulas se dedicam a disciplinas como Português e Matemática. Aulas de Robótica, Informática e Inglês também são ofertadas pela marca.

Um segundo diferencial do negócio é a sua flexibilidade de horários aos alunos. Essa característica, unida ao custo mais baixo da mensalidade, atrai um amplo público infantil.

Aos interessados em abrir uma Ensina Mais, a franqueadora disponibiliza todo o seu plano de negócio e treinamento da equipe de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 25 mil
  • Faturamento médio: R$ 28 mil
  • Prazo para retorno do investimento: 20 meses

5. Ri Happy

ri happy loja dorada publico infantil
A Ri Happy tem enorme catálogo de jogos e brinquedos para o público infantil.

A Ri Happy é uma das mais famosas lojas de brinquedo do Brasil. Já são mais de 200 unidades no País, entre lojas próprias e franquias. O catálogo de produtos da marca é enorme, assim como a sua pretensão de lucro mensal. 

Outro diferencial é que a franqueadora oferece suporte completo ao empreendedor, por meio do seu manual de negócio. Ela também ajuda na negociação do ponto comercial e no gerenciamento da empresa.

  • Investimento inicial: R$ 900 mil até R$ 1.700.000
  • Faturamento médio mensal: R$ 350 mil
  • Prazo para retorno do investimento: 42 meses

6. Zastras Brinquedos

Quem disse que diversão é diferente de aprendizado? Se você tem interesse em franquias para o público infantil, a Zastras Brinquedos pode ser uma opção singular. Afinal, a loja oferece nada menos do que brinquedos lúdicos e educativos, já disponíveis em mais de 30 unidades pelo País. 

A franqueadora ainda permite que o franqueado faça a venda dos produtos de porta em porta, levando-os ao consumidor. Os itens incluem games inteligentes, livros, fantasias, brinquedos infantis e mais. Todos com enorme potencial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e sociais das crianças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 139 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo para retorno do investimento: de 24 a 48 meses

7. The Kids Club

escola de ingles the kids club
A The Kids Club ensina inglês de maneira lúdica e divertida.

A franquia de idiomas The Kids Club é uma marca inglesa que possui mais de 100 unidades em operação no Brasil.

Com foco específico no ensino de línguas para crianças de 2 a 12 anos, a marca trabalha com métodos diferentes para o aprendizado. São brincadeiras, jogos, músicas, contação de histórias e outras atividades lúdicas, que atraem aos mais novos.

A rede se encaixa no segmento de microfranquias e oferece a opção de o franqueado trabalhar de casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23.500
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil a R$ 25 mil
  • Prazo para retorno do investimento: entre 12 a 36 meses

8. Leader Kids

A franquia Leader Kids é uma rede especializada em cursos extracurriculares para crianças. Seu público-alvo está concentrado em alunos entre 2 e 10 anos de idade. 

Já os cursos da rede estão voltados para o desenvolvimento de diversas competências, como habilidades de comunicação, liderança e pensamento criativo. A rede entrou para o mercado de franchising em 2014.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 27.100
  • Faturamento médio mensal: R$ 21 mil
  • Prazo para retorno do investimento: de 12 a 24 meses

9. Alphabeto

moda infantil opcao investimento
A moda para crianças também pode ser exclusiva, como a Alphabeto oferece.

Entre franquias para público infantil, também é possível trabalhar com o setor têxtil. Segundo a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o segmento cresce, em média, 6% ao ano. A Alphabeto, por exemplo, é especializada em vestuário para crianças de 0 a 14 anos. 

Há mais de 20 anos no mercado brasileiro, a rede conta com cerca de 70 unidades pelo País. A empresa tem um ambicioso plano de expansão, com foco em cidades com, no mínimo, 300 mil habitantes. Os diferenciais da marca incluem bordados e silks exclusivos, além da fabricação própria das peças.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 252 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
  • Prazo para retorno do investimento: 30 meses

10. Buffet Cata-Vento

Há mais de 25 anos no mercado de eventos infantis, a Cata-Vento aderiu ao sistema de franquias e já espalhou diversas unidades pelo País. Suas franquias estão disponíveis em três modelos: com espaços de 300 m², 500 m² e 800 m².

Para a instalação da franquia, a marca oferece suporte completo ao franqueado. Há a análise da região para a instalação da unidade, treinamento da equipe e o planejamento arquitetônico do ambiente. A franqueadora ainda auxilia na escolha e compra de todos os brinquedos do buffet, direcionados a crianças e adultos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: de R$ 60 mil a R$ 200 mil
  • Prazo para retorno do investimento: entre 24 e 36 meses

Outras opções de franquia

Se você leu este texto até aqui, percebeu o quanto o mercado para o público infantil é amplo, não é mesmo? Mas lendo este conteúdo, você também pode ter percebido que franquias para trabalhar com crianças não são o seu forte. Afinal, este é um dos públicos mais exigentes do mercado. 

Ainda assim, você não precisa desanimar. O setor de franchising é incrivelmente amplo, e vai ser fácil encontrar um negócio na sua área de interesse.

Uma das principais vantagens em aderir a uma franquia é que a empresa já vem com um planejamento de negócios estabelecido. 

Ou seja, não é necessário estabelecer um modo de ação e cometer erros para encontrar o melhor caminho. Em vez disso, a marca escolhida já utilizou todo o modo de fazer proposto e encontrou as melhores saídas. Isso aumenta, consideravelmente, a porcentagem de sucesso da empresa. 

Os benefícios de uma franquia também incluem inovação permanente, promoção e publicidade. A seguir, apresentamos franquias em outros cinco setores: Turismo, Automotivo, Beleza e Estética, Corretora de Seguros e Alimentação. Acompanhe e descubra se as atividades combinam com o seu perfil!

Suav

loja suav setor beleza
Suav tem como grande diferencial o atendimento sem hora marcada.

Criada em 2010, a Suav é uma clínica de estética rápida, que trabalha com o atendimento sem hora marcada. A rede oferece serviços de esmalteria, sobrancelhas, fotodepilação e depilação a cera. Todos os profissionais são rigidamente treinados e constantemente avaliados pela franqueadora, para que a excelência dos serviços seja sempre mantida.

Segundo dados do Euromonitor, a área de beleza movimenta US$ 30 bilhões por ano no Brasil. Para ser um franqueado Suav, a marca busca empreendedores com o seguinte perfil:

  • Que acredita na proposta Suav;
  • Afinidade com a Rede de Franquias;
  • Disponibilidade de tempo para dedicação integral ao negócio;
  • Capacidade financeira para entrar no negócio;
  • Espírito empreendedor, visão mercadológica, estratégica e de marketing;
  • Dinamismo e espírito de liderança;
  • Facilidade de relacionamento e habilidade para lidar com conflitos;
  • Propensão a perseguir objetivos com energia e persistência;
  • Afinidade com o setor de beleza e afins;
  • Iniciativa e otimismo.

Os custos de uma loja Suav variam de acordo com o modelo de negócio da franquia. Por exemplo: um deles possui atendimento apenas para o design de sobrancelhas, enquanto outro proporciona ao consumidor todos os serviços da rede.

Veja os investimentos previstos em cada modelo.

  • SUAV Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas: R$ 127.600,00
  • SUAV Depilação e Sobrancelhas: R$ 108.800,00
  • SUAV Sobrancelhas: R$ 69.900,00
  • SUAV Esmalteria e Sobrancelhas: R$ 100.000,00
  • SUAV Fotodepilação e Sobrancelhas: R$ 131.200,00
  • SUAV Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas e Fotodepilação: R$ 245.000,00

Encontre sua Viagem

Inserida no setor do Turismo, a Encontre Sua Viagem foi criada em 2011 e já possui mais de 500 unidades franqueadas pelo Brasil. Para atender aos seus consumidores, a marca possui parceria com mais de 1 mil empresas, entre companhias aéreas, hotéis e outros. Assim, ela consegue garantir preços mais em conta.

O negócio tem baixo investimento e alta rentabilidade. Ele oferece passagens aéreas nacionais e internacionais, hotelaria nacional e internacional e seguro viagem. Assim como pacotes de viagens, passagens rodoviárias, locação de carros, cruzeiros e serviços de intercâmbio.

Para ser um franqueado, é interessante que o empreendedor tenha o seguinte perfil:

  • Consciência de que ter um negócio próprio é assumir os riscos inerentes à implantação de quaisquer atividades comerciais;
  • Que se identifique com a marca Encontre Sua Viagem;
  • Disposição a seguir os padrões da rede Encontre Sua Viagem;
  • Que seja ou tenha um operador com disponibilidade para se dedicar à gestão de sua franquia;
  • Organizado e que possua noções de administração de empresas.

Os custos para abrir uma Encontre Sua Viagem variam de acordo com o modelo do negócio. São dois os tipos possíveis da franquia: o home office e a loja física. Os investimentos necessários são:

  • Encontre Sua Viagem Home Office: R$ 11.990,00
  • Encontre Sua Viagem Loja Física: R$ 45.600,00

Acquazero

servico enceramento acquazero
Serviços da Acquazero prezam pela limpeza automotiva com sustentabilidade.

Fundada em 2009, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. Ela atua com soluções de limpeza, conservação e restauração de veículos, e utiliza apenas 300 ml de água para a limpeza completa de um carro. 

O franqueado interessado em abrir uma unidade da empresa pode oferecer os seguintes serviços ao consumidor:

  • Limpeza Ecológica;
  • Enceramento;
  • Limpeza e Hidratação de Banco de Couro;
  • Descontaminação de Pintura;
  • Revitalização de Plástico;
  • Higienização do Ar-Condicionado;
  • Vitrificação de Pintura;
  • Remoção de Chuva Ácida;
  • Oxi-sanitização;
  • Cristalização e Revitalização de Pintura;
  • Limpeza Técnica de Motor;
  • Higienização Interna;
  • Impermeabilização de Estofados;
  • Cristalização de Vidros;
  • Polimento da Lataria;
  • Polimento de Faróis etc.

No Brasil, já existe 1 carro para cada 4 pessoas. Um número tão grande de veículos circulando pelas cidades merece cuidados constantes, inclusive na estética.

Por isso, o empreendedor que investe no negócio encontra um ótimo ramo de atuação, com ótima taxa de rendimento. Para ser um franqueado Acquazero, é interessante que o empresário:

  • Tenha consciência de que ter um negócio próprio é assumir os riscos inerentes à implantação de quaisquer atividades comerciais;
  • Identifique-se com a marca e com os serviços do mix Acquazero;
  • Esteja disposto a seguir os padrões da rede;
  • Seja ou tenha um operador com disponibilidade para se dedicar à gestão de sua franquia em tempo integral;
  • Seja organizado e possua noções de administração de empresas;
  • Resida na cidade onde será instalada a unidade franqueada.

Na hora de instalar a sua Acquazero, o franqueado pode aplicar diferentes valores de investimento. Os custos variam de acordo com o modelo da franquia. São 4: Home Office/Delivery (R$ 13 mil); Loja Física Standard (R$ 63 mil); Loja Física Prime (R$ 108 mil); e Unidade Satélite (R$ 198.600).

Fórmula Pizzaria

caixa de pizza formula pizzaria
Fórmula Pizzaria atende nos formatos delivery e loja.

Fundada em 2014, a Fórmula Pizzaria possui um cardápio diversificado, com mais de 40 sabores de pizzas e calzones, salgados e doces. Sua entrega em domicílio é outro destaque, correspondendo a quase 75% dos pedidos realizados pelos consumidores. Para ser um franqueado, o empresário precisa:

  • Ter consciência de que ter um negócio próprio é assumir os riscos inerentes a implantação de quaisquer atividades comerciais;
  • Identificar-se com a marca e com os produtos do mix Fórmula Pizzaria;
  • Estar disposto a seguir os padrões da rede Fórmula Pizzaria;
  • Ser ou ter um operador com disponibilidade para se dedicar à gestão de sua franquia;
  • Ser organizado e possuir noções de administração de empresas.

São três os modelos de Fórmula Pizzaria, cada um com investimento e tamanho diferente da loja. 

  • Delivery (loja com metragem média de 50 m²): R$ 145 mil
  • Delivery + Mesas (loja com metragem média de 80 m²): R$ 165 mil
  • Express (loja com metragem média de 40 m²): R$ 290 mil

Quisto Corretora de Seguros

Por fim, quem não deseja investir em uma franquia para o público infantil, pode optar por uma franquia de seguros.

A Quisto Corretora de Seguros já possui franqueados espalhados pelo Brasil. Ela oferece os mais variados produtos para a proteção e bem-estar das pessoas. Os franqueados Quisto podem ofertar aos consumidores:

  • Seguro Acidentes Pessoais;
  • Seguro Automóvel;
  • Seguro Caminhão;
  • Seguro Condomínios;
  • Seguro de Vida Individual e Coletivo;
  • Seguro e Plano de Saúde Empresarial e individual;
  • Seguro Empresarial;
  • Seguro Frotas de Veículos;
  • Seguro Garantia Contratual;
  • Seguro Garantia Judicial;
  • Seguro Imobiliário;
  • Seguro Máquinas e Equipamentos;
  • Seguro Motos;
  • Seguro Residencial;
  • Seguro Responsabilidade Civil;
  • Seguro Risco de Engenharia;
  • Seguro Transportes;
  • Seguro Viagem;
  • Carta Verde;
  • Consórcios de Imóveis e Automóveis;
  • Fiança Locatícia;
  • Financiamento e Refinanciamento de veículos;
  • Planos Odontológicos;
  • Previdência Privada, entre outros.

Para atuar com a Quisto Corretora de Seguros, o empresário pode investir R$ 12.590,00 (modelo Home Office) ou R$ 25.590,00 (modelo Unidade Física). A franqueadora procura por franqueados com o seguinte perfil:

  • Com consciência de que abrir um negócio próprio é assumir os riscos inerentes a implantação de quaisquer atividades comerciais;
  • Que se identifica com a marca e com os produtos do mix Quisto Corretora de Seguros e com o mercado;
  • Disposto a seguir os padrões da rede;
  • Que seja ou tenha um operador com disponibilidade para se dedicar à gestão de sua franquia em tempo integral;
  • Organizado e com noções de administração de empresas;
  • Que resida na cidade onde será instalada a unidade franqueada;
  • Que realize seu registro de corretor na Superintendência de Seguros Privados (Susep) no prazo estipulado pela franqueadora no contrato de franquia, que é de 2 anos.

Como investir em uma franquia? 

Adquirir uma franquia é um processo relativamente simples, mas que merece atenção. Afinal, abrir um negócio requer grande planejamento da sua vida financeira e do dia a dia. Um empreendimento, se não for bem pensado, pode causar frustração e muitas dores de cabeça.

Por isso, o primeiro passo é a pesquisa. A pesquisa do seu setor de interesse, da marca de franquia, o quê os franqueados e clientes acham da empresa. É importante que o negócio seja bem-visto no mercado. Do contrário, a reputação da companhia poderá afetar o seu sucesso.

Com a marca definida, será hora de entrar em contato com a franqueadora. Esse primeiro contato é realizado por meio do site da companhia, com a inscrição do seu e-mail e algumas informações sobre o seu perfil.

Assim que cadastrado, o empreendedor recebe o retorno da empresa, com um convite para contato por telefone ou presencial.

Franqueado e franqueadora devem se avaliar

Na conversa com os franqueadores, o empresário apresenta o seu perfil e aspirações. Como explicado ao longo do texto, as franqueadoras sempre pesquisam por um perfil específico de empresários. Não porque os demais empreendedores não são “bons o suficiente”, mas porque os indivíduos com determinadas características possuem maior chance de sucesso no ramo.

Esse contato também é importante para que o candidato a franqueado perceba se o negócio atende aos seus objetivos. A empresa tem a mesma visão e valores que você? Seu método de trabalho é interessante? O suporte dado pela franqueadora é suficiente?

Com ambas as partes satisfeitas com a negociação, o empresário assina o contrato de franquia. Então, recebe um cronograma completo de instalação da unidade, treinamento da sua equipe e mais. Normalmente, o prazo entre a assinatura do contrato e a abertura da franquia fica entre 90 e 120 dias.

Você pode conhecer melhor o modo de aquisição de uma franquia no texto “Como abrir uma franquia: passo a passo”.

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