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Pequenas franquias dão lucro? Conheça opções que sim!


Consideradas um sucesso pelos empreendedores, as pequenas franquias são modelos de negócios que permitem um baixo investimento e que possibilitam um grande retorno financeiro. 

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem no Brasil mais de 580 marcas que trabalham com essa opção de investimento para os interessados em se tornarem franqueados.

Esse número é maior que o registrado nos último anos e a expectativa é que mantenha o crescimento. A opção, além de ter caído no gosto dos futuros empresários pelo seu baixo custo, também permite que ele tenha risco reduzido de falência.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas cinco em cada 100 franquias fecham antes de completar dois anos. Número 5 vezes menor que os negócios iniciados do zero.

Para saber quais as vantagens das pequenas franquias e as melhores opções do mercado, acompanhe o texto a seguir!   

O que são pequenas franquias?

Pequenas franquias também são conhecidas como microfranquias. Esse conceito aplicado no mercado é definido por meio de um valor máximo de investimento inicial. A quantia estabelecida é equivalente a três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) per capita. 

A definição desse capital é feita pela ABF. Dessa forma, de acordo com a instituição, são consideradas pequenas franquias as marcas que exigem um investimento de até R$ 90 mil. Essa definição enquadra, também, as pequenas franquias como opções baratas para investimento.

Esse tipo de negócio é interessante tanto para cidades do interior quanto para grandes cidades. Tudo vai depender do modelo de negócio e da presença do público-alvo da marca na região. A franqueadora saberá te orientar quanto a esses fatores.

Além do capital inicial, existem poucas diferenças entre os modelos tradicionais de franquias e as consideradas pequenas. Talvez a principal esteja em como o empreendedor atua. 

Na maioria dos casos, as microfranquias não exigem do franqueado um espaço físico para atuar. Com os modelos conhecidos como home office ou modelo home based, o empresário atua diretamente de casa ou indo até seus clientes.  

Porém, as diferenças entre as duas formas de negócios terminam aí. Todas as demais regras, objetivos do empreendimento, direitos e deveres do franqueado e da franqueadora devem seguir a Lei de Franquias. 

Ou seja, apresentar a Circular de Oferta de Franquia (COF), respeitar os prazos determinados pela norma, seguir o padrão de contrato etc.

O que diz a Lei de Franquias?

A Lei das Franquias é a norma que rege todos os contratos de franquias brasileiras desde 1994. Porém, com o passar do anos e a necessidade eminente de uma atualização, ela foi alterada e modificada ainda em 2019. 

Essas mudanças aconteceram para eliminar algumas brechas da antiga legislação, que geravam dúvidas e questionamentos. A principal mudança foi sobre o vínculo trabalhista e aplicação do Código de Defesa do Consumidor para os franqueados. 

Finalidade da Circular de Oferta de Franquia

A finalidade da Circular é informar aos interessados em abrir uma franquia tudo sobre a marca. Logo, o documento precisa conter dados como:

  • Histórico da empresa;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado, entre outras. 

Com base nisso, o empresário pode avaliar se vale a pena entrar no negócio ou não.

Vale ressaltar que, de acordo com a lei, a COF só pode ser assinada após 10 dias passados do seu recebimento. Caso seja firmado antes, o acordo perde a validade.

imagem contrato ilustrativa circular de oferta de franquia
A COF não é o mesmo que o contrato de franquia. A primeira informa sobre a franquia; o segundo estabelece o acordo.

Uma dica é procurar um advogado para que o profissional auxilie com relação a alguns tópicos desse documento. Caso surja alguma dúvida, basta entrar em contato com os consultores da marca. 

Por que investir nas pequenas franquias?

Um dos principais motivos para investir em pequenas franquias é que seu modelo de negócio já foi testado e aprovado pelo mercado. 

Vale lembrar que franquias funcionam como uma cópia autorizada de uma empresa. Com base em sua evolução, que gerou aprendizados e conquistas, a marca transfere esse conhecimento para um terceiro. 

Essa figura, conhecida como franqueado, se utiliza do know-how da franqueadora para abrir o seu negócio. Ele tem acesso a treinamentos, materiais para auxiliar no desenvolvimento da empresa e suportes, como vimos anteriormente. 

Porém, para que tenha direito a esses benefícios, o franqueado precisa seguir as regras apresentadas no contrato. São elas que vão garantir que a unidade funcione de acordo com o previsto. 

Pequenas franquias dão lucro?

Apesar de ter um investimento menor, é possível que as pequenas franquias alcancem um faturamento bem próximo, ou até igual, ao das franquias maiores.

Por isso, as microfranquias são conhecidas no mercado pelo seu baixo investimento e alto retorno financeiro. Em alguns casos, devido ao alto rendimento, elas acabam crescendo e tendo a necessidade de contratar mais pessoal.

Além disso, há outras vantagens que permitem esse avanço financeiro. Como as taxas cobradas por esses modelos, geralmente mais acessíveis. Essas despesas são referentes aos royalties, fundo de propaganda e taxa de franquia.

A taxa de franquia é uma quantia cobrada na assinatura do contrato e que permite ao franqueado começar a utilizar comercialmente a marca. É por meio dela que ele também tem acesso a todo o know how e suporte da empresa. 

Já os royalties são uma cobrança mensal, que mantém o direito de uso da marca. É graças a ela que o empresário continua por dentro das atualizações do modelo de negócio.

Por fim, o fundo de propaganda também é uma taxa mensal. Ela é direcionada para a criação de campanhas e ações de publicidade para a franquia. 

14 opções de pequenas franquias

Vimos, ao longo do texto, os benefícios de investir no franchising. Agora, separamos algumas pequenas franquias interessantes, que você pode estudar e, então, analisar qual melhor se encaixa ao seu perfil. 

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para o segmento de estética automotiva. Com apenas 300 ml de água, a franquia limpa um carro por completo. Tudo graças ao seu método inovador.

acquazero servico limpeza ecologica carro ilustrativo pequenas franquias
Limpeza ecológica da Acquazero é um dos principais destaques da franquia.

Os franqueados também são capacitados para oferecer outros serviços. São eles: a limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, impermeabilização de estofados, descontaminação de pintura, enceramento, revitalização de plástico, entre outros.

Inicialmente, para quem deseja entrar para as pequenas franquias, a Acquazero oferece seu modelo home office. São três opções, que variam de acordo com o número de serviços que você pretende oferecer.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Quer conhecer um pouco melhor o modelo de negócio e quais as vantagens da Acquazero? Veja no vídeo disponível clicando aqui.

2. Ponto TV

O negócio da Ponto TV é criar uma nova opção de publicidade para seus clientes. O foco é encontrar escritórios, agências, consultórios e empresas que possam instalar uma televisão com propagandas sobre o próprio empreendimento ou de parceiros. 

Dessa forma, quem adere ao projeto da marca tem maior possibilidade de reter clientes, além de criar ambientes mais interativos com seus conteúdos exclusivos. Atualmente, são cerca de 45 mil pessoas impactada pela marca, em mais de 75 estabelecimentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

3. Litoraneus UV

A Litoraneus UV tem a proposta de inovar no mercado de moda. Com tecnologia contra os raios ultravioleta em suas peças, a marca se consolidou no segmento já no seu primeiro ano, 2010. 

O seu foco não é apenas em roupas, pois ela também atua com acessórios. Todos os produtos são pensados nos cuidados necessários para que a pele não sofra tanto com os raios solares. Em geral, eles usam o Fator de Proteção Ultravioleta(FPU) +50.

A marca possui três modelos de unidade, sendo eles: quiosque, container e loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil
  • Rentabilidade média mensal: a partir de 15%
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

4. Mr. Fit

Uma das primeiras marcas voltadas para o Fast Food Saudável no mundo, a marca brasileira Mr. Fit se tornou líder em seu mercado. Ela tem como objetivo proporcionar aos seus clientes experiências gastronômicas inesquecíveis.

A microfranquia da marca trabalha de modo home office. Nele, o franqueado tem os produtos congelados em sua casa e os vende para os comércios que desejam oferecer esse tipo de alimentação. 

Uma das grandes vantagens do formato é a possibilidade de trabalhar com uma carteira de clientes fiéis. Dessa forma, a única preocupação do empreendedor será manter o estoque sempre abastecido. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: não informado

5. Rede Vistorias

A Rede Vistorias é uma franquia que oferece o serviço de vistoria para o setor imobiliário. Esses levantamentos podem ser usados para contratos de venda, compra ou aluguel. 

Considerada pioneira no Brasil, a marca oferece para seus franqueados manuais e treinamentos. Assim, eles podem fazer avaliações completas. Além disso, o objetivo do empreendedor deve ser a captação de clientes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 7 e 9 meses

6. Quisto Corretora de Seguros

Com mais de 90 tipos de soluções para os clientes finais, a Quisto é uma marca que garante ótimos preços ao usuário.

Isso só é possível graças ao seu sistema de gestão comercial. Com ele, o franqueado pode comparar e gerar cotações em mais de 20 seguradoras parceiras. 

Dessa forma, a Quisto se consolidou no mercado e acabou ganhando destaque entre os empreendedores que desejam entrar nesse ramo de seguros.

Vale lembrar que a marca também oferece planos de saúde e soluções financeiras. 

quisto corretora de seguros moço trabalhando notebook pequenas franquias
O franqueado Quisto pode optar por trabalhar de casa, no modelo home office.
  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Entre as pequenas franquias, a empresa é das que possui um bom suporte, treinamento on-line e auxílio jurídico. Descubra mais neste vídeo. 

7. Dank Idiomas

Com um método de ensino diferente das escolas de idiomas convencionais, a Dank oferece para seus alunos aulas particulares e desenvolvidas exclusivamente para ele. 

Ou seja, a empresa sempre considera as maiores dificuldades do aluno, criando desafios para o seu desenvolvimento. 

A escola busca ajudar aquelas pessoas que já conhecem a língua, mas tem dificuldade para colocá-la em prática. 

Além das aulas, a Dank também oferece um software para ajudar seus clientes a praticarem e eliminarem suas limitações. Para ser franqueado da marca, é preciso ter habilidades de professor e conhecimento em algum idioma.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 5,8 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

8. Encontre Sua Viagem

Perto de completar 10 anos de mercado, a Encontre Sua Viagem é uma das empresas de turismo que mais crescem no Brasil. 

Atualmente, são mais de 500 unidades franqueadas. O atrativo principal da marca está em suas comissões diferenciadas. Assim como na possibilidade do franqueado recebê-las integralmente, mesmo que a compra seja feita parcelada. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para descobrir mais vantagens da Encontre Sua Viagem e os benefícios do seu modelo de pequenas franquias, veja o vídeo disponível aqui.

9. PremiaPão

Outra das franquias de baixo custo que o mercado oferece é a PremiaPão. Ao adquirir uma franquia da marca, o empreendedor se torna parte de uma rede que já tem quase 300 unidades pelo Brasil.

O trabalho do franqueado é simples. Ele só precisa prospectar anunciantes para sacos de pão. Esses sacos possuem espaços publicitários para divulgação das empresas.

Uma unidade da franquia opera exclusivamente no modelo home based. Ou seja, de casa, para que o empreendedor não tenha custos com um espaço comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil 
  • Prazo de retorno: de 1 a 6 meses

10. Pink Lash

A Pink Lash é uma franquia especialista em extensão de cílios. Seu método oferece o serviço sem traumas, o que atrai os consumidores.

Inclusive porque, os cílios sintéticos são colocados fio a fio em cada cílio natural. Logo, a saúde desses segundos não é prejudicada. 

O efeito visual é estonteante. O tamanho da extensão varia conforme o desejo da cliente que visita a loja.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: entre 10 e 24 meses

11. Brasil Nutri Shop

Para trabalhar com a Brasil Nutri Shop, o franqueado recebe da franqueadora uma site exclusivo. Nesse espaço, ele poderá fazer a venda dos produtos oferecidos pela franquia, que incluem suplementos alimentares, alimentos fitness, vitaminas e mais.

caixas entrega sobre o teclado pc ilustrativo franquia de vendas online
Venda on-line de produtos saudáveis tem se mostrado um mercado promissor.

Depois das vendas, o franqueado não precisa fazer mais nada. É a franqueadora que cuida de toda a logística a partir daí, fazendo a separação e entrega dos produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

12. Mr. Kids 

Já a Mr. Kids é uma franquia que trabalha com vending machines. As vending machines são aquelas máquinas em que você já precisa inserir uma moeda ou ficha, recebendo em troca um brinquedo, bolinhas, doces ou outros. As crianças adoram!

O papel do franqueado da marca é fazer a prospecção de estabelecimentos que vão instalar essas máquinas. Depois, ele também fica responsável pela manutenção dos equipamentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses

13. Spa Express

Com a Spa Express, o franqueado vai até a casa do consumidor para realizar atendimento estéticos. São serviços como Massagem Relaxante Completa, Liberação Miofascial, Limpeza de Pele com Máscara, Drenagem Facial etc. Procedimentos estéticos corporais e faciais.

Poder contar com esses serviços em casa traz conforto ao cliente, o que atrai muita gente. Além disso, o empreendedor conta com flexibilidade de horários. Ou seja, ele atende quando desejar. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 12 meses

14. Só Multas

Enquanto isso, a Só Multas trabalha com a resolução de pendências com a legislação de trânsito. Como multas, autuação por dirigir embriagado, pendências com o veículo, cassação de CNH etc.

O serviço especializado utiliza do Direito Administrativo, Constitucional e na Legislação de Trânsito para resolução dos problemas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,99 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Pudemos observar nesse artigo que as microfranquias são negócios que chamam muita a atenção de quem deseja abrir um negócio. Especialmente por causa da sua fórmula de baixo investimento e alto retorno financeiro. 

Isso só é possível porque a maioria das marcas que atuam com o modelo permitem que o empreendedor trabalhe de casa, poupando dinheiro com aluguel de espaço físico, pessoal e outras despesas. 

Além disso, essas empresas têm taxas de franquia, royalties e fundo de propaganda mais em conta. 

Acompanhe outras franquias baratas para investir no vídeo abaixo! Nele, você poderá saber mais sobre as franquias Cebralog, SMS digital e Trust Intercâmbio.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre pequenas franquias, como elas são lucrativas e quais as melhores opções no mercado para você? Descubra mais sobre os rendimentos e vantagens desse investimento acessando o link!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
15 de Maio de 2020

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