fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

6 Dicas de Perguntas Para Fazer ao Franqueador


Abrir uma franquia hoje em dia é uma ótima saída para as pessoas que procuram ser donos de seu próprio negócio. O investimento, muitas vezes, é menor do que se fosse começar do zero, pois você irá atuar com uma marca já conhecida pelo público.

Porém, antes de abrir a franquia é necessário fazer alguns estudos para saber se realmente é a melhor opção para o seu perfil. Deixo abaixo algumas dicas de perguntas para fazer ao franqueador antes de realmente fechar negócio.

6 Dicas de Perguntas Para Fazer ao Franqueador

– Qual será o investimento necessário para abrir a franquia?

O empreendedor deve questionar sobre todos os custos necessários para abertura da franquia. Desde o ponto comercial (se for uma franquia física), o valor com os equipamentos, instalações, estoques, a taxa de franquia, até as despesas operacionais.

Pense em abrir o seu negócio somente quando você já estiver com todo esse dinheiro em mãos, para garantir um melhor sucesso no empreendimento.

Caso o dinheiro esteja curto, opte pelas franquias de menores custos. Existem franquias com investimento necessário menor que 5 mil reais. Deixo como exemplo a opção de franquia da Encontre sua Viagem,  que no modelo home-office tem um investimento inicial de apenas 3 mil.

– Qual o faturamento médio mensal?

Claro que o faturamento mensal depende muito do esforço do franqueado. Porém, o empreendedor deve perguntar ao franqueador qual é o faturamento médio mensal para ter uma base da quantidade de tempo que será necessário para ter o retorno do investimento inicial.

– Qual a duração do contrato e as regras de renovação?

Cada franquia tem uma duração de contrato e é necessário checar, pois cada uma tem um suas singularidades sobre a renovação. Existem franquias com duração de contrato de um ano, algumas com duração de 5 anos.

Existem redes de franquias que cobram as taxas na renovação do contrato, outras dão descontos. E existem aquelas que não cobram nada. Então é uma informação importante que o franqueado deve ter antes de fechar o contrato.

– Qual é o suporte oferecido pelo franqueador?

O franqueado deve ter como conhecimento quais os manuais que são entregues, qual o material disponível para o franqueado, como o franqueador apoiará em solução para eventuais problemas operacionais, se tem treinamento oferecido para os franqueados…

Essas informações são de extrema importância para o novo empreendedor.

– Os outros franqueados estão satisfeitos?

Franqueados satisfeitos com o franqueador é um bom sinal de sucesso da franquia. Então, procure contatos com os franqueados já existentes e questione sobre a experiência deles com a rede, se houve suporte quando necessário…

É importante saber a reputação da franquia que você pretende entrar.

Qual é o seu perfil?

Por fim, mas não o menos importante. É extremamente válido o franqueado fazer uma autoanalise do seu perfil, de suas competências e a disposição para comandar o novo empreendimento.

O maior responsável pelo sucesso da franquia é o próprio franqueado, então é preciso muita autoanalise de quão disposto o empreendedor está para conseguir sucesso no seu novo negócio.

Após todas essas perguntas para fazer ao franqueador, analise as respostas e, caso a franquia ainda seja uma boa opção, é só colocar a mão na massa e começar o trabalho para ser seu próprio chefe.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *