fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquias nacionais ou globalizadas?


O empreendedorismo tem se tornado cada vez mais uma opção de negócio entre os brasileiros. É por isso que as franquias nacionais tem ocupado cada vez mais espaço no franchising. Se o seu desejo é de se tornar um investidor do ramo fique atento as informações desse texto!

O empreendedorismo sem dúvida é uma atividade desafiadora. Mesmo sendo o sonho de muitas pessoas, os riscos e as preocupações com o sucesso podem fazer com que qualquer potencial empreendedor perca o sono.

Diferente das franquias que possuem um expertise e ao longo do tempo puderam aprimorar o seu desenvolvimento até que pudessem ser repassadas aos franqueados.O diferencial desse modelo é o plano de negócios e o suporte ao franqueado que permite orientar o empreendedor em todos os passos do negócio.

O sucesso do modelo foi tanto no país que, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil tem, hoje, mais de 140 mil unidades de franquias e quase três mil marcas atuantes. Por isso, o mercado de franquias brasileiro está entre os dez maiores do mundo.

E as marcas caracterizam-se tanto por redes antigas e bastante conhecidas como aquelas marcas que acabaram de estrear nesse setor e começam agora a construção de sua rede.

De acordo com dados da ABF, o mercado de franquias nacional faturou mais de 151 bilhões de reais em 2016 – um crescimento de 8,3% em comparação com o ano interior. E o setor fechou 2017 com crescimento de 8%.

Mas, ao pensar em investir em franchising, uma dúvida sempre vem à cabeça: é melhor franquias nacionais ou uma marca globalizada? A seguir, você encontra respostas para essa questão que provam que o produto nacional pode ser muito mais promissor além é claro de ser bem mais acessível!

Crescimento das franquias nacionais

mulher pesquisando crescimento das franquias
O franchising atua em grandes centros comerciais das cidades e em localidades com mais de 30 mil habitantes

Antigamente, as franquias nacionais ficavam concentradas apenas nas capitais e nas grandes cidades, o que fazia com que muitos buscassem as marcas globalizadas por ser mais fácil ter credibilidade por conta do nome já bastante forte. Mas esse tempo ficou para trás.

Atualmente é possível instalar uma rede de franquias em cidades do entorno e até em cidades do interior que tenham uma parcela de habitantes acima de 301 mil habitantes. Esse facilitador se dá por meio das microfranquias que são modelos menores e com alto poder de ganhos.

Para que tenha ideia, de acordo com dados da ABF, o franchising já atinge 42% dos municípios brasileiros – mais de 2,3 mil cidades do país contam com unidades de franquias.

Quer mais? Pois, atualmente, 20 das 30 cidades com maior número de unidades de franquias no Brasil são capitais, ainda segundo levantamento da ABF. Apesar disso, a interiorização do franchising é um movimento crescente e que deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos.

Franquias brasileiras também estão no exterior

Uma prova concreta de que o produto nacional é sim uma boa pedida é o fato de muitas marcas brasileiras estarem presentes também em outros países.

Isso acontece pelo bom desempenho de franquias no Brasil, fazendo com que várias marcas nacionais cruzem as fronteiras do país e comecem a expandir também em outros lugares do mundo.

Segundo dados recentes da ABF,  existem 134 redes brasileiras no exterior, enquanto em 2010, esse número era de apenas 65. As franquias nacionais chegam a 60 países diferentes.

Dentre os que tem maior número de unidades de franquias brasileiras estão Estados Unidos, Paraguai, Portugal, Bolívia e Colômbia. A lista é seguida por outros países da América Latina e pela Angola, no continente africano.

Se o produto nacional não tivesse tanta qualidade quanto o globalizado, certamente não estaria fazendo o sucesso que vem mostrando nos outros países, certo?

Para reforçar ainda mais essa tendência, a maior parte dessas franquias internacionalizadas é do segmento de moda, ocupando 27,5%. As franquias nacionais de alimentação, educação, saúde, beleza e bem estar também se destacam nesse movimento e conquistam espaço no exterior.

No entanto, se a sua ideia é investir em uma franquia brasileira no exterior, fique ligado: é indispensável que a franqueadora e o franqueado tenham conhecimento de todas as questões jurídicas, fiscais e de hábitos locais antes de implantar o negócio.

Seguindo os passos dos grandes

Esse é outro ponto que mostra como o Brasil tem caminhado a passos largos quando o assunto é fazer com que o produto nacional fique cada vez mais forte.

Tendo os Estados Unidos como referência, visto que é o país com o maior número de franquias de sucesso, as empresas têm se espelhado no modelo norte-americano.

Por isso, hoje você pode perceber que muitas marcas já surgiram no mercado internacional. Isso permite grandes ganhos de escala, em termos de desenvolvimento de produto, processos e sistema, e de marca.

E é um caminho que as redes brasileiras estão trilhando para estar cada vez mais competitivas o que propicia, inclusive, uma diversificação do risco do negócio.

Seguindo o desenvolvimento a internacionalização de franquias é uma  forma de expandir o negócio para o exterior e fazer com que seja ainda mais bem-sucedida.

De acordo com um estudo realizado pela ABF em 2018 havíam 145 redes nacionais adotando esse modelo em 114 nações diferentes.

Entre os segmentos de destaque estiveram os de Moda (35 redes); Saúde, Beleza e Bem-estar (25 redes); e Alimentação (22 redes). Logo em seguida os Casa e Construção (18) e Serviços Educacionais (15).

Contudo é possível identificar a variedade de oportunidades que podem ser levadas para fora por meio de nossa experiência brasileira.

Entre as franquias de maior destaque atuando no exterior estão:

  1. Localiza — índice de unidades franqueadas de 30,7%;
  2. Vivenda do Camarão — índice de 15,4%;
  3. Fábrica di Chocolate — índice de 9,0%;
  4. Chilli Beans — índice de 7,4%.

Franquias internacionais no Brasil

Com o bom desempenho do mercado brasileiro de franchising as oportunidades fizeram com que muitas marcas internacionais tivessem interesse em expandir por aqui.

Em 2016, por exemplo, o montante de franquias estrangeiras atuando no Brasil chegou a 5,2% das redes, com um total de 161  franquias originais de 20 países diferentes. Os dados também são da ABF.

Desse total, quase metade das redes (42,9%) é de origem americana. A lista segue principalmente com países europeus: Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Itália e Alemanha se destacam.

Já os países da América Latina, que são destino certo na hora de levar as marcas brasileiras para o exterior, não são tão presentes atuando por aqui – o único país da lista é a Argentina, com 8,7% do total de redes estrangeiras no Brasil.

Isso é mais uma prova de como o amadurecimento do mercado permite fazer com que seja mais vantajoso apostar numa franquia nacional do que globalizada.

Outra vantagem de se investir em franquias nacionais está no bolso. De modo geral, o investimento sai muito mais em conta para o franqueado, principalmente quando as taxas e royalties são cobrados em reais, ou seja, não ficam sujeitos à variação cambial.

Quer um exemplo? A franquia Pizza Hut cobra uma taxa de franquia de 25 mil dólares. Isso sem falar no investimento total que pode ultrapassar 1 milhão de reais.

Outro exemplo é que uma franquia do McDonald´s pode custar entre R$1,2 milhão e R$ 2,6 milhões.

Se você deseja investir em franquias existe uma infinidade de opções com valores de investimento bem menores e com potencial de lucro muito bons!

Em quais segmentos posso atuar no franchising

O franchising oferece em sua cartela de segmentos 11 opções para empreender, além do mais dentro desses segmentos existem subsegmentos que são as ramificações dessas opções que também se subdividem  entre outros negócios possível de empreender.

Veja em detalhes quais são:

Alimentação

O setor de alimentação lidera o ranking dos segmentos do franchising.  Cada vez mais pessoas escolhem comer fora de casa ou pedir algum tipo de serviço de entrega em casa.

Pode ser por falta de tempo ou por comodidade, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o setor de alimentação fora do lar fechou o ano de 2018 com crescimento de 3,5% em receitas.

Segundo o IBGE, o brasileiro gasta, em média, 25% da sua renda mensal com alimentação fora do lar. Alem do mais nos subsegmentos de alimentação estão, alimentação orgânica, natural, vegetarianas e veganas, entre outros.

No franchising, o segmento é um dos que mais cresceu no terceiro trimestre do de 2018. Chegou em  6,7% segundo a ABF,  e faturou cerca de  R$ 11,6 bilhões.

Serviços automotivos

Serviços para automóveis fazem parte significativa do setor de franquias e ocupam também uma boa colocação no segmento das franquias. Entre os serviços para veículos estão as locadoras, manutenção, limpeza e conservação automotiva, peças e também acessórios.

crianças localizados em shoppings tem bastante presença nas franquias.

Moda

arara de roupas em loja
Um dos segmentos que estão sempre em alta no setor de franquias é o de moda

Entre os que mais se destacam no franchising está o segmento de moda . Entre os serviços oferecidos pelas franquias estão venda de acessórios pessoais, moda íntima, calçados e vestuário. Outros subsegmentos são o setor sapatos, bolsas, bijuterias redes especializadas em óculos.

Saúde, beleza e bem estar

Muito presentes estão as franquias do ramo de saúde, beleza e estética entre as mais atuantes do mercado estão as esmalterias, venda de cosméticos, perfumaria, cuidados pessoais, esportes e recreação, farmácias, odontologia, serviços médicos também estão inseridos.

Casa e Construção

Também está em franco crescimento e tende a aumentar ainda mais devido aos consumidores que tem buscado mais por serviços do ramo. O segmento está ligado a reformas, decoração, os seus subsegmentos estão as franquias de artigos para o lar, imobiliárias, manutenção de móveis, etc.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Com opções voltadas para as franquias de serviços e produtos de informática, serviços gráficos, livrarias, comunicação e eletrônicos.

Entretenimento e Lazer

Uma atividade muito presente no franchising as franquias de entretenimento e lazer estão relacionadas ao fornecimento de brinquedos, jogos, eventos. Pontos de lazer para

Hotelaria e turismo

As principais franquias desse setor são as  franquias de turismo mais conhecidas como agências que oferecem soluções de turismo. Elas estão voltadas para elaborar pacotes de turismo e outros serviços como intercâmbio, viagens e hospedagem, como hotéis e hostels.

Limpeza e conservação

profissional limpando colchão
Franquias de limpeza e conservação atendem um publico cada vez maior nas franquias

As franq1uias de limpeza e conservação oferecem soluções para pessoas físicas e também jurídicas como empresas, O segmento de Limpeza e Conservação é formado pelas redes que oferecem serviços como de, lavanderias, conservação de prédios, reparos e serviços voltados a manutenção.

Serviços e outros negócios

Esse é o segmento que permite a junção de outros serviços que não estão classificados de forma específica, se encaixam serviços do setor de negócios e outras atividades como consultorias, serviços de logística e administrativos.

Serviços educacionais

Nesse segmento estão todas as franquias que oferecem soluções em ensino, como escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, ensino a distância entre outros.

Quais as vantagens de optar por uma franqueadora com franquias nacionais?

As franquias são geridas por uma estrutura de vários setores de uma empresa que permite o controle operacional de todas as etapas que serão geridas por uma franqueadora.

Por meio das franqueadoras é concedido o uso de uma marca específica ao franqueado que busca investir em um negócio. Ele recebe o plano de negócios e todo o expertise da empresa franqueadora por meio do suporte necessário para replicar o negócio. 

Reforçando as vantagens que estão por trás de uma franquia estão o setor de marketing que ajuda muito no trabalho de divulgação da marca. Auxilio jurídico na orientação de duvidas no contrato, ajuda na escolha do ponto de implantação antes mesmo de iniciar a franquia.

Assista neste vídeo um pouco mais sobre um dos setores mais importantes que auxiliam o franqueado no dia a dia da franquia. Em seguida saiba mais sobre as vantagens de optar por uma franqueadora.

Credibilidade da marca 

 São as marcas que reforçam a ideia de consumo e auxiliam os franqueados que escolhem investir no setor pois são elas que trazem referência, credibilidade e reforçam a confiança no produto ou serviço. 

 Por se tratar de uma franquia existe uma rede ampliada da marca e representar uma delas é reforçar essa tendência de crescimento. 

Suporte ao franqueado 

Conforme já mencionamos no inicio desse tópico a principal vantagem de entrar para o franchising é o suporte. Em todas as áreas de desenvolvimento da franquia, desde o processo de implantação escolha e decisão do ponto até as orientações de desenvolvimento. 

Por meio de uma equipe profissional o franqueado recebe  orientações e direcionamento o nas decisões e ações durante o processo de franqueamento.

Plano de Negócio 

plano de negócio franquia
O plano de negócios faz parte de toda rede que atua no franchising e facilita a operação do empreendimento

Empresas que iniciam do zero tem muito mais dificuldade de estabelecer metas e alcança-las sem o planejamento. O plano de negócio é um projeto de expansão criado pela franquia que auxilia nas ações com menor risco.

Um empreendedor individual que não consegue se preparar para prever instabilidades econômicas por exemplo não consegue sustentar um negócio. O plano de negócios é um grande auxiliar para os imprevistos de uma franquia.

Maior garantia de mercado 

Entre as vantagens o expertise que já passou por muitas etapas e adquiriu experiência suficiente para repassar o modelo de negócio ao franqueado é um grande passo a frente.

O franqueado conta com a experiência da franqueadora que já testou vários modelos de desenvolvimento além de possuir maior reação a competitividade das outras franquias. Sua visão estratégica analisa o perfil e o desejo dos clientes da sua marca. Contudo possui maior conhecimento na hora de investir.

Encontre Sua Franquia

Por falar em franqueadora uma das empresas que atua de forma ativa nesse mercado é a Encontre Sua Franquia, a empresa é uma holding de franquias com seis modelos de negócios de diferentes segmentos que possibilitam várias opções de investimento. 

A holding de franquias foi fundada em 2011 quando iniciou no franchising com a primeira franquia, Encontre Sua Viagem. Atualmente a rede conta com mais de 1 mil franquias em todo Brasil, focadas nos setores de estética automotiva, turismo, beleza e estética,moda íntima e corretora de seguros.

Diante da variedade de opções a rede oferece suporte completo aos franqueados que desejam investir no franchising sem grandes riscos e com apoio de profissionais qualificados para atender as demandas dos franqueados.Saiba mais sobre a holding .  Encontre Sua Franquia..

Opções de franquias nacionais de alta rentabilidade

Entre as opções de negócios disponíveis na Encontre Sua Franquia existem modelos para todos os tipos de empreendedor em formatos mais acessíveis como o home office e modelos mais robustos e completos como os de loja física.

Estão presentes negócios sustentáveis e inovadores, além de serviços de alta receptividade e rentabilidade para o consumidor. Acompanhe as opções da franquia e tenha uma visão mais ampla dos negócios disponibilizados pela holding de franquias.

Aqcquazero – Estética automotiva 

Definitivamente o setor automotivo é um dos que você mais gosta  a Acquazero é uma opção completa para o seu desejo de investir .

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil, com mais de 240 franqueados no país. Seu diferencial está na sustentabilidade sendo o maior destaque a limpeza ecológica.

Por meio de uma limpeza eficaz e produtos adequados, com  apenas 300ml de água (um copo) é possível realizar uma limpeza completa de um veículo. 

Enquanto que em uma lavagem convencional pode gastar até 320 litros de água. 

Entre as opções de serviços oferecidos pela franquia estão, descontaminação de pintura, limpeza do ar-condicionado e limpeza de sofás, tapetes entre outros. 

Nas opções de franquias estão seis opções de negócios sendo três opções de home office, loja fisica, Standard e Desenvolvedor de área.

Para quem deseja investir na Acquazero é possível se tornar um franqueado com valores iniciais de R$ 13 mil na opção home office básica. 

Quer saber tudo sobre a Acquazero? Assista no vídeo abaixo.

Suav – Franquia de beleza e estética 

O segmento de beleza estética está entre os que mais crescem e nesta visão está a Suav, a franquia de esmalteria atende também serviços de sobrancelhas e depilação. 

Sua proposta inovadora d atendimento express é possível aproveitar o tempo livre entre um compromisso e outro para se dedicar aos cuidados pessoais sem que precise  agendamento de horário.

Com produtos diferenciados os serviços oferecidos pela franquia tem particularidades que favorecem o atendimento e proporcionam melhor experiência de consumo para os clientes. Um exemplo é a cera depilatória da franquia que promete menor incomodo no momento de depilar.

Para se tornar um franqueado Suav estão disponíveis modelos que vão da loja física para esmalteria e sobrancelha e depilação e também com adicional de escovaria. 

Mardelle

A Mardelle é uma rede de franquias com fabricação própria e mais de 25 anos no mercado de moda íntima. Saiba mais sobre ela no vídeo abaixo.

Quisto Corretora de Seguros 

A Quisto Corretora de Seguros é uma franquia do ramo de corretoras de seguros com mais de 90 soluções no mercado. Desde seguros de vida e saúde até residências, automóveis, que são os tradicionais até odontológicos e seguro carta verde, entre outros.

Nas opções da Quisto existem home office e loja física. Saiba tudo sobre esse modelo de negócio rentável para quem deseja investir.

Encontre Sua Viagem 

A rede de franquias Encontre Sua Viagem funciona como multimarcas com mais de 1 mil empresas parceiras o que permite oferecer melhores preços em comparação com o mercado além das melhores empresas o que torna a empresa ainda mais competitiva com resultados comerciais positivos no fechamento de serviços.

Nas opções de franquias o home office que permite maior flexibilidade de trabalho e a loja física. Saiba mais sobre a ESV neste vídeo.

Se tornar um franqueado de franquias nacionais é a melhor opção de investimento e negócio para quem deseja investir no franchising. Agora que você conhece uma franqueadora nacional com várias opções pode analisar a que mais se identifica e investir em franquias nacionais!

Invista também em conhecimento pesquisando tudo sobre o setor de franquias para tirar todas as suas dúvidas, se mantendo bem informado sobre esse universo tão promissor!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
9 de janeiro de 2018

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: