fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquia de pizzaria: 5 motivos para investir já neste negócio


Enquanto a economia brasileira, de um modo geral, enfrenta dificuldades para se recuperar da recessão, o setor de franquias vai muito bem, obrigado. Segundo relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising brasileiro avançou 8,3% no ano passado, faturando 151,2 bilhões de reais. Para este ano, a expectativa é de crescimento nominal entre 7% e 9%.

Diante deste cenário, não é exagero afirmar que as franquias são um investimento mais seguro do que abrir a própria empresa e, por isso, uma ótima opção para os empreendedores de primeira viagem. E os motivos são muitos: trabalhar sob o nome de uma marca consolidada no mercado; receber todo know how do franqueador; ter suporte desde a escolha do ponto comercial até a gestão do dia a dia, entre outros.

Com mais de 3 mil redes de franquias atuando no Brasil, a escolha da marca para investir se torna um desafio. Mas, antes de chegar a essa parte do processo, você deve decidir em qual segmento vai trabalhar. Aqui, uma sugestão: as franquias de pizza têm um investimento relativamente baixo e um bom retorno financeiro.

A seguir, confira 5 bons motivos para investir em uma franquia de pizza:

Ninguém deixa de comer

Em tempos de recessão econômica, as pessoas costumam conter alguns gastos mais supérfluos. É natural. No entanto, a alimentação é uma necessidade básica, ou seja, ninguém deixa de gastar com comida. Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, 19,8% da renda familiar é destinada para a alimentação.

Com um dia a dia agitado, entre trabalho, estudos e outros compromissos, não sobra muito tempo para cozinhar. Nesse sentido, o hábito de se alimentar fora de casa virou comum: cerca de 34% dos brasileiros gastam, em média, 25% de sua renda comendo fora de casa ou comprando a refeição para comer em suas residências.

Os brasileiros adoram pizza

Quando a gente fala em pedir comida em casa, uma das primeiras opções que vem à cabeça é pizza. Faça sol ou faça chuva, (praticamente) ninguém resiste a essa delícia italiana. A Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (APUESP) estima que são consumidas um milhão de pizzas diariamente no país. Isso coloca o Brasil como o 2º maior consumidor de pizza do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Franquia de alimentação é a que mais fatura

Entre janeiro e março, as franquias de alimentação movimentaram 9,935 bilhões de reais, um avanço de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. É, portanto, o segmento que mais fatura no franchising brasileiro. No acumulado de 12 meses, o faturamento foi de 40,911 bilhões de reais.

Quando falamos especificamente do ramo de pizzaria como um todo – franquias e unidades próprias –, o faturamento anual chega a ser de 22 bilhões de reais.

Diversos canais de atendimento

Muitas pizzarias trabalham com o sistema de entrega a domicílio e o de consumo no local. Assim, a loja consegue atender tanto as pessoas que gostam de sair de casa para comer quanto aquelas que preferem pedir a pizza em casa. Em resumo, são mais potenciais clientes para atingir.

A Fórmula Pizzaria trabalha com dois modelos de investimento para os franqueados: delivery e loja física + delivery. Cerca de 75% de todos os pedidos recebidos pela rede corresponde à entrega a domicílio.

Aqui, engana-se (muito) quem ainda pensa que só é possível pedir pizza em casa à moda antiga: pelo telefone. Além do site do restaurante, os aplicativos de pedidos online permitem que o usuário peça sua refeição em poucos toques na tela. É mais comodidade aos clientes. Nesse cenário, o iFood, principal aplicativo do gênero, recebe uma média de 1,1 milhão de pedidos online por mês.

Franquia de pizza tem rápido retorno sobre o investimento

Para abrir uma franquia da Fórmula Pizzaria, por exemplo, é necessário um investimento inicial entre 145 mil reais (sistema delivery) e 165 mil reais (loja física + delivery). Como o faturamento médio é de 70 mil reais e a taxa de lucro líquido de 17%, o prazo de retorno sobre o investimento varia de 24 a 36 meses.

Leia também:

franquias de pizzarias

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *