fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Por que você deve investir em uma franquia de estética?


Não tem como negar que o segmento de estética é um dos que mais continua crescendo no Brasil, mesmo com o difícil cenário econômico em que o país se encontra. Isso porque, se tem algo que o brasileiro não abre mão, é dos cuidados com a beleza.

É por isso, aliás, que no mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosmético o Brasil ocupa a quarta posição mundial, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão, segundo dados da Euromonitor 2015.

Além disso, de acordo com a Associação Brasileira da indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o uso de tecnologia de ponta e o consequente aumento da produtividade vêm favorecendo os preços atrativos praticados pelo setor, assim como os lançamentos constantes de produtos ligados à estética.

É por isso, aliás, que uma franquia de estética também tem se mostrado uma boa fonte de investimento. E isso porque um dos principais atrativos das franquias deste segmento está na cadeia de abastecimento. Se a marca possui indústria ou é distribuidora e opera no varejo pelo sistema de franquias, a vantagem competitiva para o franqueado pode ser significativa, especialmente na garantia de estoque e no lançamento de novos produtos.

Mais: a franqueadora, sendo vinculada à indústria, pode conceder margens e condições diferenciadas ao franqueado para a aquisição dos produtos, diminuindo o preço para os clientes na ponta, o que também faz com que este ramo se mostre um bom mercado para investir.

Empreenda com segurança

É claro que ao investir em um negócio o empreendedor ganha autonomia para tomar as próprias decisões, definindo estratégias e participando de todas as etapas da empresa. No modelo de franquia, no entanto, o empreender tem uma maior segurança, visto que você conta com um formato já testado e aprovado pela franqueadora.

Além disso, há todo suporte e treinamento dado ao franqueado, já que há a passagem do know-how da marca, assim como o auxílio na escolha do ponto comercial (quando há) e no desenvolvimento do marketing da empresa.

Mais: seu negócio ainda ganha a credibilidade de uma empresa que o público já conhece e na qual confia, o que traz ainda mais segurança para o investimento.

Trabalhe em um mercado que não para de crescer

Para que você tenha sucesso na franquia, a escolha certa do ramo de atuação é de extrema importância. E quando você opta por fazer parte de um segmento que só vem apresentando bons números, alcançar o sucesso fica ainda mais fácil.

Para que você tenha ideia, o segmento de beleza, saúde e bem-estar tem brilhado mais uma vez no franchising em 2017, ficando com o segundo lugar no ranking de franquias da Associação Brasileira da Franchising (ABF).

O faturamento do segmento no primeiro trimestre do ano foi de mais de 6 bilhões de reais, enquanto que o dinheiro arrecadado pelas franquias de estética no segundo trimestre do ano ultrapassou os 7 bilhões de reais.

E não é só isso. Alguns nichos se mostraram bastantes estáveis em meio à crise, como aconteceu com o ramo da estética. Isso porque os cuidados com a beleza masculina por meio de salões especializados nesse público e produtos criados exclusivamente para o cuidado de barbas e cabelos masculinos, por exemplo, cresceu muito, assim como a procura das brasileiras por cuidados com os cabelos e as unhas.

O público está cada vez mais diversificado

Diante dessa mudança, as possibilidades de consumo também aumentaram. Antigamente, apenas as mulheres se preocupavam em investir em tratamentos estéticos e de beleza. Hoje em dia, no entanto, os homens estão se mostrando como consumidores assíduos desse tipo de serviço, o que permite que você aposte em um público cada vez mais diversificado.

Há diferenças no tipo de atendimento de cada um dos públicos, claro. Os tratamentos buscados pelas mulheres nem sempre estão alinhados àqueles requisitados pelos homens. Mesmo assim, as possibilidades são muitas.

Segmento exige pesquisa e dedicação

Para se manter entre os setores que mais se desenvolve no mundo das franquias, é preciso também saber que esse mercado requer atenção, pesquisa e dedicação como empreendedor, pois a exigência por serviços de qualidade com cuidados pessoais também é grande.

Além disso, a dedicação deve estar sempre no radar, já que o franqueado precisa gostar de servir pessoas e se importar com o bem-estar de seus clientes.

Possibilidade de atuar em espaços menores

Quando se fala em franquias de estética, muitas pessoas pensam que será necessário um grande local para atender os clientes. No entanto, existem opções de negócio mais acessíveis para quem está começando, já que algumas franquias da área oferecem modelos home based ou compactos, que podem ser operados em pequenos espaços.

Aliás, o investimento total das marcas de estética varia entre 32 mil reais a 800 mil reais, de acordo com dados da ABF.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *