fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Preço Franquia: Como calcular o valor REAL que você vai investir


Entrar para um negócio próprio exige uma preparação financeira que deve ser bem avaliada, principalmente quando se trata de preço de franquia. É preciso planejamento, além de muita dedicação para o negócio.

Afinal, é necessário saber que vai precisar tanto do capital para o investimento, quanto do modelo que se encaixa melhor na sua opção de negócio.

Se o seu pensamento está nas franquias baratas, avalie se o empreendimento vai oferecer a margem de lucratividade. Ou seja, o faturamento médio mensal que você espera, entre outros fatores.

Quer saber como funciona esse processo e o preço envolvido em uma franquia? Veja no decorrer desse texto!

Como descobrir o preço de franquia?

De acordo com a Lei de franquias, a descrição sobre como é calculado o preço de uma franquia está somada ao investimento inicial, que corresponde a taxa de franquia, implantação e direito de entrada no negócio.

Sendo assim, o tipo de franquia e modelo de negócio podem variar de acordo com a escolha do empreendedor. Fatores como segmento escolhido, forma de atuação, o peso da marca escolhida e o tipo de suporte que as franqueadoras oferecem, também devem influenciar nesse momento.

Sendo assim, a franquia define os valores que serão cobrados de acordo com o que pode oferecer ao franqueado. Cada franquia decide o que está incluso no valor inicial, dependendo do segmento e da complexidade do negócio.

Por isso, nos valores de investimento tanto iniciais, quanto decorrentes, estão as taxas mensais que devem ser pagas para manutenção dos serviços oferecidos ao franqueado durante sua permanência na rede.

Outros valores fazem parte do preço de uma franquia

valores franquia
Prever gastos é a melhor forma de se organizar financeiramente nos primeiros meses da sua franquia

É muito importante avaliar as condições financeiras antes de entrar em um investimento de franquias. Afinal, muitas pessoas acreditam que o investimento necessário é somente o que é mencionado no contrato.

Porem, existem outras preocupações que devem ser previstas e demandam uma segurança financeira, além dos custos operacionais.

Sendo assim, outro fator importante que deve ser reforçado é a leitura obrigatória e detalhada da Circular de Oferta de Franquia(COF). Esse é o primeiro contato com todas s informações referentes a franquia que vai escolher.

A COF é uma espécie de pré contrato onde constam as informações sobre procedimentos da franquia, direitos, deveres e principalmente sobre as taxas que devem ser planejadas.

Valores de aquisição dependem muito do modelo. Por exemplo, existem franquias que possuem dois ou mais modelos de negócios.

Ou seja, se a sua escolha for por uma franquia home office, o preço vai ser menor em relação a uma loja física, que depende de implantação de ponto, adequação da loja para o padrão da rede, entre outros fatores.

Quer saber tudo que precisa sobre a COF? Acesse o vídeo abaixo!

Variações de preço das franquias – Taxas mensais

Além das taxas de aquisição, existem os valores pagos mensalmente pelo franqueado. Para saber melhor sobre eles, trouxemos quais são e ao que eles se referem para que você compreenda melhor a necessidade dos valores.

Taxa de franquia

Essa é a primeira delas , a taxa de franquia é um dos principais valores pagos pelo franqueado e, geralmente, representa uma parte significativa da entrada no negócio.

Assim que é realizada a assinatura do contrato, ela dever ser paga. Assim, ao quitar o valor sua entrada é oficializada na rede. Dessa forma, é possível dar os primeiros passos para iniciação da empresa.

Essa quantia garante que a empresa que irá transmitir todo seu conhecimento para reprodução.

Vale lembrar que esse valor também inclui o auxílio em todo o processo de abertura da unidade, além da capacitar o franqueado e sua equipe antes e durante a validade do contrato.

Taxa de propaganda

A taxa de propaganda, também conhecida como taxa de marketing, é parte do suporte oferecido pelas marcas. Ou seja, esse valor corresponde aos serviços realizados para divulgação da rede e manutenção das estratégias adotadas para o melhoramento da visibilidade das empresas.

Por meio desse pagamento, que é mensal, a rede mantém o seu fundo de propaganda e o utiliza para ações de publicidade e marketing.

Esse fundo é administrado pela franqueadora que pode usá-lo de várias formas desde propagandas de TV e anúncios nas mídias sociais, até estratégias de conteúdo na internet e outros tipos de campanhas.

Nesse caso, existem algumas franqueadoras que cobram valores fixos e outras que definem um percentual sobre a taxa. Isso depende também do tipo de negócio.

Lembrando, a identidade visual de uma empresa é o que diferencia a marca e faz toda diferença no ato de consumo. Portanto, é de extrema importância no ambiente empresarial para o desenvolvimento e o reconhecimento das marcas.

Royalties

Outro valor importante nas franquias e que é muito falado são os royalties. Também são valores pagos mensalmente e que reproduzem o direito de uso da marca. Podemos dizer que é uma espécie de aluguel que é pago pela transferência do know how

Da mesma forma que a anterior, sua cobrança é devido ao suporte contínuo durante todo tempo em que o franqueado estiver na rede.

Assim como a taxa de propaganda, o valor dos royalties pode variar entre valor fixo ou percentual por receita bruta, vai depender do tipo de franquia e modelo de negócio.

Capital de giro

capital de giro
O capital de giro é uma precaução para assegurar o pagamento de despesas no inicio do negócio

Um outro valor que deve ser considerado, mas que nem sempre faz parte dos planos de quem inicia um negócio seja ele de franquia ou não, é o capital de giro. Sendo assim, é importante saber que esse é um controle de gastos previstos no início do negócio.

Trata-se de um valor que deve ser reservado para imprevistos e até os primeiros meses da empresa. Afinal, ele também pode ser utilizado para compra de estoque no decorrer do funcionamento da empresa.

Por isso, é uma reserva de caixa, gastos eventuais do dia a dia e até para despesas mensais como as com tas de água, luz e telefone.

Algumas franquias determinam um valor específico de capital de giro e até o incluem no valor total do investimento inicial, porém outras não incluem o valor. Por esse motivo, mesmo que na aquisição do seu negócio não esteja programado esse capital de giro, reserve.

A quantia deve ser calculada com base no prazo médio de retorno do investimento, custo mensal e a produção da franquia.

Estoque inicial

Se na sua opção de investimento houver estoque de produtos é possível que esse valor já esteja previsto no contrato. Para ter certeza, avalie a informação na COF, mencionada acima. Essa informação deve constar de acordo com a orientação da Lei de Franquias em sua nova resolução.

Sendo assim, o valor deve ser suficiente para montagem da primeira remessa de estoque de produtos que deverão ser comercializados nessa primeira etapa do negócio, até o momento de uma reposição.

Dessa forma, o franqueado tem uma previsão de gastos e o tempo de duração média para quando será necessário o próximo pedido de estoque.

Abertura de CNPJ

Normalmente esse processo de abertura de CNPJ é uma ação determinada pelo franqueado, ele é orientado pela franqueadora logo no inicio e já deve providenciar os tramites para abertura na junta comercial de sua cidade.

Tais custos correspondem ao registro e devem ser pagos diretamente onde será registrado. Por fim essa etapa é fundamental para dar continuidade aos procedimentos de formalização de aquisição de franquia, treinamento e inauguração da unidade.

Taxa de instalação e reforma ou montagem de loja

reforma de loja
A taxa de reforma faz parte de toda franquia que prevê em sua instalação a loja física

Se a sua escolha de franquia for uma loja física, será necessário arcar com valores de reforma e adequação do espaço.

Ou seja, é necessário planejar os gastos estruturais que ficam por conta do franqueado e que deve pagar o profissional que irá executar o trabalho. Vale lembrar também das despesas com aluguel ou compra do espaço no qual a franquia será instalada.

A maioria das redes menciona o valor da taxa de instalação que corresponde ao maquinário e material padrão para execução da obra, já outras preferem analisar antes o espaço que será escolhido para depois calcular os gastos.

Treinamentos extra

As franqueadoras normalmente oferecem cursos de iniciação tanto sobre o serviço quanto cursos relacionados a parte administrativa e de gestão. Dessa forma, para facilitar o processo de alcance dos franqueados, esses cursos em sua maioria são on-line oferecidos e plataformas especificas da rede.

Porém, existe a possibilidade de cursos de aperfeiçoamento que podem ser presenciais. Sendo assim, esses tem custos tanto para adequação do local, quanto para arcar com as despesa do profissional que irá ministrar esses cursos.

Dessa forma, o franqueado deve arcar com os valores tanto de especialização que são cursos extras e opcionais quanto de despesas com transporte e hospedagem, se for o caso.

Todas essas informações devem estar previstas na COF para que o franqueado tenha ciência caso tenha alguma necessidade especial.

Custos operacionais

custos operacionais
Custos operacionais diz respeito a taxas de despesas com funcionários, compra de insumos para o dia a dia entre outros

A princípio esses são os valores previstos no ato da aquisição de um negócio e que devem estar demonstrados para o franqueado na COF.  Porém, ainda existem os custos operacionais que também citamos ao longo desse texto.

Sendo assim, eles podem estar dentro daquele capital de giro que falamos acima, lembra? De toda forma é bom reforçar que estão relacionados as despesas do dia a dia.

Essas despesas podem constar na previsão do capital de giro, mas devem ser reforçadas. Afinal, são despesas mensais de manutenção como aluguel, taxas de água, telefone e luz. Gastos com funcionários, como pagamento de salários e direitos. Tudo isso deve ser pensado na hora de somar o preço de uma franquia.

Se você tiver esse controle inicial, terá maior facilidade em gerir os gastos no decorrer do empreendimento. Por isso, falar sobre as finanças é uma maneira de manter o equilíbrio financeiro do seu negócio logo no inicio e não prejudicar a sua saúde financeira.

Compreendeu melhor o preço de uma franquia? Claro que o valor exato não é possível definir, pois conforme o texto, tudo vai depender do tipo de franquia, o segmento e o modelo que você escolher. Mas de toda forma, se prevenir para os custos que vai ter que arcar é uma forma de se organizar para iniciar no negócio!

Quer saber tudo sobre franquias e qual a melhor opção para o seu investimento? Acesse gratuitamente o nosso ebook e fique por dentro!

ebook chegou a sua hora de empreender?
Autor: Denise Melo
27 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

Having Sex With Mom When She Is Druged|Love Handles Diet|How Much Is Pure Cannabis Oil