fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Qual a melhor franquia atualmente? O que as em alta têm em comum


Para você saber qual a melhor franquia atualmente para investir, é necessário conhecer um pouco mais sobre os modelos disponíveis no mercado. 

Dessa forma, será possível escolher o empreendimento que melhor se encaixa as suas expectativas e que estão de acordo com o momento atual de pandemia. 

As franquias, como sabemos, é um modelo de negócio que funciona similar a uma “cópia autorizada”. 

Ou seja, a marca visando expansão, permite que um empresário terceiro tenha acesso ao know how e expertise estruturados ao longo dos anos. Assim, os franqueados ficam autorizados a abrir uma loja com os produtos e serviços que a marca é reconhecida. 

Porém, diante da pandemia, algumas empresas acabaram perdendo força e tiveram que passar a encontrar uma nova forma de manter os lucros. 

Tirando as empresas que trabalham em setores considerados essenciais, diversos negócios passaram por transformações brutas para continuar com atuação competitiva no mercado. 

O que acabou tornando um atrativo para os empreendedores. Afinal, agora pode ser o momento ideal para mudar de vida. 

Além de surgir em um cenário com poucos concorrentes, ainda entra no mundo dos negócios com um modelo de negócio atualizado e pronto para atender as tendências, principalmente diante do “novo normal”. 

Por isso, preparamos o texto a seguir explicando quais os modelos ganharam força durante o momento da Covid-19, como o mercado das franquias tem reagido e algumas opções interessantes de negócio. Acompanhe a leitura com a gente.  

Qual a melhor franquia atualmente?

Por causa do cenário de pandemia que o mundo tem passado, um dos impactos causados é o isolamento social. Dessa forma, diversos empreendimentos tiveram que mudar a sua maneira de fazer negócio e se reinventar para não registrar grandes prejuízos. 

Essa prática de ficar em casa e sair apenas para fazer o que for essencial, é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Porém, existem dois modelos de negócio que conseguiram continuar os atendimentos aos clientes, mantendo o empreendimento vivo.

Além disso, diante da era do “novo normal”, a tendência é que esses formatos continuem ganhando espaço no mercado. 

Omnichannel

O primeiro modelo de negócio para quem deseja saber qual a melhor franquia atualmente, são as que atuam no formato de Omnichannel. 

Esse conceito visa esconder do consumidor a diferença entre o varejo on-line e off-line. Ou seja, funciona como uma integração de lojas físicas e virtuais aos compradores a fim de aumentar as interações e tornar o empreendimento ainda mais rentável, principalmente diante do cenário que vivemos. 

Dessa forma, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), essa é uma tendência que vem acompanhando o mercado há algum tempo. 

Porém, com a mudança brusca ocorrida em 2020, ela se consolidou e se mostrou de suma importância para os empreendimentos. 

Uma das características do Omnichannel é tratar os clientes como centro do universo, trabalhando em uma percepção mais positiva com experiências que o façam querer sempre voltar a consumir em sua loja. Mas, para que isso funcione, é necessário que a presença digital esteja em alta. 

Com base nas redes sociais e dados obtidos pela internet, é possível traçar um perfil de comportamento e preferência dos clientes no geral. 

Assim, todas as partes do negócio estão cientes e preparados para oferecer o que há de melhor para seus consumidores, e tendo como resultado um maior interesse dos clientes na loja e nos produtos comercializados.

Por fim, para descobrir se sua futura franquia trabalha nesse formato, basta pesquisar sobre os sistemas tecnológicos que a rede dispõe e oferece, para que você consiga trabalhar com o seu cliente no centro de tudo. Vale frisar que o foco aqui é transformar o seu cliente em um fã da marca. 

Prestação de serviços essenciais

Qual a melhor franquia atualmente: silhueta de um caminhão
As empresas de transporte são consideradas essenciais e são importantes para qualquer empreendimento que pretenda abrir.

Já o segundo modelo que vem se mantido bem durante a pandemia são os empreendimentos considerados prestadores de serviços essenciais. Ou seja, todas as empresas que atuam em algum setor autorizado a continuar operando mesmo em um cenário de pandemia.

Essa orientação partiu da OMS e visa frear a velocidade de contágio do Covid-19. Mas, mesmo diante do funcionamento normal, é aconselhável que siga regras para que possa proteger tanto os consumidores, quanto os colaboradores. 

Os exemplos mais comuns que encontramos nos noticiários são os ligados à alimentação, saúde, transportes e entrega de cargas. 

Porém, também constam nessa lista as atividades de segurança, assistência social, serviços de higiene, bancas de jornal, distribuidoras de materiais em geral, hotéis, clínicas etc.

Todo empreendimento que se encaixa em alguma das categorias, tende a atingir resultados positivos e são considerados bons investimentos para quem busca saber qual a melhor franquia atualmente. 

Afinal, essa lista passou a entrar em vigor como uma tentativa de reduzir a circulação de pessoas pelas cidades e assim, tornar a pandemia algo controlável.   

Porém, é importante destacar que mesmo que esteja atuando em um setor que possua tal designação, a empresa ainda precisa tomar alguns cuidados para que consiga exercer as suas atividades de uma maneira segura e protegida. 

Como uso de máscaras, luvas, reforçar a higienização do ambiente, manter o álcool em gel sempre por perto e respeitar uma distância mínima de um metro e meio de outras pessoas.

Além disso, é importante apresentar para os clientes as medidas que estão sendo tomadas para evitar o conntágio.

Como está o mercado de franquias durante a pandemia?

ilustração das vantagens das franquias
As franquias possuem uma estrutura capaz de tornar o investimento mais seguro que um empreendimento próprio.

O primeiro levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2020, apresentou os dados entre janeiro e março do universos das franquias. 

Apesar do momento e da queda no índice de confiança empresarial e do consumidor, o setor registrou bons números.

O faturamento conseguiu manter estabilidade mesmo diante da pandemia. Entre o mesmo período, se comparado com 2019, houve um crescimento de 0,2%. 

Esse crescimento, mesmo que tímido, só foi possível graças ao saldo positivo que foi registrado entre as lojas abertas e fechadas. Houve um crescimento de 2,4% em novas unidades.

Além disso, para evitar os resultados ruins, diversas franqueadoras passaram a trabalhar com novas estratégias para favorecer seus franqueados. 

Apesar de reduzirem os esforços de expansão das redes de franquias, muitas passaram a focar na entrega de serviços on-line, orientações e treinamentos sobre a Covid-19, unidades apenas para entrega, desenvolvimento de tecnologias etc. Se estima que mais de 89% das marcas passaram a concentrar esforços nessas ações. 

Assim, podemos reparar que os setores que melhor têm lidado com a crise até o momento, são os voltados para Alimentação; Casa e Construção; Saúde, Beleza e Bem Estar; Comunicação, Informática e Eletrônicos e Serviços e outros negócios. Tendo apenas Entretenimento e Lazer com resultado negativo. 

Por fim, de acordo com a ABF, os segmentos de Serviços Automotivos, Educacionais, Limpeza e Conservação tendem a ter bons resultados este ano. Principalmente pela frota de carros envelhecida, cliente corporativos que estão aumentando a demanda por serviços de limpeza e a migração dos serviços de ensino para as plataformas on-line. 

3 franquias em alta para investir atualmente

Agora que você conhece o cenário que está prestes a ingressar, vamos mostrar algumas opções para você escolher qual a melhor franquia atualmente para quem sonha em se tornar empreendedor.

O importante neste momento não é olhar apenas pelo valor do negócio, mas sim o custo benefício do investimento. Fique atento a todas as situações, estude a Circular de Oferta de Franquia (COF) com cuidado, converse com seus familiares, conheça outros franqueados etc. 

Será graças a essas ações, que você irá conseguir achar o empreendimento ideal diante das melhores franquias do Brasil

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para estética automotiva que está no mercado desde 2009. O seu maior foco é trabalhar de uma forma sustentável e em conjunto com o meio ambiente, utilizando apenas 300 ml de água por lavagem e produtos biodegradáveis. 

Segundo a marca, a demanda de clientes pelos serviços oferecidos por ela tem aumentado durante a pandemia. Aqui, o franqueado pode tanto trabalhar indo até o cliente, quanto montando a sua loja física. 

Além do serviço de lavagem, é possível realizar a higienização interna completa, limpeza do ar-condicionado, polimento, cristalização de pintura etc. 

Um dos diferenciais da Acquazero, é a possibilidade de trabalhar também com móveis domésticos. Ou seja, é possível lavar colchões, sofás, carpetes, estofados etc. 

Dessa forma, o empreendedor tem uma maior possibilidade de retorno sobre o investimento, justamente por não ficar preso apenas aos carros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses 

Para que você conheça um pouco mais sobre a marca, separamos o vídeo a seguir mostrando os diferenciais e vantagens da Acquazero. Confira. 

2. Brasil Nutri Shop

Voltada para o e-commerce desde o seu surgimento, a Brasil Nutri Shop é um exemplo de empreendimento Omnichannel. 

Apesar de existir a loja física central, todos os demais franqueados trabalham de forma on-line e possuem o seu próprio espaço virtual. Dessa forma, não demorou muito para a marca ser reconhecida como uma das maiores franquias de suplementos alimentares. 

Com atuação em diversos estados brasileiros, o objetivo do franqueado é divulgar ao máximo a sua página, se tornando, assim, uma boa opção para quem saber qual a melhor franquia atualmente.

Após isso, todo o processo de venda e entrega é de total responsabilidade da empresa. Atualmente, são mais de 500 unidades franqueadas em poucos anos de fundação. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

3. Quisto Corretora de Seguros

Mais um empreendimento que podemos considerar Omnichannel, a Quisto é uma corretora de seguros que trabalha com diversos serviços. 

Ao todo, em seu catálogo, é possível contratar mais de 90 opções entre seguros de vida, carro, pet, casa, plano de saúde, odontológico e outros voltados para finanças como consórcios. 

Dessa forma, no mercado desde 2012 e natural de Belo Horizonte (MG), a marca passou a fazer sucesso após aplicar uma das melhores políticas de comissionamento do Brasil. 

Dependendo do ativo negociado, o franqueado pode receber até 45% de remuneração. Além disso, o empreendedor pode optar pelo modelo home based ou loja física, ambas possuem as suas vantagens. Por isso, é de suma importância que faça um levantamento do que realmente interessa a você. 

Por fim, a empresa conta com um sistema exclusivo capaz de gerar aproximadamente 20 orçamentos diferentes para seus clientes. 

Assim, cabe a ele escolher o que melhor vai atender a necessidade dele naquele momento. Se tornando outro bom diferencial da Quisto, mais uma opção para quem busca conhecer qual a melhor franquia atualmente. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

A seguir, separamos um infográfico que apresenta os números do setor de seguros e mostra o porque investir na Quisto é uma boa aposta. 

infografico setor seguros

Quais as vantagens de investir durante a crise?

Para você conseguir achar qual a melhor franquia atualmente, é necessário entender as vantagens de fazer um investimento desse porte no momento em que estamos passando, principalmente se tratando de um modelo de negócio tão seguro. 

O primeiro ponto é que devido a sua estrutura pronta, o empreendedor inicia a sua jornada pulando etapas que, se optasse por algo próprio, teria grande dificuldade devido ao cenário de retração. 

Ou seja, você tem a chance de fechar o primeiro mês de funcionamento com um faturamento que poderia demorar um ano para atingir, caso abrisse uma empresa sem o apoio de uma marca.  

Como resultado, o empresário tem maior segurança para investir seu dinheiro, tem uma ótima oportunidade para mudar de vida e pode até receber financiamentos mais em conta. 

Ao longo do texto pudemos conhecer um pouco sobre os modelos de franquias que tendem a crescer em 2020. 

Tirando os serviços considerados essenciais, que estão mais em pauta no nosso dia a dia, as empresas conhecidas pela estratégia de Omnichannel também vão registrar bons resultados no ano e se tornam boas opções de investimento. 

Lembrando que esse modelo é uma maneira de tratar o cliente de forma central, com um trabalho de pré e pós venda, transformando a experiência dele com a unidade e o principal, escondendo as diferenças entre o negócio on-line e off-line. 

Dessa forma, diante do bom cenário e a expectativa para o futuro, investir em franquias pode ser a chance que você precisava para mudar de vida. 

Gostou de conhecer qual a melhor atualmente e as opções que o mercado tem oferecido? Continue a leitura em nosso blog pelo artigo “O mercado de franquias no Brasil e no mundo: efeitos da pandemia”.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
26 de julho de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: