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Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro e recuperá-lo rápido


Diante do cenário de crise econômica, é muito comum encontrar pessoas querendo saber qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro. 

Com o desemprego em alta muitas pessoas que perderam seus empregos precisaram mudar de vida para reduzir ao máximo os impactos da crise. Porém, as empresas oferecem boas opções de franquias para quem deseja nunca mais depender de um chefe ou gastar suor com uma empresa. 

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas cinco em cada 100 franquias fecham as portas antes de dois anos de operação. Em comparação com os empreendimentos próprios, ¼ das empresas encerram as atividades no mesmo período de tempo.

Muito da segurança do investimento em franquias se dá pelos suportes e treinamentos que as franqueadoras oferecem aos empreendedores. Dessa forma, os franqueados têm acesso ao know how e expertise que tornaram a marca referência no mercado. 

Por isso, preparamos o texto a seguir com dicas para você conseguir escolher as melhor marcas e uma lista com algumas franquias que podem ser interessantes para o seu perfil.

Vantagens de abrir uma franquia com pouco dinheiro

Primeiramente, é normal se sentir inseguro em abrir um negócio em um momento de crise. E podemos dizer que nós brasileiros já vivenciamos algumas situações de crises nos últimos anos, que trouxeram reflexos para o mercado econômico.

Por mais que todo investimento esteja exposto a algum risco, as franquias são modelos de negócios que permitem uma facilidade maior de desenvolvimento devido ao seu plano de negócios.

Por essa razão, fala-se tanto que abrir uma franquia é mais seguro do que investir em uma empresa que iniciará todo o processo do zero. Sem a devida orientação, é muito mais demorado e arriscado não ter um planejamento já definido para ser colocado em prática.

Assim, o modelo de negócio das franquias permite ao franqueado perceber o resultado em menor espaço de tempo. Além disso, os empreendedores contam com suporte da rede para que a unidade atinja o ponto de maturidade e comece a dar lucros.

Como apresentamos no início do conteúdo, as franquias têm mortalidade muito menor. Segundo pesquisas, apenas 5% das franquias fecham as portas dentro de um período de até dois anos. No caso de empresas comuns, esse percentual sobre para 23%.

Essa diferença tão grande entre uma taxa de mortalidade e outra está apoiada nos suportes e treinamentos recebidos pelos franqueados, além da atuação com base em um plano de negócios já testado e aprovado no mercado. Esses ingredientes são a receita de sucesso.

Ao investir em um modelo de franquia, todo franqueado conta com as seguintes vantagens:

  • Plano de negócio preestabelecido;
  • Contar com uma marca reconhecida no mercado;
  • Taxa de mortalidade menor que a de outros negócios;
  • Previsibilidade sobre faturamento e retorno de investimento;
  • Suporte da franqueadora.

Para saber tudo sobre as vantagens do negócio baixe gratuitamente o material que trouxemos neste ebook!

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Por que devo abrir uma franquia mesmo com pouco dinheiro?

O seu objetivo é abrir um negócio próprio, mas anda pensando se realmente pode valer a pena investir o pouco dinheiro que tem nesse empreendimento? Nós vamos explicar que pode ser, sim, uma oportunidade única de realizar o seu objetivo.

Por mais que pareça arriscado, se você optar por um negócio que esteja alinhado com o seu perfil de empreendedor e com boas perspectivas no mercado, essa pode ser a sua chance de sucesso.

Claro que tudo vai depender do seu empenho à frente do negócio. Isso porque, em qualquer modelo de negócio, é essencial ter comprometimento com a gestão e operação. Já falamos que os franqueados encontram suporte e treinamentos completos, por isso, não abra mão de contar com o auxílio da rede.

Abaixo vamos mostrar porque você deve empenhar seus esforços escolhendo por uma franquia. Continue a leitura.

Menos concorrência no mercado

Com um cenário econômico incerto, muitos empreendedores vão se sentir inseguros e acabam por não investir em um modelo de negócio. Outros até desistem de manter o negócio de pé.

Sendo assim, aqueles que decidirem enfrentar os riscos, que existem, independente da situação, poderão se destacar no segmento que vão atuar. Isso porque não haverá tanta concorrência direta, como de costume.

Além disso, com o plano de negócios desenvolvido pela franqueadora e os suportes de marketing e de vendas, as franquias conseguem desenvolver boas estratégias para superar os desafios econômicos.

Alta mão de obra disponível

Em momentos de dificuldades financeiras, muitas pessoas acabam ficando desempregadas.

Portanto, a mão de obra para atuação na sua franquia será mais ampla e você poderá buscar por bons profissionais disponíveis no mercado de trabalho para atuar junto ao seu negócio.

Basta realizar uma boa seleção. Como mencionamos na introdução deste conteúdo, existem pessoas dispostas e retomar sua busca por novas oportunidades e empreendedores esperando a chance de abrir o próprio negócio.

Esse é, portanto, o momento de investir na procura por bons profissionais que estão em busca de recolocação.

Momentos difíceis não são permanentes

Por mais que as crises sempre aconteçam, esses momentos não duram para sempre. Já passamos por diversas crises e, em média, o tempo de duração é de dois anos. E com a retomada da economia, o poder de recuperação tende a ser bem menos demorado.

Quer dizer que o mercado comercial pode estar retraído, mas vai se recuperar e quando isso acontecer, você já estará atuando à frente de seu negócio.

Até porque uma franquia tem um tempo para ser inaugurada e começar a apresentar lucros. Se a sua opção for um modelo home office, por exemplo, é possível que o seu ramo de atuação seja mais favorável ao momento, uma vez que a atuação é virtual.

Porém, se for uma loja física, vai precisar de um pouco mais de tempo para colocá-la em prática. Até o momento de recuperação econômica, o seu negócio já terá meses de atuação e bom reconhecimento no mercado local.

Despesas menores

Para abrir uma franquia com pouco dinheiro é muito mais provável que a sua opção seja por um modelo de negócio mais acessível.

Neste caso, a maioria das oportunidades do franchising são de franquias mais enxutas, com operação home office ou, se for modelo físico, em estruturas mais compactas.

A modalidade home office apresenta baixíssimos custos de implantação e operação, uma vez que você trabalhará de casa e precisará apenas de um computador e acesso à internet. Também não há custo com funcionários, contas extras de aluguel, IPTU, luz, água e internet, nem gestão de estoque.

Há algumas modalidades físicas que também apresentam baixos custos, como as franquias de quiosque e food truck, por exemplo. Esses formatos apresentam alguns custos de instalação e operação. Mas são bem inferiores se comparados com uma franquia tradicional de loja, aquelas mais robustas.

5 dicas para investir em franquia com pouco dinheiro

dicas para investir com pouco dinheiro
Seguir algumas dicas para definir a melhor escolha pode ser um fator primordial de iniciação para o seu negócio

Agora que você sabe que existem vantagens ao abrir uma franquia mesmo com pouco dinheiro, vamos dar algumas dicas de como escolher o seu modelo ideal de franquia para atuar investindo pouco.

Com essas dicas fundamentais, será possível abrir um empreendimento com baixos riscos. Avalie a seleção de dicas que trouxemos aqui e se prepare para iniciar um negócio com mais assertividade. Veja.

1. Escolha a sua área de atuação

Primeiramente, a ação de escolha e definição do seu ramo de atuação são os passos mais importantes para o seu investimento. É preciso ter afinidade com o que vai realizar, além de estudar se a atuação do negócio é compatível com o momento atual.

Não adianta apenas imaginar o que vai ser mais atrativo financeiramente, mas o que vai lhe trazer certo prazer em atuar. O seu desempenho vai depender inclusive do seu grau de satisfação com o que irá fazer. Por essa razão precisa definir que será um empreendimento que vai te trazer satisfação.

Não é porque vai abrir uma franquia com pouco dinheiro que não vai precisar se dedicar a ele. Muito pelo contrário. Se o seu objetivo é fazer um bom investimento por mais que seja mínimo, a ideia é que ele seja bem-sucedido.

2. Faça um planejamento financeiro

Nesse aspecto é provável que você já deva ter realizado uma análise financeira de suas condições para investir. Já que o seu fator financeiro é mínimo.

Busque por opções que sejam mais acessíveis como os modelos de negócio home office. Esses não tem taxas de instalação de loja, nem alugueis ou despesas convencionais para custear a manutenção do ponto.

Assim, será mais fácil adquirir e já sair trabalhando. Vai depender mais de sua atuação para alcançar bons resultados, pois nesse modelo é preciso ter muita dedicação, empenho e foco.

Em resumo, não deixe de estudar a sua situação financeira. Isso é importante para que tenha certeza que não correrá riscos com o investimento. Caso não tenha esse foco de se planejar, as chances do empreendimento não dar certo são maiores. 

3. Faça contato com as franqueadoras

Feita a pesquisa sobre o seu modelo ideal de negócio e as condições financeiras possíveis para iniciar, chega o momento de entrar em contato com a franqueadora.

Assim, o primeiro passo é fazer um cadastro no site da franqueadora e aguardar o retorno da mesma.

Assim que possível, a marca irá avaliar o seu perfil e entrar em contato para uma conversa sobre as suas intenções e condições de investimento para o negócio.

Nesse momento, é a oportunidade de você demonstrar seus objetivos com o empreendimento e também sobre as condições financeiras.

Essa conversa é essencial para que a franqueadora conheça bem o seu perfil. Ao mesmo tempo, é a sua oportunidade para conhecer melhor a franqueadora e tirar todas as dúvidas do investimento.

4. Estude a Circular de Oferta de Franquia

A partir dessa primeira conversa, estando ambos alinhados com as ideias de negócio, a franqueadora irá enviar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia(COF). O documento contém todas as informações sobre o investimento.

Se atente a esse documento que é de extrema importância para a sua entrada no negócio. A COF apresenta valores de investimento, taxas, previsão de faturamento, prazo de retorno. No documento também constam todas as características da franquia, além de direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

O objetivo da COF é que todas as suas dúvidas relativas a franquia sejam esclarecidas e informadas antes mesmo da assinatura do contrato. De acordo com a Lei de Franquias, os candidatos têm 10 dias para estudar a COF antes de assinar o contrato definitivo.

5. Pesquise sobre as demais unidades da franquia

Uma outra que auxilia na tomada de decisão é entrar em contato com os franqueados da rede. Na COF, estão presentes informações de contato de atuais e ex-franqueados da marca.

Com isso, você poderá marcar uma conversa com alguns deles para saber como é a relação com a franquia, se os suportes e treinamentos são realmente oferecidos, como a franquedora atua e o dia a dia de operação da unidade.

A partir dessas conversas, você terá uma noção ainda mais real sobre o investimento que está prestes a adqurir. É também uma oportunidade de avaliar se a rede e o modelo de negócio escolhido são realmente ideais para o seu perfil.

Qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro?

Para você saber qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, o primeiro passo é conhecer em qual área a empresa atua. Vale lembrar que passamos por um momento de crise, em que as empresas estão precisando se reinventar para se manter vivas. 

Dessa forma, dois tipos de empreendimentos ganharam força. Primeiramente, as conhecidas Omnichannel, formato em que se mesclam os atendimentos off-line e on-line, trabalhando para que o cliente seja o centro de todo o processo.

Já em segundo plano, mas não menos importante, estão as empresas consideradas essenciais. Entre eles estão os voltados para saúde, distribuidoras, segurança, assistência social, limpeza etc. 

Assim, se seu objetivo é fazer um investimento dentro desse cenário de crise, que tem diversos pontos positivos (como baixa concorrência e bons ganhos), a melhor opção é estudar bem o setor em que a marca está envolvida para conseguir achar o empreendimento que vale a pena o risco.  

9 franquias para abrir com pouco dinheiro

Agora que você conhece qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, separamos algumas opções de empreendimento para ajudar você a tomar uma decisão. Seja sobre o setor que mais lhe agrada ou para conhecer melhor as marcas que apresentamos. 

Assim, será mais fácil abrir a sua mente para analisar algumas opções de segmentos de bom desempenho no mercado, independente de crise ou pouco investimento.

Afinal, não é o valor que se investe mas a forma como se conduz o empreendimento que vai dizer se você será ou não um empreendedor de destaque no seu ramo de atuação. Acompanhe.

1. Quisto Corretora de Seguros

Voltada para o mercado de seguros, a Quisto é uma franquia de Belo Horizonte que está há mais de oito anos no ramo. Um dos grandes destaques da rede, em comparação com seus concorrentes, são os 90 tipos de ativos que podem ser contratados pelos clientes. 

Para que você tenha uma ideia, é possível negociar seguros de saúde, vida, carro, pet, residencial, planos de saúde e odontológico, sem contar os serviços voltados para o setor financeiro, como consórcios. 

Além disso, graças ao sistema exclusivo utilizado pela Quisto, o franqueado pode gerar mais de 20 orçamentos diferentes. Dessa forma, o seu cliente pode escolher a seguradora que melhor atender as suas necessidades. 

Por fim, também vale a pena destacar as taxas de comissionamento oferecida pela empresa. Dependendo do tipo de ativo negociado, o retorno financeiro pode ser até de 45%, uma das maiores do mercado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Separamos um infográfico a seguir para mostrar a você as vantagens de atuar no mercado de seguros. Veja. 

infografico setor seguros

2. Acquazero

A Acquazero é uma rede com origem no estado de São Paulo, que tem como objetivo fazer a limpeza de um carro com apenas 300 ml de água. Ou seja, consumindo mil vezes menos que os lava jatos tradicionais. 

Com base no trabalho sustentável e utilizando apenas produtos biodegradáveis, a empresa teve o seu “boom” durante a crise hídrica que atingiu o Brasil entre os anos de 2014 e 2016.

Assim, com a alta procura por serviços de qualidade e que não gastasse tanta água, a Acquazero ganhou destaque no mercado. 

Atualmente, a marca é considerada a maior dentre as redes de franquias de estética automotiva do Brasil pela ABF. Com o passar dos anos, a Acquazero foi aumentando o seu catálogo de serviços e hoje conta com diversas opções como polimento, higienização interna, limpeza completa do ar-condicionado etc. 

Além disso, o franqueado pode realizar diversos trabalhos dentro da casa de seus clientes como em sofás, colchões, carpete, tapete e estofado. Porém, isso só é possível para quem optar pelo home office. A outra opção são as lojas físicas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Para que você conheça um pouco mais sobre a Acquazero, separamos um vídeo sobre a marca abaixo. Confira.

3. Kumon

Voltada para o mercado de educação e se preparando para o “novo normal”, a franquia Kumon pode ser uma boa opção para quem busca um investimento com boas perspectivas para o futuro. 

Além de contar com  diversos materiais didáticos exclusivos, que acaba a tornando única no mercado, a marca possui suporte completo e oferece treinamentos para ensinar o método de ensino que a tornou referência no mercado. 

Não à toa, o Kumon atendeu mais de 180 mil alunos no Brasil e é considerada a 7ª maior rede de franchising do país pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Atualmente, são mais de 1,5 mil unidades espalhadas em todos os estados e 550 cidades aproximadamente.

O grande diferencial da empresa é permitir que seus alunos possam desenvolver habilidades que irão lhe auxiliar a enfrentar diversos desafios ao longo da vida.

Apesar de ser uma empresa que é especializada em matemática, o que ainda é o mais forte, também são oferecidos cursos de Português, Inglês e Japonês.    

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

4. Home Angels

Diante do cenário de pandemia, os cuidados com a saúde, principalmente dos idosos, devem ser redobradas. Dessa forma, podemos dizer que a Home Angels é um bom investimento. 

Afinal, a marca trabalha com cuidadores de diversas especialidades, todos treinados e preparados para enfrentar os diversos desafios da profissão com qualidade e respeito ao próximo.  

Além disso, vale destacar que a Home Angels oferece outros serviços como cuidadores para adultos, crianças, acompanhamento psicológico, pós-cirúrgico e gestantes. Dessa forma, podemos considerar a franqueadora uma das maiores da América Latina. 

São mais de 160 franqueados espalhados por diversos estados brasileiros. Os valores de investimento variam de acordo com a quantidade de pessoas que têm em sua cidade, roporcionando maior adequação à realidade vivida pelo franqueado.

Por exemplo, até 50 mil habitantes, a franquia apresenta é um valor muito inferior do que a para regiões com mais de 250 mil habitantes. Lembrando que todo o trabalho é feito por meio do modelo de home based. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. Fábrica de Bolo

Para descobrirmos qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, é necessário navegarmos por diversos segmentos. E agora, falando do setor alimentício, um bom empreendimento pode ser a Fábrica do Bolo. 

Criada em 2008, a empresa surgiu com base nas receitas de Dona Alzira Ramos. Uma cozinheira com mais de 70 anos e que viu nos bolos, uma chance de superar uma perda familiar e se reerguer economicamente. 

Assim, passou a se dedicar para a fabricação de bolos caseiros e no começo foram lançados cinco sabores. Porém, devido ao sucesso da receita, não demorou para a marca aumentar o catálogo e o número de vendas. 

Atualmente, são mais de 300 mil bolos vendidos por mês. Dessa forma, para se tornar um franqueado da Fábrica de Bolo, é necessário ser dedicado ao empreendimento, ter facilidade para lidar com pessoas e afinidade com o setor alimentício. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 24 meses

6. SMS Digital

Diante do novo cenário, trabalhar com a comunicação digital se tornou ainda mais importante. Se antes as empresas tinham prazo para se adequar as mudanças que estavam surgindo, hoje elas precisam estar nesse mercado para serem vistas. 

Afinal, com o isolamento social e um menor número de pessoas circulando pelas cidades, é preciso conseguir maneiras alternativas de divulgar o seu trabalho. É aí que entra a SMS Digital, uma marca especialista em comunicação digital/móvel no Brasil. 

Dessa forma, conectando pessoas e empresas, a marca trabalha com um sistema de disparo de mensagens em massa. Assim, com apenas um clique, o seu cliente consegue ter mais uma forma de manter contato com os antigos, atuais e futuros consumidores. 

Até o momento, são mais de 150 unidades espalhadas pelo Brasil, aproximadamente oito mil pessoas atendidas e um lucro que pode chegar a 100% dependendo da venda que for feita pelo franqueado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

7. Sem Aperto

Considerada por muitos a pioneira no Brasil quando se trata de Fintechs, empresas que unem tecnologia com financeiro, a Sem Aperto surgiu no mercado com o objetivo de oferecer uma nova forma de trabalhar com cartão de crédito, seja pessoa física ou jurídica. 

Assim, a empresa trabalha de uma maneira que seus clientes possam fazer diversos parcelamentos como de cartão de crédito, multas, IPVA e outras cobranças. Porém, uma das grandes vantagens da marca são suas taxas mais atrativas que os demais sistemas. 

Com base na sua consolidação no mercado, a Sem Aperto preza pelo bom atendimento dos seus parceiros, oferece treinamentos e suporte diferenciado para os franqueados e, por fim, é reconhecida pela qualidade dos serviços prestados.  

Com mais de cinco anos de atuação, outra forma de obter retorno financeiro são as maquininhas de cartão para os microempreendedores. Além disso, existe o sistema de empréstimo onde o cliente paga a dívida após vender todas as suas mercadorias adquiridas devido ao empréstimo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 8 meses

8. Rede Vistorias

Um profissional fazendo vistoria de um prédio
A Rede de Vistorias é uma das marcas que possuem um baixo investimento e boas possibilidades de retorno financeiro.

Apesar da lista com a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, separamos uma oportunidade diferente.

Neste caso, atuando em um segmento mais voltado para serviços gerais, a Rede Vistorias é uma marca que busca entregar diversos tipos de vistorias relacionadas apenas ao setor imobiliário. 

Dessa forma, devido ao sucesso do seu modelo de franquia, logo a demanda aumentou relativamente e obrigou a marca a se expandir por meio das franquias.

Assim, com base na experiência da empresa no mercado de imóveis residenciais ou empresariais, a Rede Vistorias se tornou uma das grandes do mercado. 

Uma das pioneiras nesse tipo de empreendimento, a marca oferece manuais, treinamentos e suportes para seus franqueados. Assim, todos ficam aptos para fazer elementos que podem ser utilizados tanto para venda, quanto compra ou aluguel. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 42 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 7 e 9 meses

9. Ponto TV

Quantas vezes você esteve em uma sala de espera qualquer e reparou que na televisão passava anúncios ou informações diferentes do habitual? É esse tipo de negócio que a Ponto TV atua. 

Assim, desenvolvendo uma programação de acordo com a necessidade de seus clientes, a marca cria campanhas publicitárias e as organiza para serem divulgadas dentro de espaços específicos determinado pelos clientes. 

Com isso, é possível colocar uma televisão em escritórios, agências, consultórios e empresas. Para realizar o trabalho, basta que o cliente escolha o seu pacote e onde deseja que as tv sejam instaladas. Após isso, é feita uma reunião para determinar a programação desse meio de divulgação. 

Com o sucesso, são mais de 45 mil pessoas que já foram impactadas pela Ponto TV e aproximadamente 75 locais que contam com as instalações. Vale destacar que todo o serviço relacionado a programação é feito por meio da central. Ao franqueado cabe apenas a captação e fechamento de novos contratos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Agora que sabe qual a melhor franquia para abrir com pouco dinheiro, o que acha de continuar aprendendo sobre o franchising? Continue em nosso blog e confira o post “Empreendedores de sucesso devem aproveitar oportunidades na crise”.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
18 de setembro de 2020

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