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Qual a vantagem de ter uma franquia — você vai se surpreender!


Para saber qual a vantagem de ter uma franquia, não é preciso fazer pesquisas muito extensas. Hoje em dia, estamos cercados por diversas empresas que trabalham nesse formato e as vantagens são fáceis de identificar.

Devido a cultura popular de achar que apenas as grandes marcas mundiais trabalham como rede de franquias, muitos empresários acabam deixando passar a oportunidade de contar com o empreendimento mais seguro do Brasil. 

A segurança do investimento se deve à baixa taxa de mortalidade das franquias. Segundo um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 5% das unidades franqueadas são fechadas antes de completar dois anos de vida. Enquanto as empresas próprias apresentam uma taxa de mortalidade de 23%.

Por isso, preparamos o texto a seguir para mostrar as principais vantagens de apostar em franquias e como o mercado tem enxergado o modelo com bons olhos. Acompanhe a leitura com a gente. 

Qual a vantagem de ter uma franquia?

Para descobrir qual a vantagem de ter uma franquia, o primeiro passo é entender o porque desse modelo de negócio ser considerado o empreendimento mais seguro do país. 

Dessa forma, tudo começa devido a sua estrutura que permite o acompanhamento e padronização de um negócio que já está no mercado há anos. 

As franqueadoras são empresas que passaram por diversos amadurecimentos sobre processos e serviços, o que garante o sucesso da marca no mercado.

Assim, quando uma empresa inicia a expansão por franquias, os empreendedores donos das unidades franqueadas entram no mercado com uma marca reconhecida pelo público e com todos os percalços superados. 

Ou seja, o franqueado pode fazer uma boa gestão e seguir as regras de padronização impostas pela marca. Como resultado, a unidade logo começa a gerar resultado em um prazo mais rápido do que as empresas criadas do zero.

Uma das formas que as empresas têm de conseguir fazer com que o empreendedor siga todos os processos que levaram a marca ao sucesso, são os treinamentos que podem ser in-loco, on-line ou misto. 

Com isso, o empresário aprende como funciona as operações e como aplicar um serviço de qualidade para seus consumidores. 

Isso acaba resultando em benefícios para ambas as partes: o franqueado recebe um negócio de referência no mercado, e a franquia identifica bons resultados por ter cada vez mais clientes passando por suas unidades e a tornando ainda mais reconhecida. 

Por fim, podemos dizer que por ser um modelo de negócio de semi-independência, abrir uma franquia é a melhor opção para quem deseja investir, mas prefere ter um empreendimento mais certo e com garantias de sucesso.  

Como está o mercado de franchising?

Imagem mostrando gráficos e linhas sobre o mercado de franquias
Desde 2015, as franquias fecham o ano com faturamento geral em alta.

O mercado do franchising, para quem quer descobrir qual a vantagem de ter uma franquia, é um dos mais promissores e seguros. De acordo com o levantamento feito em 2019 pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o ano passado foi o quinto período seguido de faturamento em alta. 

Ao fazer uma analise desde 2015, é possível observar um avanço de aproximadamente 12% entre os anos, resultando em uma diferença positiva de R$ 47 bilhões. Mostrando assim, consistência e estabilidade do setor mesmo diante de situações adversas da economia.

Muito dessa boa movimentação também aconteceu devido ao número de empresas que passaram a apostar nos sistemas de franquias para expandir o negócio. 

Assim, o número de unidades aumentou de 153 mil em 2018, para 160 mil no ano seguinte, colaborando no aumento de vagas de emprego. Para ter ideia do impacto, agora são mais de 1,3 milhão de possibilidades. 

Mesmo diante da pandemia, os números por mais recuados que estejam, é possível observar um movimento contrário ao que é visto nos empreendimentos comuns.

Segundo a ABF, no primeiro trimestre de 2020, o faturamento se manteve estável em comparação com 2019. Além disso, a proporção de unidades abertas e fechadas se manteve positiva. 

Esse movimento só tem se tornado possível devido à flexibilidade que alguns empreendimentos estão encontrando para manter o desenvolvimento. Por exemplo, o aumento de franquias que trabalham com home based.

Além disso, se estima que 89% das marcas já implementaram ações para evitar que a pandemia atrapalhe os negócios. 

Outro ponto que é importante destacar no mercado, é o avanço de setores como Comunicação, Informática e Eletrônicos; Saúde, Beleza e Bem Estar; Limpeza e Conservação e o segmento de Outros Serviços. Mostrando a diversidade de opções que um empresário pode ter, mesmo diante do cenário de pandemia. 

Qual o papel do franqueado?

Qual a vantagem de abrir uma franquia: franqueado assinando contrato de franquia
Para que uma unidade tenha sucesso, é preciso que o franqueado entenda bem o seu papel dentro da rede.

Como vimos, para ter sucesso com uma franquia, é preciso seguir uma série de orientações. Por causa disso, o franqueado deve conhecer bem seus direitos e deveres.

Afinal, essas unidades, por mais que seja um modelo semi-independente, você possui autonomia para tomar decisões importantes para a sua unidade. 

Porém, todos os caminhos adotados pelo empreendedor devem ser voltados para a expansão da sua unidade e da rede, de forma geral.

Ou seja, tratando os clientes da melhor forma possível, encontrando pontos de melhorias, identificando diferenciais com relação aos concorrentes. 

Tudo pode ser passado para a franqueadora. Juntos vocês irão traçar estratégias para conseguir aprimorar a sua unidade e encontrar o melhor caminho para o sucesso. 

Esse auxílio é o suporte oferecido pelas franqueadoras, que acompanha você em todos os momentos da franquia. Desde a contratação dos primeiros colaboradores, achando um bom ponto comercial, trabalhando na inauguração etc. 

Inclusive, essa participação ativa nos negócios é uma das características mais importantes do perfil do empreendedor. Afinal, é preciso ser estratégico para conseguir achar o que realmente importa para o seu público. 

Além disso, é importante ter um bom senso de liderança para ser visto como exemplo por outras pessoas e ser capaz de atuar em todos os setores. É aconselhável que seja uma pessoa motivada, compromissada com a unidade e que esteja bem engajada nos processos para fazer a unidade crescer. 

Agora que você conhece as obrigações de um franqueando e as características importantes para desenvolver o seu negócio, separamos um ebook gratuito sobre tudo que é necessário saber antes de abrir uma franquia. Faça o download. 

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Descubra os investimentos necessários para abrir uma franquia

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia, em comparação com os negócios próprios, é você ter uma noção bem fidedigna do quanto irá gastar para tirar o projeto do papel. Assim, você consegue escolher a melhor marca para você dentro das suas condições financeiras. 

Taxa de Franquia

O primeiro valor que você precisa quitar para descobrir qual a vantagem de ter uma franquia é a taxa de franquia. A quantia é responsável por garantir a você acesso ao know how, expertise e o direito de comercializar produtos ou serviços ligados à marca.

Esse valor é pago apenas uma vez, porém, por ser um valor relativamente alto, existem marcas que permitem o empresário parcelar a quantia

Capital de giro

O capital de giro funciona como uma reserva para garantir que a sua unidade irá conseguir se sustentar nos primeiros meses, enquanto ainda não apresenta lucros.

Ou seja, é comum ter prejuízo inicialmente antes de atingir uma boa fama local e começar a vender. Dessa forma, para evitar sustos, as marcas solicitam um valor referente ao custo médio da sua unidade. 

Existem empresas que solicitam apenas um mês de reserva para iniciar o empreendimento, porém, o aconselhável é que você consiga juntar até seis meses. 

Depois, com a franquia se auto sustentando, você apenas mantém o capital de giro para evitar se pego de surpresa em situações como reforma, manutenções, troca de equipamentos etc. 

Taxa de royalties e propaganda

Os royalties e a propaganda são taxas que são cobradas todo mês do franqueado. Essas são taxas que possuem finalidades distintas. 

Os royalties funcionam como uma quantia de manutenção do seu direito de continuar utilizando a marca para comercializar produtos ou serviços, igual a taxa de franquia. 

Enquanto isso, a de propaganda é voltada para a franqueadora criar campanhas de marketing e publicidade para toda a sua rede. Fazendo com que o empreendedor se preocupe apenas com a gestão e administração da sua unidade. 

Vale destacar que ambas podem ser cobradas por meio de um valor fixo ou uma porcentagem do faturamento bruto. Porém, esse formato precisa estar especificado no contrato de franquia. 

Todos esses valores podem ser encontrados no documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Além dos valores, você fica conhecendo o histórico da marca, balanço financeiro, lista de franqueados etc. 

Para saber mais sobre a Circular, preparamos o vídeo a seguir com dicas e orientações sobre a importância do documento. Confira.

Durante o texto, foi fácil perceber as diversas vantagens que uma unidade traz para seus empreendedores e o motivo de ser considerado o modelo mais seguro. 

São diversos pontos que precisam estar perfeitamente alinhados, que por mais complexo que possa parecer, são simples e fáceis de serem seguidos, principalmente tendo a ajuda da marca para o seu desenvolvimento. 

Gostou de conhecer qual a vantagem de ter uma franquia e as características que fazem desse empreendimento, uma das maneiras mais procuradas por quem busca ter o próprio negócio?

Continue aprendendo sobre o que o franchising é em nosso blog pelo post “O que significa franquia? GUIA COMPLETO: o que é franquia, taxas, tipos”.

Autor: Rodrigo Brito
18 de julho de 2020

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