fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Quando é interessante o empreendedor investir em uma franquia?


Quer saber quando é interessante o empreendedor investir em uma franquia? Para esclarecer essa dúvida, vamos mostrar neste artigo as situações que favorecem os empreendedores que buscam atuar como franqueados. Acompanhe!

Primeiramente, é importante dizer que cada vez mais os brasileiros pensam em empreender. Porém, muita gente não sabe quais são os passos e procedimentos que precisam ser seguidos para iniciar um negócio, nem como desenvolver produtos e serviços para atender os clientes.

Esses fatores são essenciais para proporcionar mais segurança ao investimento e, consequentemente, maiores chances de sucesso da franquia. O investimento em franchising é o mais seguro para quem sonha ser dono do próprio negócio.

De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas é de 23%. Isso quer dizer que, a cada 100 empresas, 23 encerram as atividades em até dois anos de operação. Já a taxa de mortalidade das franquias é bem baixa: apenas 5% encerram as atividades no mesmo período de tempo, graças a toda estrutura que existe por trás do modelo de negócio.

Entretanto, além das vantagens do investimento em franquias, é essencial entender se este é o momento ideal para você se tornar empreendedor. É importante analisar uma série de fatores, que envolvem sua vida pessoal e profissional.

Para saber quando é interessante o empreendedor investir em uma franquia, continue a leitura. Neste conteúdo, apresentaremos uma série de informações para você entender se este é o momento ideal para você.

Desempenho do setor de franquias

Antes de explicar os fatores do momento ideal para se tornar franqueado, apresentamos os dados do setor de franquias. Isso porque, é importante conhecer bem o mercado, entender as potencialidades e tendências para escolher o segmento e formato ideais para você.

O balanço consolidado do setor de franquias realizado pela Associação brasileira de Franchising (ABF), demonstra que o setor continua em alta. O faturamento em 2019 foi de R$ 186,7 bilhões, o que representa um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior.

Os dados demonstram que a previsão mencionada no relatório parcial da instituição estava certa quando o aumento poderia chegar a 7%.

Ao mesmo tempo, o número de unidades cresceu 4,7%, chegando a um total de 160.958 unidades franqueadas atuando no mercado.O aumento de unidades abertas entre 2018 e 2019 foi de 9,2%.

Um outro ponto positivo, que reforça ainda mais o potencial de mercado e de oportunidades, é o número de empregos. Ao longo dos anos, o total de postos de trabalhos gerados vem aumentando consideravelmente, graças a abertura de novas unidades de franquias.

Atualmente, há mais de 1.358 milhão de trabalhadores, atuando de forma direta e indiretamente no setor de franquias.

Dessa forma, com tantos dados positivos, é possível prever porque muitos empreendedores buscam as franquias para serem donos do próprio negócio.

Por essa razão, é importante você considerar esses números e compreender quando é interessante o empreendedor abrir uma franquia.

Quando é interessante o empreendedor investir em franquia?

empresária sorrindo quando é interessante investir em franquias
A resposta parece obvia mas é, investir em franquias sempre será mais seguro e viável para o seu negócio

Eis uma pergunta simples de responder. Mas, como o objetivo é explicar as razões, vamos esclarecê-las primeiro. Sempre é importante investir em franquias. Isso porque, são negócios mais preparados para atuação no mercado, que fornecem suportes completos para os empreendedores faturarem e enfrentarem instabilidades econômicas.

A definição de franquias, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), é uma expansão de negócio no qual a marca transfere todo o seu know how a empreendedores interessados a adquirirem uma cópia da empresa matriz.

Ou seja, a franqueadora transfere todos os conhecimentos para possibilitar que os franqueados administrem e operem uma unidade com base nas padronizações da marca, aqueles processos que fizeram a rede ser matura e testada no mercado.

Para isso, é importante que o franqueado realize pagamentos de algumas taxas, como a taxa de franquia, para que o direito de uso de marca seja garantido ao empreendedor. No investimento, existem outras taxas relativas à manutenção da unidade, marketing, consultorias, entre outras estratégias para o sucesso da franquia e da rede como um todo.

Por isso, independente se você é um empresário de primeira viagem ou não, o negócio será muito mais viável para investir. Além disso, os empreendedores encontram uma vantagem competitiva em relação a outros tipos de negócio, o que torna a administração da franquia bem mais vantajosa.

Novo empreendedor

Se você nunca empreendeu na vida, é comum que muitas dúvidas surjam, principalmente como sobre como iniciar um empreendimento.

Por esses motivos, será muito mais seguro iniciar uma franquia. Como já informamos anteriormente, as franqueadoras oferecem suportes e treinamentos para capacitar todos os franqueados.

Assim, você fica preparado para todos os processos e serviços envolvidos na franquia, recebendo condições completas para se dedicar ao próprio negócio.

Entretanto, além de todo apoio oferecido pela rede, é essencial que você se prepare e se dedique para o dia a dia de trabalho. Assim como todo investimento, é imprescindível que você tenha compromisso com o negócio. Afinal, os resultados dependem de você.

Administrar a sua unidade, cuidar dos suprimentos, orientar colaboradores, vender o seu produto ou serviço, são algumas das responsabilidades dos franqueados. Como qualquer dono de um negócio próprio, você terá que exercer de tudo um pouco.

Empreendedor nato

Caso você já tenha tido outros negócios antes, sendo franquias ou não, saberá identificar o potencial de uma franquia.

Por isso mesmo, você já tem algumas habilidades e conhecimentos sobre gestão e operação de uma empresa. Muitos conhecimentos anteriores poderão ser utilizados no cotidiano de trabalho da franquia, potencializando a dinâmica de trabalho da unidade.

Entretanto, isso não significa dizer que você não terá que seguir as padronizações repassadas pela rede.

Como uma franquia é uma cópia da empresa matriz, é essencial seguir as regras de operação, administração, vendas e atendimento ao público para manter a qualidade e o reconhecimento da marca no mercado.

5 razões para você investir em franquias

Os motivos das franquias serem opções de negócios mais seguras são inúmeros e, de uma forma geral, o principal é a segurança em todo o processo.

Além dos fatores apresentados anteriormente, como suporte e treinamento, os franqueados contam com a Lei de Franquias. A legislação define uma série de regras que devem ser cumpridas pela franqueadora e pelos franqueados, o que proporciona ainda mais segurança ao investimento.

Uma das regras é a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF detalha todos os valores e informações que o franqueado precisa conhecer antes de adquirir uma dada franquia, além de direitos e deveres de ambas as partes.

O documento é entregue pela franqueadora aos candidatos a franqueados, que têm 10 dias para analisar o documento e, caso estiverem de acordo, só depois assinarem o contrato de franquia.

Sabendo dessas informações, agora é hora de conhecer as principais características positivas das franquias. Acompanhe.

1. Reputação das marcas

Imagine começar um empreendimento do zero, sem a mínima orientação? Não é um processo impossível, mas você lavaria muito tempo para construir a reputação da nova empresa.

Uma rede de franquias é reconhecida no mercado por replicar todos os padrões de qualidade nas unidades franqueadas. Assim, independente do local em que o consumidor buscar pela franquia, sabe que encontrará os mesmos produtos, serviços, preços e atendimentos.

Um exemplo disso é a rede de franquias de fast food McDonald’s. Independente do restaurante que você for, encontrará os mesmos sanduíches, sorvetes e refrigerantes. Isso é importante para a segurança dos consumidores, que confiam na reputação da marca.

2. Menor risco

Estar a frente de uma franquia, como já mencionamos antes, é uma excelente forma de evitar riscos. O know how já testado e aprovado no mercado foi desenvolvido para garantir maior segurança aos franqueados.

Por isso, é criado um planejamento para que todos os franqueados saibam os passos que devem ser dados para maturidade da franquia inaugurada. Além disso, suportes e consultorias de campo são garantidas pelas redes para que o franqueado enfrente qualquer dificuldade.

Afinal, o sucesso da rede depende dos resultados de todos. Para isso, as franqueadoras não economizam quando o assunto é auxiliar no sucesso das franquias. Entretanto, lembre-se: para isso, você deve ter muito comprometimento com a gestão do negócio.

3. Assistência e treinamento aos  franqueados

Podemos dizer que uma franquia é uma escola de negócios, sobretudo, para quem nunca atuou no ramo. Assim, representar uma marca garante ao franqueado a possibilidade de seguir os planos de negócio.

Por meio de treinamentos que podem ser presenciais ou virtuais, os franqueados encontram capacitação em administração e gestão de negócios. A franqueadora também garante treinamentos voltados para os processos específicos da franquia.

4. Planejamento dos custos de instalação

Sendo um franqueado, você não terá preocupações com planejamento de custos para adquirir a franquia, nem mesmo para mantê-la. Todos esses estudos são desenvolvidos pela franqueadora e são repassados aos franqueados.

Porem, será preciso se preparar para todos os custos que envolvem o investimento, seja um modelo de franquia barata ou um modelo de negócio mais robusto. É preciso dizer, inclusive, que muitos desses custos são relativos aos suportes oferecidos pela rede, como já explicamos neste texto.

Alguns custos são referentes a taxa de franquia, taxa de propaganda ou de marketing, estoque, capital de giro, entre outros investimentos.

Eis aqui uma das principais questões que reduzem os riscos, pois dentro do planejamento de custos, estão todas as despesas que você terá ao adquirir uma franquia.

Sendo assim, você poderá planejar, entender se o investimento cabe no seu orçamento ou se será necessário buscar auxílio de um sócio ou, até mesmo, um empréstimo para adquirir a franquia.

5. Marketing

O setor de marketing de uma franquia está presente em muitos processos, sendo uma estratégia essencial para divulgação das unidades e fortalecimento da imagem de toda a rede.

Por incrível que pareça, muitos empreendedore não valorizam o marketing de suas empresas.

Vivemos em tempos em que a internet e a comunicação apresentam grande força. Estar ausente das redes sociais é o mesmo que não existir. Por isso, as franqueadoras investem em apoio de marketing, seja para inauguração das franquias ou para o dia a dia de trabalho da unidade.

E então, entendeu como pode ser interessante investir em franquias? Quer saber mais vantagens em optar por esse setor? Baixe o nosso ebook e fique por dentro de tudo.

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

Gostou das dicas sobre quando é interessante o empreendedor investir em uma franquia? Então não deixe de ler o texto: “Oito passos para se tornar um franqueado”! E escolha a melhor franquia para o seu investimento.

Autor: Denise Melo
4 de agosto de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

sex capsules for male|eating suppressants|Topical Cbd Oil No Thc|