fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Quanto custa abrir uma das maiores franquias do Brasil?


A Encontre sua Franquia pesquisou e conta pra você os valores necessários para se tornar franqueado de uma das maiores franquias do Brasil!

Fazer parte de uma rede de sucesso é o sonho de qualquer empreendedor. Mas engana-se quem acha que é necessário um investimento absurdo para isso. Muitas franquias famosas possuem taxas que cabem no bolso dos futuros empreendedores.

Mas, antes de conhecer os detalhes de investimento nas maiores franquias do Brasil, é importante saber a diferença entre a aposta em franchising e a abertura de um empreendimento convencional, aqueles estruturados do zero.

Maiores franquias do Brasil: investimento em franchising

Como falamos anteriormente, o investimento em um modelo de franquia é uma das formas mais seguras de se tornar empreendedor.

Comparado com o investimento em um empreendimento convencional, as franquias são modelos de negócio com grande maturidade de mercado. Produtos, serviços, modelos de negócio e processos de gerenciamento já foram testados no mercado. Todo esse conhecimento passou por ajustes e melhorias, de acordo com os avanços do setor de atuação da rede, o que propociona maiores garantias de sucesso ao se investir em um modelo de franquia.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre cem franquias abertas, apenas cinco fecham nos dois primeiros anos de operação do negócio. Dessa forma, a taxa de mortalidade do franchising é de 5% em 24 meses.

Se comparado com os empreendimentos convencionais, de acordo com o Sebrae, o índice de mortalidade é de 23%. Ou seja, a cada 100 empresas, 23 fecharão as portas em até dois anos.

Assim, independente do tipo de franquia escolhido, se uma franquia mais enxuta ou um dos modelos das maiores franquias do Brasil, a segurança do investimento é maior.

Documentação necessária

Em segundo lugar, outro fator que proporciona maior segurança ao investimento em franquias é a existência da Lei de Franquias. Essa legislação regulamenta todos os tipos de modelos de negócio no país, além de determinar algumas documentações que precisam ser entregues aos franqueados.

O principal deles é a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF deve detalhar todos os valores relativos à aquisição da franquia: investimento, taxas de franquia, royalties, faturamento estimado, taxas de propaganda/marketing, além de informar prazo estimativo para retorno do investimento.

Ao mesmo tempo, o documento deve explicitar todas as obrigações do franqueado e, também, direitos. As obrigações da franqueadora também devem estar explícitas na COF.

O contrato de franquias funciona como uma complementação à COF e formaliza o investimento. Entretanto, este documento só deve ser assinado se o futuro franqueado estiver de acordo com todas as informações descritas na COF.

Por se tratarem de documentos extensos, é indicado que o empreendedor os estude com o auxílio de um advogado.

Cuidados no investimento

Mas, mesmo optando por um dos modelos das maiores franquais do Brasil, é importante tomar alguns cuidados. Como todo formato de investimento, o empreendedor precisa se preparar para o estar à frente do negócio, realizar estudos de mercado e estudar pra desenvolver um perfil empreendedor.

Outro passo fundamental é escolher um modelo de franquia que se identifique. É essencial que haja harmonia entre o seu perfil pessoal e profissional com o modelo de negócio escolhido.

A identificação com o negócio e, principalmente, com o que é vendido pela rede, facilita bastante o dia a dia de trabalho. Vamos falar a verdade: quando você se identifica com o mercado e acredita nos produtos/serviços, fica bem mais fácil encarar a rotina de trabalho, não é?

Desafios são superados mais facilmente e o empreendedor consegue se comprometer muito mais fácil para que os resultados do negócio sejam sempre positivos.

Além disso, como citado anteriormente, a COF e o contrato de franquia detalham todo o investimento. Por isso mesmo, devem ser analisados com bastante calma.

Outro cuidado é realizar um estudo de mercado e construir um plano de negócio para atuação. Assim, com estes estudos, fica mais fácil visualizar a viabilidade do negócio na localidade em que o empreendedor deseja atuar.

Não é porque a escolha é em uma das maiores franquias do Brasil que o sucesso será instântaneo. Estudar o mercado e o modelo de negócio, se capacitar como futuro empreendedor e seguir treinamentos e padronizações da franquia são passos fundamentais para a sobrevivência da franquia.

Feiras de franquias: possibilidade para conhecer as maiores franquias do Brasil

Falando em se preparar, uma boa dica é participar de feiras e eventos voltados para o franchising.

Esses eventos são boa oportunidade para estar em maior contato com o mercado de franquias, conversar com representantes das marcas, saber detalhes das franquias e comparar investimentos.

Existe até a possibilidade de participar de feira virtual de franquias. Nesse tipo de evento, são realizadas conferências virtuais com o franqueador. A reunião é com o consultor da marca escolhida, que se dispõe a explicar tudo relativo ao modelo disponível para investimento.

Enfim, depois de toda a explicação sobre o mercado de franquias, a seguir você confere uma lista das 50 das maiores franquias do Brasil. Contamos os valores de investimento em cada marca. Acompanhe!

1. Correios

A marca, conhecida nacionalmente, atua no segmento de serviços e conveniência e tem cerca de 8 mil unidades no país. Para abrir uma franquia da rede é necessário participar de uma licitação, destinada a pessoas jurídicas. O investimento inicial para abrir uma loja é de 112 mil reais.

2. O Boticário

A maior rede em operação no Brasil, o Boticário conta com quase 4 mil unidades franqueadas. Para fazer parte da gigante do setor de cosméticos e perfumaria, a pessoa deve dispor, no mínimo, de R$ 510 mil.

3. Ortobom

Fundada em São Paulo, a Ortobom fabricava camas e mesas para televisão. Com o tempo, mudou o foco para colchões.

Hoje, a marca está no ranking das 50 maiores redes em operação no Brasil. Para se tornar um franqueado, o investimento mínimo necessário é de R$ 90 mil.

4. Mc Donald’s

Há quase 40 anos no Brasil, o McDonald’s é uma das redes mais consolidadas no país. Para se tornar um franqueado é necessário passar por uma rigorosa seleção e um treinamento de 12 meses. O valor de investimento inicial é a partir de R$ 2,5 milhões.

5. Subway

A marca norte-americana chegou ao Brasil em 1993 e, atualmente, conta com mais de 2 mil unidades franqueadas em todo o território nacional. A segunda maior rede em operação no país precisa de investimento inicial a partir de R$ 300 mil.

6. Cacau Show

Marca nacional, a Cacau Show foi fundada em 1988 e hoje é a terceira maior rede do país, com quase duas mil unidades. O investimento em uma loja da marca pode variar entre R$ 130 e R$ 180 mil.

No vídeo a seguir, falamos sobre todos os detalhes de investimento na franquia Cacau Show. Para atuar junto à marca, é possível ser franqueado ou revendedor, com variação nos valores de investimento e nas formas de atuação no mercado.

Quer saber tudo sobre os modelos de investimento na marca? É só assistir ao vídeo abaixo!

7. Kumon

Há 40 anos no Brasil, a Kumon é uma das 10 redes com maior número de unidades no país. Para abrir uma escola da rede é preciso investir a partir de 35 mil reais e ter um espaço mínimo de 40 metros quadrados.

8. Wizard

Fundada em 1987, a Wizard Idiomas faz parte do Grupo Multi, sendo uma das maiores franquias do Brasil.

A área mínima para abrir uma unidade da rede é de 80 metros quadrados e o investimento inicial varia de R$ 57,5 mil a R$ 343 mil reais.

9. Bob’s

A primeira loja do Bob’s no Brasil foi inaugurada em 1952, no Rio de Janeiro. Hoje, a rede tem mais de mil unidades no país. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca é de 620 mil reais e a área mínima necessária é de 40 metros quadrados.

10. Óticas Diniz

A primeira loja da rede Óticas Diniz foi inaugurada em 1992, em São Luis, no Maranhão. O investimento inicial necessário para abrir uma unidade varia de 370 mil a 520 mil reais.

Antes de seguirmos com o conteúdo, quer saber quais são todos os custos referentes a uma franquia? Neste ebook gratuito contamos todos os detalhes de investimento para você! É só clicar na imagem!

11. Mardelle

loja mardelle maiores franquias do brasil
A Mardelle é referência no mercado de moda íntima.

Com 25 anos de atuação no mercado da Moda, a Mardelle trabalha com modelos de franquia de alto rendimento. Todos os franqueados encontram suporte completo garantido pela franqueadora nas áreas de vendas, marketing, gestão de qualidade.

A marca é uma das maiores franquias do Brasil! Por isso, os clientes da marca encontram itens variados de moda íntima, voltado tanto para o público feminino, quanto para o masculino.

Os produtos são desenvolvidos com materiais de qualidade, com o objetivo de realçar a beleza e a sensualidade de cada um. No portfólio, estão as linhas básica feminina, linha noite, linha básica masculina e linha maternidade. A Mardelle também trabalha com o produtos para o público infantil.

Os empreendedores interessados na marca encontram três modelos disponíveis para investimento: franquia home office, franquia de loja de rua e de loja de shopping.

Os valores de investimento giram em torno de R$ 25 mil (modelo home office) a R$ 163 mil (loja de shopping). O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil.

Assim, no modelo home office, os franqueados ficam liberados para trabalhar de onde quiserem, estruturando a própria rotina de trabalho. Os empreendedores ficam responsáveis por apresentar os produtos da marca aos clientes, realizando visitas nas casas de cada consumidor.

Já nos modelos de loja, é importante contar com ponto comercial para comportar toda a estrutura da loja: vitrines, produtos, área administrativa e estoque.

12. Encontre Sua Viagem

Agora, caso o seu desejo seja uma franquia de menor custo, a oportunidade do momento é a Encontre Sua Viagem.

A Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte.  A franquia especializada em turismo, possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo.

Tem atuação por todo o Brasil por meio de seus mais de 500 franqueados. Com três modelos de negócio – Loja Física, Quiosque e Home Office, a franquia oferece ao cliente desde passagens aéreas, a pacotes de viagens e locação de veículos.

O negócio se encaixa no modelo de micro franquias e a partir R$5 mil já é possível se tornar um franqueado.

Confira!

13. AM/PM

Este modelo de franquia é um dos mais encontrados em postos de gasolina pelo país. A marca é uma das principais redes de convenciência e, recentemente, foi considerada como uma das 50 maiores franquias do Brasil.

O investimento necessário gira em torno de R$ 97 mil a R$ 470 mil. O faturamento estimado é de R$ 111 mil.

14. Acqio

Com investimento total de R$ 6,99 mil, a Acqio é uma rede de franquias especialista em comercialização de máquinas de cartão de débito e crédito.

Os franqueados atuam em modelo de negócio home office, gerencindo a franquia via plataforma online.

15. Lubrax

A Lubrax é uma rede de fanquia que atua no segmento de serviços automotivos. As unidades da rede estão muito presentes em postos de combustível, onde são feitos os serviços de lubrificação e troca de óleo.

O investimento total é de R$ 58 mil. Todos os produtos utilizados pelas unidades são certificados pela Petrobras.

16. CVC BRASIL

A CVC é reconhecida no Brasil como uma das principais marcas referência no setor de turismo. A marca trabalha com todos os tipos de serviços relativos a viagens: passagens de ônibus e de avião, hospedagem, traslado, guia turístico, entre outros.

Para investir em uma franquia da marca, o capital necessário gira em torno de R$ 60 mil a R$ 150 mil. A rede exige que o empreendedor tenha experiência comprovada no ramo de turismo.

17. Óticas Carol

Há mais de 20 anos no mercado, a Óticas Carol é a maior franquia de óticas do país. Os valores de investimento na marca variam de R$ 220 mil a R$ 480 mil.

O faturamento das redes é de R$ 81 mil reais. As franquias podem ser instaladas em pontos comerciais na rua ou em shoppings centers.

18. Seguralta

A Seguralta conta com mais de 1 mil unidades de franquias em operação em todo o país. A marca é especialista em serviços completos voltados para seguros, consórcios e previdência.

Em expansão por franchising desde 2008, os franqueados encontram dois modelos para investimento: home office ou franquia de escritório.

O investimento varia de R$ 25 mil a R$ 120 mil. O faturamento médio é de R$ 30 mil.

19. Burguer King

O Burger King é uma das principais franquias de fast food do mundo e, no Brasil, não seria diferente. A marca está presente em todo o território nacional.

Para os empreendedores brasileiros, são reservados quatro modelos de franquia: restaurante com drive thru, restaurante de rua com salão, restaurante de shopping dentro da praça de alimentação e restaurante de shopping fora da praça de alimentação.

O investimento varia de R$ 1.780 milhão a R$ 4,225 milhões.

20. BR Mania

A BR Mania é a marca de lojas de conveniência dos postos Petrobras e uma das maiores redes de franquias do país.

Os produtos são amplos, e incluem opções de café da manhã, almoço, lanche e jantar: cafés, itens de padaria, sanduíches, saladas e produtos prontos.

O investimento é variável: R$ 190 mil a R$ 950 mil.

21. Farmácias FTB

As Farmácias FTB se posicionam como uma rede de farmácias populares, tendo como carro chefe em seu mix de produtos os medicamentos genéricos.

Por isso, a proposta é sempre oferecer preços acessíveis à população. O investimento total é de R$ 195 mil.

22. Dia %

O Dia% é uma rede de franquias de supermercado presente em todo o mundo e, também, no Brasil.

A rede atua com modelo de franquia tradicional, conversão de bandeira e também com concessão (em que subloca espaços para açougues, farmácias, quiosques, e outros).

O investimento é variável: de R$ 650 mil a R$ 850 mil.

23. Chilli Beans

A marca tem modelos de loja física e quiosque e busca investidores que tenham disponibilidade para se dedicar totalmente ao negócio e estejam aberto a novos aprendizados.

Assim, os investimentos nas franquias vão de R$ 122 mil a R$ 254 mil. O faturamento também é variável, de R$ 65 mil a R$ 90 mil.

24. FISK

A rede Fisk é uma rede de escolas de idiomas criada em 1958 e que começou sua expansão com franquias a partir de 1962.

Atualmente, a marca conta com três formatos de negócio, de acordo com o tamanho da cidade onde a unidade será instalada.

O investimento parte de R$ 120 mil. O faturamento médio é de R$ 54 mil.

25. CCAA

O CCAA é uma das mais tradicionais do setor de ensino de idiomas no país. O investimento parte de R$ 217 mil. O faturamento é de R$ 78 mil mensais.

Aos franqueados, a marca oferece ferramentas de gestão exclusivas, forte investimento em divulgação, suporte pedagógico e outras vantagens para seus franqueados.

26. Help! Loja de Crédito

A Help! Loja de Crédito é uma rede de franquias financeiras com atendimento voltado especialmente para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS.

Por isso, o portfólio de produtos inclui crédito consignado, empréstimo, crédito pessoal, seguros e cartão de crédito.

O Investimento vai de R$ 115 mil a R$ 175 mil.

27. OdontoCompany

Rede de franquias odontológicas, a Odontocompany oferece tratamentos nas áreas de implantodontia, ortodontia, prótese, clínica geral, odontopediatria, periodontia e dentística.

Assim, a rede possibilita a entrada de dentistas e investidores que ainda não têm experiência no segmento.

Os valores de investimento giram em torno de R$ 120 mil a R$ 300 mil.

28. Hering Store

A Hering é uma franquia de roupas. Fundada em 1880, a Cia. Hering tem quase 140 anos de atuação no mercado de moda.

A Hering Store foi lançada em 1993, dando início à expansão das lojas próprias da marca por todo o território nacional. O investimento vai de R$ 320 mil a R$ 870 mil.

29. Clube Turismo

Fundada em 2003, a Clube Turismo iniciou seu projeto de expansão por franquias em 2009, disponibilizando diferentes modelos de negócio aos candidatos.

Assim, entre as soluções, estão venda de passagens, hospedagem, pacotes de intercâmbio e serviços de câmbio, trabalhando com destinos nacionais e internacionais.

30. Localiza

A Localiza conta, atualmente, com mais de 500 unidades franqueadas, instaladas em todo o território nacional.

A rede é especializada na locação de veículos. O investimento parte de R$ 320 mil.

31. Espaço Laser

A Espaçolaser é uma rede de franquias de estética especializada em depilação a laser, atendendo o público feminino e masculino. Fundada em 2002, a rede já soma mais de 3 milhões de clientes atendidos em todo o país.

Para isso, os franqueados devem investir capital a partir de R$ 743,5 mil.

32. Chiquinho Sorvetes

Fundada em Minas Gerais como um negócio familiar na década de 1980, a Chiquinho Sorvetes iniciou-se no mercado de franchising em 2010.

Além dos sorvetes, seu cardápio ainda inclui além de açaí, milk shakes, sundaes, petit gateau e tortilhas.

Assim, a marca trabalha com franquia de loja ou de quiosque, com valores de investimento que variam de R$ 300 mil a R$ 545 mil.

33. Havaianas

A Havaianas conta com diversos tamanhos de franquias e variadas faixas de investimento elaborados para atender mais de um perfil de empreendedor.

Os valores de investimento variam de R$ 105 mil a R$ 445 mil.

34. Piticas

A Piticas disponibiliza dois modelos de negócio para franqueados: lojas e quiosques. Os valores variam de R$ 100 mil a R$ 190 mil.

Assim, a marca atua com a proposta de comercializar camisetas relacionadas à cultura pop e geek.

35. 5àsec

Com investimentos que variam de R$ 190 mil a R$ 390 mil, a 5àsec é uma rede de lavanderias de origem francesa que atua no mercado brasileiro há mais de 20 anos.

A marca não exige que o franqueado tenha experiência no setor de lavanderias, mas ter noções de gestão de empresas são importantes.

36. Arezzo

Com presença consolidada no mercado de moda, a Arezzo é uma rede de franquias de calçados e bolsas fundada em 1972.

Os investimentos vão de R$ 475 mil a R$ 735 mil.

37. Hinode

Há mais de 30 anos no mercado, a Hinode atua no segmento de Beleza e Bem-Estar e, hoje, é uma das maiores franquias do Brasil.

Atualmente, existem mais de 300 itens em catálogo para: higiene pessoal, maquiagem, perfumaria, bem-estar e cosméticos.

Para atuar em uma franquia Hinode, o primeiro passo é ser um consultor ativo. O investimento varia de R$ 699 mil a R$ 849 mil.

38. Oggi Sorvetes

A Oggi Sorvetes é uma rede de franquias de sorveteria que se destaca no segmento por oferecer mais de 140 opções de sabores de sorvetes e outras sobremesas.

As lojas da rede contam com linhas de produtos diversas, como: paletas mexicanas, picolés, sorvetes de massa, açaí e linha zero. O investimento em uma franquia é variável: R$ 35 mil a R$ 70 mil.

39. Carmen Steffens

Essa é uma das marcas de roupas mais famosas do país: os consumidores encontram produtos com design sofisticado, desenvolvido de acordo com as últimas tendências da moda nacional e internacional.

O modelo de franquia é o de loja completa, indicado para pontos comerciais na rua e em shoppings. Os valores de investimento variam de R$ 370 mil a R$ 720 mil.

40. Prepara Cursos

Com mais de 70 opções de cursos, a Prepara Cursos é uma das maiores redes de educação profissional do Brasil.

Atualmente, a franquia conta com mais de 460 unidades franqueadas. O modelo de franquia tradicional é indicado para grandes centros populacionais. Já para cidades pequenas, o modelo é o Prepara Express. Os valores giram em torno de R$ 100 mil a R$ 150 mil.

41. Microlins

o mercado de serviços educacionais há mais de 25 anos, a rede oferece cursos profissionalizantes, preparatórios e de idiomas.

Entre as opções, os alunos encontram opções de cursos nas áreas de administração e vendas, informática e tecnologia, design & web, saúde, indústria e robótica. Para investimento, o capital necessário vai de R$ 150 mil a R$ 250 mil.

42. Kopenhagen

Especializada em chocolates finos, a Kopenhagen tem mais de 300 produtos em seu catálogo.

Os consumidores encontram mix de produtos completos: trufas, tabletes, balas, alfajor, pão de mel, panetones, presentes, entre outras opções.

A marca tem opção de franquia de loja, indicada para shoppings centers. O valor varia de R$ 305 mil a R$ 645 mil.

43. Carol Coxinhas

A Carol Coxinhas é um dos exemplos das maiores franquias do Brasil. Com dois modelos de franquia (fast food e restaurante), a marca atua no segmento de alimentação.

A marca é famosa pelas coxinhas de frago, além de outros salgados: croquete, quibe, pão de queijo, churros, doces, batata frita e outros quitutes.

Para invetir na rede, o capital necessário varia de R$ 90 mil a R$ 130 mil.

44. Mundo Verde

A Mundo Verde é a maior rede de franquias no segmento de alimentação saudável e produtos naturais.

O portfólio da marca conta com mais de 3 mil itens entre alimentos orgânicos, funcionais, suplementos, entre outros.

Os modelos de negócio são em formato loja completa, com valores que variam de R$ 250 mil a R$ 350 mil.

45. San Martin

Fundada em 1995, a franquia San Martin Corretora de Seguros passou a investir no franchising a partir de 2014, compartilhando o know how que adquiriu ao longo do tempo.

O investimento total em uma franquia de escritório completo é de R$ 33,97 mil.

Atualmente, existem mais de 347 unidades em todo o território nacional. Ao todo, são cerca de 50 mil segurados em todo o Brasil.

46. Giraffas

Fundado em 1981 em Brasília, o Giraffas é um fast food genuinamente brasileiro. Expandidndo por franquias desde 1991, a rede conta com um cardápio diverso, que tem como objetivo trazer opções de alimentos para toda a família e atender em diferentes momentos do dia.

O investimento total é de R$ 550 mil e o modelo de franquia disponível é o de restaurante completo, recomendado para pontos comerciais, shoppings, aeroportos e rodoviárias.

47. Casa de Bolos

A especialidade da Casa de Bolos são os bolos caseiros. A companhia começou como um negócio familiar e hoje tem mais de 300 unidades. A Casa de Bolos também oferece tortas, cucas e bolos de aniversário.

A rede disponibiliza dois tipos de modelos de franquias: a Fit, para cidades com até 80 mil habitantes, e a Standard, para municípios maiores. Os valores giram de torno de R$ 125 mil a R$ 150 mil.

48. KNN Idiomas

A KNN Idiomas é uma das principais redes de franquias do país que se dedicam ao ensino de idiomas.

A rede desenvolveu metodologia unica, aplicada nas mais de 300 unidades franqueadas em todo o país. O investimento varia de R$ 70 mil a R$ 350 mil.

49. Jan Pro

Criada nos Estados Unidos, a Jan-Pro atende mais de 50 mil clientes no mundo. A rede é especializada em serviços de limpeza comercial, atendendo locais como universidades, restaurantes, supermercados, academias, indústrias, igrejas, shoppings e escritórios.

É possível investir no modelo de franquia local ou de escritório regional. O valor de investimento parte de R$ 32,5 mil.

50. Spoleto

Maior franquia de alimentação especializada em culinária italiana do país, oferece aos franqueados modelo de franquia de restaurante.

O modelo de negócio é voltado para preparo das refeições e atendimento aos clientes em formato fast food. A rede também permite que os empreendedores invistam a partir de conversão de lojas. O investimento em franquias parte de R$ 450 mil.

E então, gostou do conteúdo? Depois de conhecer as 50 maiores franquias do Brasil, fale com um dos nossos consultores para saber qual rede se alia mais ao seu perfil de empreendedor!

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *