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Quanto custa investir em uma franquia automotiva?


Devido aos bons números do mercado, investir em uma franquia automotiva tem se tornado uma opção chamativa para os empresários. Principalmente com o aumento da frota de veículos no país.

Segundo o Observatório das Metrópoles, existem no Brasil um carro para cada três habitantes. E esse número aumenta a cada ano, principalmente pela descentralização do mercado.

Graças as regiões Norte e Nordeste, ambas as possuíam infra estruturas inferiores e poucas áreas urbanizadas, esse número vem se tornando cada vez maior por causa do seu desenvolvimento constante. 

Uma análise detalhada sobre os dados econômicos no país feita em 2018, pelo banco Itaú, mostrou que o Produto Interno Bruto(PIB) do período, foi acelerado principalmente pelo crescimento do Norte brasileiro. 

Além disso, o estudo do Observatório também estima que o brasileiro fica mais de quatro anos com um carro, o que tem impacto direto no seu consumo mensal com manutenção, estética, combustível, reparo etc.  

Por causa desse mercado em constante crescimento, preparamos o texto a seguir para mostrar quais as vantagens de abrir uma franquia voltada para o segmento automotivo. Acompanhe!

Como investir em uma franquia automotiva?

Quem pensa em investir em uma franquia automotiva deve seguir os mesmos passos de quem quer abrir uma franquia como seu primeiro negócio.

Isso significa, na prática, avaliar uma série de itens: a presença e credibilidade da marca no mercado, os modelos de negócio disponíveis, o perfil exigido para se tornar um franqueado, o treinamento e suporte oferecidos. Mas um dos fatores mais importantes, com certeza, é o valor do investimento inicial.

Em primeiro lugar, é muito importante observar que os valores para adquirir uma franquia são muito mais flexíveis do que já foram um dia, principalmente por conta da popularização das franquias home-based e das microfranquias, que tendem a exigir um investimento menor.

As franquias automotivas caminham junto com essa tendência. Portanto, há muita variedade nos preços e formatos de franquias neste segmento, cabendo ao investidor pesquisar e encontrar qual é a alternativa ideal para o seu orçamento e tipo de gestão.

Vamos analisar, a seguir, quanto custa investir uma franquia automotiva.

Qual o custo inicial para investir em uma franquia automotiva?

mecânico analisando parte inferior do carro
Em suma, uma franquia automotiva pode variar o custo entre R$ 2,5 mil e R$ 800 mil

Buscando na categoria de franquias automotivas no portal da Associação Brasileira de Franchising (ABF) percebe-se que os custos iniciais da categoria são bem variáveis, sendo possível encontrar redes que comercializam franquias de R$ 2,5 mil a R$ 800 mil.

Essa variação acontece porque o mercado automotivo envolve diferentes aspectos e alguns deles impactam diretamente no investimento para se abrir uma unidade franqueada.

Por exemplo, os modelos que permitem que o franqueado opere o negócio de casa e saia apenas quando um de seus serviços for solicitado pelo cliente são muito mais baratos.

As franquias que atuam em parceria com espaços físicos de outras empresas também apresentam custos mais em conta, uma vez que não há um investimento tão grande em equipamento, estrutura, ponto comercial e contratação de funcionários.

Por outro lado, há modelos de lojas físicas que exigem um grande espaço para implantação do ponto comercial. Além de prestarem serviços de limpeza e reparos, também costumam vender produtos como óleo, fluído de freio e até peças como pneus e tapetes.

Aliado a isso, é necessário estudar também o payback ou prazo de retorno. Esse indicador mostra depois de quanto tempo o franqueado deve recuperar o valor investido. Geralmente, quanto maior o investimento, maior é o tempo de retorno.

Como consequência, maior será o tempo em que ele deverá “bancar” a franquia até que ela comece a dar lucro. Por isso é muito importante fazer uma reserva financeira antes de investir em uma franquia automotiva

Outra dica é não se atentar apenas ao preço das opções de franquias automotivas que está analisando, como também estude bem a proposta de cada rede e veja o que ela tem a oferecer.

Quais são os custos de uma franquia automotiva? 

Investir em uma franquia automotiva envolve muitos custos que costumam ser os mesmos que os da maioria das franquias de serviços. Os principais devem ser taxa de franquia, capital de giro, royalties, taxa de publicidade e capital para instalação.

Em alguns casos a franqueadora pode incluir também despesas relacionadas à abertura do CNPJ do franqueado, estoque de produtos e materiais utilizados para limpeza e reparos e reforma de ponto comercial, por exemplo.

O franqueado não deve esquecer também que, além dos valores impostos pela franquia, também pode ter que arcar com outros custos como salário dos funcionários, encargos trabalhistas, aluguel do ponto comercial, verba para marketing próprio e impostos.

Taxa de franquia

A taxa de franquia corresponde a autorização do uso da marca por um terceiro. Ela é fixa e cobrada apenas no ato de assinatura do contrato. 

Quitando esse valor, o empreendedor passa a ter o direito de utilizar todo o know how que levou a marca ao sucesso, além do acesso ao suporte e treinamentos. 

Ela é um reflexo do investimento total, então quanto menor o valor total, menor é a taxa de franquia. Os modelos delivery de uma determinada empresa podem ter custos de R$ 5 mil, enquanto as franquias de loja física podem ter taxas de R$ 15 a 25 mil.

Royalties

Enquanto as taxas de franquias permitem que você tenha o direito de utilizar a marca e receber todo o know-how da marca, a taxa de royalties é o que mantém esse autorização. 

De acordo com a Lei de Franquias, essa cobrança periódica deve garantir o uso de toda a propriedade intelectual da franqueadora. 

O valor pode ser cobrado de duas formas: um valor fixado e sem reajuste durante a vigência do contrato. Ou de acordo com o percentual do faturamento bruto da unidade. Lembrando que a cobrança é feita mensalmente. 

Porém, a cobrança vai depender do tipo de unidade que deseja abrir. O mais comum é que unidades físicas sejam cobradas pela porcentagem, mas existem marcas que cobram o valor fixo também. 

Fundo de propaganda

Também conhecido como taxa de marketing, essa cobrança é feita pela franqueadora para garantir a criação e desenvolvimento de ações publicitárias institucionais com a finalidade de divulgar um produto ou serviço da rede como um todo.

Isso evita que o empresário tenha a necessidade de criar seus próprios trabalhados de marketing e possa concentrar suas forças nas atividades mais específicas da sua unidade. 

Vale ressaltar que as publicidades feitas por meio desse fundo são específicos para todos os franqueados e não exclusivo para uma unidade. Caso opte por fazer propagandas individuais, o empresário precisará de uma autorização prévia da marca. 

Assim como os royalties, a cobrança pode ser feita tanto com um valor fixado em contrato ou equivalente a uma porcentagem do faturamento bruto. 

Qual o faturamento médio?

Para entendermos como funciona é preciso entender melhor o que isso quer dizer. O faturamento é determinado pela soma das vendas de um período qualquer, o que for mais importante para o seu planejamento. 

As franquias que têm investimentos de até R$ 10 mil, apresentam ganhos mensais na faixa de R$5 mil. Por sua vez, as franquias com custos maiores podem faturar mais de R$ 50 mil por mês.

O faturamento não mostra qual o lucro da empresa, apenas quanto dinheiro entrou em seu negócio. Para descobrir se um empreendimento dá ou não lucro, é preciso subtrair os ganhos pelas despesas e contas a pagar.

Para chegar ao faturamento médio de um determinado negócio, basta somar o que foi obtido ao longo dos períodos observados e dividir pela quantidade de períodos. Ou seja, se for os ganhos de um ano, basta somar tudo e dividir pela quantidade de meses, 12. 

É bom lembrar que o faturamento médio está relacionado também com a localização onde a franquia está alocada e com o seu desempenho na captação, atendimento e fidelização dos consumidores da região.

Quanto custa investir em uma franquia automotiva?

Antes de tudo, é preciso conhecer um pouco sobre algumas marcas do mercado

Vamos apresentar aqui a marca que é considerada pela Associação Brasileira de Franchising(ABF) a maior rede de franquias de limpeza automotiva do país. 

A AcquaZero está há 10 anos de experiência, a rede tem como foco os serviços de limpeza ecológica e estética automotiva, que mantêm os carros bonitos e bem cuidados sem deixar de lado a preocupação ambiental.

Com o objetivo de realizar a limpeza com a menor quantidade de água possível, a marca conseguiu desenvolver uma fórmula capaz de limpar e higienizar qualquer veículo pequeno com apenas 300 mililitros (ml) de água. 

A fins de comparação, um lava-jato convencional gastam em média até 300 litros com cada carro. Isso é o equivalente ao que é gasto para irrigar um campo de futebol em cinco anos.  A Organização das Nações Unidas(ONU) recomenda que uma pessoa consuma apenas 100 litros de água por dia.  

Atualmente, a rede tem três modelos diferentes de franquias, e cada um tem suas próprias características.

Os formatos Franquia Home Office tem custos a partir de R$ 17,8 mil. Eles permitem que o franqueado atue no esquema delivery, atendendo a domicílio quando o cliente solicita. A administração do negócio pode, portanto, ser feita diretamente de casa.

A Franquia Standard necessita de um ponto comercial e atende um fluxo pequeno a médio de consumidores, enquanto a Franquia Prime tem capacidade de atender um público maior, podendo ser instalada em shoppings, supermercados e outros locais de grande circulação de veículos.

Veja na sequência os detalhes de investimento e retorno de cada um desses modelos de negócio.

Unidade Home Office

Home office é uma modalidade de investimento que permite o empresário trabalhar de casa ou indo até o seu cliente, sem a necessidade de ter uma espaço físico próprio. 

Porém, durante a vigência do contrato ele fica proibido de atuar em área de grande circulação de pessoas. 

  • Valor do investimento: R$17.820,00 – com capital de giro
  • Taxa da franquia: R$10.000,00
  • Prazo retorno investimento: 3 a 6 meses
  • Faturamento médio: R$5.000,00 / mês
  • Receita: 50% faturamento
  • Taxa de royalties: R$250,00 / mês
  • Taxa de propaganda: R$150,00 / mês
  • Número de funcionários:1 a 2

Unidade Loja Standard

O modelo de loja física da Acquazero oferece uma série de serviços e permite que o investidor abra um espaço em pontos movimentados para atender a demanda de uma determinada região. Porém, devido ao seu tamanho limitado só é possível atender até quatro carros por vez. 

  • Valor do investimento: R$73.320,00 – com capital de giro
  • Taxa da franquia: R$25.000,00
  • Prazo retorno investimento: 6 a 12 meses
  • Faturamento médio: R$20.000,00 / mês
  • Receita: 30% faturamento / mês
  • Taxa de royalties: R$550,00 / mês
  • Taxa de propaganda: R$150,00 /mês
  • Número de funcionários: 2 a 3
  • Metragem da loja: 50m² a 100m²

Unidade Loja Prime

O modelo de negócio mais caro da marca, as lojas primes são voltadas para estacionamentos de shoppings e hipermercados. Por se tratar de área com grande circulação de pessoas, é possível operar com a limpeza de mais carro de uma vez. 

  • Valor do investimento: R$ 121.320,00 – com capital de giro
  • Taxa da franquia: R$25.000,00
  • Prazo retorno investimento: 18 a 24 meses
  • Faturamento médio: R$50.000,00 / mês
  • Receita: 25% faturamento / mês
  • Taxa de royalties: R$1.000,00 / mês
  • Taxa de propaganda: R$300,00 / mês
  • Número de funcionários: 5 a 10
  • Metragem da loja: 150m² a 200m²

Para saber mais sobre o modelo de negócio da Acquazero, veja o vídeo a seguir!

Durante o texto podemos observar quai são os principais benefícios de investir em uma franquia automotiva. Quais os cuidados necessários e os gastos que irão acompanhar você durante a validade do contrato. 

São taxas mensais e custos que irão ajudar o empresário a alcançar as receita esperada para seu empreendimento. Atingindo assim, a rentabilidade e o retorno sobre o investimento dentro do estipulado pela empresa. 

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
22 de fevereiro de 2018

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