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Quanto rende uma franquia? Vale a pena investir?


Saber quanto rende uma franquia é a preocupação de muita gente. Afinal, o objetivo de abrir um negócio é obter lucro, certo? Então, é importante dizer que a lucratividade de uma franquia gira em torno dos 12% do faturamento.

Só que essa porcentagem pode variar conforme a marca e o valor investido. Especialmente porque, do faturamento, será preciso tirar valores para manter a franquia. 

Então, a rentabilidade não é propriamente o que a franquia ganha, mas o que ela lucra após ter todas suas despesas quitadas.

Por isso, na hora de investir em um negócio desse tipo, é essencial pesquisar sobre a marca. Em sua Circular de Oferta de Franquia (COF), a empresa apresentará todos os valores com os quais o empreendedor deve se preocupar.

Ou seja, o custo de investimento inicial, capital de giro, valor para montagem da loja e mais. Assim como o tempo para retorno do investimento, faturamento e rentabilidade média estimada por mês.

Com essas informações, será mais simples comparar marcas e perceber qual é mais interessante. Especialmente para o seu bolso, trazendo maior lucro mensal.

Para se ter uma ideia do quanto o franchising é lucrativo, vamos falar do balanço realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Apenas em 2019, as franquias no Brasil faturaram, juntas, R$ 186,7 bilhões.

Só que o lucro não pode ser sua única razão para escolher uma franquia. Continue lendo e saiba o porquê!

Como para escolher uma franquia?

Na hora de optar por uma marca de franquia, é muito importante avaliar três pontos sobre ela. Primeiro, sua afinidade com o negócio. Depois, a reputação da marca e, finalmente, a opinião dos franqueados. Acompanhe um pouco mais sobre esses pontos abaixo!

Afinidade com o negócio

Ao abrir um negócio, é comum que as pessoas busquem por realização profissional, além do lucro. Por isso, é importante que o negócio no qual você vai investir faça sentido ao seu perfil.

Ou seja, é essencial gostar da atividade que será realizada. Do contrário, você perderá o interesse em investir seu tempo e dinheiro no negócio. Quando é este o caso, a empresa pode fracassar, já que não haverá muita dedicação.

Reputação da marca

De nada adiantaria investir em uma empresa que não é bem vista no mercado, certo? Assim, será preciso pesquisar sobre a marca e avaliar se ela atrai consumidores.

mulher avaliando empresa on-line
Principalmente no meio virtual, os consumidores costumam avaliar as marcas com que se relacionam.

As pessoas se sentem satisfeitas com os produtos ou serviços da marca? Há reclamações sobre a marca na internet? Se sim, elas são pontuais ou recorrentes? Poderiam ser facilmente resolvidas?

Respondendo a essas perguntas, você terá maior segurança sobre o potencial da marca perante seu público-alvo.

Opinião dos franqueados

Uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com o suporte da franqueadora. Os atuais franqueados da empresa recebem esse suporte?

É fundamental que sim, pois isso mostrará o compromisso da marca com os seus parceiros. Caso não, será melhor procurar por outra marca.

Afinal, sem suporte, você passaria pelo mesmo que abrir um negócio do zero — cometeria erros sem um “manual” para corrigi-los, atrapalhando seu sucesso.

Quanto rende uma franquia?

Como citado antes, a lucratividade de uma franquia varia conforme a marca da empresa. Varia também de acordo com a região do País, o mercado consumidor, dedicação do franqueado e outros fatores.

Ainda assim, é possível estimar o lucro do negócio com um cálculo simples. Com base nele, você terá maior facilidade em controlar seu planejamento financeiro e ter bons rendimentos com o empreendimento.

Segundo o Sebrae, “A lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual, que indica o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve”.

Logo, para o seu cálculo, será preciso considerar o lucro líquido e a receita total do negócio. A fórmula será a seguinte:

Lucratividade = (Lucro Líquido ÷ Receita Total) x 100

Calculando as metas de lucratividade

Como já citamos, a média de lucratividade de um negócio é de 12%. Assim, para conhecer seu lucro, o cálculo deverá ser o seguinte:

Lucro Líquido = 12% x Receita Total

Um exemplo. Se a franquia tiver faturamento previsto de R$ 100 mil, isso significa que sua rentabilidade deverá girar em torno de R$ 12 mil.

Mas lembre-se que essa é apenas uma estimativa, e poderá variar de acordo com uma série de fatores, já citados.

Para o cálculo, comece considerando o faturamento médio estimado pela franqueadora. Depois de três meses de atuação, utilize a sua média de faturamento destes três meses para fazer o novo cálculo. 

Atualize essa média a cada três meses, para que suas metas de rendimento continuem a subir. Isso vai te ajudar a manter focado no crescimento da unidade. Vamos a outro exemplo.

A previsão de faturamento feita pela franqueadora é de R$ 50 mil. Então, nos primeiros três meses de operação, sua meta de rentabilidade será de R$ 6 mil.

Nestes três meses, você teve faturamentos variados.

  • Mês 1: R$ 45 mil
  • Mês 2: R$ 55 mil
  • Mês 3: R$ 65 mil

Isso significa que sua média de faturamento foi de R$ 55 mil ([mês 1+ mês 2 + mês 3] ÷ 3). Logo, no mês quatro, sua meta de lucratividade deverá ser de R$ 6,6 mil.

Claro que essa rentabilidade pode variar. Mas 12% sobre a renda bruta é a média obtida no mercado. Então, o ideal é tê-la como meta. 

Caso você não alcance o valor estimado, será hora de pedir sugestões à franqueadora e adaptar a sua atuação. Assim, o lucro poderá ser maior nos próximos meses.

Vale a pena investir em franquia?

Se você leu este texto até aqui, já percebeu que a lucratividade de uma franquia pode ser alta. Em comparação, empresas abertas do zero costumam ter margem de lucro de 4% (no varejo) e de 20% (no setor serviços). Logo, os 12% de uma franquia são atrativos ao empreendedor.

Mas, como explicamos até aqui, o lucro não pode sua única razão para abrir um negócio. Do contrário, é provável que você desista facilmente da empresa. Pensando nisso, listamos abaixo outras razões para investir em uma franquia. Acompanhe!

Plano de negócio da franquia

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe todo o plano de negócio da marca. Ou seja, seu planejamento com o modo de fazer, valores para investimento, plano de atendimento e mais.

Tudo isso facilita muito o trabalho do novo franqueado. Isso já que não será preciso cometer erros e corrigi-los à medida que ocorrerem.

Uma franquia já cometeu erros em outras unidades e modificou seu plano de negócios para corrigi-los. Então, as chances de eles acontecerem novamente são quase nulas.

Esse é um dos principais fatores que levam à menor mortalidade das franquias. Segundo pesquisas, 5% das unidades de franquia fecham as portas antes de completar dois anos de operação. Já nas empresas iniciadas do zero, essa porcentagem sobe para 23% no mesmo período.

Suporte da franqueadora

call center
Suporte do franqueado é feito por telefone e por meios virtuais.

Os suportes oferecidos pela franqueadora variam de acordo com a marca da franquia. Eles ficam listados na sua COF, e merecem a atenção do empreendedor.

Afinal, quanto mais amplo o suporte dado ao franqueado, mais amparado ele estará para alcançar o sucesso no negócio.

Normalmente, os apoios incluem o suporte de marketing e comercial. No primeiro, o empreendedor recebe uma série de atendimentos para a divulgação da sua unidade. Como o design de panfletos e a produção de conteúdo para redes sociais.

Já no suporte comercial, a franquia é orientada a realizar parcerias com estabelecimentos e condomínios. Assim, será possível fidelizar o público com promoções e ações conjuntas.

Vale dizer que a franqueadora também atua no treinamento do franqueado. Assim, ele poderá atuar da melhor forma, e seguindo os padrões da franqueadora.

Ainda é comum que os suportes incluam apoio jurídico e a análise da escolha do ponto comercial da loja.

Reconhecimento da marca

Uma marca de franquia é facilmente reconhecida pelo consumidor. Pode ser que ele nunca tenha aproveitado dos produtos ou serviços da empresa mas, muito provavelmente, já terá ouvido falar dela.

Isso acaba atraindo os clientes à sua unidade, pois eles sabem que o que você oferta já foi testado em outro lugar.

Se esses testes ocorreram e agora estão reproduzidos em sua unidade, é sinal de que você pode ter algo a oferecer.

Além disso, eles entendem que há a padronização da marca. Logo, receberão o mesmo que já receberam ou receberiam em outra unidade da franquia.

Essa confiança ainda existe mesmo quando o usuário não conhece a marca. Afinal, ele poderá pesquisar sobre o negócio na internet. 

Percebendo que já existem outras unidades, ele terá maior segurança de comprar com você. Isso já que a empresa demonstrará sua experiência no mercado, ainda que sua unidade seja nova.

Pronto! Agora você já sabe quanto rende uma franquia e o porquê de investir nesse tipo de negócio. 

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Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
31 de março de 2020

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