fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Quer trabalhar em casa? Veja como ter disciplina


Trabalhar em casa pode ser uma ótima opção, mas requer vários cuidados. Saiba como ter sucesso com este tipo de atividade e descubra como abrir um negócio home office!

Quer trabalhar em casa? Seja abrindo uma empresa, seja como colaborador, você vai precisar tomar alguns cuidados. Especialmente porque o home office traz muita flexibilidade — o que pode ser uma incrível vantagem, mas também um enorme problema.

Ao trabalhar fora, uma rotina se repete: muito tempo perdido no trânsito, almoço no restaurante e pouca previsão do horário em que você vai chegar casa.

Para não ter que enfrentar tudo isso, só trabalhando em casa, não é mesmo? Pois trabalhar em casa é o sonho – e a realidade – de muitas pessoas!

Segundo pesquisa do espaço de coworking Spaces, mais da metade dos colaboradores corporativos trabalha pelo menos uma vez por semana em casa. 

Quem empreende também tem essa possibilidade. Aliás, existem muitas opções de franquias home office para você investir.

No entanto, o que à primeira vista pode parecer fácil e vantajoso, não é tão simples assim. Quem deseja trabalhar em casa precisa ter muita organização e disciplina. Para se ter ideia, 48% das pessoas que fazem home office ainda têm dificuldade de se concentrarem no trabalho. E isso prejudica o seu desempenho e lucro.

Portanto, para que seu trabalho em casa seja produtivo, será preciso ter determinação. Abaixo, listamos algumas dicas para que você alcance esse objetivo. Não apenas para o gerenciamento da sua própria empresa, mas também para o trabalho home office como colaborador de outro negócio. Acompanhe!

O que é o home office?

Trabalhar em home office nada mais é do que executar suas atividades profissionais fora da empresa.

Isso significa que, apesar do que a denominação sugere, o trabalho não precisa ser feito em casa. Na verdade, ele pode acontecer também em cafés, espaços de coworking, parques ou onde mais o usuário tiver acesso à internet. Afinal, o acesso virtual é essencial para o home office.

Trabalhar em casa pode ser a solução para diversas situações. Primeiro, para empresas que não se preocupam tanto com a presença do colaborador no escritório. A opção pode ser interessante para a economia de custos, por exemplo.

A economia também é um dos principais atrativos para a abertura de uma empresa home based. No mercado, diferentes companhias podem atuar apenas deste modo.

Você pode, por exemplo, optar por uma operadora de viagens, por uma corretora de seguros, consultoria financeira, agência de publicidade e mais. 

Para facilitar a abertura do negócio, você também pode optar pelas franquias. A principal vantagem desse tipo de companhia é que o empreendedor investe em uma marca já reconhecida pelo público.

Ao mesmo tempo, obtém um planejamento de negócio completo, pronto para ser colocado em prática. O plano já estabelecido é menos sujeito a erros, e já foi corrigido. Assim, as chances de sucesso da empresa são maiores e mais rápidas.

Quais as vantagens de trabalhar em casa?

trabalhar em casa imagem notebook home office
Ao trabalhar em casa, o profissional ganha mais tempo para cuidar do seu bem-estar.

Como citado, a atuação home office é cheia de vantagens. Ela é interessante, por exemplo, pela flexibilidade que proporciona. Investindo nesse tipo de negócio, o empreendedor pode fazer seus próprios horários, dedicando-se o quanto achar necessário.

Mas é importante dizer: seu lucro estará diretamente ligado ao tempo aplicado à empresa.

Com a flexibilidade de horário, também vem a possibilidade de otimizar o seu tempo. Assim, parte do dia a dia pode ser dedicado à família, amigos, hobbies ou o que mais você desejar fazer.

É possível até realizar atividades físicas, garantindo maior qualidade de vida. Segundo especialistas, o ideal é realizar, pelo meno, 150 minutos de exercícios por semana.

Como dito antes, trabalhar em casa ainda reduz custos para a empresa. Afinal, não é preciso pagar pelo transporte, alugar um espaço físico ou comprar mobiliário novo. Basta encontrar um espaço adequado dentro de casa, coworking ou outro.

Gostou da ideia de trabalhar com mais flexibilidade e economia? A seguir, listamos várias dicas para que a sua atividade seja a mais produtiva possível. Tomando estes cuidados, você verá seu rendimento crescer, assim como os lucros da sua empresa (ou da companhia para a qual você trabalha).

10 dicas para trabalhar em casa

1. Reserve um espaço para o trabalho

Apesar de parecerem confortáveis, alguns espaços não são os ideais para o trabalho. Isso inclui a mesa da cozinha, o sofá da sala, a sua cama. O resultado é ainda menos interessante se você muda o espaço com frequência. Por isso, é essencial definir onde você vai trabalhar todos os dias. 

O melhor é criar um escritório em casa, com mesa, computador, boa iluminação e acesso à internet. Esse ambiente precisa ser livre de distrações e, de preferência, não possuir o tráfego de pessoas. A concentração é essencial para um bom trabalho, principalmente se você estiver atuando para o seu próprio negócio. 

Ainda é importante escolher os móveis corretos. Invista em uma cadeira de escritório confortável e em uma mesa na altura adequada. Isso vai tornar a sua rotina de trabalho mais fácil de cumprir.

Se não for possível criar um escritório dentro de casa, ao menos tenha o cuidado de estabelecer as condições ideais. É preciso garantir o acesso à internet, a boa iluminação e móveis confortáveis para o dia a dia. Além, é claro, do menor número possível de distrações.

2. Observe sua vestimenta

É tentador acordar de manhã e começar logo a trabalhar, sem nem mesmo tirar os pijamas. Essa prática, porém, pode dificultar o seu dia a dia. Inconscientemente, seu corpo terá dificuldade em compreender que aquele é o momento da sua atividade profissional. 

Por isso, sempre vale a pena cuidar da sua vestimenta. Você não precisa se vestir como se fosse para o escritório — apenas tenha o cuidado de parecer mais “apresentável”. 

Se o objetivo for encontrar clientes pessoalmente, ou conversar com eles por vídeo, aí sim você precisará vestir algo formal. A sua apresentação tem papel fundamental na imagem profissional que você transmite. O usuário precisa perceber que você é mesmo um especialista. Transmita seriedade, e será mais fácil fazê-lo acreditar no seu trabalho.

3. Estabeleça uma rotina de horários

relogio imagem ilustrativa definir rotina
Ter uma rotina, com horários predefinidos, ajuda a manter a disciplina no home office.

Fazer home office não quer dizer trabalhar 1 hora por dia, nem 15 horas por dia. A carga horária deve ser a mesma que você teria em um escritório. Ou seja, entre 6 e 8 horas, com intervalos regrados. Lembre-se: a sua dedicação estará diretamente ligada ao seu lucro! 

Ainda assim, é possível contar com certa flexibilidade de horários. Hoje, por exemplo, você pode precisar levar seus filhos ao médico. Então, em vez de trabalhar pela manhã, vai se dedicar na parte da tarde e à noite. O tempo de trabalho será o mesmo, mas em um período diferente do dia.

Essa flexibilidade é maior quando você está se dedicando ao seu próprio negócio. Porém, também existe quando você é o colaborador de uma empresa. Nesse último caso, porém, é importante definir os limites dessa flexibilidade com o seu empregador.

De qualquer forma, é essencial estabelecer um horário padrão, em que seus clientes poderão sempre entrar em contato. Podem ser apenas algumas horas fixas por dia, mesmo que todas as demais sejam variáveis. Esse padrão vai prevenir “desencontros” e evitar que o usuário se sinta incomodado por não encontrar seu auxílio. 

4. Trace metas diárias para trabalhar em casa

Embora pareça bobagem, fazer uma lista com as tarefas diárias ajuda bastante. Aqui, o ideal é colocar as atividades mais importantes em primeiro lugar, como uma meta de produção. Visando cumpri-la, crie regras para não se render a possíveis distrações, como a TV ou as redes sociais.

5. Converse com o pessoal da casa

Trabalhar em casa pode ser uma tarefa mais árdua quando há outras pessoas no ambiente. Pode ser difícil estabelecer limites, mas eles são fundamentais! 

Assim, converse com todos e informe que seu horário de trabalho, é seu horário de trabalho. Dessa forma, você não pode ser interrompido para conversar, realizar tarefas ou favores. As pessoas precisam agir do mesmo modo que agiriam se você estivesse indo para o escritório todos os dias.

6. Crie um sistema de recompensas

Que tal recompensar a si mesmo sempre que atingir uma meta do seu trabalho? Dessa forma, você se manterá motivado a continuar com a disciplina.

Você pode começar aos poucos. Por exemplo: trabalhou 5 dias em seu plano de negócio? Vá ao cinema. Criou o conceito de marca? Jantar fora. E assim por diante. Assim, você consegue criar um ciclo de motivação para fazer o seu negócio sair do papel e crescer.

7. Desligue os aparelhos eletrônicos

Aparelhos eletrônicos podem ser fonte de distração, afastando a sua mente do trabalho a ser feito. Isso inclui itens como televisão, rádio, celular e mais. Por isso, procure desligar esses equipamentos. 

Para não se distrair com mensagens nas redes sociais, como o WhatsApp, nossa dica é obter um número exclusivo para a empresa. Um número exclusivo vai garantir que as mensagens recebidas durante seu trabalho serão apenas profissionais. Ou seja, sem contatos pessoais, brincadeiras em grupos ou distrações semelhantes.

8. Planeje as suas refeições

Trabalhando em casa, é comum que o indivíduo se distraia quanto à sua alimentação. Ele come mal, em horários irregulares e, às vezes, sem pausas. Porém, todas essas práticas são bastante prejudiciais à saúde. É essencial dar uma pausa na hora da alimentação, e se dedicar apenas a ela. 

Além disso, seu corpo precisa “se acostumar” a uma rotina. Desse modo, como você faria no trabalho fora, estabeleça um horário fixo para o café da manhã, o almoço e o lanche.

Mais do que fazer bem ao seu organismo, isso vai ajudar na sua produtividade. Afinal de contas, você não precisará interromper uma tarefa porque ficou com fome. Em vez disso, vai realizar a atividade no tempo que já tem planejado.

Aproveitando que você está em casa, é importante manter uma alimentação saudável. Nada de substituir refeições por sanduíches ou fast food! Manter o consumo dos nutrientes adequados vai garantir sua saúde e energia para realizar seu trabalho. 

Se for mais simples, vale a pena preparar e congelar todas as suas refeições da semana de uma só vez. Assim, na hora do seu almoço, você só precisará levá-las ao micro-ondas, otimizando seu tempo.

9. Não adie as tarefas desagradáveis

Todo trabalho tem a sua parte chata, não é verdade? A história se repete com quem trabalha em casa. Você sempre vai encontrar alguma atividade de que não gosta muito, e o seu primeiro instinto pode ser adiá-la. Não faça isso!

A procrastinação é um dos principais problemas da produtividade em casa. Faça tudo o que você precisa, sem deixar tarefas para depois.

10. Mantenha o espaço organizado

Não é porque você está em casa e não recebe (ou quase não recebe) clientes, que pode descuidar da limpeza e organização. É importante manter os documentos ordenados e todos os seus materiais de trabalho à mão. Mas, também, guardados nas gavetas e arquivos, em vez de espalhados pela sala.

Isso vai facilitar o seu dia a dia, otimizando o tempo. Também vai reforçar a ideia de que aquele espaço é um ambiente profissional. Será mais simples e satisfatório manter o ritmo de produtividade.

Conheça opções de franquias home office!

Viu só como é fácil ter disciplina trabalhando em casa? Os cuidados são muitos, mas é simples colocar cada um deles em prática. Você só precisará estabelecer uma rotina e metas. 

As nossas dicas valem tanto para quem é colaborador de uma empresa, quanto para quem é freelancer. Valem, ainda, para quem deseja abrir seu próprio negócio. Se você se encaixa neste último grupo, lembre-se de considerar as oportunidades que as franquias oferecem.

Esse modelo de negócio é cheio de vantagens, e pode te ajudar a alcançar logo o sucesso. A seguir, apresentamos duas opções de franquias home office. Continue lendo!

Quisto Corretora de Seguros

Fundada em 2012, a Quisto é uma rede de corretoras de seguros que vende os mais variados produtos. Entre eles, estão: seguros de vida, de veículos, de viagem, saúde, empresarial etc.

A empresa oferece a possibilidade de o franqueado trabalhar de casa. Para tanto, é necessário um investimento de R$ 12.590,00. O prazo de retorno é relativamente curto: de três a 12 meses.

Modelo Home Based Quisto Corretora de Seguros

  • Investimento total: R$ 12.590,00
  • Taxa de franquia: R$ 9.990,00
  • Royalties (taxa mensal de franquia): R$ 200,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 3 a 12 meses

Encontre Sua Viagem

A rede de franquias Encontre Sua Viagem é especializada em Turismo. Aos clientes, ela disponibiliza passagens, hospedagens, pacotes de viagem, cruzeiros e outros serviços, para destinos nacionais e internacionais. Já são mais de 500 unidades franqueadas em operação, por todo o Brasil.

Além da loja física, a empresa oferece o modelo home office para os empreendedores. Com investimento a partir de R$ 11.990,00, o faturamento médio mensal da marca é de R$ 70 mil.

Modelo Home Based Encontre Sua Viagem

  • Investimento total: R$ 11.990,00
  • Taxa de franquia: R$ 9.990,00
  • Royalties (taxa mensal de franquia): R$ 250,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: 3 a 12 meses

Agora você já conhece as várias vantagens de trabalhar em casa e dicas para manter a disciplina. Se o o objetivo for abrir o seu próprio negócio, lembre-se de que é importante avaliar alguns pontos essenciais. Escolher bem o modelo de empresa e o setor em que você vai atuar são importantes para o seu sucesso.