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Quer vender mais? Conte uma boa história


Como utilizar a técnica do storytelling para aumentar suas vendas e trazer seguidores para sua marca

Sempre que ministro treinamentos e palestras sobre vendas, é muito comum ouvir as pessoas pedirem novas técnicas para vender mais. Ideias novas são sempre bem vindas, isso é verdade, mas costumo dizer que uma das melhores formas de chegar até o cliente é contando uma boa história.

E aí mudamos o contexto de vendas para uma conexão com seu cliente.

Você já parou para pensar quantas histórias ouve durante seu dia? Contar e ouvir histórias faz parte de nossa natureza. Através de histórias educamos, advertimos, nos divertimos e levamos memórias para nossos filhos, netos e próximas gerações.

Neste texto, você vai ler:

Oportunidade

Franquia de limpeza ecológica de veículos oferece modelo home office com apenas 10 mil reais de investimento inicial

E assim, replicamos. A história permanece viva, com detalhes, visões e percepções de cada um que ouve e repassa com o passar do tempo. E por que contar histórias pode ser tão eficiente? Porque uma boa história aproxima e gera empatia.

Faça o teste. Quem foi seu melhor professor? Melhor médico? Melhor amigo? Nem sempre o que guardamos com carinho na lembrança era o professor com maior número de diplomas ou o médico com maior presença em Congressos e Simpósios.

Geralmente temos saudade é daquele que sabia se relacionar melhor com as pessoas, que gerava empatia. A história bem contada e envolvente pode ser um caminho para estreitar laços com seu cliente ou investidor. Antes de vender, humaniza relações.

E a verdade é que grandes marcas já perceberam isso. A Coca- Cola apostou em um comercial onde uma adolescente rebelde pensa em fugir de casa.

Mas durante um almoço em família ela percebe, entre uma conversa e outra, que nem tudo é ruim e por motivos diferentes, ela poderia levar a mãe, o irmão e o pai nessa “fuga”. O comercial evidencia e liga a marca a uma família comum, que tem qualidades e defeitos, que é como a minha, a do vizinho e tenho certeza: a sua também.

Isso é saber vender através de uma boa história. O sabonete Dove ao lançar a campanha “Real Beleza”, envolve seu produto a um sentimento e uma boa história.

A de que devemos ver a beleza em nós mesmos, independente de padrão, estereótipos e modelo pré-definido. A ideia é de que somos imperfeitos e isso é uma excelente notícia. E uma marca humanizada, se aproxima de seu público.

Mas você deve estar pensando: sou um profissional liberal, advogado, contador ou trabalho com produtos de difícil conversão a sentimentos ou a uma história envolvente. A verdade é que sempre, independente do que faz, você está sempre vendendo algo.

Seja sua imagem, um produto, serviço, opinião ou uma ideia. E o fato é que no universo de vendas ou no mundo corporativo, qualquer que seja o assunto, é possível associar o tema a uma história, também chamado storytelling.

Porque qualquer número, gráfico ou comparativo representa o mundo real, e aí você pode acrescentar elementos para dar mais sabor e despertar interesse a sua temática de venda.

E para chegar a essa boa história; aí vão algumas dicas:

  •    Conheça muito bem o que vende: informações, opiniões, depoimentos e experiências relacionadas ao que vende são muito bem vindas.
  •      Descubra o que seu produto/serviço proporciona a seu cliente: em outras palavras: o que você resolve?
  •     Qual o sentimento está envolto em sua venda? Poder, sofisticação, nostalgia, qualidade de vida, bem estar? Tente identificar o que vem embalado a sua venda.
  •      Crie uma história com base em sua informação, conhecimento e experiência adquirida.

E por último, acredite no que diz, acredite no que vende. Lembre-se de seus antepassados quando contavam uma boa história. A energia, o ambiente, o cheiro, tudo vinha à tona. Assim, somos nós: encantamos com a emoção, que pode ser em um filme, um livro e por que não em uma venda?

Dica Encontre Sua Franquia

No mercado desde 2009, a franquia Acquazero desenvolveu técnicas de limpeza que utilizam produtos biodegradáveis, flanelas de microfibra e o mínimo possível de água. A lavagem a seco, por exemplo, leva apenas 300ml de água para limpar um carro inteiro. Essa solução ecológica economiza cerca de 320 litros por lavagem.

Acquazero conta hoje com mais de 250 unidades espalhadas pelo Brasil, Além disso, ela está presente 22 estados do país.

Acquazero dispõe de vários modelos de negócios, dentre eles, o de home office que conta com investimento inicial de apenas R$10 mil.

Quer saber mais sobre a franquia? Acesse e confira! Não perca esta oportunidade de empreender numa marca bem estabelecida no mercado.

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