fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Quisto Corretora de Seguros: conheça a história da franquia


A Quisto Corretora de Seguros nasceu em 2012, em Belo Horizonte (MG). Seu franqueamento passou a acontecer a partir de 2017 e, desde então, mais de 100 unidades franqueadas se espalharam pelo Brasil.

O que aconteceria se uníssemos a expertise de uma das maiores holdings de franquia do Brasil e uma corretora com anos de experiência no mercado? A resposta é simples: teríamos a Quisto Corretora de Seguros!

Foi exatamente isso que aconteceu em 2017, quando a corretora se uniu à Encontre Sua Franquia para dar início ao seu processo de franqueamento.

Quem é a Quisto Corretora de Seguros?

A Quisto nasceu na capital de Minas Gerais (BH) e, desde 2012, vinha atuando na corretagem de serviços variados ao usuário. Eram atendimentos como seguros de carro, de vida, previdência privada e outros.

Com a corretagem da empresa, os consumidores encontravam os melhores preços e condições para a proteção dos seus bens e cuidado com o seu bem-estar.

Enquanto isso, a Encontre Sua Franquia estava à procura de novos negócios para expandir sua atuação pelo Brasil. 

A Encontre Sua Franquia(ESF) nasceu em 2011, com uma única marca: a Encontre Sua Viagem (ESV). Em três anos, porém, a ESV já havia se expandido consideravelmente e criado enorme know-how no setor do franchising. Ou seja, conhecimento que poderia ser repassado para outros negócios.

Pensando nisso, a ESF se tornou uma holding de franquias. Dona de cinco negócios quando conheceu a Quisto, a empresa já tinha certa expertise no setor de seguros, por ter atuado com uma marca anterior.

Além disso, a expertise da holding no franchising já estava consolidada. Em 2017, eram quase 1 mil unidades das franquias administradas pela rede. E esse número só aumentou ao longo do tempo.

Hoje, já são quase 1.500 unidades da Acquazero, Suav, Quisto, Mardelle e Encontre Sua Viagem no Brasil, América Latina e Estados Unidos.

Por que não juntar toda essa expertise acumulada pelas empresas? Com a união da Quisto e Encontre Sua Franquia, a corretora iniciou um processo de plena expansão. Também estabeleceu processos mais bem definidos, para facilitar a atuação do franqueado.

O que esperar do mercado de seguros no Brasil?

O Brasil vem acumulando, há anos, bons números quando tratamos do mercado de seguros e outro serviços. Em 2019, as seguradoras registraram, juntas, um faturamento de aproximadamente R$ 200 bilhões. Cerca de 12% a mais que a quantia levantada em 2018.

Dessa forma, ao observar os números do setor, é fácil entender porque ele atrai os empresários. Principalmente quando não há uma previsão para que esses dados comecem a cair. 

Inclusive, estudos da área indicam que o crescimento do ramo continuará exponencial. A Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), por exemplo, detectou que a contratação de seguros em geral cresceu 14%.

Os mais vendidos continuam sendo o de vida (aumento de 32% em cinco anos) e os para automóveis (18% de crescimento no mesmo período observado).

Em resumo, o estudo identificou que o brasileiro está ficando mais preocupado em proteger o seu patrimônio. Principalmente as pessoas que não têm condições de reaver o bem perdido e precisam de auxílio para recuperá-lo. 

Mais um levantamento que comprova essa ascensão foi feito pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Segundo ele, os serviço mais populares de seguro movimentaram mais de R$ 73 milhões em 2018.

Dessa forma, com um mercado tão promissor e atrativo, é comum também observarmos esse crescimento no universo das franquias. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) esse é o 4º maior segmento de franquias do País.

Qual o papel do corretor de seguros?

O corretor de seguros trabalha para encontrar os melhores serviços para seus clientes, mas com um preço que vala a pena. Porém, apesar de ser a principal função, existem outras obrigações que precisam ser feitas pelo franqueado. Dessa forma, podemos dizer que o papel do empreendedor é ser um intermediador entre as partes. 

Ou seja, é necessário oferecer todo o suporte técnico que seus clientes necessitarem com a finalidade de ajudá-los a contratar o seguro de uma maneira simples e fácil. Além disso, cabe a você receber a apólice, checar se ela está de acordo com o que foi solicitado e enviar para o cliente assinar. 

Outras funcionalidades está ligada a assessorar e realizar as garantias solicitadas pelo segurada durante a vigência do contrato. Por fim, caso aconteça algum sinistro, é sua função entrar em contato com a seguradora para dar entrada aos processos de recebimento da indenização. Não esqueça que o corretor precisa está sempre ao lado do seu cliente.

Como funciona a franquia da Quisto Corretora de Seguros?

Ao adquirir uma franquia da Quisto Corretora de Seguros, o empreendedor passa a contar com uma marca já reconhecida no mercado. 

Essa característica é uma das mais interessantes de uma franquia. Afinal, ao atuar em nome da rede, a unidade de franquia pode contar com certo reconhecimento pelos consumidores. A presença forte da Quisto cria maior confiança no usuário.

A Quisto Corretora de Seguros não é responsável pela operação dos serviços, pelos seguros contratados. Em vez disso, os franqueados da corretora comercializam os serviços de seguradoras parceiras.

Isso dá ao empreendedor facilidade em atuar no dia a dia, pois não é preciso uma grande estrutura. O franqueado é responsável apenas pela relação comercial do negócio.

Além da facilidade de operação, os serviços oferecidos pela Quisto geram receita recorrente, muitas vezes com uma cobertura predeterminada. Como um seguro de veículo, que o cliente contrata entendendo que, daqui um ano, terá que renová-lo.

Assim, para facilitar a atuação dos empreendedores, a franqueadora Quisto oferece uma série de suportes aos franqueado. Eles incluem:

  • Apoio na escolha do ponto, em caso de uma unidade loja física;
  • Suporte de marketing; 
  • Acesso ao sistema para Gestão Comercial;
  • Acesso a um sistema Multi Cálculos, para a cotação facilitada e simultânea em mais de 20 seguradoras;
  • Central de Atendimento;
  • Treinamento on-line para capacitação do franqueado e seus funcionários;
  • Apoio Jurídico etc.

Abaixo, apresentamos um vídeo com alguns atrativos de investir neste tipo de negócio. Acompanhe!

Uma das maiores vantagens da Quisto Corretora de Seguros são os valores que a marca trabalha referentes as comissões. Vale lembrar que é por meio dessa remuneração que o empresário consegue ter seu faturamento. 

Registro do Susep

Para se tornar um corretor de seguros sem uma franquia, é necessário passar por algumas etapas até que esteja pronto para iniciar o seu empreendimento. Primeiramente, é necessário passar pelo exame da Escola Nacional de Seguros. As aulas são oferecidas pela própria instituição e oferece cursos presenciais ou semi para os candidatos. 

Após isso, com os certificados em mãos, o próximo passo é conseguir o registro profissional emitido pelo Instituto Brasileiro de Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, de Resseguros, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta – Ibracor. Junto com esse documento, é entregue o registro na Susep.  

Porém, se você opta por uma franquia como a Quisto Corretora de Seguros, é permitido atuar como corretor sem o Susep durante dois anos. Vale destacar que o documento é feito pela Superintendência de Seguros Privados e funciona como órgão fiscalizador e regulamentador das empresas do setor.

Comissão da Quisto Corretora de Seguros

É muito importante analisar as comissões de cada serviço ao receber o contrato para assinar. O investidor precisa ter a ciência do quanto ele pode receber para, assim, conseguir planejar seu futuro como empreendedor. 

A seguir, vamos apresentar os valores que são praticados pela Quisto. Vale lembrar que as porcentagens variam de acordo com o valor negociado com o cliente.

  • Seguro Automóvel: de 10 a 25% (em média 20%)
  • Acidentes Pessoais: em torno de 10 a 40% pago mensalmente, com ou sem agenciamento (100 a 200% da 1ª parcela)
  • Empresarial: de 10 a 40% (em média 30%)
  • Condomínios: de 10 a 30% (em média 22%)
  • Responsabilidade Civil: de 10 a 30%
  • Risco de Engenharia: de 10 a 50% (em média 22%)
  • Imobiliário: de 5% a 70%
  • Seguro Frotas de Veículos: de 10 a 25% (em média 16%)
  • Carta Verde: de 25 a 40% (em média 30%)
  • Consórcios: de 2 a 5% do prêmio
  • Seguro Residencial: de 20 a 45% (em média 32%)
  • Seguro de Vida Individual e Coletivo: de 10 a 40% pago mensalmente ou 100 ou 200% da 1º parcela
  • Previdência Privada: em geral 100% da 1º contribuição mensal + de 10% a 12% da Taxa de Administração Financeira do fundo atrelado ao plano (a TAF varia de 0,7% a 2,5% ao ano) pago mensalmente
  • Fiança Locatícia: de 15 a 35%
  • Seguro Viagem: de 10 a 35%
  • Planos Odontológicos: até 100% de agenciamento, e de 5 a 12% de comissão enquanto o plano existe
  • Seguro Saúde Empresarial: até 300% de agenciamento + 2% de comissão vitalícia sobre o valor da fatura mensal
  • Plano de Saúde individual: até 100% de agenciamento

Taxas da franquia Quisto

A Quisto trabalha com algumas taxas adicionais para manter o know how e a divulgação da sua rede. As quantias estão previstas na Lei de Franquias e são conhecidas como taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda.

Taxa de franquia

Taxa de Franquia é o valor que dá ao empresário o direito de explorar comercialmente a marca. Além disso, ela permitirá que ele tenha acesso ao suporte da franqueadora, treinamento e auxílio jurídico.

Royalties

Não muito diferente da taxa acima, os royalties permitem que o empresário continue explorando a marca. Em resumo, enquanto uma autoriza o início, essa permite a continuidade. 

A diferença está no valor cobrado. Além de ser inferior a taxa de franquia, os royalties devem ser pagos mensalmente. 

Fundo de propaganda

Esse fundo é outra despesa mensal da franquia Quisto. O seu objetivo é gerar um montante para que a franqueadora realize campanhas de marketing e ações publicitárias, com o intuito de divulgar a sua rede de franquias como um todo.

Dessa forma, o franqueado não precisa gastar tempo e energia desenvolvendo sua própria publicidade, concentrando suas forças e esforços na administração e gestão da sua unidade.

A taxa também garante acesso a suportes como conteúdo para redes sociais e assessoria para publicidade on-line.

Circular de Oferta de Franquia (COF)

Todas as informações apresentadas acima estão presentes no documento chamado Circular de Oferta de Franquia (COF). Graças a ele, o novo franqueado tem visão ampla do empreendimento e como será o seu trabalho ao longo da jornada. Vale destacar que a COF deve ser formulada pela própria franquia, no caso a Quisto Corretora de Seguros. 

Dessa forma, antes de assiná-la, estude todos os aspectos presentes nela e que devem estar de acordo com o que prega a Lei de Franquias. Além disso, é necessário aguardar um período de 10 dias corridos para devolver a Circular assinada. Essa regra, presente na norma citada, é uma maneira de evitar que o empresário faça algo sob pressão. 

Outro ponto que precisa ser levado em conta nesse momento, é a clareza das informações para evitar confusões e mal entendidos. Assim, a Quisto garante que seu documento será facilmente compreendido. Porém, caso ainda surja alguma dúvida, não deixe de consultar um advogado ou entre em contato com a marca e converse com o consultor. 

Por fim, as informações que devem estar presentes na Circular de Oferta de Franquia são:

  • apresentação geral da franquia e atividades exercidas;
  • histórico e credenciais da rede;
  • empresas que estão relacionadas ao negócio;
  • balanços e demonstrações financeiras dos dois últimos exercícios;
  • pendências judiciais, se existirem;
  • envolvimento do franqueado e o perfil procurado para gerenciar uma unidade;
  • taxas e investimentos necessários;
  • especificações territoriais;
  • obrigações do franqueado quanto ao consumo de produtos de fornecedores indicados;
  • acompanhamento e suporte oferecido pelo franqueador;
  • regras de sucessão ou transferência de proprietário;
  • contato de todos os franqueados e dados daqueles que se desligaram nos últimos 24 meses.

Modelos de franquia da Quisto Corretora de Seguros

Desde o início da sua expansão como franquia, a Quisto trabalha com dois modelos de negócio.

A seguir, vamos apresentá-los, para que você consiga avaliar e descobrir qual o melhor ao seu perfil. O primeiro deles é do tipo home office, que permite ao franqueado atuar dentro de casa.

Modelo Home Office

Trabalhar home office significa que não é necessário contar com um espaço comercial para a unidade. Em vez disso, o franqueado precisa apenas ter acesso a um computador, internet e telefone.

Com esses três instrumentos, o empreendedor pode atender de onde desejar. De casa, da praia, de uma praça próxima do trabalho ou mais. 

O principal atrativo deste tipo de franquia é que ele tem baixo custo de instalação. Exatamente por não ser necessária uma estrutura física para o atendimento.

Por ter operação simples, o modelo também pode ser gerenciado enquanto o franqueado exerce outra atividade. 

Assim, muitos franqueados acabam utilizando a Quisto como um complemento polpudo da renda, atuando em horários diferentes do seu período formal de trabalho.

Claro que esse perfil varia. Então, se desejar, o empreendedor pode se dedicar inteiramente à sua Quisto. O faturamento médio mensal de um franqueado é de R$ 50 mil no modelo home office.

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Total Aproximado do Investimento R$ 17.600,00 

Modelo Unidade Física

Já o segundo modelo da Quisto é do tipo loja física. Nele, o faturamento médio mensal do franqueado é de R$ 100 mil. Porém, é preciso contar com um espaço comercial e um investimento pouco mais alto.

Além disso, contar com um espaço físico permite que o cliente tenha um local para ampliar a sua experiência como consumidor. Afinal, a área é toda desenvolvida e pensada pela franqueadora para o bem estar dos seus contratantes. 

Em síntese, isso acaba elevando a confiança dele com a marca. Ainda há muitas pessoas que dependem das lojas físicas para fechar um contrato. Elas também se sentem mais pré-dispostas a ouvir outras propostas, o que pode ajudar a melhorar o seu faturamento. 

Assim, podemos dizer que ter uma loja física aumenta a visibilidade da unidade. Muito também por causa da sua fachada em destacada no ponto comercial. Apesar do investimento ser maior que home office, a rentabilidade desse modelo também aumenta. 

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura Empresa: R$ 600
  • Projeto Arquitetônico: R$13 mil 
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Total Aproximado do Investimento R$ 30.600,00

Serviços oferecidos pela Quisto

Uma franquia Quisto Corretora de Seguros pode oferecer aos seus consumidores mais de 90 serviços de proteção e soluções financeiras. 

Essa variedade facilita a aquisição de clientes e o faturamento do negócio. Afinal de contas, um mesmo usuário pode contratar diversos atendimentos.

Todos os serviços podem ser comercializados pelo franqueado, independentemente do seu modelo de negócio. Alguns deles estão listados abaixo.

  • Seguro Auto
  • Proteção Empresarial
  • Seguro Condomínios 
  • Seguro Imobiliário
  • Consórcios de Imóveis e Automóveis
  • Previdência Privada
  • Fiança Locatícia
  • Planos Odontológicos
  • Plano de Saúde Empresarial etc.

Dessa forma, vale destacar que os serviços podem ser sempre personalizados ao usuário. Essa possibilidade atrai os clientes, que encontram exatamente o que precisam para a sua proteção.

Com seus vários anos de mercado e a expertise na corretagem de seguro e franchising, a Quisto já se consolidou. Mas sua expansão contínua e, para isso, a empresa busca novos franqueados, em qualquer parte do Brasil.

Tem interesse em investir no negócio? Entre em contato com um dos consultores da marca e conheça mais sobre a franquia Quisto Corretora de Seguros!

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *