Sabará, Ribeirão das Neves e Timóteo lideram ranking de municípios com maior capacidade para receber investimento em franquias.

A Loja de Franquia realizou pelo segundo ano consecutivo o ranking de franqueabilidade, que avalia o potencial das cidades para receber investimento em franquias. São analisados municípios do interior de Minas Gerais e Espírito Santo.

Para execução da pesquisa, os profissionais levaram em conta o número da população de cada município, consumidores em potencial, renda, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA e as principais marcas de franquia representadas nos Estados.

“Colocamos o ranking de franqueabilidade no calendário de atividades da Loja, pois percebemos que o mercado de franquias ainda possui pouca representatividade no interior e essa análise auxilia franqueadoras e investidores a perceberem o potencial econômico dessas regiões.

Quanto menor o índice, maior será a capacidade da cidade para receber empreendimentos no setor de franchising”, afirma o sócio diretor da Loja de Franquia, Lucien Newton.

Confira esta oportunidade

Franquia Fórmula Pizzaria com condições imperdíveis para novos empreendedores

 

investimento em franquias

De acordo com o levantamento, Belo Horizonte apresentou o maior índice de Minas Gerais. O dado confere a capital mineira o primeiro lugar do estado em números de franquias.

Já Ribeirão das Neves, na região metropolitana de BH, possui maior potencial para receber negócios do segmento, entre as cidades analisadas com população entre 200 e 400 mil habitantes.

O município ficou em primeiro lugar, analisando renda, população, potencial comprador e IPCA. A cidade histórica de Sabará é o lugar com maior potencial de investimento em unidades de franquias entre aos municípios com 95 a 200 mil habitantes.

Já no leste do estado, Timóteo possui maior capacidade para receber aplicações do franchising, visto que as demais cidades do Vale do Aço, Ipatinga e Coronel Fabriciano, possuem um grande número de negócios do setor em suas localidades.

O potencial econômico de cidades menores tem aumentado e estimulado a entrada e expansão de grandes redes de franquia. De acordo com dados do IPC Target, os municípios do interior possuem cerca de 150 milhões de pessoas, registrando um consumo de 54% do total do mercado nacional.

“O desenvolvimento dessas localidades atrai cada vez mais investimentos, contribuindo até mesmo para ampliação de marcas pautadas no franchising. A saturação do mercado de franquias nas capitais brasileiras tem feito com que os investidores voltem os olhares para o interior”, afirma Lucien.

O levantamento analisou todo o cenário de franchising de Minas Gerais e algumas cidades do Espírito Santo para detectar os municípios que têm necessidades de investimentos do segmento.

“Fizemos uma avaliação a partir das principais marcas presentes nos estados e analisamos o índice de franqueabilidade desses lugares. Neste ano, levantamos 29 cidades na região metropolitana e do interior de Minas e em 10 cidades do estado do Espírito Santo, incluindo a capital Vitória”, afirma Lucien.

A pesquisa ainda analisou a representatividade de 25 marcas nos setores de alimentação, acessórios pessoais, automóveis, beleza, casa, educação, hotelaria e turismo, informática, serviços e vestuário.

RANKING DE FRANQUEABILIDADE

Cidade População Potenciais consumidores  Posição
Belo Horizonte 2.406.040 1.181.880
Cidades entre 400 mil e 1 milhão
Contagem 619.035 309.888
Juiz de Fora 529.744 241.852
Uberlândia 627.412 301.975
Cidades entre 200 mil e 400 mil 
Ribeirão das Neves 306.426 147.177
Betim 394.359 193.697
Santa Luzia 207.031 99.342
Cidades entre 95 mil e 200 mil 
Sabará 128.712 59.332
Coronel Fabriciano 105.106 48.496
Itabira 112.384 50.313
Cidades entre 70 mil e 95 mil 
Timóteo 83.462 39.650
Curvelo 75.411 31.082
Cataguases 71.067 30.793

 

Dica do Encontre sua Franquia

Fundada em 2014, a franquia da Fórmula Pizzaria vem colecionando sucesso nas administrações dos franqueados. Com o total suporte do Encontre sua Franquia, a marca oferece produtos de qualidade e agilidade na entrega. O cardápio da Fórmula Pizzaria oferece mais de 40 opções de sabores de pizzas doces e salgadas, em três tamanhos diferentes. Além disso, o mix de produtos da marca conta com calzones e bebidas.

franquia fórmula pizzaria

Um estudo feito pela APUESP (Associação de Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo), afirma que o setor de pizzarias movimentou 5 bilhões de reais no país em 2016. Isso só demonstra o grande mercado e as possibilidades de crescimento do setor.

Criada em Minas Gerais e com forte presença em Belo Horizonte, a Fórmula Pizzaria tem planos para expandir em todo o território nacional. A expectativa da empresa é se tornar a maior rede de pizzarias do Brasil em poucos anos.

Então, quer conhecer mais sobre a Fórmula Pizzaria? Quer saber a fórmula do sucesso? Acesse e confira!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Faça parte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil!

Preencha com seu e-mail a baixo e receba em seu e-mail as melhores dicas de franquias.

chevron-down