fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Saiba como transformar seu negócio em uma rede de franquias


É cada vez maior o número de empresários que buscam saber como transformar uma empresa em uma rede de franquias, para aproveitar o crescimento gigantesco que este segmento vem apresentando nos últimos anos.

Mas, como transformar seu negócio em uma rede de franquias? Saiba mais.

Saiba Como Transformar Seu Negócio em uma Rede de Franquias

Transformar uma empresa em uma rede de franquias é um passo a ser avaliado cuidadosamente, pois é preciso estar preparado para garantir uma gestão profissional e madura da mudança.

O ponto fundamental para que seja um sucesso é o empresário se assegurar de que todo suporte e treinamento adequados serão dados aos franqueados.

A ABF – Associação Brasileira de Franchising – oferece total apoio aos empresários durante esse processo, por meio de cursos e palestras para quem deseja conhecer mais sobre o franchising de maneira geral.

Faça Uma Avaliação

Antes de iniciar a operação, o candidato a franqueador precisa realizar uma análise financeira do seu negócio e elaborar um contrato jurídico adequado. Esse material também deve incluir um manual da franquia, no qual todos os processos de negócios serão especificados para o franqueado.

Vantagens

  • Entre as vantagens de transformar uma empresa em franquia está a diluição do risco. Quando você investe sozinho na expansão de uma rede de lojas, o risco é todo seu. Já no sistema de franquias, esse risco é dividido com os franqueados.
  • Outra vantagem é que, quando você é diretamente responsável por todas as questões administrativas de um negócio, todas as responsabilidades recaem exclusivamente sobre você. No sistema de franquia, essa responsabilidade é compartilhada com os franqueados.

Passo a Passo para Transformar uma Empresa em Rede de Franquias

O processo de formatação de uma franquia é extenso e deve ser feito com todo cuidado possível para que esse novo desafio se concretize:

  • Análise da situação legal da empresa;
  • Planejamento do processo de formatação da franquia;
  • Elaboração do plano de expansão da rede;
  • Sistematização dos processos para os franqueados;
  • Elaboração dos contratos da franquia;
  • Venda da franquia;
  • Seleção dos franqueados;

Examinando as Questões Legais

Para transformar uma empresa em franquia, antes de qualquer outra ação, você deve se certificar que todas as questões legais que envolvem este processo estejam devidamente acertadas.

Planejamento para Transformação da sua Empresa em uma Rede de Franquias

A primeira coisa a ser feita no processo de transformação de uma empresa em rede de franquias é a elaboração de um plano de negócio, detalhado sobre tudo que envolve essa transformação, principalmente os aspectos que dizem respeito ao planejamento financeiro, tanto do ponto de vista do franqueador quanto do franqueado.

Neste planejamento deverá constar todas as taxas que serão praticadas, como a taxa de franquia, royalties e outras. Além disso, é preciso deixar bem claro o fluxo de caixa esperado para as franquia e o prazo de retorno do investimento inicial do franqueado.

Plano de Negócios do Franqueado

As primeiras perguntas dos interessados em comprar uma franquia são: quanto tenho que investir, qual o prazo de retorno, quanto poderei ganhar por mês… para responder estas e outras perguntas é necessária a elaboração de um plano de negócios.

Plano de Negócios do Franqueador

O negócio precisa ser bom para o franqueado e para o franqueador. A taxa de franquia, os royalties e demais receitas devem ser suficientes para arcar com todos os custos, como consultoria de campo, suporte ao franqueado e, ainda, gerar o lucro esperado pelo franqueador.

Esta análise acontece no plano de negócios.

Para multiplicar o modelo do seu negócio de sucesso e transformá-lo em uma rede de franquias é preciso muito planejamento e cuidado. Aqui citamos alguns passos essenciais que precisam ser tomados antes da oferta de franquias.

Sistematização dos processos

É justamente por essa razão que é preciso criar os manuais de operação da franquia, com detalhamento de todos os processos, indo desde a instalação até o funcionamento no dia a dia.

O franqueado busca por um negócio que ele não tenha que começar do zero, ou seja, ele conta com a experiência adquirida pelo franqueador.

Para isso é necessário treiná-lo e orientá-lo de forma passar o máximo de informação possível sobre os meandros do negócio.

Propriedade da marca

Uma das principais preocupações, diz respeito ao registro da marca. Para se transformar em franqueador, é necessário que você detenha a propriedade da marca, o que se dá somente se você tiver ela registrada no INPI.

Desenho do Modelo de Negócio da Franquia

Na franquia tudo deve ser pensado. Desde os atrativos que farão os clientes finais comprarem do seu franqueado até qual a estrutura de custos e parcerias necessárias para o bom desempenho da franquia.

Plano de expansão da franquia

Feito o planejamento inicial é preciso definir qual será o plano de expansão da franquia, as cidades ou regiões onde serão instaladas, principalmente no início do projeto, pois do seu sucesso depende o crescimento da rede.

Independentemente de serem unidades próprias ou de franqueados externos, as primeiras unidades abertas funcionarão como verdadeiros cartões de visita da nova franquia e serão responsáveis por disseminar o conceito na região e trazer novos investidores para o negócio.

Definição das taxas

O investimento inicial do franqueador e todas as taxas devem estar claros. Calcule a taxa da franquia, que remunera pelo uso de sua marca, de propaganda, de royalties e de manutenção.

Manual administrativo financeiro

 

 Por meio de planilhas, qual a lucratividade do negócio e qual tempo previsto para se reaver o capital investido na franquia.

O estudo deve conter os dados de operação da matriz, capital social, faturamento, custos fixos e variáveis, lucro líquido e outros e por, pelo menos, 12 meses.

Manual de uso de marca

O documento zela pelo bem mais precioso da relação de franquia. Deve expor, em detalhes, tudo aquilo que é permitido e o que é proibido ao franqueador ao usar a marca

Manuais do Franqueado

Para transferir o know-how (forma de trabalhar) da sua empresa para o franqueado, são necessários manuais que detalhem tudo que deve ser feito. Manuais bem elaborados facilitam a gestão e contribuem para a padronização dos processos da rede e o sucesso do negócio.

Modelos de treinamento

O franqueador precisa definir como o franqueado deve treinar sua equipe para manter o mesmo padrão de atendimento em todas as lojas. As capacitações devem ser organizadas em manuais.

Mecanismos de Gestão (Softwares)

A base do sucesso de qualquer negócio é o controle da sua gestão, e no caso das franquias, uma interação bem ajustada entre franqueado e franqueador é a chave para isto. Existem excelentes softwares no mercado que podem contribuir para isto refinar os mecanismos de gestão da sua empresa.

Estrutura jurídica

Envolve a redação da COF (Circular de Oferta de Franquia), que é apresentada ao candidato e deve conter informações específicas previstas na lei de franquias, como nome e contato de franqueados, unidades que fecharam etc., do pré-contrato e do contrato de franquia.

Estratégia de venda de franquia

O franqueador deve estudar qual a melhor tática para ofertar unidades. Ele pode optar por firmar contratos em todo o país, somente nas cidades do entorno da matriz ou apenas no estado onde já atua

Os melhores canais para a divulgação da nova franquia são feiras de negócios, seminários, palestras e, também, os sites especializados nestes segmentos econômicos. Revistas especializadas como a PEGN, por exemplo, também são ótimas plataformas de divulgação.

Para vender bem, sua franquia precisa passar profissionalismo e propósito aos novos investidores. Lembre-se que este é um mercado cada vez mais competitivo e várias outras franquias estarão disputando a preferência dos novos empreendedores.

Elaboração da circular de oferta

Essa fase é fundamental. Trata-se do documento com todos os direitos e deveres das partes, bem como quatro instrumentos jurídicos. A legislação brasileira possui uma lei específica (nº 8.955/94) sobre o funcionamento do sistema de franquias. Um dos pontos essenciais definidos por esta lei é a Circular de Oferta de Franquia (COF). Este documento é obrigatório e deve conter uma série informações sobre o negócio e sobre o modelo de franquia adotado.

Relacionamento

Desde o primeiro momento, o empresário deve ter em mente que se tornar um franqueador implica em estabelecer um vínculo muito próximo com um novo parceiro por prazos longos, que variam de 3 a até 10 anos. Por isso é necessário que a parceria seja a mais produtiva e cortês possível

Elaboração dos contratos

Uma das partes mais importantes da transformação de uma empresa em franquia está na elaboração dos contratos que irão reger as relações entre franqueador e franqueados. Uma franquia sem instrumentos jurídicos de controle é uma franquia destinada ao caos.

O principal documento desses contratos é a Circular de Oferta de Franquia – COF, onde deverão estar presentes informações a respeito da organização da franqueadora, da situação legal da marca, do financeiro da empresa, investimentos que o franqueado deverá fazer, pagamentos que deverá fazer, e outros detalhes.

Gestão de Rede

Com a franquia já em funcionamento é preciso fazer a gestão da rede de franqueados. Esta gestão envolve atividades como realizar consultorias de campo, ter um call center para atender franqueados e clientes finais, desenvolver ações de marketing, entre outros.

O franchising é cada vez mais visto como uma das alternativas para a expansão de um negócio sem ter que recorrer ao investimento de capital próprio ou aos empréstimos bancários.

Para os franqueados as vantagens também são muitas. Começar um negócio do zero é muito mais difícil do que partir de um patamar preexistente onde a experiência acumulada anteriormente pelo franqueado cria uma base que reduz sensivelmente a curva de aprendizado de qualquer negócio.

2 Comentários

    Joel Martins
  • Gostaria de começar a expandir meu negócio tenho uma fábrica própria de roupas masculinas

      Joel Martins
    • Olá, Macario.

      A Encontre sua Franquia possui marcas nos setores automotivo, alimentício, viagens, beleza e estética, seguros e entretenimento. Entre em contato conosco através do telefone (31) 3654-5664 para mais informações ou deixe seu telefone nos comentários.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *