Taxa de marketing nas franquias, taxa de propaganda ou fundo de publicidade: entenda para quê serve

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A taxa de marketing nas franquias pode ser muito útil no dia a dia do negócio. Isso já que ela garantirá apoio ao franqueado para a divulgação da unidade.

Em todo o caso, na hora de investir em uma franquia, são várias as dúvidas. Especialmente sobre as taxas cobradas pela franqueadora. Será que vale mesmo a pena pagar esses valores?

Para começar, é preciso dizer que as taxas periódicas de franquia são o que mantém a relação entre franqueador e franqueado. Elas funcionam como um “aluguel” da marca, permitindo o uso de dono o know how e suporte da franqueadora.

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Então, elas são obrigatórias, assim como explicado no contrato de franquia da marca. A explicação sobre os valores também aparecem na COF da empresa. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, documento que apresenta tudo sobre o negócio. Veja mais sobre ela no vídeo abaixo!

O ponto é que a taxa de marketing se encaixa na definição de valor obrigatório e acordado em contrato.

Afinal, é por meio dela que o empreendedor conta com apoio intenso para a publicidade do seu negócio. Algo essencial, já que 93% dos processos de compra começam com uma busca on-line.

Mas nós entendemos que, para investir em um negócio, é preciso conhecer à fundo cada um dos valores associados. Assim, você terá maior segurança na atividade e no seu retorno.

Para te ajudar, produzimos este conteúdo. Continue lendo e acompanhe tudo o que você precisa saber sobre a taxa de marketing das franquias.

Para que ser a taxa de marketing nas franquias?

Antes de tudo, é preciso dizer que a função da taxa de marketing pode variar conforme a franqueadora. 

Algumas empresas garantem atendimento direto e personalizado, enquanto outras oferecem somente campanhas gerais. Ou seja, que possam ser utilizadas por toda a rede de franqueados.

Para conhecer o suporte que a franquia escolhida oferece, você precisará ler a sua COF. Como já citado, o documento incluirá todas as regras da relação entre franqueador e franqueado.

Dito isso, é preciso começar explicando que a taxa de marketing nas franquias também pode ser chamada de outras formas. É comum ouvirmos, por exemplo, os nomes Fundo de Marketing ou Fundo de Propaganda.

Essas nomeações, de “fundo”, indicam exatamente a função da taxa. Criar uma reserva comum, para o investimento na divulgação de toda a rede de franqueados.

Isso significa que parte do que a taxa de marketing garante são ações amplas de publicidade, que favorecerão toda a rede.

É possível, por exemplo, que a empresa realize uma campanha nacional na televisão ou em um outdoor durante uma partida de futebol. As estratégias vão depender do direcionamento da marca e do seu público-alvo.

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Mas, além dessa, os valores costumam garantir atendimento personalizado ao usuário.

homem em um call center, sentado na frente de um computador.
Atendimento de marketing do franqueado costuma ser feito por telefone ou por meios on-line.

Neste caso, o empreendedor pode contar com materiais gráficos e digitais que vão divulgar apenas a sua unidade. Isso torna a comunicação mais direcionada ao público-alvo daquela localidade, aumentando suas chances de sucesso.

Entenda um pouco do trabalho do Marketing

A título de exemplo, vamos citar o atendimento de marketing oferecido às marcas da Encontre Sua Franquia. Ao quitar a taxa de marketing, o franqueado recebe acess o a um sistema de personalização de imagens. 

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Nele, o empreendedor encontra todo um material digital, em que poderá incluir o nome da sua unidade e algumas outras informações. 

Assim, ao divulgar as imagens, o franqueado terá criado um material exclusivo e direcionado ao seu cliente. Isso tendo bastado apenas alguns cliques no computador. 

Quando esses materiais não são suficientes, o empreendedor ainda pode solicitar a realização de uma nova demanda pelo time de marketing da franqueadora.

Dessa forma, o designer responsável pela marca de franquia realizará o material personalizado para o público do franqueado.

Além disso, a Encontre Sua Franquia conta com uma gráfica homologada. Essa gráfica faz a impressão de materiais como panfletos, broches e outros. Também com apenas alguns cliques, o franqueado pode personalizar o material e solicitar sua impressão.

Neste caso, vale dizer que os custos de impressão, publicação e ações de marketing são do próprio franqueado. Eles vão além da taxa de franquia, já que é preciso investir em anúncios virtuais, por exemplo.

Novamente, vale destacar que este é apenas um exemplo. As franqueadoras atuam de modo diferente no marketing das suas unidades.

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Então, é essencial conversar com a dona da marca para saber exatamente com o quê você poderá contar ao quitar a taxa de marketing.

Cuidar do marketing da unidade de franquia é a sua chance de impactar os consumidores e atraí-los ao negócio. Não apenas o marketing digital, mas também o “tradicional” (como por panfletos).

Até porque, segundo a iMedia Connection, 60% dos consumidores se interessam mais por uma marca após consumir conteúdo sobre ela.

Qual o custo da taxa de marketing?

Os custos da taxa de marketing das franquias variam. Variam especialmente de acordo com a marca de franquia, mas também com o modelo de negócio.

Por exemplo: uma empresa pode cobrar um valor fixo na taxa de um negócio home office, e um percentual no caso de lojas físicas. Normalmente, o percentual é calculado sobre o faturamento da unidade.

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Essas regras também aparecem na COF do negócio. É essencial ter atenção aos valores, para que você possa planejar as finanças da empresa. O planejamento financeiro do negócio é essencial para garantir a sua rentabilidade ao longo do tempo.

Vantagens de pagar taxa de marketing

Ao investir em uma franquia, o empreendedor encontra uma série de vantagens. Especialmente as ligadas ao suporte pela franqueadora, que facilita o sucesso do negócio.

Entre esses suportes aparece o trabalho de marketing da empresa. Veja alguns dos seus benefícios a seguir.

Custo do marketing feito por uma agência

A taxa de marketing de uma franquia não costuma ser cara. Para se ter uma ideia, algumas empresas cobram apenas R$ 150,00 mensal para entregar tudo o que citamos até aqui. Comparado ao custo de atendimento por uma agência de marketing, a taxa de marketing é bastante em conta.

Franqueado tem controle do seu marketing

Como conhece seu público-alvo de perto, o franqueado é a melhor pessoa para pensar em ações assertivas de marketing para o seu negócio. Assim, ele pode sugerir à franqueadora a produção de conteúdo que seja realmente útil ao seu negócio.

Além disso, é comum que o franqueado seja o responsável pelas publicações nas redes sociais da unidade. Então, junto à franqueadora, ele pode desenvolver uma estratégia eficaz para seu marketing digital.

Padronização e reconhecimento pelo cliente

A padronização visual do marketing é essencial em uma franquia. Isso porque, é por meio dela que os consumidores conseguem reconhecer facilmente a marca.

Pensando nisso, é essencial que o franqueado utilize o material disponibilizado pela franqueadora. Sem fugir do seu padrão visual, colaborando para a comunicação de toda a rede.

Mas não significa que o franqueado não possa inovar e sugerir mudanças. Na verdade, as franqueadoras estão sempre abertas a sugestões. Mas qualquer ação não padronizada pela marca deve ser previamente consultada pelo franqueado.

Outras taxas da franquia

Além da taxa de marketing, existem outras taxas associadas à uma franquia. Elas também aparecem listadas na  COF da marca, com suas especificações e valores detalhados. São duas as principais: a taxa de franquia e os royalties.

Este é o valor que dá ao empreendedor o direito de iniciar uma unidade da marca. Ela também garante a ele acesso ao know how da empresa, incluindo treinamentos presenciais e on-line previstos.

Já os royalties funcionam como um “aluguel” da marca e do seu modo de fazer. São eles que remuneram a franqueadora por disponibilizar seu modelo de negócio ao empreendedor. 

Geralmente, a taxa de royalties é mensal, mas sua periodicidade de pagamento pode variar conforme a marca de franquia.

Cuidados importantes para abrir franquia

Na hora de adquirir a sua unidade de franquia, não se esqueça de que todos esses valores devem constar no seu planejamento financeiro. O ideal é garantir que você tenha capital de giro para quitá-los por, pelo menos, seis meses.

Apesar de os custos serem baixos, isso vai evitar que a rentabilidade do negócio seja afetada pelas taxas. Assim, você terá maior controle sobre o negócio e sobre o quê ele poderá gerar.

Será mais simples, inclusive, atender ao prazo de retorno do investimento previsto pela franqueadora.

Caso ainda tenha dúvidas sobre as taxas, converse com a franqueadora sobre o assunto. As empresas costumam estar à disposição para garantir que o empreendedor entenda cada aspecto do negócio. Dessa forma, seu sucesso será mais rápido.

Ficou com alguma dúvida sobre a taxa de marketing ou outra despesa associada à abertura de uma franquia? Acompanhe nosso material completo sobre o assunto! Basta clicar no banner abaixo para acessar o ebook que preparamos.

ebook todos os custos de uma franquia

Outra dica é você conhecer várias franquias para abrir e entender como funciona a taxa em cada negócio.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Assim, você vai saber exatamente o que o valor vai proporcionar em suporte. Para isso, basta clicar no botão abaixo.

Você também pode optar por uma consultoria gratuita, para entender as taxas e encontrar o melhor negócio para o seu perfil. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

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