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Tendências‌ ‌para empreender em franquias que você deve considerar


Diante da crise, diversos empresários buscam maneiras de se reinventar no mercado e acabam indo atrás das tendências para empreender em franquias. 

Atualmente, o mundo dos negócios sofre com diversas mudanças. Muitas das alterações na economia podem impactar positivamente alguns segmentos e negativamente outros.

Entretanto, ao estar de olho nas tendências e variações do mercado, sempre existe uma maneira de se diferenciar dos concorrentes.

Além disso, esse é considerado um bom momento para quem sonha em se tornar empreendedor. Seja abrindo uma empresa do zero ou investindo em franquias – o que tende a ser mais seguro e confiável por causa do sistema de apoio que as redes oferecem aos franqueados.

Para que você consiga encontrar soluções para inovar o seu negócio, ou identificar tendências para empreender em franquias, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura. 

Quais as tendências para empreender em franquias nos próximos anos?

Ao buscarmos as tendências para empreender em franquias em 2020, é preciso levar em consideração alguns fatores. Como a imprevisibilidade do mercado.

Ou seja, não é possível prever quando uma nova pandemia poderá surgir e como a nova situação irá afetar o mercado como um todo. Ou ainda, não é possível prever que inovações tecnológicas vão chegar nos próximos anos.

Porém, com base no comportamento dos consumidores nos últimos anos e diante do cenário criado em 2020, alguns estudos apontam as áreas que terão um impacto positivo por, pelo menos, 10 anos.

Dentre as ideias de negócio, surge o conceito de megatendências, que visa indicar os hábitos dos brasileiros a longo prazo e como eles irão impactar em diversos setores.

Com base no levantamento que vamos apresentar a seguir, é possível se antecipar, direcionar e impulsionar o seu empreendimento.  

Serviços e produtos sustentáveis

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), graças à agenda para o desenvolvimento sustentável, trabalhar com empreendimentos que visam promover um produto ou serviço capaz de respeitar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, apresentar bons resultados financeiros, deve ser o foco de diversos mercados.

avião sustentabilidade tendencias para empreender franquias
Apostar em sustentabilidade é investir no futuro.

E esse é um movimento que, além de já ser sentido, irá ganhar ainda mais força nos próximos anos. Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, divulgada em 2019, 87% dos brasileiros tendem a procurar serviços ou produtos ligados a empresas com viés sustentável. 

Outro dado que comprova essa evolução, dentro do mesmo levantamento, é que aproximadamente 70% dos entrevistados não se importam em pagar um valor mais alto por um serviço sustentável, ou oferecido por uma empresa que tem ações voltadas para a sustentabilidade. 

E-commerce para compras

O e-commerce é apontado com uma tendência há anos e sofreu um “boom” durante a pandemia. Para se ter uma ideia do impacto, só em março de 2020 surgiram 80 mil novas lojas virtuais no Brasil, segundo a Associação brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).  

Já no mês de abril, houve um registro de 47% a mais de pedidos on-line. Na soma dos dois meses citados, foi possível identificar um valor próximo a 25 milhões de pedidos. 

Sem contar que o número de pessoas comprando apenas um produto subiu para um milhão no período. Vale destacar que muito desse movimento também teve impacto nas redes sociais. 

A ABComm também registou um aumento de 180% nas vendas em setores como alimentos, bebidas, beleza e saúde. Mas alguns pontos devem ser observados para que o negócio tenha sucesso. 

Por exemplo: 80% dos entrevistados temem um estoque limitado. Outros 43% apontam a falta de opções de frete grátis e quase 40% acreditam que a lentidão dos sites pode prejudicar a experiência. 

Soluções mais simples

A multinacional brasileira CI&T desenvolveu um artigo com base na transformação digital e como o mercado deve se comportar nos próximos anos. Dessa forma, conseguiram identificar que a tendência são os produtos e serviços com processos mais simples. 

Segundo a multinacional, existe uma grande quantidade de novidades no mercado que acabaram saturando muitos setores. Assim, a expectativa é que as empresas tenham que pensar em soluções mais simples, sem deixar de lado o avanço tecnológico.

Com isso, a CI&T acredita que a tecnologia deve servir como um meio para impulsionar os clientes, criar uma experiência memorável e, assim, trazer o impacto positivo para o seu empreendimento.  

Empresas focadas no cliente

mulheres em reunião
Desenvolver estratégias de atendimento e venda personalizadas é essencial para ter sucesso junto aos clientes.

Outra boa oportunidade para quem busca tendências para empreender em franquias nos próximos anos é conhecida como Customer Centric, ou centralização dos clientes no negócio. Ou seja, transformar a jornada dele em uma experiência diferenciada, a fim de conseguir uma maior fidelização para o seu empreendimento. 

Essa estratégia, como o próprio nome indica, visa colocar o consumidor no centro do planejamento estratégico. É construir ações voltadas para todos os processos, desde a pré venda ao dia a dia do cliente com aquele novo produto que foi adquirido, por exemplo.

As pessoas precisam se sentir à vontade com sua marca. Os produtos ou serviços devem ser pensados de acordo com o que seus clientes pensam.

Segundo um levantamento feito pela Infosys, 86% dos usuários afirmam que um serviço exclusivo e personalizado é fundamental para tomar a decisão de compra. Além disso, 59% dos entrevistados acreditam que esse movimento teve impacto em suas últimas compras. 

Produtos ligados a hábitos saudáveis

Por fim, outro comportamento que deve ter uma grande expansão nos próximos anos está ligado a mudança de hábitos das pessoas.

De acordo com o relatório Megatrend Analysis: Putting the Consumer at the Heart of Business da Euromonitor, essa é uma megatendência que já tem grande impacto nos dias atuais. 

O estudo indica que os consumidores estão deixando de ver os hábitos saudáveis como um nicho. Dessa forma, a tendência é que isso se torne um padrão à medida que as preocupações com a saúde se mantêm em crescimento. 

Assim, diversos segmentos voltados para esse novo comportamento como alimentação saudável, atividades físicas, cuidados gerais com o corpo e mente, tendem a crescer bem até 2030. 

Dicas de segmentos promissores para investir

Agora que você conhece um pouco das características e principais tendências do mercado para os próximos anos, é hora de conhecer os segmentos mais atrativos. As áreas mais promissoras foram apontadas no estudo de Negócios Promissores em 2020

O levantamento foi feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central e Ministério da Economia. 

Diversão, Lazer e Turismo

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Assim que a pandemia for controlada, a tendência é que as contratações de pacotes de turismo decolem.

Os empreendimentos que são voltadas para entretenimento digital, pousadas, agências especializadas em diversos segmentos, realidade virtual etc, tendem a ganhar ainda mais força nos próximos anos. 

Existe uma tendência para a customização em massa de diversos serviços e produtos, o que vai impactar diretamente nos empreendimentos desse segmento da economia.

Dentro do Turismo, por exemplo, a expectativa do Governo Federal é aumentar para 100 milhões de pessoas circulando dentro do País. 

Vida, Saúde e Estética

O brasileiro faz parte de uma das culturas mais preocupadas com saúde e estética. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), somos o 4º maior mercado do mundo quando o assunto é consumo de produtos de beleza, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. 

Apesar de ser impulsionado principalmente pelo público feminino, os homens do Brasil são os que mais se preocupam com estética em todo o mundo. Os dados são apresentados pela Cosmentology.

Dessa forma, pode se esperar que salões de beleza, empresas que oferecem serviços de cuidadores de idosos, clínicas de estética, esmalterias, aplicativos voltados para exercícios, academias etc, terão um bom aumento no futuro. 

Mundo Pet

A preocupação com o bem-estar e saúde não se limita apenas a nós, seres humanos. Existe um movimento interessante para as empresas ligadas aos animais de estimação. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou um censo com alta no número de pets no Brasil. 

O gasto mensal com os bichinhos costuma variar entre R$ 330 para os cachorros e R$ 190 para gatos. Para se ter uma ideia do impacto na economia, a busca por seguros de saúde para pets tem aumentado cada vez mais.

Além disso, o Brasil é considerado o segundo principal mercado para pet no mundo, ficando atrás apenas do Estados Unidos. Dentre as opções de negócios, podem surgir spas, cosméticos, moda, acessórios e serviços como o plano de saúde.  

Serviços Automotivos

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O mercado de auto vem registrando crescimento contínuo ao longo dos anos.

Devido ao aumento no número de carros no Brasil nos últimos anos, as empresas voltadas para algum tipo de serviço automotivo também são tendência. 

Atualmente, estima-se que exista quase um carro para cada três habitantes no País. O número cresceu graças à desconcentração da frota nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, o gasto médio do brasileiro com o veículo é superior a R$ 1 mil por mês

Assim, abrir um negócio voltado para estética automotiva, um oficina, loja de acessórios etc., tende a trazer bons resultados para o futuro. 

Empresas Terceirizadas

Por fim, as empresas que prestam serviços para outras marcas fazem parte de uma tendência que já pode ser considerada realidade. Porém, se espera que essa dependência se torne ainda maior, não apenas pela economia gerada, mas também pela praticidade. 

Ou seja, a contratante não precisa se preocupar com algumas operações e pode apenas designar que uma outra empresa preste serviços voltados para a parte contábil, jurídica, organização, limpeza etc. Segundo o levantamento do Sebrae, desde 2014 esse segmento vem colhendo bons frutos. 

Como vimos, todas as empresas que seguirem as tendências listadas ao longo do texto podem se tornar grandes empreendimentos. Porém, para que isso aconteça, é necessário encontrar o modelo de negócio ideal para o seu perfil. 

Existem possibilidades em todos os segmentos listados, sem contar no trabalho alinhado às tendências de sustentabilidade, experiência do cliente, loja virtual, clubes de assinatura etc.

Gostou do nosso conteúdo sobre as tendências para empreender em franquias? Gostaria de ficar por dentro de outras ideias de negócios? Continue navegando em nosso blog. 

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