fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquia Fórmula Pizzaria de A a Z: como funciona, quanto custa e mais


A franquia Fórmula Pizzaria é hoje uma das principais franquias de pizzas do Brasil. A marca pode ser uma ótima opção se você deseja trabalhar com uma rede de sucesso no ramo de Alimentação.

Criada em 2014, a franquia Fórmula Pizzaria trabalha no formato de restaurante e pizzaria delivery. Em seu cardápio, são mais de 40 opções de pizzas doces e salgadas, calzones e lanches.

O molho e a massa da pizza têm receitas exclusivas e não contêm conservantes. A franquia trabalha com produtos selecionados e de altíssima qualidade, para um sabor incomparável das receitas.

Por isso, um dos principais destaques da franquia Fórmula Pizzaria é sua cozinha central, que oferece aos franqueados produtos e ingredientes para montar as pizzas e outras receitas. 

A cozinha central tem uma estrutura completa, que respeita as normas de higiene e de segurança alimentar para entregar o melhor ao franqueado e consumidores.

Os ingredientes para as pizzas são embalados a vácuo, para se manterem frescos e saborosos. A massa e o molho são produzidos na cozinha central e já chegam prontos na loja.

Além disso, o processo de conservação e maturação da massa garantem que ela fique sempre fresca, leve e crocante.

Toda a estrutura das unidades da Fórmula Pizzaria é pensada para atender o cliente da melhor forma, seja para retirada no balcão, delivery ou para consumo no restaurante.

Assim, as unidades têm design arrojado e uma estrutura pronta para receber os clientes com conforto, em um ambiente agradável.

Como os insumos já chegam processados à unidade, há a padronização do produto final e agilidade no processo de produção.

Ficou interessado em saber mais sobre a franquia Fórmula Pizzaria? Este texto é um guia completo sobre o modelo de negócio. Acompanhe e descubra tudo sobre a marca antes de investir!

Neste texto, você vai ler:

Conheça a história da Fórmula Pizzaria

A Fórmula Pizzaria foi criada em 2014, como uma nova aposta no mercado de franquias. Ela nasceu da experiência prévia do empresário Henrique Mol, que já tinha estabelecido a franquia Encontre Sua Viagem anos antes (em 2011).

Vendo o potencial do franchising e como esse modelo de negócio facilita o desenvolvimento de novos empreendedores, Mol resolveu iniciar uma nova marca.

Portanto, o setor escolhido foi o de Alimentação, exatamente pelo potencial do ramo. Na economia, o segmento é um dos que cresce, mesmo em momentos de crise. 

Contando com a expertise anterior em franquias, acumulada com a experiência da ESV, a Fórmula Pizzaria começou a atuar. 

Com sua criação, veio também a formatação da Encontre Sua Franquia, uma holding de franquias que cresceu muito ao longo dos anos. Hoje, a Encontre Sua Franquia conta com outras marcas em seu catálogo, nos setores de estética automotiva, lingerie, beleza, seguros e turismo (ESV).

A franquia Fórmula Pizzaria é hoje a maior rede de pizzarias de Minas Gerais. Criada na capital mineira (Belo Horizonte), a marca já espalhou unidades por todo o Brasil.

caixa de pizza da Fórmula Pizzaria
Marca da Fórmula Pizzaria já é reconhecida por consumidores de todo o Brasil.

Como funciona a franquia Fórmula Pizzaria?

Uma franquia Fórmula Pizzaria oferece aos consumidores pizzas delivery ou para consumo na loja, dependendo do modelo de negócio. São mais de 40 sabores da receita, entre pizzas doces e salgadas.

Entre as pizzas do cardápio estão:

  • À moda;
  • Portuguesa;
  • Milho e Bacon;
  • Frango com catupiry;
  • 4 queijos;
  • Marguerita;
  • Calabresa etc.

Além delas, o cardápio da franquia conta com calzones, lanches, sobremesas e bebidas. Assim, o cliente encontra uma grande variedade de opções com as quais se deliciar.

O funcionamento da franquia é simples: o franqueado recebe a massa e insumos pré-preparados para a montagem das pizzas. Então, com o pedido feito pelo cliente, os lanches são montados rapidamente.

As unidades das franquias sempre contam com praticidade e velocidade do forno, o que gera economia com funcionários e agiliza o processo de produção. A pizza assa em apenas três minutos, é entregue em até 30 minutos e chega sempre quente ao cliente.

Entenda o que o franqueado Fórmula Pizzaria faz

Ao se tornar um franqueado da Fórmula Pizzaria, o empreendedor abre uma unidade 100% delivery ou com mesas para consumo no local. Tudo vai depender do modelo de franquia escolhido.

Ou seja, o franqueado pode atuar diretamente na produção das pizzas, ou pode apenas administrar o negócio. Em todo o caso, a unidade vai receber a massa conservada da pizza. Assim, será preciso apenas montar a pizza.

Além da facilidade que essa massa pré-pronta traz, há a padronização da receita da Fórmula Pizzaria. Esse é um ponto essencial no negócio de franchising: independente da unidade que o consumidor visitar, ele vai provar os mesmos sabores da pizzaria.

Somada à massa, as unidades também recebem insumos embalados à vácuo para a preparação das receitas. Basicamente, a compra de insumos fora da rede é feita apenas para produtos frescos, como vegetais.

pizza presunto pizzaria
Receitas da Fórmula Pizzaria são facilmente preparadas graças aos insumos da Cozinha Central da marca.

O papel do franqueado é gerenciar todo o controle e organização da sua unidade franqueada. Ele também vai fazer a gestão da equipe contratada, que costuma ser de, pelo menos, dois funcionários. De novo, isso depende do modelo de negócio escolhido.

Além disso, outra das atividades do franqueado Fórmula Pizzaria é a prospecção de parceiros comerciais. Essa busca por clientes fixos, como empresas e a venda de pizzas para eventos, é uma ótima forma de aumentar o faturamento da unidade.

Ainda é papel do empreendedor fazer o trabalho Administrativo e Financeiro do negócio, gerir  todas as atividades operacionais e realizar o marketing da franquia.

Vale dizer que o franqueado também pode contratar especialistas para realizar cada uma das atividades citadas. Mesmo assim, é essencial que ele esteja à frente da sua franquia. Isso vai garantir que o funcionamento da loja seja o melhor possível, sempre respeitando as padronizações da marca.

Quem pode investir na Fórmula Pizzaria? Perfil do franqueado

Na hora de abrir a sua franquia, você vai avaliar, com cuidado, a marca franqueada. Afinal, é fundamental ter certeza de que o negócio é exatamente o que você procura para investir. Mas é importante dizer que o empresário também é avaliado pela franqueadora.

Isso acontece porque a franqueadora sempre busca por um perfil determinado de investidor. Não porque os demais empreendedores não são capazes de se dedicar à marca. Mas é mais simples alcançar o sucesso quando a empresa e o franqueado têm os mesmos objetivos, visão e valores. 

Pensando nisso, a Fórmula Pizzaria procura por franqueados com o seguinte perfil:

  • Consciente de que ter um negócio próprio é assumir os riscos inerentes à implantação de quaisquer atividades comerciais;
  • Que se identifica com a marca e com os produtos do mix Fórmula Pizzaria e com o mercado de alimentação e gastronomia;
  • Disposto a seguir os padrões da rede Fórmula Pizzaria;
  • Que seja ou tenha um operador com disponibilidade para se dedicar à gestão de sua franquia;
  • Organizado e que possua noções de administração de empresas;
  • Com facilidade para lidar com pessoas;
  • Comunicativo; e
  • Com capital total necessário para o investimento na implantação de uma franquia.

Suportes da franqueadora ao franqueado Fórmula Pizzaria

Iniciar um negócio do zero pode ser um investimento delicado. Para se ter uma ideia, 23% das empresas desse tipo fecham as portas em menos de dois anos.

No caso das franquias, porém, essa porcentagem diminui para 5%. Isso acontece porque, ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe todo o plano de negócio da marca.

Ou seja, ele não precisa definir seu próprio plano de negócio. Em vez disso, vai colocar em prática um planejamento que já foi testado em outras unidades e, por isso, tem eficácia comprovada.

Outro ponto que auxilia nesse sucesso é a o suporte que a franqueadora oferece. Com a orientação da empresa, torna-se mais simples colocar o dia a dia do negócio em prática. 

Abaixo, apresentamos os suportes com que o franqueado da Fórmula Pizzaria conta. Acompanhe!

Treinamento para atuação

Sem dúvida, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é que o franqueado é capacitado pela marca para atuar. Ou seja, ele não precisa aprender sozinho, na base da tentativa em erro. Em vez disso, vai contar com um manual completo de como alcançar o sucesso com sua unidade.

Para isso, a franqueadora Fórmula Pizzaria disponibiliza materiais para estudo on-line. Na Academia de Estudos da Marca, o franqueado aprende a gerenciar sua unidade, a realizar seu marketing, a montar as pizzas e lanches e mais.

pizzaiolo na cozinha formula pizzaria
A equipe da nova unidade é treinada para trabalhar com base nos padrões da rede.

Além dessa capacitação virtual, o empreendedor realiza um treinamento presencial por sete dias. Neste caso, uma equipe da franqueadora visita a unidade já montada antes da sua inauguração.

Com o treinamento presencial, o franqueado vai aprender aspectos operacionais do dia a dia da unidade, o conceito da marca, elaboração das pizzas, técnicas de atendimento e outros.

Assim, todas as capacitações, on-line e presencial, são oferecidas ao franqueado e à sua equipe que vai atuar. Desse modo, todos os envolvidos na unidade de franquia terão o melhor desempenho possível no trabalho.

Análise de ponto comercial

Outro dos suportes oferecidos ao franqueado é a análise do ponto comercial. Isso significa que a franqueadora ajuda a encontrar o melhor espaço comercial para a unidade, com visibilidade e atratividade do público-alvo.

Neste caso, a empresa um sistema para análise de Geomarketing. Ele consegue avaliar, por exemplo, a presença local de outros negócios geradores de fluxo, a facilidade de acesso à loja e outros. 

Ao mesmo tempo, a franqueadora oferece assessoria na negociação do valor de aluguel. Assim, o franqueado tem certa facilidade em encontrar um espaço que não pese no bolso da sua unidade.

Layout da loja

É muito importante que as lojas da Fórmula Pizzaria mantenham um padrão visual. Não apenas porque a padronização é um dos pilares do franchising, mas também porque facilita o reconhecimento pelo consumidor.

Ou seja, se o usuário visualizar a loja, vai logo saber que ela é uma Fórmula Pizzaria. E como a marca de franquia já é conhecida por sua qualidade de sabores, isso acaba atraindo mais clientes.

Para garantir essa padronização visual, a franqueadora entrega ao franqueado o projeto arquitetônico da loja. O projeto trará um layout adaptado ao espaço, mas com um aspecto visual que remeta 100% à Fórmula Pizzaria.

Marketing

A divulgação da franquia é um aspecto fundamental para seu sucesso. É ela que vai atrair clientes, informá-los de que sua loja está operando e as receitas deliciosas que ela oferece.

Portanto, o marketing de uma franquia Fórmula Pizzaria precisa ser feito de modo on-line e off-line. On-line como por meio das redes sociais e anúncios virtuais. Off-line utilizando panfletos, banners, parcerias comerciais e outros.

Assim, para facilitar esse processo e garantir materiais com visual da franquia, a franqueadora conta com um setor inteiro para auxílio aos franqueados. Essa equipe inclui:

  • Assessoria de redes sociais;
  • Assessoria para Google Ads;
  • Equipe interna de produção de fotos e vídeos;
  • Designer gráfico (exclusivo da rede);
  • Ferramenta Deskfy;
  • Gráfica própria do grupo.

Consultoria ao franqueado

O dia a dia de uma Fórmula Pizzaria também é facilitado pelo suporte da franqueadora. Neste caso, a consultoria ao franqueado presta auxílio de produtos, vendas, RH e suporte jurídico.

A equipe de consultoria da franqueadora está preparada para orientar os franqueados e auxiliar na resolução de eventuais problemas operacionais. 

Cozinha central

O sistema de cozinha central é bastante comum em franquias. Uma franquia nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado. 

Ou seja, uma “cópia” de uma marca, com os mesmos produtos, serviços e plano de negócio. A opção aumenta as chances de sucesso do empreendedor, pois o modelo já terá sido testado e terá sua eficácia comprovada.

Pensando nessa padronização, a Fórmula Pizzaria vê enorme vantagem em estabelecer uma cozinha central. 

Essa central fornece às unidades franqueadas os principais ingredientes, produtos e insumos para a preparação dos alimentos que são vendidos pela marca.

A partir desse sistema, é possível reduzir os custos operacionais do franqueado. Afinal de contas, não há necessidade de comprar equipamentos específicos, nem de contratar mais funcionários para cuidar das várias etapas do processo. Isso sem falar que a cozinha central simplifica a operação, deixando a preparação de pratos mais rápida.

A cozinha central da Fórmula Pizzaria oferece, por exemplo, a massa congelada das suas pizzas, que devem ser descongeladas localmente. Com esse método, a massa permanece fresca, não perdendo em nada no sabor. 

Alguns dos insumos para a montagem das pizzas também já são entregues processados, fatiados e/ou porcionados. 

Ou seja, tudo isso evita a dependência de receitas ou da forma de preparo dos funcionários de cada unidade. Com a menor dependência, há uma maior facilidade na produção dos insumos. 

Mais do que economia na contratação dos funcionários, há economia de tempo. Incluindo o processo de assar, a preparação de uma pizza da Fórmula gira em torno de sete minutos (contando três minutos no forno).

Veja um pouco mais sobre a cozinha central da franquia Fórmula Pizzaria no vídeo a seguir.

Franquia Fórmula Pizzaria é boa?

Se você leu este texto até aqui, já percebeu que investir em uma Fórmula Pizzaria tem uma série de atrativos. Como o suporte proporcionado pela franqueadora, que auxilia a operação do empreendedor e facilita o sucesso da unidade.

Mesmo assim, pode ser que você esteja se perguntando se a franquia é mesmo um bom negócio. Afinal, você quer ter a certeza de que o investimento vai mesmo trazer retorno.

A resposta é sim, essa é uma boa alternativa para você abrir seu próprio negócio. A Fórmula Pizzaria é um negócio com retorno do investimento entre 24 e 36 meses.

Isso significa que, dentro desse período, o franqueado recupera em 100% o investimento que realizou em sua franquia. A partir daí, seu lucro será ainda maior, uma vez que você já terá recuperado o que aplicou inicialmente.

Além disso e de tudo citado até aqui, três outros motivos fazem da Fórmula Pizzaria: o reconhecimento da marca, o modelo de negócio sólido e o investimento em marketing.

Reconhecimento da marca

Por já ter anos de mercado e várias unidades espalhadas pelo Brasil, a Fórmula Pizzaria é reconhecida pelos consumidores. Não apenas por suas receitas, mas pelo ótimo atendimento das unidades.

Para o consumidor, conhecer algo traz confiança. E essa confiança aumenta as chances de que o usuário compre com a empresa.

É bem mais simples do que, por exemplo, começar uma marca nova e ter que convencer as pessoas de que você tem algo bom a oferecer. 

Se a pizzaria, mesmo após anos, continua a crescer e a inovar, é um consenso que ela tem boas pizzas, certo? Os consumidores entendem isso e se sentem atraídos a comprar, mesmo que a unidade seja nova na localidade.

Modelo de negócio sólido e expansão da rede

Graças também aos anos de mercado e experiência no setor de Alimentação, a Fórmula Pizzaria tem um modelo de negócio sólido e que facilita o sucesso dos empreendedore Ou seja, é um modelo já testado várias e várias vezes, e corrigido e adaptado sempre que se mostrou necessário.

Dessa forma, o negócio tem um investimento seguro e com retorno mais rápido. Sem contar que a marca não para de crescer, com novas unidades e receitas. 

Essa expansão é benéfica para toda a rede pois, de novo, o consumidor entende que se a marca tem várias unidades, ela deve ser realmente boa. Então, vale a pena comprar com ela.

Investimento em marketing

Pensando na divulgação da marca, a Fórmula Pizzaria não apenas presta suporte aos franqueados para o marketing individual de cada unidade. Somado a isso, a franqueadora realiza ações de marketing nacional, que reforçam a marca em todo o País.

São, por exemplo, publicidades na TV, que mostram a marca como uma ótima opção ao consumidor. Assim, independentemente de onde o usuário está, ele pode procurar pela Fórmula mais próxima e fazer seu pedido.

Mix de produtos

Apesar de ser uma pizzaria, a Fórmula não limita seu cardápio a essa única refeição. Na verdade, a empresa também oferece lanches (sanduíches) com receitas exclusivas.

Há também os calzones, que tem uma massa deliciosa e recheio generoso. Sem contar as sobremesas e bebidas do menu.

Toda essa variedade atrai o consumidor, pois ele sabe que poderá pedir por outros produtos se não tiver vontade de comer uma pizza naquele dia.

5 motivos para investir em uma franquia de pizzaria

Se você anda considerando investir em uma pizzaria, provavelmente já sabe dos atrativos deste tipo de negócio. Até porque, uma parte importante de abrir a própria empresa é conhecer um pouco do setor em que você vai atuar.

Mesmo assim, resolvemos apresentar alguns pontos interessantes para considerar na sua decisão por abrir uma pizzaria. São aspectos relevantes do ramo de Alimentação e da venda dos produtos de uma pizzaria. Continue lendo!

1. O mercado permanece aquecido

Em tempos de recessão econômica, as pessoas costumam cortar alguns gastos supérfluos. É natural. No entanto, a alimentação é uma necessidade básica, mesmo a alimentação fora de casa. 

Para se ter uma ideia, 19,8% da renda familiar é destinada para a alimentação e 34% dos brasileiros gastam com alimentação fora do lar. Os dados são do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

2. Os brasileiros adoram pizza

Praticamente ninguém resiste a essa delícia italiana. A Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo (Apuesp) estima que são consumidas um milhão de pizzas diariamente no País. Isso coloca o Brasil, portanto, como o 2º maior consumidor de pizza do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

3. Setor de Alimentação é o que mais fatura

Apenas em 2019, o segmento de Alimentação faturou R$ 48,3 bilhões no franchising. O crescimento do setor foi de 5,6% em relação ao ano anterior. 

Já falando do número de unidades de franquia de Alimentação, o aumento foi de 2,6%. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF). 

Abaixo, selecionamos um infográfico com outras informações sobre o setor de Alimentação. Acompanhe!

infografico numeros setor alimentacao

4. Canais de atendimento são diversos

Muitas pizzarias, como a Fórmula Pizzaria, trabalham com o sistema de entrega a domicílio e o de consumo no local.

Assim, a loja consegue atender tanto as pessoas que gostam de sair de casa para comer, quanto aquelas que preferem pedir a entrega da sua pizza. Em resumo, são mais clientes em potencial para alcançar.

A vantagem aqui é que é possível solicitar a sua pizza de diferentes modos. Além do site do restaurante, os aplicativos de pedidos on-line permitem que o usuário peça sua refeição com poucos toques na tela. O iFood, principal aplicativo do gênero, recebeu 17,4 milhões de pedidos apenas em março de 2019.

5. Rápido retorno sobre o investimento

Uma franquia de pizzaria como a Fórmula Pizzaria tem rápido retorno sobre o investimento. Segundo a ABF, o prazo para o empreendedor recuperar o que aplicou na empresa varia de 24 a 36 meses (a mesma média da franquia que estamos apresentando neste guia).

Quais os desafios de abrir uma pizzaria?

Mesmo com todo o potencial de abrir sua Fórmula Pizzaria, é importante dizer que há alguns desafios no negócio. Assim como em qualquer outra “aventura” de abrir seu próprio empreendimento.

Mas antes de falarmos desses desafios, é importante lembrar que a franqueadora oferece todo o suporte necessário a você, franqueado. Assim, torna-se mais simples superar esses desafios no dia a dia.

Os suportes da Fórmula são amplos, e englobam desde o momento de abertura da unidade, até sua operação. Os canais de atendimento ao franqueado também são diversos (telefone, e-mail, WhatsApp, sistema de comunicação on-line etc.). 

Então, é simples manter contato com a franqueadora e obter auxílio sempre que necessário. Qualquer desafio que se apresentar pode ser facilmente sobreposto com o auxílio da franqueadora.

Manter os clientes fiéis

Um restaurante, de qualquer tipo, pode ter dois “tipos” de clientes: os bons e os excelentes. Os bons clientes fazem seus pedidos, consomem e vão embora. Enquanto isso, os clientes excelentes consomem, voltam a consumir e ainda divulgam a sua empresa para os amigos e familiares. 

Fazer com os clientes sejam fiéis ao negócio é um dos maiores desafios de qualquer empresa. Por isso, é importante pensar ações que incentivem essa fidelização.

Uma iniciativa interessante é o cartão fidelidade, que pode ser usado de diversas maneiras. Por exemplo: a cada 10 pizzas compradas, o cliente leva a próxima gratuitamente. Também podem ser oferecidos brindes e descontos em compras de um valor determinado.

Outra iniciativa que faz sucesso é a promoção da semana. A ação pode ser bastante eficaz para o público-alvo conhecer melhor o cardápio.

Uma ideia é oferecer duas pizzas pela metade do preço, com uma delas sendo de um sabor recém-lançado pelo estabelecimento. Assim, você estimula o consumo e aumenta a familiaridade dos consumidores com os produtos e os serviços oferecidos.

Comunicação com os clientes

A propaganda boca a boca é muito importante para qualquer negócio. Mas também é fundamental utilizar outros modos de divulgação, como as redes sociais.

Uma franquia de pizzaria pode, por exemplo, publicar vídeos com depoimento de clientes elogiando a qualidade das pizzas e o atendimento disponível. Se as pessoas perceberem que houve sinceridade e autenticidade nas declarações, vão se sentir estimuladas a frequentar o estabelecimento.

Desse modo, na página de sua empresa no Facebook ou em outra rede social, você ainda pode divulgar promoções. Isso ajuda a chamar a atenção das pessoas e a cativá-las. Sem dúvida, é muito mais fácil fidelizar um cliente quando ele se identifica com uma empresa.

Você também pode cadastrar os clientes para receber, pelo WhatsApp ou e-mail, links de pesquisas sobre o atendimento e dados sobre as promoções. A medida ajuda a conhecer melhor as preferências do seu público-alvo. Ao mesmo tempo, contribui para evidenciar a marca, o que é positivo para as vendas.

Oferecer bons serviços de delivery

A falta de tempo das pessoas torna o serviço de delivery muito importante para uma pizzaria. Por isso, entregar um produto de qualidade com rapidez é uma excelente forma de conquistar os consumidores.

Se você quer tornar esse processo mais simples, pense em investir em um aplicativo para dispositivos móveis. A Fórmula Pizzaria trabalha com o iFood e com vendas por seu site e aplicativo próprios. Esteja preparado para atender com a rapidez que esses canais exigem.

Bons fornecedores e ingredientes

Contar com um forno de primeira qualidade e com os ingredientes ideais para montar as pizzas é um desafio muito importante para os empresários do setor de alimentação.

Por isso, além de escolher os equipamentos e os temperos, é necessário contar com fornecedores eficientes e que tenham preços competitivos. Esses aspectos vão aumentar o custo-benefício do negócio, atrair o público e ainda inflar o seu faturamento. 

Quando a pizzaria é uma franquia, esse processo se torna mais simples. Afinal de contas, muitas das marcas contam com fornecedores parceiros e uma cozinha central.

homem preparando insumos na cozinha central da franquia formula pizzaria
A entrega dos insumos pela Cozinha Central da franquia facilita muito o trabalho na unidade.

Conquistar novos consumidores

No Brasil, o segmento de pizzarias é bastante amplo. Para se destacar, então, qualquer empresa precisa ter uma boa estratégia. 

O primeiro passo para essa estratégia é fazer uma análise detalhada da concorrência. Assim, você terá visão ampla dos pontos fortes e fracos do seu estabelecimento em relação aos rivais. Como você pode evoluir e cativar a clientela? Por que os consumidores deveriam comprar com a sua pizzaria, se suas concorrentes oferecem o mesmo? 

É essencial estabelecer diferenciais para o seu negócio. Pode ser por meio de promoções, um ambiente atrativo, novas receitas de massas e recheios.

Algumas lojas se destacam, por exemplo, por suas versões vegetarianas, por suas massas integrais ou por versões light das pizzas. Por isso, um bom atendimento também pode fazer enorme diferença na atração dos consumidores.

Modelos de franquia Fórmula Pizzaria

Na hora de abrir uma franquia da Fórmula Pizzaria, é possível escolher entre três modelos de negócio. São eles:o Delivery com cozinhas compartilhadas, Delivery e Delivery + Mesas. 

Ou seja, o modelo ideal vai depender do quanto você tem para investir e do tipo de trabalho que deseja realizar. Independentemente do tipo de franquia escolhido, porém, o empreendedor vai encontrar características padrões no negócio.

Como o apoio da Cozinha Central da Fórmula Pizzaria. É ela a responsável pelo processamento dos insumos necessários na unidade, para a produção das pizzas, calzones e sobremesas. 

Essa facilidade torna a operação do negócio mais enxuta, precisando de pouco espaço, equipamentos e funcionários na loja. A Cozinha Central apenas não processa hortifruti, enlatados e laticínios,

No cardápio da unidade Fórmula, o franqueado vai ofertar 40 sabores diferentes de pizzas, entre salgadas e doces, calzones e sobremesas. O foco é em consumidores que se enquadram nas classes A, B e C.

pizza mussarela esticando
Receitas da franquia são variadas, visando atingir um amplo público.

Todos os modelos de franquia fazem o atendimento delivery, alguns de forma exclusiva. As entregas são realizadas nos bairros próximos do local de instalação da unidade, com raio médio de 2 km de distância.

Fora essas características comuns, cada modelo de negócio conta com aspectos específicos. Acompanhe!

Delivery – Cozinhas Compartilhadas (Dark Kitchens)

Esse é um formato de loja instalada em estrutura de cozinhas compartilhadas (dark kitchens), com média de 20 metros quadrados. Logo, o negócio é focado somente no atendimento delivery e conta com uma estrutura compacta de dois funcionários, incluindo pizzaiolos.

O sistema de dark kitchens é uma tendência no mercado, e também conhecido como “cozinhas fantasmas”. Ele consiste em só existem no mundo digital, sem loja para que os clientes frequentem.

Como o negócio precisa de apenas uma cozinha para atuar, seu investimento é mais baixo, e as operações facilitadas.

Delivery

Já uma Fórmula Pizzaria Delivery requer uma equipe com três a quatro funcionários, incluindo atendente e pizzaiolos. O usuário pode solicitar a entrega dos produtos, ou retirar seu pedido na loja. Mas não há espaço para que o consumidor consuma no local.

O espaço médio do ambiente é de 50 metros quadrados e tem baixo custo operacional.

Delivery + Mesa

Por último, é possível investir em um restaurante da Fórmula Pizzaria, com mesas para que os usuários consumam no local.

Esse formato de loja tem metragem média de 80 metros quadrado e, além das mesas, realiza a entrega por delivery.

As unidades têm design arrojado e uma estrutura pronta para receber os clientes com conforto, em um ambiente agradável.

entregador com caixas de pizza da formula pizzaria
Entrega delivery é um dos principais destaques da Fórmula Pizzaria aos consumidores.

Quais são os melhores locais para abrir uma unidade Fórmula Pizzaria?

As franquias da Fórmula Pizzaria tem como foco o público A, B e C. Por isso, os melhores locais para a instalação de uma unidade da marca são aqueles em que este grupo de consumidores está presente.

Uma franquia será instalada em uma loja de rua, com espaço suficiente para a instalação e operação adequada do negócio. Desse modo, para verificar em que localidade é mais interessante abrir uma unidade, a franqueadora da marca fará um estudo de Geomarketing da cidade.

Esse estudo avalia aspectos como a presença do público-alvo na localidade, facilidade de acesso à região, presença de comércios geradores de tráfego ao redor e outros aspectos.

Assim, torna-se mais simples verificar se a localização tem potencial de atrair os consumidores.

Franquia Fórmula Pizzaria: faturamento do negócio

O faturamento de uma unidade da Fórmula Pizzaria costuma girar em torno de R$ 70 mil. Ele está atrelada a comercialização de pizzas, calzones, sobremesas e bebidas. A rentabilidade é de 12% sobre o faturamento do negócio.

De qualquer forma, vale dizer que o faturamento de uma franquia da Fórmula Pizzaria varia de acordo com o tipo de negócio escolhido pelo franqueado. Varia também de acordo com a atração de clientes, realizada por meio do marketing da unidade.

Como citamos antes, a divulgação da loja é essencial para atrair novos consumidores ao negócio. Para isso, é preciso que o franqueado realize publicações nas redes sociais, anúncios on-line e off-line (como no rádio). 

Essas ações podem ser orientadas pela franqueadora, por meio do suporte de marketing prestado. Mas a divulgação faz parte das tarefas do empreendedor.

Investir na franquia Fórmula Pizzaria vale a pena?

Vale muito a pena investir em uma franquia da Fórmula Pizzaria. Primeiro, porque a empresa tem um modelo de negócio sólido e já testado no mercado, com meia década de experiência no franchising.

Esse modelo de negócio preestabelecido facilita muito a atuação no negócio, principalmente para os empreendedores de primeira viagem. Isso já que as ações para iniciar o negócio, gerenciá-lo e divulgado serão orientados pela franqueadora. 

Uma franqueadora, aliás, que conta com experiência ampla, pois acumula know how de toda a holding Encontre Sua Franquia. A ESF tem outros seis negócios em seu catálogo e enorme expertise no ramo de franquias.

Tudo isso significa que, em vez de acertar na base da tentativa e erro, o franqueado terá um manual a seguir. Um manual que já foi testado e, por isso, traz resultados mais eficazes e rápidos.

Investir em uma franquia da Fórmula Pizzaria também vale a pena por causa dos demais suportes oferecidos ao franqueado. Como o suporte jurídico, comercial, de marketing e outros.

Portanto, a rede de apoio da franquia é formada para uma equipe multidisciplinar, preparada para tirar todas as dúvidas e orientar o empreendedor a como proceder com seu negócio.

A Fórmula Pizzaria é uma boa opção para você?

Além do que apresentamos até aqui, vale destacar a potencialidade do setor de Alimentação, uma vez que ele é um dos que mais cresce anualmente.

Segundo pesquisa, o brasileiro já gasta 7% do orçamento em delivery de comida. Considerando que este é um dos focos das unidades da pizzaria, as chances de ganho do franqueado são fortalecidas.

Mas se você ainda tem dúvida sobre o negócio, pode conversar com um dos consultores da Fórmula Pizzaria. O especialista está disponível para explicar todo o necessário sobre o negócio. Inclusive avaliando se ele faz mesmo o seu perfil de profissional.

Afinal de contas, na hora de abrir a própria empresa, é importante ter interesse pela franquia e o ramo em que você vai atuar. Esse cuidado vai garantir que seu entusiasmo com o trabalho continue ao longo do tempo. O entusiasmo com a atuação é parte importante para o sucesso de um franqueado.

Delivery pelo site Fórmula Pizzaria e aplicativo

A Fórmula Pizzaria possui três modelos de negócio, e em todos a marca oferece o serviço de entrega. Tanto é que 75% das vendas da franquia são feitas pelo delivery.

franquia de delivery imagem ilustrativa pessoa pedindo comida app
Pedir comida por um aplicativo é bastante cômodo ao consumidor, o que chama bastante sua atenção.

Embora os pedidos por telefone continuem sendo uma opção bastante utilizada, o futuro da entrega de alimentos está em plataformas digitais. 

Elas já reúnem milhares de estabelecimento em todo o País, e acabam oferecendo maior comodidade para aquele que quer consumir algo novo sem sair de casa.

Os consumidores estão buscando cada vez mais comodidade para a alimentação. Isso acaba refletindo diretamente em setores como o nosso. O aumento da violência em algumas cidades, inclusive, torna o serviço de delivery uma opção mais segura, já que não é preciso sair para comer.

Para aproveitar do serviço delivery da Fórmula Pizzaria, o cliente consegue fazer os pedidos por telefone, site, balcão da unidade e pelo aplicativo iFood. 

Fazer o pedido pelo aplicativo é muito prático: o usuário seleciona o que quer no cardápio virtual, confirma o pedido e escolhe a forma de pagamento. O pagamento pode ser feito diretamente com o entregador ou de modo on-line. 

Assim, uma das principais vantagens da opção é que o aplicativo possui uma base de clientes consolidada. Assim, quando ocorre a inauguração de novas unidades, é possível iniciar a operação em ritmo acelerado de faturamento.

Valores da franquia Fórmula Pizzaria: investimento e taxas

Na hora de investir em uma franquia da Fórmula Pizzaria, o empreendedor pode fazer diferentes investimentos no negócio. Ele vai variar conforme o tipo escolhido da franquia, e também de acordo com o tamanho do espaço.

Claro que o investimento em uma unidade também muda conforme a localização da sua loja. Algumas localidades podem ter custo mais alto do aluguel, por exemplo.

Mesmo assim, a franqueadora consegue estipular o investimento médio para cada unidade. Esse investimento é definido por uma série de taxas, que apresentamos logo abaixo.

Depois de conferir sobre o quê cada valor se refere, você também poderá acompanhar o custo de cada um deles na tabela que preparamos.

Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia é o valor inicial pago pelo franqueado à franqueadora. É ela que estabelece a relação entre as duas partes, dando ao empreendedor o direito de operar uma nova unidade com o nome da franquia.

Também é essa taxa que libera ao franqueado acesso aos treinamentos da franquia. Assim, ele pode começar a sua capacitação para iniciar seu negócio logo que ele for montado.

Adequação das instalações

Normalmente, é preciso adequar o espaço disponível na loja para atuação da Fórmula Pizzaria. A montagem é feita nos padrões estabelecidos pela franqueadora.

Para essa padronização e agilidade no processo, o franqueado recebe projeto arquitetônico e o design da loja.

Equipamentos

Para atuar com a pizzaria, também é preciso contar com alguns equipamentos. As especificações estabelecidas de cada um serão repassadas pela franqueadora.

Despesas administrativas

As despesas administrativas da franquia incluem valores para abertura da empresa e alvará, materiais de escritório, equipamentos para atendimento e informatização da loja.

Móveis e Utensílios

Já os custos com móveis e utensílios da franquia Fórmula Pizzaria se referem às mobílias necessárias  para a operação do negócio. Elas serão apresentadas no projeto arquitetônico e pelas orientações da franqueadora.

Capital de Giro

O capital de giro de um negócio é essencial para mantê-lo funcionando. Principalmente nos primeiros meses de operação, quando o rendimento da franquia não costuma ser alto.

Ou seja, o capital é uma reserva de valores que deverão ser usadas para a manutenção da franquia. Ele é estipulado desde o início e colocado como parte do investimento total, para que o empreendedor entenda a sua necessidade.

Os recursos geralmente serão utilizados para: manutenção dos estoques, pagamento de impostos, salários e outras despesas fixas.

Royalties

Os royalties da franquia não fazem propriamente parte da despesa inicial do franqueado. Mesmo assim, sua apresentação é essencial, pois eles precisam ser pagos logo no mês seguinte à entrada na rede.

O objetivo dessa taxa é fazer a remuneração da franqueadora pelos suportes contínuos e pela autorização de uso da marca.

Os royalties da franquia são de 5% sobre o faturamento bruto do mês anterior.

Promoção e Propaganda

Enquanto isso, a taxa de promoção e propaganda garante ao empreendedor a continuidade do suporte de marketing ao seu negócio. 

Os valores também são utilizados para um fundo de marketing. Dele, são retirados recursos para investimento em ações de marketing para a rede como um todo.

A taxa de Promoção e Propaganda para cada franqueado tem custo de R$ 500,00.

Tabela de taxas Fórmula Pizzaria

Como citamos, os custos para abrir uma Fórmula Pizzaria pode variar segundo o tamanho do espaço da loja. Por isso, vale dizer que as estimativas feitas abaixo consideram os seguintes tamanhos de loja:

  • Delivery: 50 m2
  • Delivery + Mesas: 80 m2
  • Delivery: Dark Kitchens

De qualquer forma, a maior parte das taxas é fixa, aumentando a segurança do empreendedor. Isso significa que elas não são alteradas pelo tamanho do espaço. As taxas fixas são as seguintes: Taxa de Franquia, Despesas Administrativas e Equipamentos. 

Acompanhe os valores necessários para abrir cada um dos modelos de negócio da Fórmula Pizzaria!


Delivery Dark KitchensDeliveryDelivery + Mesas
Taxa de FranquiaR$ 40 milR$ 40 milR$ 40 mil
Adequação InstalaçõesR$ 4 milR$ 20 milR$ 30 mil
EquipamentosR$ 30 milR$ 40 milR$ 40 mil
Despesas AdministrativasR$ 5 milR$ 5 milR$ 5 mil
Móveis e UtensíliosR$ 5 milR$ 20 milR$ 30 mil
Capital de GiroR$ 15 milR$ 30 milR$ 30 mil
TOTAL APROXIMADO DO INVESTIMENTOR$ 99 milR$ 155 milR$ 175 mil

Além dos valores citados, lembre-se que também será preciso arcar com o aluguel ou compra do espaço da loja. Esse custo deve entrar no seu planejamento final de investimento.

A franqueadora presta assessoria para a escolha de um espaço adequado e em conta para instalação da unidade.

Fórmula Pizzaria: cases de sucesso

Até aqui, nós apresentamos vários fatores que tornam a franquia Fórmula Pizzaria uma ótima opção de negócio. Agora, é hora de deixarmos outras pessoas falarem.

Para isso, selecionamos o depoimento de um de nossos franqueados, e também a opinião de vários consumidores sobre a pizzaria. Acompanhe a seguir!

Como abrir uma franquia Fórmula Pizzaria? Saiba como ser um franqueado

Você atende ao perfil buscado pela Fórmula Pizzaria e tem interesse na marca? Então, é hora de iniciar o processo de abertura da sua unidade. 

O passo a passo começa com a inscrição do candidato no site da marca. É necessário fornecer algumas informações básicas, como nome e endereço de e-mail. Então, a franqueadora entra em contato com o usuário, encaminhando a Circular de Oferta de Franquia (COF) da Fórmula Pizzaria. 

A COF é o documento que lista todas os aspectos da empresa, financeiros, jurídicos e de logística. Por lei, o empreendedor tem 10 dias para a análise detalhada do documento, podendo, inclusive, colocá-lo sob a estudo de um advogado. 

No passo seguinte, candidato e franqueadora buscam esclarecer todos os aspectos da relação do franchising. Por meio de vários contatos e reuniões, a empresa continua a avaliar o perfil do usuário, e o empresário avalia se a Fórmula atende a todas as suas aspirações. 

Com o acordo estabelecido, o franqueado assina o contrato de franquia e passa a fazer parte da rede de pizzarias. Então, recebe todo o manual da marca, auxílio na escolha do ponto comercial, na composição da empresa e mais. A franqueadora ainda oferece suporte por meio do projeto arquitetônico e de todo o planejamento da loja. 

O prazo entre a assinatura do contrato e o início da operação da unidade é curto, normalmente de até 120 dias. Com a franquia operando, o empresário ainda conta com suporte contínuo para o gerenciamento da loja.

1. Interesse na marca

Para ser um franqueado da rede, é preciso, antes de tudo, sinalizar o interesse à franqueadora. Isso pode ser feito pelo site da marca. Após isso, a Fórmula Pizzarias entra em contato com o interessado.

2. Contatos da franqueadora

São dois contatos principais realizados com o candidato a franqueado. No primeiro, a marca avalia seu real interesse de investimento e seu capital para tal. 

Em seguida, um especialista da franqueadora busca explicar todas as informações sobre a marca, suas vantagens e cuidados para abertura da unidade.

3. Análise da COF

O empreendedor, então, recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF) da Fórmula. Esse documento lista todas as informações sobre a franquia, e deve ser bem avaliada pelo candidato. 

Por lei, o indivíduo deve contar com, pelo menos, 10 dias entre o recebimento da COF e a assinatura do contrato.

4. Assinatura do contrato e processo para inauguração

Após a assinatura do contrato, o processo de implantação da marca é iniciado. Isso inclui a escolha do ponto comercial, projeto visual, adequação do ponto comercial, treinamento dos colaboradores da unidade e mais.

Vale dizer que o contrato só é assinado se a região de seu interesse tiver viabilidade de mercado, o que é um fator muito importante. Isso diminui o risco da operação, um bom sinal tanto para o franqueado, quanto para a franqueadora.

Para a análise do local de instalação, um estudo de geomarketing é realizado. Por meio dele, é possível descobrir:

  • A renda per capita da região;
  • Sua densidade demográfica;
  • A verticalização do local;
  • Os concorrentes, entre outros pontos. 

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa para investir na franquia Fórmula Pizzaria. O modelo de negócio pode trazer ótimo faturamento. 

Você só vai precisar se dedicar e usar dos suportes que a franqueadora oferecer. O contato constante com a empresa vai te dar indicações do que fazer para ter os melhores resultados.

*Informações publicadas em Setembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
25 de setembro de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: