Ter um seguro de carro previne muita dor de cabeça e contra gastos inesperados caso você bata no veículo de alguém. Isso porque todo seguro cobre um valor máximo para carros de terceiro, que você pode acionar sem pagar nada. No entanto, para usar a cobertura no conserto do próprio carro, será cobrada uma taxa chamada de franquia.

Enquanto muitos setores diminuíram no ano passado, o mercado de seguros registrou um crescimento nominal de 8% entre janeiro e agosto de 2016. No setor de franquias, algumas empresas do segmento oferecem oportunidades para novos empreendedores. Em geral, são corretoras de seguro

Como a franquia do seguro de carros funciona

A franquia é um valor obrigatório que o seguro cobra para consertar o seu carro. Se você escolheu uma franquia de mil reais, por exemplo, a empresa paga somente os consertos que custam mais do que isso. Então, caso se envolva em um acidente, faça o orçamento em algumas oficinas para descobrir se poderá usar a franquia ou não.

Qual franquia de seguro é melhor escolher?

Depende de você! Se preferir gastar menos no valor total do seguro, sabendo que pagará mais para usá-lo caso bata o carro, escolha a franquia normal. Mas quem acha vantajoso gastar mais no seguro para usar a franquia com uma freqüência maior, a reduzida é a opção ideal.

Além disso o empreendedor precisa ver quais são os suportes dados pela franqueadora. Analisando diferentes empresas é possível chegar em uma solução que seja a ideal para você.

Sabia dessa? Você não paga a franquia do seguro do carro no caso de perda total
Existem duas situações que são consideradas perda total: se roubarem seu veículo, e ele não for encontrado, ou se acontecer um acidente que estrague o carro a ponto de não ter mais recuperação, como acontece em incêndios ou batidas graves.

Nesses casos, as seguradoras são obrigadas a devolver o valor do seu carro sem cobrar o pagamento da franquia.

Quais são os tipos de franquia

As seguradoras costumam oferecer quatro alternativas de franquia na cotação de seguro auto: Básica, Ampliada, Reduzida ou Isenta.

Franquia Básica ou Normal: é comumente usada na maioria das cotações e é a que a Bidu Corretora utiliza para o cálculo inicial das cotações realizadas em nosso site. Cada seguradora estabelece qual valor será oferecido nessa modalidade.

Franquia Ampliada: tem valor geralmente duas vezes maior que o encontrado na modalidade básica/normal. É mais indicada para pessoas que temem mais uma perda total que danos parciais e estão dispostas a arcar mais com o preço de consertar o próprio carro em casos de acidentes. O seguro para este tipo de franquia é mais barato que o seguro para a franquia básica.

Franquia Reduzida: tem geralmente a metade do valor da franquia básica/normal. Essa modalidade é mais indicada para pessoas que preferem pagar um seguro um pouco maior do que ter que arcar com consertos do seu carro, mas ainda assim estão dispostas a pagar consertos menores. O preço do seguro é mais caro no caso de franquia reduzida.

Franquia Isenta: nessa modalidade, não há a cobrança de franquia do usuário. É importante também lembrar que não são todas as seguradoras que oferecem essa modalidade e seu uso geralmente tem limite de ocorrências. O preço do seguro é ainda mais caro no caso da franquia isenta em comparação com o preço da reduzida.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Esclareça suas dúvidas pelo Whatsapp.
Enviar pelo whatsapp

Faça parte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil!

Preencha com seu e-mail a baixo e receba em seu e-mail as melhores dicas de franquias.

chevron-down