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Vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados


Muita gente se pergunta sobre as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados. E acredite, existem muitos pontos positivos e desafios!

Isso porque, o sistema de franquias é algo complexo. Simples na hora de atuar nele, se você é um franqueado, ou mesmo uma franqueadora. Mas complexo em sua variedade de modelos, em setores de atuação e marcas disponíveis para investir.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), são mais de 3 mil marcas de franquias no Brasil. A própria Associação divide essas marcas em onze setores, para que possa avaliar o desenvolvimento dos ramos e acompanhar as empresas do segmento.

Só em 2019, o franchising faturou R$ 186,7 bilhões no País. Entre os ramos mais bem sucedidos estão o de Alimentação; Saúde, Beleza e Bem-estar; e Serviços e outros negócios. Os três tiveram faturamento de R$ 48,3 bilhões, R$ 34,2 bilhões e R$ 27 bilhões, respectivamente.

Mas apesar de todos esses números, é importante saber que existem vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados.

Abaixo, nós falamos sobre isso. Assim, você poderá se inserir no setor já sabendo o que esperar dele.

Mas antes, que tal saber um pouco mais sobre como funcionam as franquias? Acompanhe o vídeo que selecionamos a seguir!

Vantagens e desvantagens da franquia para franqueados

São várias as vantagens que as redes de franquias oferecem aos empreendedores. Um formato de negócio que já tem sucesso, uma rede de fornecedores, know how e mais.

Mas é importante que o franqueado conheça bem a empresa em que está entrando. Para isso, o franqueador deve entregar ao candidato o contrato de franquia.

O contrato de franquia é o que estabelece as regras para atuação das unidades franqueadas. Na hora de abrir um negócio, o franqueado deve estar a par de todas as informações, para que a operação de franchising seja o mais bem-sucedida possível.

Trabalhar com uma marca já conhecida no mercado

Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é atuar junto de uma marca já reconhecida no mercado. Sabendo o que esperar de uma empresa, o consumidor tem mais confiança na marca. Então, tem mais facilidade de comprar e até de ser fidelizado.

Pense com a gente. Ao abrir um negócio do zero, você vai precisar divulgar sua marca e provar ao cliente que tem algo de bom a oferecer. Do contrário, o consumidor terá mais facilidade em continuar comprando com o concorrente.

Mas uma franquia já é aberta com toda a fama que a marca possui. Logo, não é preciso mostrar que você é bom — o usuário poderá se basear na opinião de outros clientes. Por isso, aliás, é fundamental adquirir uma franquia com boa reputação. 

Suportes do franqueador

Ao abrir uma franquia, o franqueado conta com uma série de suportes. Como auxílio para o marketing da unidade, escolha do ponto comercial, suporte comercial, apoio jurídico, consultoria para gestão do negócio e mais.

Todo esse apoio facilita o sucesso do franqueado porque a franqueadora sabe como atuar. Seu apoio será para que o empreendedor faça tudo da melhor forma para alcançar seus objetivos.

mulher dando treinamento on-line ilustrativo texto vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados
Suportes também incluem treinamentos, muitas vezes feitos on-line.

Vale dizer que os suportes da franqueadora podem mudar conforme a marca. Para saber com o quê você vai contar, leia a COF da empresa. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, documento obrigatório que detalha tudo sobre o negócio. 

Plano de negócio preestabelecido

Ter um plano de negócio preestabelecido significa que você terá um manual em mãos de como atuar. Desde a escolha do ponto comercial até o dia a dia do negócio.

Padronização do negócio

A padronização de um franquia é o que garante que, independente da unidade, o consumidor vai encontrar os mesmos produtos e serviços. É isso que garante a confiança do cliente naquela loja que acabou de abrir.

Mas para alguns franqueados, essa padronização também é vista como uma desvantagem. Afinal, não é possível oferecer o que você deseja, nem inovar no negócio.

Para que o sucesso da franquia continue, todos os franqueados devem seguir exatamente o mesmo catálogo de vendas. Você precisará entender essa limitação para investir no franchising.

Escolha do ponto do negócio

Cada marca de franquia possui um ponto ideal para instalação do negócio. Isso inclui não apenas um bairro, mas também uma cidade inteira.

Ou seja, há municípios em que pode não ser possível abrir a franquia que você deseja. Isso já que determinadas marcas são indicadas para cidades com um número mínimo de habitantes. Ou ainda para um perfil socioeconômico predefinido etc.

A limitação de locais para abrir uma unidade pode ser uma desvantagem do negócio. Ou o empreendedor concorda com o indicado pela franqueadora, ou pode não abrir a unidade.

fachada da franquia Suav com esmalteria
Em geral, unidades de franquia são instalados em pontos com bom fluxo de pessoas.

Mesmo assim, vale dizer que algumas franquias possuem modelo de negócio do tipo home office. Nesse caso, o franqueado trabalha dentro de casa. Então, não é necessário aguardar a escolha do ponto comercial pela franqueadora.

Vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores

A empresa que deseja franquear deve estabelecer um bom plano de negócio. Assim, o franqueado pode reproduzir as operações onde estiver, e obter os melhores resultados.

Mas além dos benefícios de se tornar uma franquia, as empresas convivem com certos incômodos desse formato de negócio. Veja abaixo.

Expansão e consolidação da marca

Abrir várias unidades de uma empresa é uma tarefa cara. Especialmente se essas unidades forem instaladas em cidades diferentes. Já pensou em todo o trabalho para encontrar um ponto, acompanhar as obras e outros processos?

Pois a tarefa se torna bem mais simples e barata quando a marca adota o modelo de franquia. Isso porque, o franqueado é que será responsável por estabelecer sua unidade.

O único papel da franqueadora será apoiar este processo. Então, a rede precisará sim aprovar o ponto comercial escolhido, mas a busca por esse ponto poderá ser feita pelo franqueado. As obras também poderão ser acompanhadas pelo empreendedor, a contratação de funcionários etc.

Redução de custos 

Como citado, expandir uma marca por meio de franquias é mais barato. Afinal, os gastos de toda essa instalação serão do franqueado. De novo, a franqueadora terá um papel limitando, dando apoio ao processo.

Feedback sobre a rede

Com várias unidades abertas, a franqueadora recebe um maior número de feedbacks sobre a sua marca. Feedbacks vindos não apenas dos clientes, mas dos próprios franqueados.

Como os empreendedores precisam respeitar a padronização da marca, vão conhecê-la à fundo. Então, podem indicar à franqueadora os problemas existentes e permitir a evolução do modelo da franquia.

duas pessoas conversando ilustrativo do texto vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados
Opinião dos franqueados sobre a rede é importante para sua adaptação e desenvolvimento.

Quanto melhor estabelecido o plano de negócio, mais chances a franqueadora tem de conquistar novos franqueados. E a rede obtém ganhos disso, pois o franqueado precisa pagar a taxa de franquia para começar a atuar.

A maior parte das franqueadoras também cobra taxas periódicas, geralmente mensais, do franqueado. São taxas como os royalties e o fundo de publicidade.

Custos de formatação da rede

Apesar das várias vantagens da franquia para os franqueadoras, também há desvantagens que precisam ser consideradas. Começando pelos custos de formatação da rede.

É caro estabelecer um plano de negócio que possa ser reproduzido em qualquer lugar. É preciso formatar padrões, contratar uma equipe de implantação dos novos negócios, promover treinamentos etc.

Principalmente no início, em que a rede não possui franqueados, a marca precisa tirar esses valores do próprio bolso. Mas depois, quando o negócio se expande, os custos são mantidos pelas taxas periódicas dos franqueados.

Perda de sigilos operacionais

Um dos maiores bens que uma franqueadora possui é o seu conhecimento, o seu know how. Ou seja, tudo que ela aprendeu atuando no mercado, e que usou para estabelecer seu modelo de franquia.

Só que, para abrir novas unidades, a franqueadora precisa compartilhar esses conhecimentos com seus franqueados. Assim, eles poderão reproduzir todo o planejamento nas suas próprias unidades da marca. Isso faz com que a empresa perca o sigilo das suas operações. 

Ainda assim, os contratos de franquia sempre possuem uma cláusula que limita o uso desse conhecimento fora da franquia. Algo que protege a marca.

Problemas com franqueados

Apesar de benéfica para ambos, a relação entre franqueadora e franqueado nem sempre é amistosa. Conflitos são comuns, especialmente quando há quebras nos padrões de atuação pelo franqueado. Ou ainda, quando a franqueadora não cumpre com o prometido ao seu parceiro.

Para evitar esses problemas, as franqueadoras realizam um processo rigoroso na busca por novos franqueados. Respeitando um perfil de empreendedor, é mais fácil prevenir atritos.

Além disso, é essencial que o franqueado interessado sempre pesquise bem pela marca. Os atuais franqueados da empresa estão satisfeitos? Caso não, pode ser sinal de problemas no gerenciamento dos negócios.

Pronto! Agora você já conhece as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados.

Mas nós não falamos sobre todos os atrativos de investir em uma franquia. Se você quer abrir um negócio desse tipo e ainda deseja conhecer mais sobre o franchising, acompanhe o ebook a seguir! Basta clicar no banner.

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E que tal também conhecer várias opções de franquias para investir? Saber as vantagens da opção e marcas interessantes são grandes passos para abrir seu próprio negócio. Acompanhe no texto: Franquias baratas: opções para lucrar ao investir.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
24 de junho de 2020

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