fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Veja como funcionam as franquias home based e invista!


Você já ouviu falar em franquias home based, mas não consegue avaliar ao certo se essa é uma boa pedida. E mais: não tem ideia de como esse tipo modelo de franquia funciona.

Pois saiba que essa é uma forma de administrar um novo negócio sem precisar sair de casa.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41,1% dos brasileiros já trabalham no esquema de home office. 

E o mercado de franquias não fica de fora dessa tendência. Uma boa variedade de marcas e segmentos oferece modelos home based para seus franqueados.

Com um investimento financeiro menor quando comparado a outros, esses modelos se tornam mais atrativos aos empreendedores. 

Isso uma vez que não é necessário contar com ponto comercial. As franquias home office também não exigem compra de equipamentos ou contratação de funcionários, na maioria das vezes.

Quer saber como funcionam as franquias home based e o necessário para investir neste negócio? Continue lendo o texto!

Vantagens de uma franquia home based

Os números do setor de franquias são promissores. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) dão conta de que o Brasil possui 96 franqueadores que trabalham com microfranquias. 

Na maior parte dos casos, as microfranquias são home office, já que o custo de investimento é menor que R$ 90 mil. Franquias baratas e que estão disponíveis em vários setores.

Todo o ramo de franchising também tem bons números. Para se ter uma ideia, apenas em 2019, o faturamento do setor foi de R$ 186,7 milhões. Em relação ao número de unidades, o crescimento foi de 4,7% no mesmo período.

No entanto, apesar do cenário de encher os olhos, investir neste modelo de empreendimento exige muita disciplina e organização

Isso porque, os investidores precisam projetar uma carga horária de trabalho e ter cuidado para não misturar as atividades da casa com os compromissos do novo negócio.

Em todo o caso, a flexibilidade do franqueado é grande. Ele pode trabalhar quando desejar para alcançar suas metas. Até porque, além de ser seu próprio chefe, ele vai estar dentro de casa.

Mas vale dizer que a dedicação do empreendedor está diretamente ligada aos ganhos que ele obtém. Logo, é preciso saber administrar toda a flexibilidade disponível e realmente trabalhar. Do contrário, os lucros não virão.

Quer saber se o home office é uma boa para você? Acompanhe o curto vídeo abaixo!

Também é preciso citar como vantagens do home office mais tempo para se dedicar a outras vantagens que não o trabalho. Como exercícios físicos, ficar mais perto da família, um hobby e mais.

Como funcionam as franquias para trabalhar em casa?

Com base no que citamos antes, você já deve ter compreendido o que são as franquias home based. São negócios do tipo franquia em que o empreendedor atua em casa, sem precisar de um pouco comercial.

As franquias são novas unidades de um negócio que já existe. Assim, o franqueado atua usando do plano de negócio da franquia.

Contar com esse plano de negócio é interessante porque ele já terá sido testado em outras unidades. Por isso, estará menos sujeito a erros e terá mais facilidade de sucesso.

Esse é um dos fatores que garante, por exemplo. uma menor taxa de mortalidade das franquias. Apenas 5% desses negócios fecham as portas em até dois anos de operação. No caso de empresas iniciadas do zero, essa porcentagem sobe para 23%.

Para garantir isso, os franqueados também contam com suportes da franqueadora. Começando pelo treinamento do empreendedor, que vai aprender como atuar com a marca.

Os treinamentos garantem que o empreendedor entregue ao cliente exatamente o que ele espera da marca. Sabendo o que vai encontrar, o usuário tem confia mais facilmente no negócio para comprar com ele.

ulas online franquias home based
Na maioria das vezes, treinamento ao franqueado é oferecido de modo on-line.

Outro suporte comum é o de marketing. Por meio dele, o empresário conta com dicas e conteúdos para divulgar a sua unidade. Assim, pode atrair o público por meio de ações on-line (como nas redes sociais) e off-line (com panfletos e eventos, por exemplo).

De qualquer forma, esses suportes variam conforme a marca de franquia escolhida. Assim, é essencial ler a COF do negócio para saber com o quê você poderá contar.

A COF é a Circular de Oferta de Franquia da empresa. No documento, ficam listadas todas as informações sobre a franquia. 

Quer conhecer outras vantagens de investir no modelo de franquia? Clique aqui e acompanhe nosso texto sobre o assunto!

Pontos essenciais das franquias home based

Na hora de iniciar uma empresa home office, é preciso ter a certeza de contar com várias características e cuidados. Isso porque, como explicamos, esse tipo de negócio é bastante flexível.

Quando o franqueado não tem disciplina ou metas, ele pode “se perder” na gestão. Então, o negócio pode não se desenvolver e se tornar parte das estatísticas de franquias que fecham rapidamente.

Você não quer isso, não é mesmo? A seguir, listamos pontos essenciais para pensar antes de investir em franquias home based.

Caso você não se encaixe, ou não concorde com um dos pontos, uma dica é trabalhá-los. Também você só precise desenvolver melhor suas atividades.

Outra opção será optar por um negócio do tipo loja física. O espaço comercial poderá trazer certa facilidade em gerir a empresa.

Disciplina do franqueado

Um dos primeiros aspectos importantes para trabalhar com um negócio home office é ter disciplina.

Em casa, torna-se muito mais simples procrastinar as tarefas. Há sempre a TV para te distrair, a cama para uma soneca, pessoas para conversar e mais.

Mas para ver as franquias home based se desenvolverem, os empreendedores precisam se organizar. A disciplina vai garantir que eles tenham um horário mínimo de trabalho, compromisso com as metas e organização para realizá-las.

Do contrário, os objetivos com a empresa não serão atingidos. Então, os lucros não virão, e muito menos menos a longevidade do negócio.

Saiba como manter a disciplina para trabalhar em casa acessando este texto.

Dedicação ao trabalho

Também é fundamental se dedicar ao trabalho nas franquias home based. Isso significa que, mesmo que tenha enorme flexibilidade de horário, você precisará cumprir suas metas.

Por exemplo: a flexibilidade do home office permite que você trabalhe quando quiser. Inclusive fora do horário comercial.

Claro que isso pode variar conforme a atividade da franquia. Mas, ainda assim, há a facilidade do empreendedor trabalhar no horário que preferir.

Isso é algo que, inclusive, permite passar maior tempo com a família, ou sair de casa para realizar outra tarefa. 

Mas se tudo isso sair do controle, você não terá nada mais do que tarefas acumuladas. E tarefas acumuladas não dão lucro.

organização na franquia
É fundamental criar um calendário de tarefas e cuidar da sua organização no dia a dia.

Contato frequente com o franqueador

Como explicamos antes, o franqueado conta com uma série de suportes para facilitar o sucesso da sua unidade.

Mas, para garantir isso, ele precisa manter contato frequente com o franqueado.

Quando os empreendedores optam por franquias home based, têm a impressão de que essa é uma atividade mais difícil do que um negócio loja física. Mas essa é, realmente, apenas uma impressão.

Na verdade, todo o contato com a franqueado, em qualquer modelo de negócio, é realizado à distância. Por telefone, mensagens, e-mais e outros meios on-line.

Não seja, não importa se o seu negócio será gerenciado de casa ou não. Você terá acesso à marca do mesmo jeito.

Sem contar que as empresas franqueadoras costumam realizar eventos e outros encontros presenciais. E todos os franqueados podem participar, independentemente do seu modelo de negócio.

Seu cuidado maior deverá se focar em se lembrar de fazer esse contato. Basicamente, as empresas não vão “correr atrás” de você para te oferecer suporte 

Você é que deverá manter o contato com elas, com solicitações e tirando todas as dúvidas que surgirem. Saiba mais sobre o assunto clicando no link.

Gostar do que se faz

Não importa o tipo de negócio que você vai abrir: é sempre essencial que você tenha interesse pelo empreendimento.

Isso significa que você deverá gostar da atividade que vai realizar. Assim como do setor como um todo. Isso vai garantir que você mantenha seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro na empresa.

Outra dica é escolher muito bem a marca de franquia para o negócio. Mais do que avaliar sua receptividade no mercado, você deve considerar se concorda com o modelo da empresa.

Afinal de contas, ao iniciar sua unidade, você vai precisar seguir a padronização da marca. Se não concordar com ela, você terá problemas com os padrões e em manter a sua empresa funcionando. Até porque, a padronização é uma das principais regras do franchising.

O perfil do empreendedor em franquias home based

Agora que você já conhece as vantagens das franquias home based e como optar pelo negócio, é hora de conhecer o perfil do franqueado.

É fundamental que, como citamos, o empreendedor tenha características como dedicação e disciplina. Mas essas são só algumas das importantes para gerir o negócio.

Ao mesmo tempo, é importante que o empresário tenha um perfil comprometido com a marca. Do contrário, será muito difícil se manter fiel às padronizações e à forma ideal de gestão da franquia.

Também é importante que você tenha facilidade em se adaptar a uma nova rotina. Até porque, você não vai gastar tempo no trânsito e nem vai ter contato direto com colegas de trabalho.

Se isso for um incômodo, você poderá levar um tempo maior para se acostumar. Nada que vá levar sua franquia ao fim, mas que vai precisar de mais dedicação da sua parte.

Opções de franquias home based

Na hora de investir em franquias home based, são várias as oportunidades de negócio. Não apenas com vários setores disponíveis, mas também pelas diversas marcas para escolher.

A ABF divide os setores de franquias em 11. São eles:

  • Alimentação
  • Casa e Construção
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Entretenimento e Lazer
  • Serviços Automotivos
  • Hotelaria e Turismo
  • Limpeza e Conservação
  • Moda
  • Saúde, Beleza e Bem Estar
  • Serviços e Outros Negócios
  • Serviços Educacionais

Somando todos, há quase 3 mil marcas de franquias que atuam hoje no Brasil. Com uma bela pesquisa, você pode encontrar a que melhor se encaixa ao seu perfil, objetivos e capacidade de investimento.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos abaixo algumas opções de franquias home based para você investir. Acompanhe!

1. Acquazero

Já a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. O negócio trabalha com serviços como a limpeza externa e interna do carro, polimento de faróis, higienização de ar-condicionado e outros.

Com a franquia, também é possível realizar atendimentos residenciais. Como a limpeza e impermeabilização de estofados e tapetes.

No modelo home based do negócio, o franqueado vai até o cliente para o atendimento, onde ele estiver. O serviço delivery chama a atenção dos consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

2. Brasil Nutri Shop

Uma franquia Brasil Nutri Shop dá ao franqueado um site exclusivo. Por meio dele, o empreendedor fará a venda de produtos como vitaminas, suplementos alimentares, alimentos fitness, acessórios e outros. 

Depois das vendas, franqueadora cuida de toda a logística para entrega dos produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: 12 meses

3. Encontre Sua Viagem

Criada em 2011, a franquia Encontre Sua Viagem é conhecida pela qualidade do seu serviço e preço que se encaixa dentro do orçamento de seus clientes. Não à toa, são mais de 500 unidades no Brasil e a expectativa é que, nos próximos anos, esse número cresça ainda mais.

Para o franqueado, é a chance de investir em uma marca com alta rentabilidade e baixo investimento. Dependendo do tipo de negócio, o empresário pode atingir um retorno de até R$ 300 mil.

Assim, a vantagem é conquistada graças às comissões que a ESV paga aos franqueados. Ou seja, é permitido aos franqueados sacar o dinheiro assim que o cliente final adquirir o pacote de viagem, mesmo que o pagamento seja parcelado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Quer conhecer outras ideias de franquias baratas para trabalhar em casa? Acompanhe o vídeo a seguir!

E então, as franquias home based são mesmo uma boa opção para você? Você acha que tem o perfil de franqueado home office?

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, pode acompanhar nosso ebook clicando no banner abaixo! Nele, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre as franquias home office.

ebook franquia home office

Confira ainda como abrir uma franquia clicando aqui.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *