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Você tem perfil de empreendedor?


Especialista explica quais as características necessárias para se dar bem no mundo dos negócios.

Quantas pessoas você conhece que desejam abrir seu próprio negócio? Ser empreendedor é o sonho da maioria dos brasileiros.

Segundo pesquisa do Sebrae, o número de pessoas que pensam em abrir o próprio negócio ultrapassou o daqueles que querem ter um plano de saúde, os que querem um diploma de curso superior e os que almejam uma carreira de sucesso dentro de uma empresa.

Mas, será que todos possuem perfil de empreendedor? Hoje vamos conhecer algumas características marcantes na maioria dos empresários de sucesso.

 

 

De acordo com levantamento da “Global Entrepreneurship Monitor”, empreender já é realidade de 34 em cada 100 brasileiros. Há 10 anos eram apenas 23.

Para o coordenador dos MBAs em Gestão Empresarial e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria da Fundação Getulio Vargas/Faculdade IBS, José Carlos Abreu, não existe um perfil ideal do empreendedor, mas sim, características necessárias para administrar um negócio.

“A pessoa deve possuir conhecimento de mercado; conhecimento de gestão, conhecimento do ser humano (pessoas) e, acima de tudo, bom senso”. Em contrapartida, também há comportamentos que devem ser evitados.

“Arrogância, presunção e achar que é bom ou melhor que os outros. Normalmente esse é o perfil dos que fracassam”, conta Abreu.

A novidade é que, ao contrário do que muitos pensam, um empreendedor não nasce pronto. “Não se nasce com um dom para ser bom empreendedor.

Pelo contrário, depende de muita vontade, convicção, dedicação e treinamento”, salienta José Carlos Abreu.

Ainda segundo Abreu, quem quer empreender precisa estar bem informado sobre o mercado e o tipo de negócio que deseja investir. Para isso, nada melhor que formação acadêmica.

“Menos de 5% dos empreendedores de sucesso não têm boa formação. Ou seja, a chance de quem estuda é mais de 20 vezes maior do que a de alguém sem boa formação acadêmica”.

O especialista também dá algumas dicas para quem está pensando em abrir o próprio negócio. “Estudar é o principal.

Obter informações; saber atrair e reter talentos para o seu lado; conhecer as técnicas de negociação; conhecer as técnicas de marketing e neuromarketing; saber elaborar um plano de negócios; saber fazer um planejamento estratégico; entender os cenários políticos e econômicos para o curto e médio prazos e, como consequência, saber se posicionar bem neste mercado”, finaliza.

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