7 opções de franquias de turismo

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O mercado de turismo é um dos mais interessantes para quem deseja investir em uma franquia. Isso porque, além de já ser um setor consolidado no Brasil, os números demonstram que o turismo é uma das poucas áreas que está em constante crescimento no país, mesmo com a desaceleração econômica vivida atualmente.

Dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising) demonstram que o segmento de Hotelaria e Turismo cresceu 31% no primeiro trimestre de 2017, o que culminou em um faturamento de mais de 2,5 bilhões de reais durante o período.

Ao lado dos números favoráveis, o turismo possibilita a atuação com diferentes produtos e tipos de públicos. Além das famílias que aproveitam as férias escolares para viajar, feriados prolongados, viagens a trabalho, lua de mel e intercâmbio podem impulsionar as vendas do setor durante todo o ano.

Outro ponto positivo é que boa parte das franqueadoras tem modelos de franquia home based, o que diminui drasticamente os custos para o franqueado (que pode atuar com estrutura enxuta) e atrai empreendedores que não têm um orçamento muito alto para investir.

As empresas que trabalham com turismo também têm um largo portfólio de parceiros, como companhias aéreas, hoteis e outros serviços, o que fortalece ainda mais sua presença no mercado e cria rápida identificação com o cliente. Isso é importante porque, ainda que o consumidor não conheça sua loja franqueada, ele reconhece as grandes companhias aéreas e redes de hotel que já têm credibilidade no mercado, o que pode facilitar a compra.

O importante para quem se identifica com esse setor e tem vontade de empreender com uma franquia, é pesquisar bastante, localizar um modelo ou nicho no qual gostaria de atuar e avaliar as redes que mais procuram pelo seu perfil.

Também vale lembrar a importância de analisar cuidadosamente todos os custos envolvidos na operação e quais os deveres e direitos que o franqueado terá que cumprir depois de assinar o contrato.

A maioria das franquias já tem processos pré-determinados e testados que precisam ser seguidos por todos os franqueados, mas também proporcionam treinamento e suporte que são cruciais para alavancar as vendas das unidades de franquias e fazê-las prosperar. Estude atenciosamente a proposta de cada marca e saiba o que esperar da franquia que quer adquirir.

Tomando esses cuidados, você certamente vai fazer a escolha certa ao se decidir por uma franquia de turismo. Mas antes disso, é preciso conhecer os formatos disponíveis no mercado. Veja a seguir quais são os principais modelos que você pode considerar.

Opções de franquias de turismo

franquias de turismo

Franquia home office

O modelo home based, desejado por muitos empreendedores pela comodidade e economia de recursos, também está disponível na maioria das redes de franquias de turismo.

Nele, o franqueado normalmente precisa de uma estrutura mínima, que se resume a um computador com acesso à internet e uma impressora para impressão de documentos e contratos.

Depois de firmar a aquisição da franquia com a marca, o franqueado recebe treinamento sobre o setor, os produtos e também sobre a forma mais adequada de comercialização.

A maioria das empresas de turismo conta com um sistema específico para franqueados que trabalham em casa. Esses softwares permitem que o usuário faça reservas, compras e todas as outras funções que estariam disponíveis se estivesse em uma loja física.

Quem trabalha em home office pode atuar com praticamente todos os segmentos de turismo, seja comercializando pacotes fechados, criando roteiros ou vendendo apenas as passagens aéreas e rodoviárias para o consumidor. Além disso, também é possível optar por focar em um modelo mais específico de franquia de turismo.

Franquia em loja física

O modelo mais tradicional de agência de viagens é o de loja física. Esse formato pode operar com todo tipo de demanda: intercâmbio, viagens turísticas, pacotes, venda de passagens aéreas e rodoviárias, etc.

O investimento nas lojas físicas é maior, já que além do aluguel ou compra do ponto comercial, é preciso investir na estrutura – como computadores e mobiliário – e no quadro de funcionários, que costuma ser maior do que no esquema home based.

Entretanto, o investimento pode compensar com um faturamento mais alto. Afinal, com uma estrutura mais robusta e mais profissionais captando clientes, atendendo e vendendo as chances de ter uma receita superior ao home office são muito altas.

As franqueadoras costumam colaborar com suporte na escolha do ponto comercial, no projeto arquitetônico e comunicação visual nesse tipo de franquia.

Franquias de intercâmbio

As empresas que se especializaram em pacotes de intercâmbio cuidam de todo o trâmite para que estudantes brasileiros possam passar semanas ou meses em outro país.

Normalmente o foco da viagem é possibilitar uma imersão cultural com o objetivo de desenvolver uma língua estrangeira, fazer um curso complementar à área de atuação ou ter uma experiência de trabalho e vivência fora do Brasil.

Os pacotes de cursos de idiomas, high school, mochilão, voluntariado, trabalho e faculdade no exterior são alguns dos mais comercializados pelas franquias desse tipo.

Além da contratação do curso ou alocação no trabalho, geralmente fica sob responsabilidade da franquia atuar junto à instituição local para ajudar o cliente na acomodação, seja um hotel, república de estudante ou casa de família.

Muitas redes também fazem a venda de passagens aéreas, contam com serviço de aconselhamento estudantil, transfer, comercializam seguros de viagem e passeios.

Franquias de turismo ecológico, cultural e de aventura

Existem hoje empresas que atuam apenas com pacotes voltados para o turismo ecológico, cultural e de aventura, dentro e fora do Brasil. Cabe a essas empresas localizar destinos que proporcionem ao cliente uma conexão com a natureza.

Em geral, as marcas que trabalham com o ecoturismo focam em locais paradisíacos, com pouco ou nenhum contato com recursos do mundo moderno e fortalecem a ideia de conservação ambiental e sustentabilidade.

Essas franquias também podem comercializar pacotes com roteiro completos, que podem incluir visitas a comunidades locais e reservas indígenas, passeios, praias pouco populares, restaurantes de culinária local e muito mais.

Se for o perfil do cliente, é possível agregar ainda atividades e esportes mais radicais, como trilhas, escalada, rapel, rafting, mountain bike, mergulho e exploração de cavernas, por exemplo.

Franquias de pacotes de viagens

Essas empresas vendem apenas pacotes de viagem completos, com, pelo menos, a estadia e as passagens aéreas ou rodoviárias inclusas. Mas também podem agregar passeios, transfer, city tours, aluguel de carros, ingressos para atrações, serviço de guia turístico e outros serviços que deixam a experiência mais completa, se o cliente desejar.

O que atrai o consumidor para esse tipo de empresa é a possibilidade de não se preocupar com nada, já que tudo que é necessário para sua viagem já está incluso no pacote contratado.

Além disso, esses pacotes costumam permitir uma negociação mais favorável para a franqueadora, o que resulta em preços mais baixos do que comprar cada item separadamente.

Franquias de comercialização de milhas de viagens

O mercado de milhas de viagem para compras de passagens aéreas começou a ser explorado há poucos anos do Brasil, mas já tem muitos fãs espalhados pelo país.

Essa modalidade de serviço se baseia no fato de que poucas pessoas administram a milhagem dos seus cartões de crédito, e acabam perdendo a oportunidade de transformar os créditos em passagens aéreas.

As empresas deste segmento podem tanto comprar as milhas direto como o usuário, ou oferecer sua estrutura como plataforma para que a pessoa que tem milhas sobrando e o interessado em viajar consigam se comunicar e fechar negócio.

Franquias de lua de mel

Uma viagem de lua de mel, naturalmente, exige um planejamento diferente. Afinal, o ideal nesse caso é que o destino e as atividades sejam totalmente pensadas para um casal.

Essas franquias costumam trabalhar com destinos mais românticos, que agradam todos os gostos; mas têm opções mais personalizadas para os casais que gostam de aventuras, que são apaixonados por gastronomia, por moda, música, esportes radicais e por aí vai.

O interessante é que essas empresas auxiliam os noivos criando um roteiro completo e personalizado de acordo com a identidade do casal, suas preferências, atividades preferidas e, claro, o orçamento que têm disponível.

Conheça a franquia Encontre Sua Viagem

Encontre Sua Viagem

No mercado desde 2011, a Encontre Sua Viagem é uma rede especializada em turismo e que conta com mais de 150 mil opções de hotéis e cobre cerca de 95% das companhias aéreas do mundo todo.

Além das passagens aéreas para destinos nacionais e internacional e hotéis, a Encontre Sua Viagem também oferece serviços de aluguel de veículos passagens de ônibus e muito mais.

A marca tem oportunidades para franquias no modelo de loja física e home office e trabalha com investimentos bastante acessíveis.

Quem pretende trabalhar em casa consegue se tornar um franqueado investindo a partir de 5 mil reais. O faturamento nesse modelo fica em torno de 70 mil reais. Os franqueados que optarem pela loja física, investem cerca de 40 mil reais, e têm um faturamento próximo de 200 mil reais por mês.

Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: de 3 a 24 meses
Faturamento médio mensal: R$ 70 mil a R$ 200 mil

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