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Franquia roupas femininas plus size: mercado lucrativo


Já ouviu falar em franquia de roupas femininas plus size? Pois bem, esse é um mercado ainda pouco explorado diante da demanda ampla do mercado. Se você quer investir nesse nicho, chegou o seu momento!

O mercado de moda plus size já evoluiu bastante, mas tem um enorme potencial de ampliação. Isso porque, mais da metade da população brasileira está acima do IMC ideal.

Outra estatística é que 17,9% dos que estão acima do peso são considerados obesos. Quer dizer que existe muita demanda nesse mercado, mas que ainda é pouco explorado diante da necessidade de adequação.

Uma franquia de roupas femininas plus size é uma boa opção para quem já gosta de moda e vestuário, mas que precisa se adequar a esse segmento.

Acompanhe nesse artigo todas as informações que você precisa para conhecer melhor esse universo de oportunidade que pode, e deve, ser ampliado.

Mercado de Moda Plus Size

A moda plus size é ainda um mercado em expansão, apesar de já sentirmos uma mudança de comportamento das empresas para esse público. A moda em si, por meio de revistas e editoriais, vêm trazendo à tona essa oportunidade.

As empresas estão se adequando, ainda de forma lenta, à necessidade desse público, que procura e precisa de variedade de produtos. As peças e o gosto dos consumidores desse segmento buscam muito mais do que a casualidade.

Por exemplo: só em 2016 foi fundada a Associação Brasil Plus Size (ABPS). A organização surgiu da necessidade gerada pelo crescimento do setor.

A ABPS promove a união de profissionais vinculados ao setor. Alinhados com um pensamento acadêmico das universidades, eles buscam pesquisar o segmento, a fim de fomentar melhorias mercadológicas.

Segundo a ABPS, alguns dos motivos que fazem o mercado ser ainda pouco explorado é a teoria padronizada do conceito de beleza “magra”. Essa fixação do padrão feminino ainda impede que as empresas enxerguem o grande potencial desse mercado.

Um outro levantamento feito pela associação mostra que 63% dos consumidores têm dificuldade em encontrar opções e tamanhos de roupas no plus size. Cerca de 77% deles ainda consideram difícil encontrar peças que vistam bem.

Ainda de acordo com a ABPS, o mercado plus size cresceu 21% nos últimos três anos, enquanto a indústria de vestuário acumulou queda superior a 5%. Ou seja, investir em franquia de roupas femininas plus size é uma opção promissora para esse mercado.

A moda plus size

A moda plus size surgiu da necessidade de classificar os modelos que usavam tamanhos a partir de 58, para calças, e XGG para blusas. Com o passar do tempo, essa adequação mudou e, atualmente, o tamanho a partir de 46 já é considerado plus.

Ao longo do tempo, foram sendo produzidos tamanhos maiores e com maior demanda de números. Com o objetivo de oferecer mais conforto e variedade de peças, as grifes famosas optaram por incluir em seus desfiles mulheres com tamanhos “reais”, diferentes das modelos tradicionais das passarelas.  

Isso porque, a moda plus size não busca disfarçar o excesso de peso, mas a valorização de um conceito real de vida, e até de valorizar as partes do corpo.

O objetivo do segmento de moda plus size é também e, principalmente, tirar do cliente aquele sensação de que nunca encontrará nada do seu tamanho.

As peças produzidas para esse público precisam ter corte e caimento para valorizar as curvas. Por essa razão, apostar em tendências é um ponto forte para se destacar nesse mercado.

Por que investir em uma franquia de roupas femininas Plus Size?

O perfil dos consumidores tem mudado ao longo do tempo e as expectativas desse mercado são as melhores possíveis. O consumidor está adquirindo uma consciência de pertencimento e valorizando as próprias curvas.

O conceito de plus veio com uma mudança de pensamento. Até porque, estar acima do peso não é um problema — muitas vezes, é o perfil, a estrutura do corpo de cada pessoa.

Diante desse pensamento, os usuários buscam por roupas que atendam à mesma necessidade dos consumidores dos tamanhos considerados tradicionais.

Logo, os consumidores de plus size buscam por conforto, qualidade e beleza nas peças. Apenas usar peças do dia a dia não é mais suficiente — é preciso atender as necessidades e os gostos desse público.

Apesar dessa necessidade, ainda há espaços para serem explorados nesse mercado em evolução. Apenas 1/3 das indústrias têxteis do Brasil estão voltadas para esse segmento. Não há dúvidas de que esse é um mercado muito promissor para quem busca empreender.

Para ampliar o atendimento, é possível agregar os produtos de moda plus size entre os produtos convencionais, com a mesma variedade e diversidade, o que ainda é pouco visto nas lojas.

Existe público para franquia de roupas femininas plus size?

Se você ainda tem dúvidas se existe público suficiente para o nicho de plus size, fique despreocupado. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde mostrou que 52,5% da população brasileira têm sobrepeso.

Só no ano de 2018, o mercado de vestuário para tamanhos acima de 46 movimentou R$ 7,1 bilhões, o que corresponde a um crescimento de 8%. Os dados são da Associação Brasileira de Plus Size (ABPS).

Outro levantamento da associação revelou que o número de lojas físicas especializadas em moda plus size no Brasil é de 12.305, mais 632 comércios digitais (e-commerce). Os números correspondem a 25% do varejo de vestuário.

Quer dizer que a demanda supera a oferta de produtos e serviços que precisam ser atendidos nesse mercado.

7  dicas para atuar no mercado de franquias de roupas femininas plus size

loja de roupas plus size
Compreender o desejo dos consumidores desse nicho é fundamental para o crescimento do negócio.

O segmento plus size é uma grande oportunidade, mas também um desafio. Isso porque, é preciso compreender o público, seus anseios, necessidades e comportamento.

Os consumidores buscam muito mais do que só se vestir. Eles querem ressaltar o próprio estilo e beleza, com o uso de roupas modernas confortáveis e que reforçam as qualidades e estilo de cada um.

No mercado de franquias de roupas femininas plus size, é possível seguir um processo de planejamento que pode, sim, ajudar o seu negócio. Para reforçar o seu objetivo de vendas a este público, trouxemos aqui 10 dicas para melhorar a sua compreensão da atividade. Acompanhe!

1. Plano de negócios

Com um bom plano de negócios, é possível compreender melhor o seu público, quem são, onde estão e como você deve atendê-los nesse mercado.

No caso das franquias, o empreendedor tem acesso a um plano predefinido para auxiliar esse processo.

2. Seja diferente

Diferente do que algumas pessoas pensam, a moda plus size tem o objetivo de explorar o estilo de cada pessoa, não de esconder suas características. Na verdade, é preciso oferecer peças que reforcem a beleza natural das consumidoras e possam agregar valor no consumo.

Portanto, seja diferente. Pense como quem busca reforçar o potencial que existe por trás da característica do plus size.

3. Priorize qualidade

As consumidoras de moda plus size procuram por qualidade nas peças. Assim, busque entrar no mercado de franquias com uma empresa que, de preferência, produza as próprias peças. Isso costuma garantir melhor padrão aos itens.

Mas lembre-se: os consumidores buscam por qualidade, mas não abrem mão de um preço que atenda às expectativas de compra.

4. Invista na moda

Procure por marcas de franquias que apostem em peças modernas com cores, tendências e beleza. Aprenda a analisar os estilos de cada mulher e ofereça, por meio do seu conhecimento, maior segurança ao atender o seu cliente.

5. De olho nas tendências

Pesquise, participe de treinamentos e estude sobre a moda plus size. Essa é uma maneira de ficar na frente dos concorrentes, com o seu conhecimento.

Uma franquia de moda plus size já oferece parte deste conhecimento, especialmente pelos treinamentos dados ao franqueado. Mas você precisa ir além.

Assim, pesquise em blogs de moda e revistas. Tudo isso é uma forma de se atualizar e oferecer conhecimento ao seu cliente.

6. Vá a eventos

Participe de feiras do segmento como o Fashion Weekend Plus Size, evento que reúne grandes marcas especializadas. Assim como de outros eventos que puder para agregar valor e experiência no setor.

7. Treine os vendedores

Todos os conhecimentos adquiridos na sua experiência de pesquisa devem ser transferidos também para os colaboradores que estão dia a dia à frente das vendas do seu negócio.

Essa é uma forma de oferecer  uma orientação mais adequada ao cliente no momento da escolha e da compra.

Nichos das franquias de roupa feminina Plus Size

Assim como as demais empresas do ramo de moda e vestuário, existem diversos segmentos de produtos no plus size. Como roupas e acessórios, moda praia, moda íntima, lingerie, entre outros.

Entre esses, o ramo de lingerie está entre os mais difíceis de se encontrar no mercado. As lojas existem, mas normalmente não com a mesma variedade que para o público “convencional”.

Além de tudo, é preciso ter cuidado ao atender essa demanda. Se a sua opção for segmentar apenas para a moda íntima, por exemplo, você deverá ter muito preparo para atender o seu cliente.

lingerie plus size
É preciso investir no atendimento diferenciado e cuidadoso para o público plus size.

Escute as necessidades do cliente com muita atenção

Como já mencionamos em dicas de como atender o seu cliente, é importante reforçar que o vendedor deve ser também um bom ouvinte, saber ouvir e entender o que o consumidor procura é o primeiro ponto.

Aposte em um bom mix de produtos

A escolha ideal é uma franquia de moda feminina plus size que ofereça um bom catálogo de produtos. Isso porque, é preciso oferecer variedade a um público que não encontra essa diversidade em qualquer local.

Conhecendo os gostos de cada pessoa, é possível selecionar as peças que terão mais chances de serem vendidas. Invista verdadeiramente nesse nicho de mercado.

Se a franquia tiver produção própria, melhor ainda, pois será possível ter mais opções de cores, moda e tendências. Existe maior liberdade nas confecções que produzem a própria marca.

Não sugira o tamanho

Não ofereça tamanhos por suposição. Podem ocorrer equívocos, ainda mais se tratando de peças plus size.

Permita que a cliente tenha a liberdade de escolher e dizer o que procura, a não ser que ela peça ajuda. Sugira de acordo com a ideia do cliente.

Certas situações podem causar desconforto ou constrangimento. É preciso muito bom senso e sensibilidade.

Seja um consultor de moda

É possível se tornar um consultor de moda para o seu cliente. Aproveite o momento da venda para encantar e conquistar o cliente com orientações que passem segurança, confiança no momento da compra.

Encontre os fornecedores certos

Procure fornecedores que ofereçam a qualidade que seu cliente procura. Caso contrário, você não conseguirá fidelizar clientes. Busque empresas que ofereçam produtos confortáveis e desenhados especialmente para o seu público.

Opções de franquias de moda feminina plus size

Abaixo, trouxemos algumas opções de franquias voltados à moda plus size. Todas elas vêm amparadas pela expertise das franquias, que oferecem todo suporte para funcionamento da marca e acompanham o investimento em todas as etapas.

Mardelle Moda Íntima

A Mardelle tem 25 anos no mercado voltado para lingerie e moda íntima. Conhecida por sua variedade de produtos, a franquia atende a todos os públicos. Inclusive o plus size, que conta com um amplo catálogo de opções.

Com seis confecções próprias, a Mardelle segue as tendências da moda e oferece produtos com qualidade.

Para atrair os empresários interessados na aberturas de unidades da franquia, a marca oferece para seus franqueados suporte operacional, treinamentos e assessoria contínua, para que todas as unidades se desenvolvam com base no sucesso do seu conceito de negócio.

Entre as opções de produtos oferecidos pela marca estão as linhas:

  • Feminina – calcinha e sutiã;
  • Masculina – cuecas e sungas;
  • Noite – baby doll, camisolas e pijamas (todos os tamanhos e sexos);
  • Infantil – calcinhas e duas peças;
  • Maternidade – camisolas, bodys, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e em período de amamentação. 
  • Plus Size – linha completa

Para abrir uma franquia da Mardelle, é possível escolher entre os modelos de loja física para shoppings ou para pontos comerciais na rua. O investimento inicial na marca é de R$ 135 mil.

Saiba mais sobre a Mardelle no vídeo abaixo!

Forma Rara

A Franquia Forma Rara foi fundada no ano de 2004. Seu objetivo é oferecer opções de moda feminina específicas para o público plus size. A preocupação da marca é atender as mulheres com o melhor da moda, com elegância e estilo das principais tendências do mercado.

Com o aumento da demanda de público, a marca ampliou seu portfólio de vestuário para números a partir do 38, que vão até o 58.

Nas opções de franquias da Forma Rara, é possível se tornar um franqueado com valores a partir de R$ 116 mil.

Annual Plus

A franquia Annual Plus surgiu para atender as clientes que buscavam por uma moda diferenciada, mas que não abriam mão do conforto e da beleza dos produtos de vestuário.

É possível investir em uma franquia da Annual Plus com valores a partir de R$ 137 mil.

Agora você conhece o mercado da moda plus size e as oportunidades que ele pode oferecer.

Ainda em dúvida se abrir uma franquia vale a pena? Você pode descobrir um pouco mais sobre o franchising acessando o link.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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