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Franquia Encontre Sua Viagem: tudo o que você sempre quis saber sobre


Anda pesquisando sobre a franquia Encontre Sua Viagem? Pois esse é um guia completo sobre o negócio, com tudo o que você precisa saber antes de investir.

Abrir uma franquia Encontre Sua Viagem pode ser interessante para quem já atua com Turismo, ou mesmo apenas para quem apenas gosta do ramo. Ter interesse na atividade, curiosidade para pesquisa e descoberta de novos negócios, é algo essencial para o sucesso do negócio.

A franquia ESV já tem anos de mercado e vem se expandindo cada vez mais pelo Brasil. Inclusive porque o Turismo não para de crescer. Mesmo em situações de crise e pós-crise, as pessoas continuam a viajar.

Mas claro, se você pretende abrir um negócio, precisa conhecê-lo a fundo. Por exemplo: você sabia que o apoio na escolha do ponto comercial é um dos suportes que o franqueado ESV conta? E que a marca conta com um mix enorme de serviços para venda ao consumidor?

Esses são alguns dos pontos que apresentamos nesse artigo. Continue lendo e descubra tudo sobre a franquia Encontre Sua Viagem.

Neste texto, você vai ler:

Conheça a história da Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem foi a primeira franquia criada pelo empresário Henrique Mol e que, anos depois, deu origem à Encontre Sua Franquia. A Encontre Sua Franquia é hoje uma das maiores holdings de franquias do Brasil. 

Ela conta com outras marcas de franquias, em setores diferentes. São elas: a Acquazero, Mardelle, Quisto Corretora de Seguros, Fórmula Pizzaria e Suav. Conheça todas as marcas em: Quanto custa uma franquia de uma das maiores holdings do Brasil?

Por meio do suporte cuidadoso aos seus franqueados, a holding facilita o desenvolvimento e sucesso das unidades abertas.

Mas voltemos à história da Encontre Sua Viagem. A empresa nasceu em 2011, fruto da experiência de Henrique Mol no mercado de turismo. Mol prestava soluções a agências de viagens e operadoras de turismo em seu trabalho. 

O contato diário com o mercado fez com que empresário identificasse a importância do conceito de rede para as agências de viagens. 

Uma rede poderia garantir melhores condições comerciais e suporte para desenvolvimento no setor. Logo, haveria a chance de as marcas competirem de igual para igual com empresas maiores, com serviços dos principais fornecedores do mercado.

Com essa percepção, nasceu a ideia de franquia da Encontre Sua Viagem. O modelo foi, desde o início, uma opção barata de investimento, oferecendo suporte para desenvolvimento das unidades e condições comerciais competitivas.

Como citado, a expansão da marca pelo País e o potencial do modelo de franquia foram parte importante para a criação da holding Encontre Sua Franquia. A partir daí, os franqueado ganharam uma estrutura de suporte ainda maior. 

Hoje, a holding franqueadora da ESV conta com os setores de Relacionamento, Serviço de Atendimento ao Franqueado (SAF) e Marketing. Todos prestam diferentes suportes aos franqueados, como o auxílio comercial, para instalação de uma unidade, divulgação e mais.

homem trabalhando home office franquia Encontre Sua Viagem
Os franqueados Encontre Sua Viagem têm acesso a treinamento e, quando necessário, atendimento on-line.

Como funciona a franquia Encontre Sua Viagem?

Ao abrir uma franquia Encontre Sua Viagem, o empreendedor passa a oferecer os serviços e produtos disponíveis no catálogo da rede. São opções como passagens aéreas, pacotes de viagem, traslado e mais.

Mas não é exatamente o franqueado que oferece esses serviços. Na verdade ele trabalha como um intermediador na contratação de todas as opções. Quem de fato oferece os produtos são as empresas parceiras do negócio.

Como companhias aéreas, hotéis, seguradoras para seguro viagem e mais. São quase dois mil parceiros comerciais da franquia Encontre Sua Viagem pelo mundo. Essa variedade garante a possibilidade de encontrar ótimas ofertas aos usuários, o que atrai os consumidores.

Por ser uma franquia, o empreendedor recebe um manual de atuação do negócio. São dicas e regras para atuar mantendo a padronização da empresa.

Ou seja, oferecendo exatamente o mesmo que outras unidades da marca. Seja em relação aos produtos e serviços, seja com um atendimento de qualidade e atencioso.

Afinal de contas, uma franquia é uma “cópia” de um negócio que já existe, uma nova unidade. Isso é o que dá ao consumidor mais confiança na empresa, pois ele sabe o que esperar do negócio.

Especialmente no setor de Turismo, essa confiança é fundamental. Um agente de viagens lida com a realização de sonhos. Os consumidores não colocarão esses sonhos nas mãos de alguém que não transparece oferecer serviços de qualidade.

Conquistar uma reputação assim respeitável pode demorar anos. Enquanto isso, com uma franquia Encontre Sua Viagem, ela já vem associada à marca.

Para oferecer o que o cliente espera, os franqueados ESV passam por treinamentos. Eles ensinam a atuar da melhor forma e dentro dos padrões da rede.

Entenda o que o franqueado Encontre Sua Viagem faz

Como citado, o trabalho de um franqueado Encontre Sua Viagem é de um agente de viagens. Ou seja, de servir como um intermediador na contratação de serviços de turismo, e também de orientar na definição de um bom plano de viagem.

Ou seja, o franqueado tem como papel pesquisar por serviços que atendam à demanda do usuário. Também pode auxiliar:

  • Na escolha de um roteiro turístico;
  • Informar atrações a conhecer;
  • Orientar quanto às exigências a serem atendidas (como a vacinação prévia para viagem a um país determinado);
  • Organizar excursões;
  • Contratar companhias para traslado do usuário;
  • Oferecer orientações sobre moeda, visto e câmbio do destino, quando este for internacional;
  • Agendar visitas a parques temáticos;
  • Adquirir ou reservar ingressos para atrações, entre outros.

Para isso, o empreendedor ESV recebe da franqueadora acesso a um amplo sistema de venda. Por meio dele, é possível realizar as mais diversas cotações ao cliente, em diferentes fornecedores.

Visando garantir essa variedade de fornecedores à rede, a franqueadora faz a negociação de melhores condições comerciais com os fornecedores.

Além da cotação dos serviços, o franqueado precisa exercer na unidade:

  • A Gestão Administrativa, Financeira e Operacional;
  • Comunicação com a franqueadora;
  • Supervisão da equipe de funcionários da unidade.

Vale dizer que algumas dessas atividades podem ser repassadas a um colaborador da unidade. Como o atendimento dos clientes, cotação dos produtos e mais. Basta contratar funcionários para tal.

Mesmo assim, é essencial que o franqueado se dedique à unidade. Principalmente na gestão do seu dia a dia. Sua presença no negócio facilitará verificar as necessidades da franquia e realizar o trabalho necessário para seu desenvolvimento.

Quem pode investir na Encontre Sua Viagem? Perfil do franqueado

De modo geral, qualquer empreendedor interessado pode investir em uma franquia Encontre Sua Viagem.

imagem ilustrativa agente franquia de viagens franquia Encontre Sua Viagem
Um franqueado ESV precisa ter interesse no setor de Turismo.

Mesmo assim, já com anos de atuação no mercado, a franqueadora conseguiu perceber um perfil de empreendedor que tem mais sucesso no negócio. São características simples, mas que ajudam o franqueado a manter o foco e desenvolver sua unidade.

Dessa forma, a franqueadora indica como características indispensáveis a um franqueado ESV:

  • Identificação com a marca, o mercado de turismo e com os produtos do catálogo da Encontre Sua Viagem;
  • Estar disposto a seguir os padrões da rede;
  • Ser um operador, ou ter um operador, com disponibilidade para se dedicar à gestão de sua franquia;
  • Ter organização e possuir noções de administração de empresas.

Quando conta com essas características, o empreendedor tem mais facilidade de se adequar à rede de franquia e de atrair clientes para sua unidade.

  • Além dessas, são considerados traços desejáveis, mas não obrigatórios, ao franqueado:
  • Ser comunicativo;
  • Ter facilidade para lidar com pessoas, uma vez que será preciso gerir uma equipe e atender a clientes;
  • Nível e escolaridade mínima de 2º grau completo;
  • Dispor do capital total necessário para o investimento na franquia e sua implantação.

Durante o processo de franqueamento, a franqueadora ESV vai avaliar, junto ao candidato, se ele atende a esses “pré-requisitos”. Mas, como explicado, muitos deles são apenas desejáveis, enquanto outros são simples de desenvolver.

Com essa avaliação e o entendimento mais completo do negócio, você e franqueadora, juntos, poderão perceber se a ESV é mesmo a melhor opção de investimento ao seu perfil.

A Encontre Sua Viagem é uma boa opção para você?

Como explicamos no tópico anterior, a franquia ESV considera algumas características como fundamentais para o sucesso do franqueado. Os empreendedores que têm esse perfil de negócio encontram mais facilidade para fazer suas vendas e atrair o consumidor.

Mesmo assim, pode ser que você ainda tenha dúvidas se teria bons resultados com a Encontre Sua Viagem. Afinal, investir em um negócio é uma grande decisão, e você quer ter a certeza de que você está indo pelo caminho certo.

Então, antes de tudo, precisamos destacar o seguinte: a franqueadora vai te auxiliar nessa decisão. Juntos, vocês poderão perceber se esse tipo de negócio é mesmo o ideal ao seu perfil. 

De qualquer forma, muitas das características tratadas como essenciais podem ser desenvolvidas ao longo do tempo. Basta que você esteja disposto a desenvolvê-las. A seguir, explicamos algumas dessas. 

Interesse por Turismo

Trabalhar com algo que você gosta é essencial para seu sucesso. Principalmente em investir em seu próprio negócio. 

Isso porque, a jornada empreendedora é algo que inclui riscos. Esses riscos são mínimos com uma franquias, mas ainda assim existem.

Ao trabalhar com algo em que você tem interesse, o trabalho para superar os riscos se torna mais simples e prazeroso.

Assim, para abrir sua Encontre Sua Viagem, é importante que você tenha interesse pelo setor de Turismo. Interesse, já que a experiência prévia não é necessariamente necessária. Afinal, você vai passar por treinamento para atuar.

É importante ter curiosidade por outros lugares e culturas. Se você for alguém que viaja bastante, ou que já planeja viagens para amigos e família, o sucesso com o negócio pode ser ainda maior.

Habilidade para vendas

Você tem habilidade para convencer as pessoas sobre algo? Essa é uma característica importante para realizar suas vendas.

Com essa capacidade de persuasão, você terá mais facilidade em apresentar os serviços da ESV e até mesmo agregá-los às compras. Por exemplo: se o usuário te procurou para comprar passagens aéreas, você pode acabar convencendo-a a comprar a hospedagem com você também.

Facilidade de comunicação

Ter facilidade em lidar com pessoas é algo que influencia muito nas suas vendas. É preciso ter carisma e paciência para explicar tudo sobre um serviço quantas vezes forem necessário.

contato com a marca
Mesmo que o atendimento do cliente seja à distância, ter facilidade de se comunicar é essencial.

Essa comunicação fluída vai facilitar muito as vendas do negócio. Vai também ajudar a liderar uma equipe de colaboradores, caso eles sejam contratados para sua unidade. Uma franquia ESV Loja Física costuma contar com um ou dois colaboradores.

Aptidão para marketing da unidade

Para ver a franquia crescer, é essencial fazer sua divulgação. Essa divulgação pode acontecer por meios off-line e on-line, para que um público amplo seja alcançado.

O marketing off-line de uma unidade pode acontecer, por exemplo, por meio da divulgação de panfletos. A distribuição de brindes, cartões de visita, anúncios em revistas, rádio e televisão, carros de som e outros.

Já o marketing on-line de uma unidade pode ser feito, principalmente, por meio das redes sociais. É preciso alimentar as páginas do Facebook e Instagram da sua franquia, para atrair consumidores para suas soluções.

O marketing on-line também inclui ações como a publicidade por meio do Google Ads e Facebook Ads.

É importante que o franqueado tenha aptidão para o marketing no sentido de estar disposto a realizar cada uma dessas ações, e aprender sobre elas. Mesmo que uma agência ou profissional de marketing seja contratado para executá-las, é o franqueado quem deve supervisionar seus resultados.

A franqueadora ESV conta com um departamento de marketing que presta todo o suporte necessário para divulgação de cada unidade. Veja abaixo.

Suportes da franqueadora ao franqueado Encontre Sua Viagem

Sem dúvida, uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com os suportes da franqueadora. É por meio deles que o empreendedor aprende a atuar e tem mais facilidade em lidar com o dia a dia do negócio.

Isso acontece porque a marca de franquia já terá passado por outras implantações. Ou seja, outras unidades já testaram seu modelo de negócio, e ele pode ser corrigido quando necessário.

Dessa forma, a franqueadora Encontre Sua Viagem consegue prestar apoios que vão auxiliar seu franqueado a alcançar o sucesso.

Abaixo, apresentamos os suportes a que um franqueado ESV tem acesso. Acompanhe!

Supervisão da rede e serviços de orientação

A franqueadora conta com uma equipe de Relacionamento preparada para prestar suporte ao dia a dia do franqueado. Essa equipe auxilia na resolução de eventuais problemas operacionais da franquia. Seu atendimento fica disponível por telefone e pelo sistema on-line mySuite.

Ao mesmo tempo, é realizada a supervisão do desempenho da unidade, com a troca de informações por relatórios. Percebendo a necessidade de melhorias ou adoção de novas estratégias, a franqueadora auxilia o franqueado a realizá-las.

Os suportes oferecidos têm como objetivo aprimorar e orientar a qualidade do trabalho do franqueado. Assim como melhorar o seu desempenho financeiro e a adoção de estratégias de marketing efetivas à unidade.

Treinamento do franqueado

Para que o franqueado realize seu trabalho da melhor forma possível, a franqueadora realiza o seu treinamento. 

Essa também é uma forma de manter a padronização do trabalho da marca e entregar exatamente o que o consumidor espera dele. Isso conquista a confiança do usuário, pois ele entende que a rede tem um tipo de atendimento único.

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Treinamento on-line do franqueado facilita o processo de capacitação e abertura do negócio.

A capacitação do franqueado é feita de modo on-line, por meio da Academia de Estudos da Franquia. Associada a ela, é possível fazer o treinamento presencial na matriz da franquia, localizada em Belo Horizonte (MG). Fica a cargo do empreendedor decidir realizar ou não essa última.

O treinamento é disponibilizado não apenas ao franqueado, mas também a sua equipe inicial, caso ele contrate colaboradores à sua unidade. Assim, todos serão habilitados para a operação da franquia conforme padrões preestabelecidos.

Os treinamentos têm foco principal em vendas. Ou seja, para o atendimento do cliente e como “convencê-lo” da compra dos serviços ESV ofertados. A capacitação reflete em qualidade do atendimento dos franqueados e no fortalecimento da marca.

Manuais para atuação

Pensando novamente na padronização da rede e facilidade de trabalho do franqueado, a franqueadora entrega seu know-how ao empreendedor. Esse “modo de fazer” é um manual para a operação do negócio.

As informações incluem as principais questões de rotina da agência de viagens. Elas são disponibilizadas de forma on-line ao franqueado logo após sua entrada na rede.

Suporte de marketing

Fazer a divulgação de um negócio é essencial para o seu sucesso. É por meio dela que os consumidores conhecem uma marca e são atraídos a comprar.

Entendendo essa importância, a franqueadora oferece às suas unidades suporte completo em marketing. 

Para isso, ela disponibiliza materiais para divulgação on-line (principalmente nas redes sociais) e materiais gráficos para impressão (como panfletos e banners). Os custos de impressão de responsabilidade do próprio franqueado.

As unidades também contam com assessoria e dicas para realizar seu marketing. Inclusive para a programação de anúncios virtuais, principalmente pelo Facebook Ads e Google Ads.

Apoio jurídico

Outro dos suportes ao franqueado Encontre Sua Viagem é o apoio jurídico. Com ele, o empreendedor recebe assessoria jurídica quando se fizer necessário, como para o registro de seu CNPJ.

Acordos comerciais com fornecedores

Um dos atrativos da franquia Encontre Sua Viagem é que seus franqueados oferecem uma grande variedade de produtos e serviços. Para que o franqueado conte com essas opções na venda, a franqueadora estabelece acordo comercial com os maiores fornecedores do mercado.

Atualmente, a marca tem acordos com empresas como: Latam, Gol, Azul, Copa Airlines, Turkish, AirFrance, TAP, Booking, CVC, Trend Operadora, Europlus, Rental Cars, Localiza, Movida, Hertz, Azul Viagens, Schultz, Avianca, West Central, Visual Turismo, GTA, Vital Card, American Airlines, Delta, Air Europa, Alitalia, South African, Etihad, entre vários outros parceiros.

Tecnologia

Na hora de realizar seu trabalho, o franqueado utiliza sistemas de parceiros homologados pela franqueadora. São ferramentas para realização de cotações e vendas, que permitem acesso fácil às ofertas para apresentação ao cliente.

Escolha do ponto comercial

A franquia Encontre Sua Viagem tem dois modelos de negócio disponíveis: o Home Office e o Loja Física. Quando a opção escolhida pelo franqueado é de loja física, é necessário abrir um ponto comercial do negócio.

Mas onde essa instalação deve ser feita? Qual o melhor local para a loja? Para ajudar a definir o ponto comercial, a franqueadora realiza um estudo de geomarketing na cidade do franqueado.

Esse estudo avalia aspectos como a presença do público-alvo do negócio na área, facilidade de acesso pelos clientes e mais. Com as informações, a franqueadora consegue orientar o franqueado sobre o melhor lugar para instalar a unidade.

Projeto visual

É importante que as lojas físicas da Encontre Sua Viagem tenham a mesma composição visual. Isso é algo que facilita o reconhecimento da marca pelo consumidor, facilitando a compra.

Visando garantir essa padronização, a franqueadora entrega ao franqueado o projeto visual e arquitetônico da sua unidade. Com o projeto em mãos, o empreendedor fica responsável por executá-lo.

franquia encontre sua viagem frente de uma loja
As unidades da franquia Encontre Sua Viagem têm uma fachada chamativa e atrativa ao cliente.

Franquia Encontre Sua Viagem é boa?

A franquia Encontre Sua Viagem é, sim, uma boa opção de negócio para se investir. Isso porque, a rede já tem anos de mercado e uma marca reconhecida pelo consumidor.

Esse reconhecimento é importante para conquistar a confiança do usuário. Até porque, o franqueado ESV lida com a realização de sonhos. Para deixar seus sonhos sob a responsabilidade de um profissional, o cliente precisa confiar em seus serviços.

Ao mesmo tempo, vale dizer que a rede tem se expandido cada vez mais pelo Brasil. Se tantos empreendedores investiram e continuam a atuar com a marca, é sinal de que ela traz bons resultados. 

Atualmente, são mais de 500 unidades da franquia em operação. Um número que não para de crescer, especialmente porque esse é um modelo de negócio barato. Você poderá acompanhar em um próximo tópico os valores para investimento na ESV.

Além desses aspectos, podemos apresentar outros que destacam a marca como uma boa opção de negócio. Veja abaixo.

O suporte da rede franqueada

Como apresentamos no tópico anterior, a rede ESV oferece ao franqueado uma série de suportes para sua operação. São apoios, materiais e orientações para o dia a dia do negócio.

Esse é um dos principais aspectos que torna a franquia um modelo de negócio mais seguro. Como recebe informações de como atuar, o franqueado erra menos e vê sua unidade se desenvolver rápido.

Para você ter uma ideia sobre a segurança desse modelo, vale citarmos uma pesquisa. Essa pesquisa apresenta dados da mortalidade de negócios no geral, não falando especificamente da Encontre Sua Viagem. Mesmo assim, é interessante para você compreender a segurança citadas.

Segundo o estudo, 23% dos negócios abertos do zero, por conta própria, fecham as portas antes de completar dois anos de atuação. Essa porcentagem cai para apenas 5% das franquias que fecham no mesmo período.

Modelo de negócio sólido e expansão da rede

Ao longo dos anos, o modelo de negócio da Encontre Sua Viagem foi atualizado e aprimorado sempre que necessário. Por seu tempo de mercado, o modelo já “maturou” e se mostrou eficaz para o sucesso dos seus franqueados.

O que não elimina, claro, a possibilidade de novos aprimoramentos. Sempre que novas tecnologias ou soluções de serviços se mostram interessantes à franquia, elas são consideradas e aderidas pelo modelo.

homem trabalhando supervisao da franquia analise de dados franquia Encontre Sua Viagem
A supervisão das unidades, feita pela franqueadora, é um dos pontos que facilita o fortalecimento da rede.

Com seu modelo sólido e crescimento frequente, a rede já conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo território nacional. 

A expansão da rede traz vários benefícios aos franqueados. Por exemplo: quanto mais unidades, mais a marca é reconhecida e recebe a confiança dos consumidores.

Investimento em marketing

Os franqueados ESV recebem suporte para seu marketing local, mas vale dizer que a divulgação da rede não se limita a isso. Na verdade, a franqueadora também investe em publicidade de âmbito nacional.

Com essas ações, a empresa busca reforçar a autoridade da marca e atrair consumidores para seus diferentes franqueados.

A ESV já realizou, por exemplo, publicidades em programas de TV e outdoors. Continuamente, a rede busca por novas inserções e soluções para divulgação nacional da marca.

Por que investir na franquia Encontre Sua Viagem?

São várias as vantagens de investir em uma unidade da ESV. Começando pelo fato de que a franquia é um modelo de negócio barato. Então, mesmo que você tenha pouco capital, pode encontrar na marca uma ótima opção de negócio.

A Encontre Sua Viagem também é uma franquia com público amplo e um setor atrativo. Até porque, a ideia de sazonalidade no Turismo já ficou para trás. As pessoas viajam durante todo o ano e, por isso, o franqueado tem faturamento recorrente em seu negócio.

Quer conhecer mais atrativos de investir em uma ESV? Continue lendo!

Reconhecimento da marca

Imagine que você resolva abrir sua agência de viagens do zero, uma marca completamente nova. Para que seu negócio cresça, ele terá que se provar, vai precisar mostrar que tem um bom trabalho a oferecer.

Conquistar esse tipo de reconhecimento é importante para criar confiança no mercado. Pense com a gente: você prefere comprar de uma marca conhecida, da qual sabe o que esperar, ou de um produto do qual você nunca ouviu falar? Provavelmente da marca conhecida, não é mesmo?

O seu consumidor pensa da mesma forma. Então, será muito melhor iniciar uma Encontre Sua Viagem, do que começar sua própria agência.

Uma unidade ESV já é aberta munida da reputação da marca. Isso mesmo que a sua cidade nunca tenha tipo uma unidade da franquia. 

Afinal, se o consumidor pesquisar pela empresa, vai verificar que ela tem boa reputação no mercado. Então, confiar na sua unidade e comprar será muito mais simples.

Com anos no mercado, a ESV já é reconhecida como uma das principais agências de viagem do Brasil.

Não é preciso trabalhar com produtos

Ao trabalhar com produtos, o empreendedor precisa manter um estoque, ter atenção à validade dos itens, se preocupar com o armazenamento de tudo e outros pontos.

Mas isso não acontece ao investir em uma franquia Encontre Sua Viagem. O modelo de negócio trabalha com serviços, e nada mais. Então não é preciso ter estoque de nada — toda a atuação do franqueado é feita por meio da demanda de cotação pelo consumidor.

Home office de baixo custo

Um dos modelos de negócio da Encontre Sua Viagem é o home office. Com essa opção, o empreendedor não precisa estabelecer um ponto comercial. Em vez disso, ele trabalha de casa mesmo, ou onde desejar.

O franqueado home office precisa contar apenas com um computador, acesso à internet e telefone para contato. 

Logo, manter a atuação com a franquia tem um baixo custo. Isso uma vez que não é necessário pagar aluguel, arcar com folha de pagamento e outros custos envolvidos em uma unidade comercial.

De qualquer forma, vale dizer que o modelo Loja Física de uma ESV também é considerado uma franquia barata. Isso porque, a unidade comercial não precisa ter muito espaço, equipamentos ou funcionários. No tópico a seguir, apresentamos os modelos de franquia da marca.

Flexibilidade de trabalho

Principalmente em uma unidade home office, o franqueado ESV tem enorme flexibilidade para definir seu horário de trabalho. Basta manter algumas horas fixas para atendimento, para que seus clientes saibam quando encontrá-lo. Os demais momentos de trabalho podem ser realizados quando o empreendedor achar melhor.

Essa característica de atuação pode dar ao franqueado mais qualidade de vida. Afinal de contas, ele poderá se organizar e ter mais tempo para a família, amigos, exercícios físicos, hobbys e mais.

Mas vale ressaltar um ponto: o tempo dedicado à unidade está diretamente ligado ao seu faturamento. Isso independentemente do modelo de franquia, loja física ou home office. 

Então, é essencial que você, empreendedor, realmente trabalhe no negócio. Os lucros não virão de forma “mágica”.

Atratividade do setor

Os brasileiros viajam bastante e garantem ótimo números ao setor do Turismo. Só em 2019 e em viagens ao exterior, a arrecadação foi de 1,47 bilhão de dólares. A informação é do Banco Central do Brasil.

Só no franchising, o ramo de Hotelaria e Turismo teve faturamento de R$ 13,2 bilhões em 2019. O aumento foi de 5,2%, com variação de 5,3% no número de unidades de franquia abertas, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além do mais, o ramo fatura em qualquer época do ano, e não mais apenas durante o período de férias (dezembro, janeiro e julho). Até porque, o turismo internacional e de inverno é mais forte fora dessas épocas do ano.

Outros números também reforçam a atratividade do setor de turismo. Veja no infográfico que selecionamos a seguir.

turismo dados em infografico franquia Encontre Sua Viagem

Não é preciso entender de turismo

Para atuar com uma unidade Encontre Sua Viagem, o empreendedor não precisa entender de Turismo ou ter qualquer experiência no ramo. Ter interesse no segmento é essencial, mas apenas isso.

Isso uma vez que, para atuar, o franqueado recebe treinamento completo da franqueadora. Ele é orientado sobre a forma de atender o cliente, sobre como montar roteiros de viagem, fazer suas vendas e mais.

Esse know how prestado permite que qualquer interessado na atividade se capacite e estabeleça uma franquia de sucesso.

Retorno rápido de investimento

Ao investir em uma franquia Encontre Sua Viagem, você, empreendedor encontrará um modelo de negócio com retorno rápido. Em médio, o franqueado “recebe de volta” o que investiu em um período entre três e 24 meses.

Esse tempo varia conforme o tipo de atuação da unidade e o modelo de negócio escolhido. Depois do retorno do investimento, o faturamento da unidade pode ser 100% usado para reinvestimento no negócio, pagamento de despesas mensais e lucro líquido do empreendedor.

Mix de serviços

O catálogo de serviços de uma franquia Encontre Sua Viagem é amplo, o que atrai os consumidores. São diversas opções para o turismo do usuário, para viagens de lazer, a negócios ou estudo.

Além da variedade de atendimentos, uma unidade conta com diferentes ofertas. Isso uma vez que a franqueadora já estabeleceu mais de 2 mil parcerias com fornecedores.

São companhias aéreas, seguradoras (para seguro viagem), hotéis em todo o mundo, locadoras de veículos e mais. Com todas as parcerias, o franqueado consegue cotar em várias empresas ao mesmo tempo. 

Assim, torna-se mais simples encontrar ofertas com o melhor custo-benefício e fazer a venda ao cliente.

Falamos mais sobre isso no tópico: Serviços da franquia Encontre Sua Viagem.

Além de facilitar as vendas, a variedade de soluções disponíveis na franquia é interessante porque facilita aumentar o ticket médio por cliente. Isso uma vez que o usuário pode encontrar tudo o que precisa para a sua viagem na agência.

Ou seja, em vez de procurar em outras companhias, ele pode fazer todas as contratações e compras necessárias com a ESV. Isso é algo que aumenta o faturamento do franqueado.

Público diverso do negócio

Os mais diferentes públicos utilizam dos serviços de Turismo. Crianças, jovens, adultos e idosos, para o lazer, negócios, intercâmbio de estudos ou cultural e mais.

Essa variedade de pessoas interessadas em viajar é bastante vantajoso para o franqueado. Sabendo alcançar cada um desses usuários, principalmente por meio do marketing, é possível alcançar um faturamento recorrente e que não depende de apenas um grupo.

Além dessa amplitude de atuação, o franqueado ESV também pode escolher definir estratégias de vendas mais intensas. Basta focar em alguns tipos de vendas, se mostrando um especialista no assunto.

Quando um agente de viagens demonstra experiência e conhecimento do ramo, tende a transmitir mais segurança ao usuário. Então, pode ser mais simples atraí-los para a compra.

Claro, sem deixar de lado os diversos outros públicos e serviços disponíveis no catálogo. Entre as segmentações que você pode atuar de forma mais intensa estão:

  • Turismo Cultural
  • Religioso
  • De aventura
  • Negócios
  • Rural
  • LGBT
  • Intercâmbios
  • Para terceira Idade
  • Ecoturismo etc.

Faturamento da franquia

Trabalhar com viagens pode ser um negócio bastante lucrativo. Por exemplo: uma viagem econômica ao consumidor para Salvador (BA), por sete dias, pode custar cerca de R$ 3 mil. Para 15 dias a um destino internacional, não é difícil que os preços cheguem a R$ 10 mil, e assim por diante.

Os lucros de um franqueado ESV são obtidos por meio de uma comissão, com rentabilidade média de 10%. Assim, com a venda de apenas cinco viagens internacionais no mês, você pode alcançar R$ 50 mil de faturamento, aproximadamente, com lucro líquido de R$ 5 mil.

Mas cinco viagens mensais são apenas um exemplo. O número de vendas e valores dos contratos realizados costumam ser bem maiores.

Como citamos antes, o lucro de uma unidade ESV está diretamente ligado ao tempo dedicado ao negócio. Então, com o trabalho intenso na unidade e uma boa rede de contatos, a rentabilidade da empresa pode ser bem maior.

Inclusive, manter uma rede de contatos interessados em viajar é essencial. Com clientes atuais, grupos de viagem, público conquistado nas redes sociais e mais. De novo, entra a importância de se realizar um marketing assertivo.

Oferecer bons serviços, boas experiências de viagem, é outra estratégia vantajosa. Quando o cliente fica satisfeito com o atendimento prestado, ele indica o agente para outras pessoas. Esse marketing boca a boca cria uma rede que confia no negócio e que vai procurá-lo para comprar.

Modelos de franquia Encontre Sua Viagem

Na hora de investir em uma franquia Encontre Sua Viagem, você, empreendedor, pode escolher entre dois modelos de negócio. São eles: o Home Office e o Loja Física.

Em ambas as opções, o trabalho do franqueado é o mesmo. Atuando como um agente de viagens, ele deve atrair clientes e fazer a venda de soluções em Turismo. Como de passagens aéreas, hospedagem, passeios, ingressos para atrações e mais.

O trabalho agente é de sempre facilitar a viagem do usuário, orientando-o com tudo que ele precisa para tornar seu passeio mais agradável.

A escolha pelo modelo ideal da ESV é sempre orientada pela franqueadora. Diferentes perfis empreendedores podem ter maior sucesso com uma ou outra opção.

Candidatos que preferem o contato presencial com o cliente, por exemplo, podem se beneficiar mais do modelo Loja Física.

Sem contar que os valores necessários para investir em cada tipo de unidade são diferentes. Veja abaixo mais sobre cada opção da franquia.

Home Office ESV

Como seu nome sugere, o modelo home office da Encontre Sua Viagem é gerenciado de casa. O franqueado não abre um espaço comercial para atender seus clientes. Em vez disso, ele atende por telefone e de modo on-line, sem o contato presencial com o cliente.

Mas vale dizer que o modelo não restringe esse contato comercial. Se desejar, por exemplo, o franqueado pode fazer visitas comerciais ao seu usuário. O que realmente define o modelo é que o franqueado não vai montar um espaço comercial para sua franquia.

Para trabalhar, o empreendedor home office precisa contar com um computador, acesso a uma boa conexão à internet e ter um número de telefone.

Aliás, por causa dessa estrutura simples, o franqueado não precisa trabalhar necessariamente de casa. 

Contando com o aparato necessário, ele pode atuar em uma praça, parque, na praia ou onde achar interessante. Com acesso à internet, as cotações e atendimento ao cliente podem ser realizados normalmente.

Para realizar seu trabalho, o franqueado conta com um sistema para cotação em diferentes fornecedores. O sistema é simples de usar mas, de qualquer forma, o empreendedor recebe treinamento para utilizá-lo. 

Esse é o modelo mais flexível de franquia da Encontre Sua Viagem. Afinal, por não estar em uma loja, o franqueado tem mais facilidade em definir em que horários deseja trabalhar.

Mesmo assim, é importante definir algumas horas fixas para atendimento diário. Assim, o consumidor saberá quando pode entrar em contato para cotar uma viagem ou tirar dúvidas sobre algo já comprado.

Ficou interessado no modelo de franquia home based? A seguir, apresentamos um infográfico com vantagens desse negócio e dicas para atuar e obter sucesso. Acompanhe!

infografico agencia de viagens online franquia Encontre Sua Viagem

Loja Física Encontre Sua Viagem 

O modelo de Loja Física da ESV é indicado para quem deseja contar com um espaço comercial para sua unidade. Ao optar pelo modelo, o franqueado monta um espaço confortável e agradável para receber os clientes e cotar serviços de Turismo.

Para o espaço, a franqueadora define um plano visual e arquitetônico seguindo os padrões da marca. Dessa forma, o consumidor tem mais facilidade em reconhecer que a unidade é da ESV, o que aumenta sua credibilidade. 

O espaço mínimo da loja precisa ser de 20 m² e, como são necessárias reformas e uma construção visual, o investimento nesse modelo de franquia é um pouco maior.

Dentro dos valores estimados pela franqueadora, que você pode acompanhar na tabela da ESV, estão previstos os custos com reformas, placas, mobiliário, equipamentos de informática e projeto visual.

O tamanho da loja pode variar conforme o projeto do franqueado. A franqueadora dará todo o suporte para a definição do espaço ideal para a unidade.

A franqueadora também auxilia na escolha do ponto comercial para a unidade. Para isso, ela realiza um estudo de geomarketing na região do franqueado. 

O estudo avalia aspectos como facilidade de acesso ao local, presença de estabelecimentos geradores de fluxos para a franquia, público-alvo disponível e mais. 

Serviços da franquia Encontre Sua Viagem

O papel do franqueado Encontre Sua Viagem é encontrar para o consumidor as melhores soluções para sua viagem. Por isso, o empreendedor tem acesso a um sistema amplo de cotações, que permite visualizar ofertas em diversas companhias.

Afinal, são mais de 2 mil fornecedores parceiros da ESV no mundo. Além de inúmeras opções de hospedagens e serviços. O catálogo da franquia é amplo e visa oferecer tudo o que o usuário precisa para sua viagem.

Além da venda dos serviços, o agente de viagens orienta seus clientes sobre o que fazer na viagem. Ou seja, sobre as regras para visitar o destino, atrações para conhecer, qee restaurantes visitar e mais.

Aliás, também é importante orientar o viajante sobre as limitações culturais do local (as vestimentas “aceitas”, por exemplo), vacinas necessárias para a viagem, cuidados a se tomar na região etc.

O objetivo do agente é tornar a viagem do indivíduo mais simples e prazerosa, a realização de um sonho. Principalmente em viagens para o lazer.

No caso de viagens a negócios, a preocupação principal do usuário e do agente costuma ser a eficiência da viagem. É importante que o cliente tenha facilidade em acessar suas passagens, transporte e hotel, para que suas negociações comerciais sejam ainda melhor sucedidas.

Dito isso, é hora de apresentarmos os principais serviços disponíveis no catálogo da Encontre Sua Viagem. Ou seja, aqueles que você poderá oferecer como franqueado.

Mas lembre-se: seu trabalho será simples, uma vez que vai consistir em intermediar as contratações e em orientar o consumidor. A prestação dos serviços em si será feita pelos fornecedores parceiros (como as companhias aéreas e hotéis).

Passagens Aéreas Nacionais e Internacionais

A Encontre Sua Viagem tem parceria com mais de 130 companhias aéreas no mundo. Por isso, é mais simples ao franqueado encontrar voos em conta e com horários e escalas atrativas ao cliente.

Para viagens nacionais, algumas das companhias são a GOL, a LATAM, a Azul e a Avianca. No caso de voos internacionais, há a American Airlines, Avianca, KLM, Tap Portugal e diversas outras.

Ao cotar passagens aéreas nacionais e internacionais, o franqueado consegue visualizar voos diretos e com escala. Os com escala são mais baratos, e por isso os preferidos de muitos usuários. Enquanto isso, os voos diretos têm custo maior porque trazem mais conforto e agilidade ao viajante.

Se seu cliente optar por voos com escala, pode ser uma chance de agregar outros serviços nas suas vendas. Quando as escalas são mais de cinco horas, o tempo parado pode ser interessante para conhecer atrações na cidade.

Então você, como agente de viagens, como propor traslado, um roteiro curto e até ingressos para os passeios. Colocando essa responsabilidade em suas mãos, o consumidor terá mais segurança de que vai aproveitar o tempo livre, mas sem perder o próximo voo.

Hotelaria Nacional e Internacional

No banco de opções da ESV há mais de 400 mil opções de hotelaria disponíveis. As hospedagens estão disponíveis em todo o mundo e são de diferentes tipos. Por isso, podem atender aos mais variados objetivos do viajante.

quarto de hotel oferecido pela franquia encontre sua viagem
A variedade de hospedagens no catálogo ESV facilita encontrar a melhor opção ao consumidor.

Um Hotel, por exemplo, oferece estadia geralmente com serviços como recepção, serviço de quarto e restaurante.

Já um flat é um espaço mais exclusivo, semelhante a um apartamento. Mesmo assim, ele disponibiliza ao consumidor comodidades de hotel, como recepção e limpeza do quarto. 

Enquanto isso, um Resort oferece não apenas hospedagem. Nesse tipo de hospedaria, o usuário também tem acesso a uma estrutura de entretenimento e lazer, como piscinas,spa, academia, eventos e mais.

Outro tipo de hotel bastante comum é o Hotel Fazenda. Como seu próprio nome sugere, ele fica localizado no meio rural, com entretenimento e alimentação ligados à natureza. Nesses locais, são comuns atividades como pesca, trilhas e passeios a cavalo.

Já uma Pousada geralmente tem serviços mais básicos para acomodação, que pode ser feita em chalés, bangalôs e quartos.

Por último, apesar de haver vários outros tipos de hospedagem possíveis, vamos citar os Hostels. Essas são opções mais baratas de hotel, muito procuradas por viajantes jovens. Nesses locais, os quartos e banheiros costumam ser compartilhados.

Ou seja, os vários tipos de hospedagem que o franqueado ESV oferece pode atender a diferentes perfis de consumidor e viagem. É um atrativo e tanto para os usuários encontrar na agência exatamente o que eles julgam importante para seu turismo.

Pacotes de Viagens Nacionais e Internacionais

Criar pacotes de viagem personalizados ao consumidor é algo que pode gerar bons rendimentos. Como agente de viagem, você vai precisar entender quais os planos do usuário, seus planos e sonhos com aquele passeio. 

Assim, você poderá escolher as atrações turísticas, restaurantes e até transportes adequados. Por exemplo: se o usuário tem horror à água, um passeio de lancha pode ser um desastre. Então, em vez de entregar um pacote fechado e padronizado, você vai personalizar suas atividades.

Um pacote de viagem, nacional ou internacional, pode incluir os mais variados serviços. Como passagens (aérea ou rodoviária), hospedagem, alimentação, traslados, passeios e ingressos para as atrações.

Viajar com um pacote preestabelecido traz enorme comodidade ao consumidor. Por isso esse é um serviço tão procurado.

E mesmo quando o usuário procura apenas um ou outro serviço, vale a pena sugerir fazer um pacote personalizado. 

Sua venda precisa se mostrar proativa e que você sabe como tornar a viagem do indivíduo mais proveitosa.  Quem sabe ele não muda de ideia e você consegue aumentar o ticket médio da compra?

Em um pacote de viagem, também é importante orientar o usuário ao máximo sobre como aproveitar sua viagem. Qual o transporte adequado, como chegar a cada atração, quais as regras de acesso a cada local etc.

Locação de Carros

Em muitos destinos, pode ser interessante ao viajante contar com um carro. Assim, ele poderá fazer seu próprio roteiro e viajar as atrações que desejar.

A regras para locação de veículos fora do Brasil varia, então é importante pesquisá-las na hora de contratar o serviço para o consumidor.

Já no território nacional, o usuário precisará apresentar sua Carteira Nacional de Habilitação, CPF e cartão de crédito para a locação. Em geral, as locadoras pedem para que o contratante tenha, pelo menos, 21 anos de idade.

Além de reservar o veículo desejado pelo cliente, você deverá orientá-lo quanto a essas exigências. Assim, a viagem será mais proveitosa.

É sempre importante oferecer os melhores serviços e atendimento ao cliente. Isso vai deixá-lo satisfeito e fazê-lo recomendar seus serviços a outras pessoas. Sem contar que esse mesmo consumidor pode voltar a contratar seus serviços. 

Traslado

O traslado é um serviço que geralmente traz economia e comodidade ao viajante. Em vez de chegar ao seu destino e buscar por transporte, o usuário já o terá contratado. Um serviço mais rápido e que vai levá-lo exatamente onde é necessário.

Também conhecido como transfer, esse serviço é comum para levar o indivíduo do aeroporto ou rodoviária até o hotel. Pode ainda ser contratado para levar os clientes até os destinos previstos em seu roteiro de viagem.

O traslado costuma ser realizado por vans e ônibus. Mas também pode ser contratado como transporte particular, como por Uber (só que oferecido por uma empresa especialista no deslocamento de turistas).

Seguro Viagem

O seguro viagem é um serviço sempre indicado para o usuário, pois vai dar mais segurança a ele durante a sua viagem. Mas além de indicado, o seguro é obrigatório em vários destinos. Sem ele, o indivíduo poderá ter sua entrada barrada na localidade.

Assim, é essencial sempre verificar em quais destinos esse é um pré-requisito para visitação. Entre eles, podemos citar Alemanha, Áustria, Bélgica, Finlândia, França, Noruega, Holanda e outros.

As coberturas oferecidas pelo seguro podem variar conforme a seguradora e as necessidades do usuário. De qualquer forma, as mais comuns disponíveis são:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Localização de bagagem extraviada;
  • Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Visita ao segurado hospitalizado;
  • Repatriação médica e funerária;
  • Indenização no caso de morte;
  • Despesas jurídicas e outros.

Cruzeiros

Ao longo dos anos, os cruzeiros têm se tornado cada vez mais populares e procurados pelos viajantes. Essas são opções de viagem para quem quer a experiência de se hospedar em um navio e visitar vários pontos turísticos durante o roteiro.

Hoje, o Caribe é um destaque para os cruzeiros. Mas também há outros destinos comuns, como o Mar Mediterrâneo, países escandinavos e até o Alasca e Patagônia. No Brasil, os cruzeiros também têm se destacado em destinos como Búzios e Salvador.

Um cruzeiro geralmente fica ancorado de cinco a nove horas em um destino. Então, o usuário conta com esse tempo para explorar a localidade como achar melhor.

Em geral, os cruzeiros incluem em seu pacote todas as refeições e petiscos. Assim como o desembarque para conhecer os locais em que o navio ancora.

Os navios ainda contam com espaços para entretenimento, como piscinas, e eventos, como shows, cinema e peças teatrais. Tudo vai depender do cruzeiro escolhido.

Passagens Rodoviárias

Com a franquia Encontre Sua Viagem, também é possível oferecer passagens rodoviárias ao usuário. Tanto para destinos nacionais, quanto para a viagem dentro de outros países.

Essas passagens são principalmente de transporte por ônibus. Ônibus simples e outros mais “luxuosos”, do tipo ônibus-dormitório e que oferece mais conforto ao consumidor.

Intercâmbio

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, uma oportunidade de vivenciar uma nova cultura vivendo por um tempo na localidade. E apesar de os intercâmbios para estudos de idiomas serem os mais comuns, eles não são os únicos.

Há também os intercâmbios para Graduação Superior, Especialização, Intercâmbio com trabalho voluntário e o Para estudo e trabalho.

Ao ofertar esse tipo de serviço, você pode ter como responsabilidades encontrar uma escola de idiomas ou especialização o indivíduo. 

Pode também intermediar o registro dele em uma graduação superior, trabalho voluntário, ou mesmo negociar seu posicionamento no mercado de trabalho local (com uma agência de empregos).

Também costuma ser papel do franqueado encontrar hospedagem para o usuário. Essa hospedagem pode ser feita em hotel, dormitório ou residência estudantil, ou mesmo com uma família que mora na cidade.

Quais são os melhores locais para abrir uma unidade Encontre Sua Viagem?

Como explicamos até aqui, a franqueadora ESV oferece assessoria completa para definir qual o melhor local para abrir uma unidade da franquia.

Esse estudo avalia diversos aspectos, como a presença do público-alvo na região. Ter estabelecimentos geradores de fluxo próximos à unidade também é algo importante para o negócio.

Além disso, é essencial que o local seja de fácil acesso ao usuário. Isso significa que ele deve ficar em uma região fácil de chegar, com boa visibilidade, locais próximos para estacionamento e mais.

Todos esses são pontos que vão facilitar a atração de público à unidade.

Considerando esses aspectos, as lojas ideais podem ter espaços variados e formatos bem diferentes. Algumas serão localizadas perto a universidades; outras, em uma rua comercial, próximas a uma praça etc.

Tudo vai depender da avaliação da franqueadora e disponibilidade de espaços para instalação do negócio.

Com o ponto comercial definido, a franqueadora fica responsável por estabelecer o plano visual e arquitetônico da unidade. O franqueado, então, precisará executá-los rigidamente, para que a padronização das unidades seja mantida.

Em uma franquia do modelo Home Office, obviamente, não há espaço comercial montado. Então, o local ideal para instalação é a casa do franqueado, ou onde ele achar melhor.

Mesmo assim, é sempre interessante trabalhar em um espaço organizado e tranquilo. Isso vai facilitar o atendimento aos clientes e que você, como agente de viagens, mantenha o foco nas atividades. O ebook a seguir traz outras dicas sobre o assunto. Clique na imagem para conferir!

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Franquia Encontre Sua Viagem: faturamento do negócio

Os ganhos financeiros do franqueado ESV são obtidos por meio da venda de produtos e serviços de Turismo ao consumidor. Cada tipo de produto gera um comissionamento diferente, um percentual que é repassado como lucro ao franqueado.

Esse repasse é feito pela franqueadora no mês seguinte ao pagamento pelo consumidor. O prazo para entrega dos valores vai até o 15º dia útil de cada mês.

Para receber seus comissionamentos, o franqueado precisa emitir Nota Fiscal à franqueadora.

Esse processo facilita o trabalho do franqueado, pois os valores são centralizados pela franqueadora assim que recebidos. Então, o franqueado recebe-o todo de uma só vez.

Como citado, o percentual de comissionamento varia conforme o tipo de serviço comercializado. Hoje, eles são os seguintes:

  • Hotelaria Nacional: 12% do total da venda realizada
  • Hotelaria Internacional: 12%
  • Pacotes de Viagens: 12%
  • Locação de Carros: 10%
  • Seguro Viagens: 45%
  • Cruzeiros: 10%
  • Passagens Rodoviárias: 5%
  • Intercâmbio: 13%
  • Passagens Aéreas Nacionais: DU (equivalente a 10% da tarifa ou R$ 40,00, prevalecendo o que for maior, exceto Cia Aérea Azul que possui mínimo de R$ 30,00).
  • Passagens Aéreas Internacionais: comissionamento integral, repassado pela Cia Aérea.

Por causa de mudanças no mercado, as porcentagens de comissionamentos podem ser alteradas. Quando isso ocorre, a rede de franqueados é avisada previamente pela franqueadora.

Em geral, o faturamento bruto obtido por um franqueado ESV varia entre R$ 50 mil e R$ 150 mil. Os valores podem ser bem maiores de acordo com o fluxo de trabalho do franqueado e seu modo de atuação. 

Considerando uma rentabilidade média de 10%, o lucro líquido de cada empreendedor por mês vai de R$ 5 mil a R$ 15 mil. 

Visando resultados cada vez melhores, a franqueadora presta supervisão e consultoria a cada unidade. Assim, pode sugerir melhorias para a operação sempre que necessário.

Investir na franquia Encontre Sua Viagem vale a pena?

Muita gente se pergunta se é atrativo investir no setor de Turismo. Afinal, ele costuma ser o mais afetado em um momento de crise. 

Como durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus. Segundo a United Nations World Tourism Organization (UNWTO), as receitas do ramo devem cair em até 30% em 2020.

Mas acontece que o setor de Turismo nunca perde totalmente. Na verdade, o que acontece é que ele se adapta. Então, em vez de parar de vender, os franqueados ESV em uma crise passam a vender de outros modos.

Voltando ao nosso exemplo durante a pandemia. Neste período, as unidades da empresa viram crescer a compra de viagens para o futuro. Ou seja, em vez de viajar agora, os consumidores passaram a planejar seus passeios com antecedência. 

As tendências de serviços contratados também mudaram. Agora, os usuários dão maior atenção a viajar localmente, a lazer e com hospedagens econômicas.

Com várias vendas desse tipo, os franqueados da ESV conseguiram manter o equilíbrio nas contas, mesmo em um momento em que as viagens não estão realmente acontecendo.

Apenas em 2019, o setor de Turismo teve rendimento de R$ 136,7 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No mesmo ano, foi registrado um aumento de 30% na procura por hospedagens brasileiras entre turistas nacionais e internacionais. 

Outro motivo pelo qual investir em uma Encontre Sua Viagem é a rapidez com que o negócio começa a funcionar.

Para atuar, o franqueado precisa apenas registrar sua empresa e passar por treinamento. Quando o negócio é do tipo Loja Física, também é preciso montar a unidade. Mesmo assim, o processo não costuma demorar mais do que três meses.

Então, ao investir, você tem a certeza de logo começar a trabalhar e obter retorno com sua franquia. 

Valores da franquia Encontre Sua Viagem: investimento e taxas

Para abrir uma Encontre Sua Viagem, o empreendedor precisa investir alguns valores. São taxas como a Taxa de Franquia e Capital de Giro para que a unidade comece a atuar.

Os valores são todos estimados pela franqueadora, para que o empreendedor tenha maior noção do que precisa. Inclusive, vários deles são fixos, como é o caso da Taxa de Franquia.

Ter acesso a esses números é importante para que você, candidato a franqueado, planeje sua vida financeira para o negócio. É preciso verificar se você conta com capital de investimento suficiente e, caso não, buscar alternativas. 

É possível, por exemplo, buscar por empréstimo ou financiamento para abrir a franquia. Inclusive, a franqueadora pode auxiliar no processo de obtenção dos valores. Nesse caso, ela vai atuar como uma intermediadora na negociação com o banco.

Outra solução para obter o capital necessário é encontrar um sócio para a franquia. Pode ser uma solução para dividir os custos e responsabilidades do negócio.

De qualquer forma, vale destacar que ambos os modelos de negócio da Esv (Home Office e Loja Física) são microfranquias. Ou seja, são franquias baratas, com investimento inferior a R$ 90 mil.

Aliás, bem inferior a R$ 90 mil, já que o investimento previsto para o modelo mais caro chega a apenas R$ 45.600,00.

A seguir, apresentamos cada um dos custos associados a uma unidade de franquia Encontre Sua Viagem. Continue lendo!

Taxa de Franquia

A Taxa de Franquia é o valor inicial cobrado pela franqueadora para que o empreendedor entre na rede de franquia. É ela e a assinatura do contrato que estabelecem a parceria entre franqueadora e franqueado.

Além do direito de fazer parte da rede, a Taxa garante os treinamentos para atuação ao empreendedor. A capacitação é feita de modo on-line, por meio da Academia de Estudos da ESV. 

Um treinamento presencial também pode ser realizado conforme negociação realizada.

Abertura da Empresa

Os custos para abertura da empresa se referem ao necessário para registro do CNPJ do negócio. Esse registro é um pré-requisito para o início do trabalho da unidade. Ele deve ser feito conforme objeto comercial necessário para os serviços de agenciamento de viagens.

Montagem da Loja

Ao escolher o modelo Loja Física da Encontre Sua Viagem, o empreendedor também terá custos para a montagem do espaço.

A franqueadora faz uma estimativa de valores para um ambiente de 20 m². Os custos incluem o necessário para reforma, placas, mobiliário, equipamentos de informática e projeto visual da loja.

Importante destacar que, para lojas maiores, os custos podem ser mais elevados. Tudo vai depender do espaço disponível e do projeto visual e arquitetônico estabelecidos.

Capital de Giro

O capital de giro de um negócio é o valor necessário para manter suas operações. Ele pode ser usado para aquisição de materiais em marketing, pagamento de despesas fixas do negócio, de funcionários etc.

Esse é um valor importante principalmente para os primeiros meses de funcionamento da franquia. Eles serão necessários para manter o negócio funcionando enquanto o lucro obtido não conseguir cobrir 100% das despesas.

Royalties

Os Royalties são uma taxa fixa, paga pelo franqueado à franqueadora todos os meses. Ele começa a ser cobrado a partir do momento da entrada do empreendedor na rede. Seu objetivo é remunerar a empresa pelo uso contínuo da marca da franquia.

A taxa de royalties também tem como objetivo manter ao franqueado o acesso aos serviços de suporte, acompanhamento e supervisão prestados pela franqueadora.

Promoção e Propaganda

Por último, há também a taxa de propaganda, mensal como os royalties. Por meio dela, o franqueado mantém seu direito ao suporte de marketing para sua unidade.

O suporte de marketing prestado pela franqueadora consiste, primeiro, na disponibilização de materiais para divulgação da unidade. São imagens e conteúdos para as redes sociais e modelos de banners, panfletos e outras mídias off-line.

A franqueadora também oferece orientação e dicas sobre como realizar ações eficazes de marketing. Inclusive por meio da publicidade on-line, em canais como o Google Ads e Facebook Ads.

Tabela de taxas Encontre Sua Viagem

Agora que você já conhece cada taxa associada à franquia Encontre Sua Viagem, é hora de saber o custo de cada uma.

Na tabela, apresentamos os valores previstos em cada modelo de negócio da franquia. As informações também incluem o faturamento médio previsto e rentabilidade esperada. Lembrando que o prazo de retorno do investimento varia entre três e 24 meses.


Home OfficeLoja Física
Taxa de FranquiaR$ 9.900R$ 15 mil
Capital de GiroR$ 2 milR$ 15 mil
Montagem da LojaR$ 15 mil
Abertura da EmpresaR$ 600
INVESTIMENTO TOTAL PREVISTOR$ 11.900R$ 45.600
Taxa de RoyaltiesR$ 250/mêsR$ 350/mês
Taxa de PropagandaR$ 150/mêsR$ 150/mês
Faturamento MédioR$ 50 mil/mêsR$ 150 mil/mês
Rentabilidade10%10%

Encontre Sua Viagem na mídia: cases de sucesso

Com anos no mercado e destaque no ramo de Turismo, a Encontre Sua Viagem aparece frequentemente em notícias sobre o segmento.

Não apenas com histórias sobre o negócio, mas também cases de sucesso. Para te apresentar algumas desses relatos de sucesso, selecionamos os conteúdos abaixo. Incluindo alguns vídeos de depoimentos de franqueados da ESV. Acompanhe!

Para ler a matéria completa, clique na imagem.
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Como abrir uma franquia Encontre Sua Viagem? Saiba como ser um franqueado

Abrir uma franquia Encontre Sua Viagem pode ser bastante vantajoso e garantir um negócio lucrativo e simples de atuar. Concorda?

Para se tornar um franqueado, é preciso seguir alguns passos simples. São etapas que vão te permitir conhecer ainda mais sobre o negócio e iniciar a sua unidade.

Durante todo o processo, os consultores ESV estarão disponíveis para tirar suas dúvidas e entender seu perfil. Eles podem auxiliar, inclusive, na sua escolha pelo modelo ideal da franquia — Home Office ou Loja Física.

Veja abaixo as etapas necessárias para se tornar um franqueado da Encontre Sua Viagem.

Inscrição no site da marca

Para abrir sua própria Encontre Sua Viagem, é preciso começar por acessar o site da marca e se inscrever no formulário disponível. Será preciso preencher informações como seu nome completo e e-mail.

Por meio desses dado, a franqueadora poderá entrar em contato e iniciar o processo de franqueamento. 

Leitura da COF

No primeiro contato feito pela franqueadora, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF) da ESV. Este é um documento essencial na relação de franchising, pois apresenta todas as informações sobre o negócio.

Ou seja, a COF apresenta todas as informações que apresentamos nesse artigo, e várias outras. Como as condições legais da marca, balanço e demonstrações financeiras e dados sobre o mercado. 

Na COF, a Encontre Sua Viagem também apresenta a lista de seus franqueados. Todas essas são informações completas e que respeitam o que é determinado pela Lei de Franquias.

Ter acesso a esses dados e compreendê-los completamente é essencial. São eles que vão garantir a você mais segurança no modelo de empresa, dizendo tudo o que você precisa saber antes de investir.

O consultor ESV está sempre disponível para tirar qualquer dúvida que surgir sobre o documento. Se desejar, você também pode procurar o auxílio de um advogado. O especialista poderá avaliar a COF em seus aspectos jurídicos e esclarecer pontos legais do contrato.

Conversas com a franqueadora

Antes de se tornar um franqueado da Encontre Sua Viagem, você e franqueadora precisam avaliar um ao outro.

A análise da franqueadora vai se basear principalmente no seu perfil. Ou seja, se você tem os pré-requisitos básicos para alcançar o sucesso com o negócio, como apresentamos no tópico sobre o Perfil do Franqueado.

Já a sua avaliação precisará ser ainda mais detalhada. É importante ter a certeza de que o negócio é mesmo o que você espera, algo com o que você deseja trabalhar. Tenha a certeza de que a Encontre Sua Viagem combina com o seu perfil.

Juntos, em reuniões, você e a franqueadora poderão decidir se esse investimento é mesmo o ideal para você. Essas reuniões podem ser realizadas por telefone, videoconferência e até de modo presencial, caso você considere interessante.

Contrato e taxa de franquia

Com a decisão de investir na ESV tomada, será hora de assinar o contrato de franquia. Essa assinatura vai estabelecer a parceria entre você, franqueado, e franqueadora. 

Nesse processo, também será preciso quitar a Taxa de Franquia da ESV. A partir daí, o processo de implantação da sua franquia será iniciado. Inclusive com a liberação aos treinamentos para atuar com a unidade.

O processo de implantação ainda inclui auxílio jurídico da franqueado, com orientações para registro correto do CNPJ do negócio. 

Também há o suporte para a contratação de colaboradores para a unidade, quando necessário, além de outros apoios para implantação.

Escolha do ponto e treinamentos

A capacitação do novo franqueado é feita por meio da plataforma de ensino on-line “Academia de Estudos”. Esse modo de ensino é focado principalmente em vendas e facilita o treinamento, pois o empreendedor pode realizá-lo de onde estiver.

Também há a opção de capacitação presencial, somada ao treinamento virtual. Caso tenha interesse nesse encontro com os especialistas da marca, o franqueado pode negociá-lo no momento de aquisição da franquia.

Quando a unidade Encontre Sua Viagem é do tipo Loja Física, a implantação do negócio também inclui a escolha e montagem do ponto.

A franqueadora auxilia no processo de escolha do local, realizando um estudo de geomarketing da região. Esse estudo avalia aspectos como a presença do público-alvo da marca em uma área, a existência de negócios geradores de fluxo próximos e mais.

Assim, a instalação da unidade pode ser realizada em um local com maior atração do público e potencial de vendas.

O planejamento arquitetônico e visual loja é feito pela própria franqueadora. Assim, a empresa define um plano que atenda à padronização da marca e facilite o reconhecimento pelo consumidor.

Vale dizer que a negociação para aluguel ou compra do espaço é de responsabilidade do franqueado. Mesmo assim, a franqueadora também pode auxiliar no processo.

No caso das ESV Home Office, não é preciso encontrar um ponto comercial. Isso uma vez que todo o trabalho do franqueado será realizado em casa.

Então, para o início da operação do franqueado home based, só é preciso que ele registre seu CNPJ e realize os treinamentos para atuar. Também é interessante montar um espaço tranquilo em casa para trabalhar, pois isso vai ajudar a manter o foco na atividade.

Início da franquia

Com a sua unidade de franquia devidamente registrada, com funcionários contratados, espaço para atuação estabelecido e treinamento realizado, sua unidade poderá começar a atuar.

Os sistemas disponibilizados pela franqueadora permitirão a cotação simples dos serviços solicitados pelo consumidor. Como passagens aéreas, reserva de hospedagem e traslado.

Para a atração de usuários, será preciso investir em marketing. Não apenas no marketing off-line e no seu círculo social, mas também no marketing on-line. A franqueadora presta suporte para essa divulgação, disponibilizando materiais e dicas para realizá-la.

Outros suportes ao franqueado também vão facilitar o seu dia a dia. Como a supervisão do negócio, apoio comercial, realização de parcerias com novos fornecedores e mais. Você pode conhecer todos os Suportes da franquia ESV neste tópico

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa sobre a franquia Encontre Sua Viagem — o que ela oferece, suportes, vantagens, como investir…

Esse tipo de negócio combina com o seu perfil? Então, entre em contato com os consultores da marca e conheça mais sobre o negócio.

Você também pode acompanhar um pouco mais sobre a franquia no vídeo que selecionamos logo abaixo. 

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